O movimento global conhecido como Outubro Rosa desempenha um papel muito importante na luta contra o câncer de mama, doença que afeta milhões de mulheres em todo o mundo.
No mês em que toda a sociedade se reúne para falar do tema, as empresas também têm abraçado o Outubro Rosa como uma oportunidade de demonstrar sua responsabilidade social e apoiar seus funcionários, clientes e outros stakeholders.
São várias iniciativas que podem ser implementadas de modo a apoiar a luta contra o câncer de mama, desde campanhas de incentivo à mamografia até a criação de políticas que promovam a saúde e a prevenção da doença.
Este texto apresentará a importância do Outubro Rosa e mostrará estratégias que empresas devem adotar para fortalecer seu compromisso com a causa, proporcionando mudanças em muitas vidas. Para melhor entendimento do tema, o texto será dividido nos tópicos a seguir:
- Outubro Rosa: o que é?
- Qual a importância do Outubro Rosa?
- Como surgiu o Outubro Rosa?
- Por que as empresas devem fazer a campanha do Outubro Rosa?
- Principais ações de RH para Outubro Rosa nas empresas
Boa leitura!
Outubro Rosa: o que é?
O Outubro Rosa é uma campanha mundial que acontece anualmente durante o mês de outubro e trata da conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta época, a cor rosa é usada como símbolo da luta.
Durante o Outubro Rosa, diversas ações são realizadas, incluindo campanhas de informações, palestras, eventos, iluminação de monumentos e prédios públicos com luz rosa, e diversas outras atividades para chamar a atenção para a causa.
Nas empresas, a campanha também existe. Entre várias iniciativas, os funcionários são incentivados a usar um laço ou uma peça de roupa cor-de-rosa durante o mês, um símbolo internacional de solidariedade com as pessoas afetadas pelo câncer de mama.
Qual a importância do Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é importante por diversos motivos. Um deles é pelo acolhimento de mulheres que estão passando por essa situação. O outro diz respeito à divulgação da importância do diagnóstico precoce da doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Para 2023, foram estimados 73.610 casos novos da doença.
O Inca descreve que os principais sinais e sintomas de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Como surgiu o Outubro Rosa?
O movimento Outubro Rosa começou nos anos 1990, nos Estados Unidos, como uma iniciativa isolada e local. Com o tempo, tornou-se uma campanha que engaja o mundo inteiro sobre o câncer de mama.
A Fundação Susan G. Komen for the Cure também foi muito importante para a disseminação do Outubro Rosa. Em 1991, ela distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da corrida em Nova York para conscientização sobre o câncer de mama. Este laço cor-de-rosa tornou-se o primeiro símbolo da luta contra a doença.
Um ano depois, a empresa de cosméticos Estée Lauder começou a distribuir informações sobre o câncer de mama e laços cor-de-rosa em suas lojas, marcando o primeiro esforço do setor privado para disseminar a ideia.
Atualmente, todos os setores da sociedade se mobilizam durante este mês para fazer um lembrete à população sobre a importância de realizar o exame preventivo da mama e de adotar hábitos saudáveis em seu dia a dia.
Por que as empresas devem fazer a campanha do Outubro Rosa?
As empresas têm várias razões para participar da campanha do Outubro Rosa. Promover a ideia é uma ação social muito importante, que pode gerar efeitos positivos, visto o número de pessoas que uma organização pode reunir. As principais razões são:
Conscientização sobre o câncer de mama
O Outubro Rosa é uma oportunidade para conscientizar e educar funcionários e stakeholders da empresa sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Desta forma, as informações preventivas e sobre a saúde das mulheres de toda uma comunidade são potencializadas.
Apoio às mulheres afetadas pela doença
As campanhas do Outubro Rosa também servem de apoio às mulheres afetadas pelo câncer de mama. Abrir espaços para falar sobre a doença e usar roupas na cor rosa podem ser vistas como um gesto de empatia com quem vivenciou ou está vivenciando a doença.
Promoção da saúde e prevenção
O Outubro Rosa é um momento também para a promoção e a prevenção da saúde, pois a campanha incentiva as mulheres a realizarem o autoexame das mamas regularmente e destaca a importância de hábitos de vida saudáveis, como a alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Tais fatores contribuem para a prevenção do câncer e a promoção geral da saúde.
Responsabilidade social corporativa
Participar do Outubro Rosa é parte da responsabilidade social corporativa de qualquer empresa. Por isso, as organizações devem participar de maneira autêntica e sensível à causa, com foco na conscientização e no apoio às mulheres com câncer de mama.
Principais ações de RH para Outubro Rosa nas empresas
O departamento de Recursos Humanos (RH) é um dos protagonistas das campanhas de Outubro Rosa nas empresas e atua ativamente na organização de iniciativas relacionadas ao tema. Algumas das principais ações de RH que podem ser implementadas durante o Outubro Rosa são:
Realização de palestras e workshops
O RH pode convidar especialistas para realizar palestras e workshops sobre o câncer de mama, o autoexame mamário e a mamografia, conscientizando os funcionários sobre a importância do tema e da prevenção ao câncer de mama.
Incentivo à mamografia
O setor de Recursos Humanos também pode incentivar as funcionárias que estão na faixa etária estipulada pela OMS para realizarem a mamografia a fazê-la.
Já a parcela de funcionários que não fazem parte dos requisitos da campanha pode ganhar a responsabilidade de falar sobre o tema na família durante o mês de outubro e incentivar a prevenção do câncer de mama nos ambientes onde frequenta.
Oferta de apoio psicológico
Caso alguma funcionária seja diagnosticada com câncer de mama, o RH pode oferecer apoio psicológico e flexibilidade no local de trabalho para acomodar as necessidades dela durante o tratamento. Como uma ação preventiva, a empresa também pode prestar serviço psicológico a todos os funcionários, a fim de refletir melhorias na saúde em geral.
Disponibilização de materiais informativos
O tema Outubro Rosa, assim como as informações sobre diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama, podem ser disponibilizados por meio de materiais informativos aos funcionários. Podem ser feitas cartilhas, folders e outras peças visuais para serem postadas na internet e nas redes sociais corporativas da empresa.
Promoção de políticas de saúde
O departamento de RH também pode proporcionar programas de saúde e bem-estar, incentivando os funcionários a adotar hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de exercícios e uma dieta equilibrada. Tais ações funcionam de modo preventivo contra o câncer de mama.
É importante que o setor revise e atualize as políticas de bem-estar no ambiente de trabalho e inclua serviços de saúde, como a cobertura de mamografias em planos de saúde corporativos. Tais ações promovem a saúde na organização.
Conclusão
Este artigo teve o propósito de abordar sobre o Outubro Rosa, uma campanha mundial que visa divulgar informações sobre o câncer de mama, incentivando sua prevenção e o diagnóstico precoce. Foi mostrado também como as empresas podem discorrer sobre o tema.
Ficou claro, neste sentido, que o Outubro Rosa é uma ação de responsabilidade social e de promoção de saúde no ambiente de trabalho. Ele pode trazer ganhos e conscientização a todos que se relacionam de alguma forma com a empresa.
É importante lembrar também que Outubro Rosa é uma data para exercer a empatia com as mulheres que já passaram ou estão passando por um período de tratamento contra o câncer de mama, incentivando-as e prestando o apoio necessário.
O texto também destacou as ações importantes que o RH pode fazer nesta data: realização de palestras e workshops, compartilhamento de histórias inspiradoras, incentivo à mamografia, oferta de apoio psicológico, disponibilização de materiais informativos e promoção de políticas de saúde.
Gostou do conteúdo? Então, acompanhe o blog Pontotel e fique por dentro de todas as novidades do meio corporativo.