O que colocar no campo de objetivo profissional no seu currículo?
BLOG
Time Pontotel 9 de setembro de 2024 Recrutamento e Seleção

Objetivo profissional: saiba quais as vantagens, como escrever de forma clara e exemplos!

Um bom objetivo profissional pode te ajudar a ser selecionado para a entrevista de emprego. Clique neste link e saiba como!

Imagem de Objetivo profissional: saiba quais as vantagens, como escrever de forma clara e exemplos!

O objetivo profissional é um dos componentes decisivos para ser aprovado em um processo de recrutamento e seleção. Afinal, além de ser uma das primeiras informações que os recrutadores conferem quando recebem um currículo, é o que irá mostrar para eles tanto o que um candidato deseja ser quanto fazer profissionalmente.

Seja um profissional com anos de experiência no mercado ou um que está em busca do primeiro emprego, a maneira como o objetivo profissional é escrito em seu currículo é o que o fará ter mais chances de participar de uma entrevista e, quem sabe, ser contratado. 

Portanto, como a boa escrita desse objetivo pode destacar um candidato em relação aos demais, é importante que ele seja elaborado da forma correta, evitando erros como o uso de clichês e a falta de clareza.

Por isso, para descomplicar o assunto, este conteúdo irá discorrer sobre os seguintes pontos:

Tenha uma ótima leitura!

O que é objetivo profissional no currículo?

Todo profissional, independentemente do seu perfil, tem aspirações, qualificações e metas referentes à sua carreira. Nesse sentido, existe uma seção no currículo específica para que ele possa preencher essas informações, isto é, o objetivo profissional, que está normalmente localizado logo abaixo dos dados pessoais.

Durante a escrita desse objetivo, algo que será abordado de maneira prática mais adiante, o profissional deve demonstrar foco e compromisso no que diz respeito à vaga para a qual está se candidatando.

Além disso, o objetivo precisa, em essência, ser real e viável, além de condizente com as aspirações que o candidato tem e as qualificações que de fato possui. Isso irá revelar para os recrutadores quais são as expectativas de um potencial colaborador.

De forma prática, o objetivo profissional deve contemplar certas informações, como: cargo que se pretende ocupar; objetivo de vida, desde que relacionado com o cargo desejado; qualidades pessoais relevantes; e de que forma o candidato pode contribuir com a empresa.

Para que serve o objetivo profissional?

O objetivo profissional tem diversas funções, e uma das principais trata-se de dar clareza aos recrutadores sobre o candidato participante do processo de recrutamento e seleção. Como mencionado, esse campo, que deve ser escrito de forma simplificada, mas nunca genérica, trata das aspirações e qualificações de um profissional.

Quando esse objetivo está escrito de forma clara, os recrutadores conseguem saber se o candidato é compatível com a vaga que a empresa está oferecendo. Isso, aliás, é o que faz os recrutadores, assim que recebem um currículo, conferir primeiramente o objetivo profissional. Isso agiliza o processo seletivo, já que filtra melhor os candidatos.

De modo geral, há dois tipos de objetivo profissional: um mais direto, feito em apenas uma frase, e outro mais detalhado, contextualizando o propósito do candidato. De toda forma, essa seção do currículo serve, acima de tudo, para mostrar aos recrutadores se os objetivos profissionais de um candidato estão conforme a empresa e com a vaga que ela ofereceu.

Quais as vantagens de escrever um bom objetivo profissional?

A escrita assertiva de um objetivo profissional será uma das responsáveis pela aprovação de um candidato durante o recrutamento. Além disso, como é nesse campo que o profissional inclui as suas metas e aspirações, dependendo da forma como foi elaborado, ele fará os recrutadores continuarem lendo o currículo.

Outra vantagem de se escrever um bom objetivo profissional está em conseguir destaque diante dos recrutadores. Aliás, esse aspecto ganha maior importância porque a sua boa escrita, junto das experiências profissionais e dos dados de contato, é um dos elementos mais valorizados na triagem de currículos.

O que é preciso ter em um objetivo profissional?

Ao preencher o objetivo profissional, o candidato deve atentar-se em prezar por certas características, como a especificidade e a objetividade. No entanto, de forma combinada com esses aspectos, é necessário incluir determinados elementos. Confira-os a seguir.

Clareza no objetivo profissional pretendido

O objetivo profissional, além de prezar por boas práticas da língua portuguesa, deve focar na clareza, que se trata, como mencionado, da especificidade e da objetividade com que as informações estão escritas. Afinal, a otimização de tempo é um dos pontos que os recrutadores buscam no processo de recrutamento e seleção, e a aplicação dessa clareza favorece isso.

Cargo ou área desejada

Junto à clareza, o objetivo profissional deve conter obrigatoriamente o cargo ou a área desejada pelo candidato. Dessa forma, ao conferir essas informações, o recrutador saberá se deve seguir lendo o currículo, caso o cargo ou a área desejada esteja dentro do que a vaga oferece, ou não.

1º emprego: descreva qualificações e desejos

Caso o profissional esteja participando de um processo seletivo em busca de um primeiro emprego, recomenda-se que ele inclua no objetivo profissional as suas qualificações, já que ainda não tem experiências que o ajudem na aprovação, e que destaque o seu desejo de aprender novas habilidades para atuar com eficiência.

Como escrever um objetivo profissional?

Para escrever um objetivo profissional promissor, é imprescindível alinhá-lo com o que a empresa solicita na vaga. Para descomplicar o assunto, a seguir, os passos mais importantes para elaborar um objetivo profissional eficiente foram elencados.

Especificidade na área de atuação

Esse é um dos fatores indispensáveis no objetivo profissional: a especificidade na área de atuação que o candidato almeja. Ela deve estar, em todos os cenários, alinhada com o que a empresa destacou na vaga. 

Evite clichês

Para um profissional que nunca elaborou um objetivo profissional, os clichês podem passar despercebidos. O mesmo não ocorre com os recrutadores, que lidam rotineiramente com a avaliação de diversos currículos e que, por isso, desenvolvem uma visão apurada para identificar clichês. 

Evitá-los no objetivo profissional, portanto, irá ajudar os recrutadores a continuarem lendo o currículo, aumentando, dessa forma, as chances de o candidato ser aprovado.

Foque na simplicidade

Outro ponto que deve ser levado em conta na criação do objetivo profissional é a simplicidade. Ela favorece o entendimento dos recrutadores, que não terão nenhuma dificuldade para saber quais são as aspirações e metas do candidato.

Preze pela verdade

Não escrever mentiras é uma das principais dicas para que um candidato crie um objetivo profissional sincero e promissor. Ao priorizar a verdade, além de elaborar um objetivo honesto, o profissional ficará mais perto de ser aprovado no processo de recrutamento e seleção.

Do contrário, caso o candidato insira alguma mentira no objetivo profissional e essa desonestidade seja descoberta posteriormente, isso irá manchar sua reputação diante da empresa em questão e de outras.

Exemplos de objetivo profissional

Para tornar o assunto mais palpável, é necessário pontuar alguns exemplos de objetivos profissionais. Também é importante ressaltar que existe um leque de possibilidades nesse sentido, visto que existe uma diversidade de empresas e requisitos de vagas diferentes.

No caso de um profissional com experiência no mercado, por exemplo, o seguinte exemplo de objetivo profissional demonstra com clareza a função que o candidato quer assumir, bem como o conhecimento que ele tem em relação às funções exigidas pela vaga:

“Desejo ter a chance de assumir o cargo de Líder de Vendas para aplicar minhas competências, as quais aprimorei ao longo dos anos, em elaborar, criar e aperfeiçoar campanhas estratégicas.”

Por outro lado, no caso de um profissional que está em início de carreira, é importante que este demonstre, como já mencionado, que compreende as suas habilidades e que irá se dedicar a aprender e se qualificar. Veja este exemplo:

“Estou no começo da minha trajetória profissional, porém procuro por uma oportunidade em que eu possa aplicar minhas aptidões e dons no trabalho. Acredito que consigo superar a ausência de vivência com dedicação.”

Além desses, confira outros objetivos profissionais mais curtos:

  • “Estou à procura de uma chance para exercer a função de supervisor de Marketing em uma empresa multinacional.”
  • “Gostaria de ter a possibilidade de ocupar a vaga de líder de RH para adquirir novas habilidades e competências dentro do meu campo de expertise.”
  • “Meu objetivo profissional é trabalhar como especialista em DP no setor contábil de uma grande empresa.”
  • “Tenho 8 anos de experiência no ramo de vendas e busco uma oportunidade para desempenhar a função de diretor de vendas.”

Conclusão

Existe uma gama de variáveis responsáveis pela aprovação ou não de um profissional em um processo de recrutamento e seleção. Como discorrido ao longo deste conteúdo, a boa escrita de um objetivo profissional é uma delas.

Contendo informações como cargo desejado e qualificações, tal objetivo deve ser claro para que os recrutadores compreendam quais são as metas e as aspirações de um candidato, mas também deve evitar certos erros, como o uso de clichês.

Além da aplicação das boas práticas referentes à escrita de um objetivo profissional, foram abordados exemplos dele. Isso ajuda a tornar o assunto mais prático e ressalta que os objetivos podem ser escritos com abordagens distintas, dependendo de determinados fatores.

Gostou deste conteúdo? Confira outros artigos interessantes sobre recrutamento e seleção visitando o blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Recrutamento e Seleção VER TUDO
INICIAR TOUR!