É fato que nossa maneira de agir afeta tanto o dia a dia no trabalho quanto as nossas relações interpessoais.
Por isso o Eneagrama é uma excelente forma de compreender não só a personalidade dos seus colaboradores, bem como as possibilidades de mudanças, pontos positivos e negativos.
Essa ferramenta auxilia na descoberta de uma personalidade dominante entre 9 existentes em alguém; por isso, é uma ferramenta muito comum no meio corporativo já que é uma maneira de conhecer as pessoas e recrutá-las para os cargos perfeitos segundo suas habilidades interpessoais.
Confira alguns pontos que serão abordados ao longo do nosso artigo sobre o tema:
- O que é eneagrama?
- Como funciona o teste eneagrama?
- Significado do símbolo do eneagrama
- Quais os tipos de personalidade no eneagrama?
- Quais os tipos se combinam melhor?
- Como o teste de eneagrama auxilia o RH?
Boa leitura!
O que é eneagrama?
Podemos chamar o Eneagrama de sistema, pois através dele é possível compreender um pouco mais da psique humana, como, por exemplo, o que fazemos e o que nos motiva a realizar determinadas ações.
O Eneagrama é desenhado como uma figura geométrica, nela estão representados os 9 tipos de personalidades comuns na natureza humana. Essa figura de nove pontas pode ser um grande passo para o desenvolvimento, já que ela nos permite chegar a um nível de mais autoconhecimento quando usada de maneira correta.
Esse sistema nos deixa saber quais as nossas maiores motivações, estratégias e comportamentos, sejam eles nocivos e prejudiciais ou benéficos, nos levando a evolução pessoal.
Como funciona o teste eneagrama?
O teste precisa sempre ser feito por profissionais especializados em saúde mental, já que eles realizam uma série de perguntas para o indivíduo e com base nas respostas identificam o tipo de personalidade correspondente.
Como mencionamos, esses testes proporcionam um nível maior de autoconhecimento, pois apontam forças e fraquezas que promoverão um melhor desenvolvimento pessoal e profissional.
Como surgiu?
O sistema Eneagrama vêm de tradições antigas, e é enviesado por pensamentos gregos, filosofias herméticas, judaísmo, cristianismo e afins, tendo passado pelas mãos de diversos filósofos como Gurdjieff e Oscar Ichazo que moldaram as bases do teste.
O Eneagrama da forma como conhecemos foi finalizado na década de 70, por Claudio Naranjo, um psiquiatra que correlacionou as 9 pontas do desenho com características psiquiátricas, construindo um sistema completo de tipologias.
Significado do símbolo do eneagrama
O Eneagrama, como seu nome já diz, é uma figura de nove pontas. Porém, cada ponta tem um significado, um tipo psicológico que corresponde a uma personalidade.
No símbolo é possível encontrar um círculo, um triângulo e um hexade. Cada elemento representa uma parte do processo evolutivo.
O círculo, ou Lei do Um, indica que tudo é um, ou seja, a realidade inteira é uma só. Quando aplicada nos seres humanos, ele representa que todos somos um e que todo o um é uma realidade.
O triângulo, ou Lei dos Três, também ensina que tudo é uma coisa só, mas que cada coisa se manifesta de três formas, são elas: ação, razão e emoção.
E por fim o Héxade, Lei do Sete ou Lei das Oitavas, esse símbolo significa que nada é estático, tudo se move e vai progredindo e tornando outras coisas.
Quando juntamos os três, podemos visualizar o Eneagrama.
Quais os tipos de personalidade no eneagrama?
Conforme dissemos nos tópicos anteriores, o eneagrama é composto por 9 tipos de personalidades diferentes. São eles:
Perfeccionista
As pessoas com a personalidade perfeccionista são mais centradas nas ações, nos erros, no que deve ou não ser corrigido.
Além disso, elas têm a raiva como um vício emocional, que por mais inconsciente que seja, é compreendida e justificável devido esse grande esforço em fazer dar certo.
Porém, essa personalidade tem algumas consequências negativas como a dificuldade em reconhecer as suas reais necessidades, o que faz com que essas pessoas se afastem delas mesmas e se apeguem a coisas que não são tão relevantes.
Prestativo
As pessoas com essa personalidade são centradas nas emoções e principalmente no olhar do outro. Isso faz com que os prestativos sejam conquistadores e sempre consigam o que desejam.
Porém, a personalidade prestativa tem o orgulho como vício emocional, que leva a atitudes de autossuficiência exagerada, não permitindo que o indivíduo reconheça suas reais necessidades e apresente atitudes intolerantes.
Bem-sucedido
Quem apresenta esse tipo de personalidade está geralmente centralizado nas ações e planejamentos, e visando sempre a possibilidade de ser visto. Além disso, estão constantemente em busca do sucesso.
A vaidade é o vício emocional dos bem-sucedidos, que tem apego à sua imagem e são capazes de qualquer coisa para obter resultados positivos.
Romântico
As pessoas com o traço de personalidade romântico são centradas nas emoções, apresentam uma maior sensibilidade aos ambientes em que são inseridas e emoções instáveis. Entretanto, isso as torna capazes de ver o que ninguém vê.
A inveja é o principal vício emocional dos românticos, tornando-os pessoas insatisfeitas e sempre buscando para si uma vida que é idealizada.
Observador
Os observadores são focados na mente, são racionais e excelentes planejadores. Essa personalidade não se envolve nas coisas, opta sempre por ficar em segundo plano que é onde ele pode observar da melhor forma.
Seu vício é a avareza e tem como ponto negativo a frieza, pois substituem emoções por pensamentos.
Questionador
O eneatipo questionador tem pessoas centradas na emoção ou na ação, além de serem desconfiadas e sempre atentas aos ambientes que estão inseridas. Os questionadores não são pessoas que se arriscam, por isso, seu vício emocional é o medo.
As pessoas questionadoras normalmente desenvolvem distúrbios de ansiedade, e tendem a sentir dificuldade de fazer coisas novas, por isso sempre optam pelo que é tradicional. Como esse perfil não se submete a qualquer coisa, acabam questionando de modo agressivo para encobrir suas desconfianças e medos.
Sonhador
A sétima personalidade do eneagrama tem agilidade mental para lidar com diversas situações. Apesar disso, os sonhadores receberam esse nome por sua vasta quantidade em planos, ideias que beiram o impossível.
As pessoas com personalidade sonhadora pecam na hora de construir sua identidade, tendendo a superficialidade, já que por serem otimistas em exagero acabam evitando os desprazeres, o que dificulta a sua visão de mundo.
Confrontador
Essas pessoas são centradas na ação, são ótimos líderes e sabem como mandar. Os confrontadores tendem a se cercar de desafios, são práticos em seu posicionamento, se expressam bem e passam segurança em tudo que se dispõem a fazer.
A parte negativa nesse eneatipo é um excesso de insensibilidade e o apego ao poder, além de se mostrarem às vezes agressivos.
Preservacionista
Os preservacionistas são pessoas equilibradas emocionalmente, com fortes habilidades de mediar as situações.
Elas tendem a preservar os status, por isso, evitam os conflitos e buscam sempre estar em paz e tranquilidade. São pessoas em sua maioria apáticas, já que preferem evitar sentir e sofrer com a realidade.
Quais os tipos que se combinam melhor?
A compatibilidade entre os eneatipos pode acontecer tanto entre personalidades iguais, quanto em combinações diferentes. O mais importante é analisar as características negativas e positivas entre eles na hora de montar o time.
Um bom exemplo é a união entre o Sonhador que gosta de pensar em projetos futuros e o Bem-Sucedido que se dedica até o fim em tudo que faz. Juntos eles podem idealizar projetos e garantir que a execução seja um sucesso, já que um é ótimo em planejar a longo prazo e o outro em fazer com que as coisas aconteçam.
Como o teste de eneagrama auxilia o RH?
Ter conhecimento sobre a personalidade dos colaboradores é essencial para compreender a realidade de sua empresa, evitar conflitos internos e montar times de altíssima performance.
Além disso, oferecer aos colaboradores a oportunidade de conhecerem a si mesmos, auxilia no desenvolvimento pessoal de suas hard-skills, melhorando a produtividade em todas as esferas.
Dentro da gestão de pessoas, o eneagrama contribui no mapeamento dos pontos fortes e fracos dos colabores, o que possibilita aos líderes uma melhoria de performance, já que poderão delegar tarefas com mais acuidade e investir no desenvolvimento de suas equipes.
Conclusão
O Eneagrama é uma excelente ferramenta para aprimorar o autoconhecimento dos seus colaboradores. Através dele, é possível planejar uma estratégia que permita a evolução pessoal e profissional de todos do time.
Por isso a importância de buscar ajuda profissional para realizar esse teste, já que ele pode transformar tanto o clima organizacional quanto os resultados da sua empresa.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando o blog Pontotel para ficar por dentro de todas as novidades s do mundo corporativo!