Saiba o que é o novo RH e como se adaptar a essa tendência!
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Time Pontotel 5 de novembro de 2024 Recursos Humanos

Conheça o novo RH: características, impactos e como empresas podem se adaptar às novas tendências de gestão de pessoas

O que é o novo RH? Confira neste conteúdo tudo sobre a nova fase no setor de RH, seus benefícios para empresa e funcionários e como se adaptar a ele.

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O novo RH traz inúmeros benefícios para a empresa e os seus funcionários no dia a dia, desde o uso de ferramentas tecnológicas mais eficientes para agilizar tarefas e adaptação a novas tendências de recursos humanos até a implementação de boas práticas do setor.

O uso de IA generativa, por exemplo, é uma das nuances do novo RH, e, conforme a edição de 2024 do relatório “O futuro do recrutamento” feito pelo LinkedIn, 62% dos profissionais entrevistados falaram sobre estarem otimistas em relação ao seu impacto. 

Nesse sentido, Jude James, diretor de estratégias de atração de talentos e contratações temporárias, também fala que “A IA está pronta para revolucionar a forma como nós inovamos, operamos e trabalhamos”. E isso é justamente o que ela tem feito.

Como será abordado ao longo deste conteúdo, essas são só algumas das características do novo RH, que tem se mostrado fundamental para o sucesso das empresas no mercado. Assim, para tratar os principais aspectos sobre o tema, este texto focará os tópicos a seguir:

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Tenha uma excelente leitura!

O que é o novo RH?

O novo RH trata-se de um conceito recente usado para se referir a uma abordagem de gestão de recursos humanos moderna e estratégica, sobretudo em virtude das transformações digitais que aconteceram e que continuam acontecendo no mundo.

Ou seja, ao contrário do que ocorre no tradicional modelo de gestão de recursos humanos, essa nova forma de gerenciar coloca o funcionário no centro. Em termos práticos, quer dizer mais ações voltadas ao bem-estar do quadro de pessoal, seu engajamento no local de trabalho e desenvolvimento pessoal e profissional.

Nesse sentido, o novo RH também adota uma visão estratégica focada no uso de novas tecnologias capazes de automatizar os processos do setor. É o caso de ferramentas voltadas para a gestão de ponto e a análise de satisfação dos colaboradores, por exemplo.

A evolução do RH ao longo dos anos

Em termos evolutivos, o setor de RH progrediu bastante ao longo dos anos, com cada uma de suas fases tendo as próprias características, todas resultado do momento que a sociedade vivia em dada época. Confira a tabela a seguir com as fases da evolução do RH:

FaseCaracterísticas
Fase contábil (até 1930)Foco em tarefas contábeis e burocráticas, como controle da folha de pagamento e do registro de ponto.
Fase legal (1930 –1950)Foco no cumprimento das leis trabalhistas, já que elas estavam se tornando mais complexas, exigindo, assim, um foco maior em deixar a empresa dentro da legalidade.
Fase tecnicista (1950 –1965)Em virtude da industrialização, o aspecto técnico tornou-se crucial. Nesse momento do RH, prezou-se pelo aprimoramento nos processos de seleção e no treinamento de pessoal.
Fase administrativa (1965 –1985)É quando o setor de RH integra-se mais à administração da empresa. Há foco em alinhar os objetivos dos funcionários com os objetivos da organização, por exemplo.
Fase estratégica (a partir de 1985)É nessa fase que o RH começa a ser visto, de fato, como parceiro estratégico da empresa. Com isso, há mais atenção no desenvolvimento de talentos e bem-estar dos colaboradores.

Diante disso, o novo RH, que vem logo na sequência cronológica, diz respeito à fase atual do RH, que, continuamente, adapta-se a novas mudanças que a digitalização no setor vem trazendo, tal qual a outros fatores, como a tendências e até eventos específicos, por exemplo, a pandemia da covid-19.

Antigo RH vs. novo RH: quais as diferenças?

Por um lado, o antigo RH caracteriza-se pelo foco em tarefas operacionais e uma visão de que os colaboradores são recursos humanos da empresa que precisam ser gerenciados. Além disso, ele também envolve processos manuais e pouco assertivos.

Acerca disso, Carol Ribeiro Guerra, mentora de carreira e liderança da POP RH, cita:

“O RH não estava preocupado com o desempenho e o desenvolvimento do profissional. Era um departamento para recrutar, com burocracia e foco no assistencialismo. Esse cenário mudou bruscamente nos últimos anos dando espaço para o novo RH”

Por outro lado, o novo RH refere-se a uma abordagem fruto da transformação digital, das novas tendências e das mudanças sociais. Isso, no cotidiano, traduz-se em um setor empenhado em melhorar a experiência dos funcionários, adotando o teletrabalho, por exemplo.

Outras ações e cenários que contrastam com o antigo RH é que, no novo RH, preza-se por uso de ferramentas tecnológicas, adaptação com base em tendências de RH promissoras, inclusão e diversidade e diversas outras características.

Ele também foca um processo de tomada de decisões baseado em dados, nunca em achismos. Aliás, como bem pontuou Lara Avelino, analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora:

“Hoje, falamos de dados em geral, em todas as áreas. Nós do RH precisamos de números, precisamos de dados, precisamos de informação. Não dá para pensar em ser RH sem esses três. Então, esses três pontos são certamente essenciais. E o RH está se tornando cada vez mais estratégico”.

Qual o papel do novo RH nas empresas?

Grupo diverso de cinco jovens sorrindo e abraçados, representando diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

O novo RH, em virtude de todos os aspectos positivos que traz à empresa e seu quadro de funcionários, é indispensável. Ele consegue tornar a organização mais competitiva no mercado, ao passo que deixa os colaboradores satisfeitos em trabalhar nela — afinal, os profissionais conseguem se desenvolver e, em termos de saúde, sentem-se bem.

Ao mesmo tempo, também favorece o próprio time de recursos humanos, que se torna mais produtivo no dia a dia ao usar novas ferramentas tecnológicas para automatizar e facilitar processos e tarefas.

E os impactos?

Os impactos que o novo RH traz refletem-se em diversas frentes. É o caso de uma empresa com maior retenção e atração de talentos. Como a organização tem um setor de recursos humanos que utiliza tecnologia e está sempre a par das melhores práticas da área, isso significa que ela adota ações estratégicas voltadas ao funcionário.

Outros impactos são:

  • Redução de turnover;
  • Melhoria na reputação da empresa;
  • Tomada de decisões estratégica;
  • Funcionários mais engajados;
  • Local de trabalho positivo;
  • Uso das melhores tecnologias para RH.

Quais as características do novo RH?

O novo RH, como mencionado, é responsável por gerar inúmeros benefícios à organização e aos seus funcionários. A seguir, entenda isso em detalhes.

Foco na experiência do colaborador

O novo RH entende que os colaboradores estão no centro: sem eles, os setores da empresa não funcionam, pois são seu principal ativo. Como destacou Mariá Menezes, diretora de pessoas e cultura da Sankhya, “as pessoas são um dos principais diferenciais que uma empresa pode ter, onde ela pode conseguir uma vantagem competitiva”.

Por isso, o RH atual preza por processos de onboarding mais personalizados e acolhedores, desenvolvimento dos funcionários, reconhecimento profissional e bem-estar físico e mental de cada um deles.

Uso de dados e People Analytics

O uso de dados e o People Analytics fazem parte das tendências do novo RH, já que este visa uma tomada de decisão pautada em informações. Um exemplo disso é quando o time de recursos humanos analisa o desempenho dos funcionários e, a partir disso, entende que a melhor decisão é oferecer benefícios corporativos mais alinhados às necessidades deles.

Diversidade e inclusão como pilares essenciais

Outro pilar do novo RH é a adoção de ações que viabilizem a diversidade e inclusão na empresa. Isso, quando feito corretamente, gera equipes engajadas, respeitosas e com funcionários estrategicamente alocados.

Na prática, dá-se, por exemplo, quando o setor de RH promove a diversidade de gênero, étnica, etária, religiosa e de orientação sexual. Ou seja, não há discriminação no processo de recrutamento e muito menos no dia a dia no local de trabalho.

Flexibilidade e adaptação às novas formas de trabalho

Não há como abordar o novo RH sem citar uma das suas principais nuances: a adoção de medidas cujo propósito é trazer maior flexibilidade. Exemplo disso é quando a empresa opta pelo modelo de trabalho híbrido para beneficiar os trabalhadores, já que eles passam a conseguir equilibrar melhor a vida pessoal com a profissional.

Integração de tecnologia para otimização de processos

O novo RH também está diretamente relacionado ao uso de novas tecnologias no setor de recursos humanos, sobretudo por todos os benefícios que elas proporcionam. Por exemplo, um sistema de gestão de ponto é um software repleto de funcionalidades capazes de automatizar processos do time de RH. Ele evita erros ao passo que agiliza tarefas.

Nesse sentido, a Pontotel, plataforma de controle de ponto, é a melhor alternativa para empresas de todos os portes e segmentos. Isso porque esse software consegue tornar a equipe de recursos humanos mais produtiva por meio de suas diversas funções:

Essas são só algumas vantagens que a Pontotel gera para o time de RH da sua empresa. Conheça nossa ferramenta agora mesmo: preencha o formulário abaixo para falar com um dos nossos especialistas.

Como se adaptar ao novo RH?

Professora sorridente liderando uma aula, com alunos atentos ao redor, representando treinamento e desenvolvimento profissional.

O novo RH é uma abordagem que requer da empresa uma adaptação estratégica. Há duas ações específicas que ela deve adotar para ter sucesso nisso. Confira a seguir.

Invista em treinamentos e capacitação contínua

O mercado, especialmente por conta das tendências empresariais, requer que a empresa implemente programas de capacitação dos seus funcionários do setor de RH. People Analytics e novas ferramentas são alguns dos motivos que tornam tais treinamentos essenciais para o desenvolvimento de soft skills e hard skills assertivas deles.

Revise as políticas internas e a cultura organizacional

As políticas internas da empresa precisam se modernizar com base no novo RH. É a única forma de mantê-las alinhadas com as necessidades do mercado atual, que, como foi possível observar analisando as fases do RH, está em constante evolução. 

O mesmo vale para a cultura organizacional, que precisa focar desenvolver um ambiente de trabalho inclusivo, voltado para as necessidades dos funcionários. Afinal, tal cultura é o conjunto de valores, normas e comportamentos que todos os membros da empresa devem compartilhar — e ele precisa estar alinhado ao novo RH.

Conclusão

O novo RH, como foi possível entender, é um conceito que engloba todas as mudanças que o setor de recursos humanos vem passando nos últimos anos, seja adotando novas tecnologias para tornar processos mais simples, prezando por decisões pautadas em dados ou focando deixar os funcionários satisfeitos.

Tais aspectos demonstram a importância de as empresas começarem a ter um time de recursos humanos que se atente às melhores práticas do setor, bem como ao aprimoramento contínuo para conseguirem desenvolver competências que as faça caminhar lado a lado com inovações.

Além disso, como também destaca Lara Avelino, o “desenvolvimento contínuo é um pilar muito importante para a inovação”, e isso se aplica diretamente ao setor de recursos humanos de qualquer organização, já que ele tem de estar em constante evolução.

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