Níveis de gestão e a influência no sucesso de toda empresa
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Time Pontotel 18 de dezembro de 2024 Gestão de Pessoas

Níveis de gestão: entenda o que é, suas atribuições específicas e impactos no sucesso de qualquer empresa

Entenda a influência dos níveis de gestão (operacional, tático e estratégico) para o sucesso de uma empresa.

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A gestão é a espinha dorsal de qualquer organização, e os níveis de gestão são as camadas que permitem o sucesso desse sistema. Cada empresa, grande ou pequena, tem seus próprios processos, mas, no fim das contas, todo negócio precisa de uma estrutura que divida as responsabilidades e as funções entre as pessoas.

Em muitos casos, o que separa uma empresa que alcança seus objetivos de uma que enfrenta dificuldades não é falta de boas ideias, mas a maneira como a gestão é organizada e as diferentes camadas de decisão e operação se conectam.

Por isso, entender como funcionam os níveis de gestão e suas atribuições pode ser a chave para um alto nível de desempenho organizacional. Confira o que será explicado mais adiante sobre os níveis de gestão empresarial:

Entenda como alinhar os diferentes níveis da organização!

O que é gestão empresarial?

Gestão empresarial é a coordenação e supervisão de recursos humanos, financeiros e materiais de uma organização, visando alcançar metas e resultados preestabelecidos.

Toda gestão empresarial é centrada na tomada de decisões que direcionam a alocação de recursos e a definição de estratégias. Os responsáveis pela gestão tomam decisões com base em análise de dados, informações de mercado e práticas de governança corporativa.

Em empresas de médio e grande porte, a gestão empresarial costuma ser dividida em níveis hierárquicos, na qual cada nível tem responsabilidades específicas.

Quais são os níveis de gestão?

níveis de gestão

Os níveis de gestão em uma empresa são divididos em três categorias: operacional, tático e estratégico. A seguir, entenda os tipos de decisões tomadas em cada um dos níveis.

  • Gestão operacional: o nível mais próximo das operações diárias da empresa, responsável por executar e supervisionar as tarefas práticas que mantêm o negócio em funcionamento. As decisões operacionais impactam o desempenho da equipe que realiza atividades como produção, vendas, atendimento ao cliente e logística;
  • Gestão tática: nível intermediário que cuida de decisões para atender aos objetivos estabelecidos pelo nível estratégico, mas com um olhar mais voltado para os recursos e as limitações práticas da operação. A gestão tática engloba tarefas como alocar recursos, ajustar orçamentos e desenvolver planos de ação para melhorar a produtividade;
  • Gestão estratégica: no topo da hierarquia, a gestão estratégica é responsável por definir a direção-geral da empresa. Esse nível depende de executivos que planejam o futuro da organização e tomam decisões de longo prazo. A gestão estratégica lida com o mercado, identifica oportunidades e define quais são os caminhos e as prioridades da empresa.

Qual a importância dos níveis de gestão?

A divisão da gestão em níveis é importante porque, em uma empresa, as responsabilidades mudam conforme as habilidades e especialidades de colaboradores e líderes. Sem uma estrutura clara da hierarquia, as funções de cada área ainda são feitas, mas de uma maneira bem desorganizada e pouco efetiva. 

As equipes do nível operacional ainda conseguiriam executar suas tarefas, mas sem a devida orientação dos gerentes. Eles poderiam acabar tomando decisões que não são da sua responsabilidade ou fazendo o trabalho sem foco, porque não teriam a supervisão necessária para alinhar as atividades com os objetivos da empresa. 

O mesmo problema aconteceria no nível tático. Os gerentes e supervisores ainda tentariam coordenar as equipes, mas sem uma estrutura clara, eles poderiam acabar tomando decisões que não estão totalmente conectadas com a visão da empresa.

No nível estratégico, o CEO e os diretores ainda estariam pensando em como expandir a empresa, quais mercados explorar e como crescer. Mas, sem o apoio da gestão tática e operacional, seria difícil garantir que essas decisões fossem colocadas em prática.

Qual a influência dos níveis de gestão no sucesso da empresa?

É inegável que as decisões tomadas no nível estratégico têm um peso considerável no rumo da empresa. Elas definem os objetivos a longo prazo, a visão e a missão da organização. Porém, o sucesso de uma empresa não depende apenas dessas decisões estratégicas

O desempenho dos níveis operacional e tático desempenha um papel tão fundamental quanto. O nível estratégico pode criar uma excelente visão, mas é o nível tático que transforma essas ideias em planos mais específicos e executáveis, e é o operacional que coloca esses planos em prática.

Importância da integração dos níveis de gestão

A integração entre os níveis de gestão é fundamental para o sucesso de uma empresa, mas é importante entender que o alinhamento entre esses níveis pode ser percebido de maneira diferente dependendo de quem o analisa

Isso fica claro em uma pesquisa divulgada na Harvard Business Review, que entrevistou mais de 500 funcionários da linha de frente, gerentes intermediários e executivos seniores de 12 organizações diferentes. O objetivo era entender o quão alinhados esses grupos achavam que estavam com relação à estratégia da empresa.

Os resultados mostraram que havia um otimismo: os participantes relataram que acreditavam que o alinhamento em suas empresas era de cerca de 82%. Contudo, quando foram analisadas as explicações desses mesmos funcionários sobre o que realmente entendiam por estratégia da empresa, a realidade era muito diferente. 

A pesquisa revelou que o alinhamento real entre o que eles pensavam ser a estratégia e o que realmente estava sendo executado era de apenas 23%, o que é duas a três vezes menor do que o alinhamento percebido.

Esse contraste revela um ponto importante: muitas vezes, as equipes sentem que estão todas na mesma página, mas, na prática, o que cada um entende por estratégia pode ser diferente. Embora a comunicação e a intenção de alinhamento estejam presentes, como a estratégia é percebida varia entre os níveis da organização.

Portanto, mesmo com a integração dos níveis de gestão, as empresas precisam garantir que as mensagens e as estratégias sejam claramente definidas e entendidas de forma consistente por todos os envolvidos. 

O alinhamento real vai muito além do que apenas achar que todos estão na mesma direção — é preciso medir, comunicar e garantir que todos os gestores, em todos os níveis, compartilhem o mesmo entendimento e visão sobre os objetivos da organização.

Erros comuns nas responsabilidades de cada nível

No nível operacional, os colaboradores são responsáveis por garantir que tarefas e processos aconteçam corretamente. Porém, é comum cometer alguns erros, como:

  • Não passar informações de forma precisa para a equipe, causando confusão e atrasos;
  • Deixar falhas pequenas se acumularem até se tornarem grandes problemas;
  • Não capacitar adequadamente os funcionários até afetar a qualidade do trabalho;
  • Não ouvir os funcionários ou não adaptar processos com base no retorno da equipe, aumentando a insatisfação e baixa performance.

No nível tático, os líderes são responsáveis por traduzir as estratégias da empresa em planos de ação. Eles têm que lidar com as operações de médio prazo e, por isso, devem garantir que as metas sejam atingidas. Erros frequentes incluem:

  • Criar estratégias com falta de alinhamento com objetivos da empresa;
  • Ignorar as métricas de desempenho e gerar decisões erradas ou perda de controle;
  • Não ser flexível diante de mudanças no mercado ou nas necessidades da empresa, levando a possíveis falhas nos objetivos;
  • Não distribuir tarefas de forma eficiente entre os membros da equipe, gerando sobrecarga em alguns e falta de responsabilidade em outros.

No nível estratégico, os gestores são responsáveis pela direção-geral da empresa, mas também podem cometer erros que afetam o futuro dela, como:

  • Ignorar mudanças no mercado ou na concorrência, o que pode prejudicar a competitividade da empresa;
  • Não investir em novos produtos ou processos;
  • Tomar decisões baseadas apenas em intuições e não em dados;
  • Não considerar as necessidades da equipe, como capacitação e motivação, o que pode afetar o desempenho e a retenção de talentos.

Como potencializar a eficiência em cada nível de gestão?

Muitas vezes, as empresas enfrentam dificuldades para melhorar a eficiência das suas atividades porque cada nível — estratégico, tático e operacional — possui suas próprias prioridades, processos e até formas de trabalhar.

Felizmente, existem várias alternativas para potencializar a eficiência de cada nível de gestão. Uma delas é a automação. Ao automatizar processos repetitivos e manuais em todos os níveis, as empresas conseguem liberar tempo para que os profissionais possam usar em atividades mais estratégicas.

Tecnologia como aliada em todos os níveis de gestão

Não há mais como ignorar o impacto das soluções tecnológicas na gestão empresarial. Elas facilitam o trabalho e garantem que as decisões sejam baseadas em dados mais confiáveis.

Uma das melhores ferramentas que podem transformar a maneira como funciona a gestão na sua empresa é a Pontotel. Criada em 2014, a Pontotel é uma plataforma de controle de ponto desenvolvida para modernizar a gestão das horas de trabalho das organizações.

Com funcionalidades como registro de ponto, cálculo de banco de horas e horas extras, simulador de regra de cálculo, relatórios detalhados, acompanhamento em tempo real e notificações instantâneas, nosso sistema proporciona dados confiáveis e atualizados, facilitando a gestão de uma maneira que antes parecia impossível. 

Tudo isso é acessado de forma online, o que significa que os gestores têm a possibilidade de acompanhar tudo em tempo real, sem a necessidade de processos manuais demorados, como explica Naomi Wagatsuma, analista de projetos na Pontotel:

“A Pontotel ajuda tanto na prática da flexibilidade quanto como plataforma para manejar o tempo. Por exemplo, se precisar entrar uma hora mais tarde e sair uma hora mais tarde, tudo é registrado e acompanhado.”

Conclusão

Fica claro que os níveis de gestão empresarial não são arranjos burocráticos, são uma estrutura indispensável para o funcionamento de uma organização com hierarquia interna definida. A forma como esses níveis se comunicam e colaboram entre si pode ser a chave para o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

Ferramentas como a Pontotel podem ser aliadas para garantir maior transparência ao desempenho dos níveis organizacionais. A plataforma automatiza o controle de ponto, facilita o cálculo de banco de horas e horas extras e proporciona relatórios em tempo real.Para mais insights sobre gestão corporativa e tecnologias para as empresas, confira as novidades do blog Pontotel.

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