Networking: tipos, importância e como colocá-lo em prática
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Time Pontotel 21 de janeiro de 2025 Gestão de Pessoas

Saiba tudo sobre networking: o que é, quais os tipos, importância e como fazer com 6 dicas essenciais

Qual é a função do networking? Aprenda sobre quais são os tipos, como fazer para construir uma base de contatos e seus benefícios.

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Saber como fazer networking é indispensável por inúmeras razões, sobretudo por ser uma prática que os profissionais podem usar estrategicamente para encontrar oportunidades de emprego mais alinhadas com suas aspirações, por exemplo.

Uma pesquisa do LinkedIn constatou que quase 80% dos profissionais consideram o networking importante para o sucesso na carreira. Nesse sentido, dados do estudo feito pela Jobvite também trazem que os funcionários satisfeitos com suas empresas e empregos (66%) se sentem ansiosos para convidar aqueles em sua rede para se juntarem a eles.

Ou seja, esses e outros aspectos mostram a importância de criar uma rede de contatos. Além disso, também é necessário entender que o networking se dá em diferentes cenários, todos eles com potencial de resultar em relacionamentos profissionais promissores.

Como essa temática engloba outras particularidades, este texto focará os tópicos a seguir:

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Tenha uma ótima leitura!

O que é networking e para que serve?

imagem mostra uma rede de contatos

Ao analisar os termos que compõem o conceito “networking”, nota-se que ele é formado por “net”, que quer dizer “rede”, e “work”, que significa “trabalho”. Com isso, fica fácil entender que networking refere-se a uma estratégia usada para construir relacionamentos profissionais.

Um profissional, como um de TI ou de RH, pode decidir fazer networking por determinadas razões, todas atreladas à finalidade principal da prática. Algumas delas são:

  • Trocar conhecimentos e experiências, sobretudo quando envolve o contato com profissionais que já estão há bastante tempo no mercado;
  • Expandir a rede de contatos para conseguir novas oportunidades de emprego;
  • Fortalecer a identidade profissional no mercado.

Quais os tipos de networking?

Independentemente do objetivo que um profissional ou empresa tem ao decidir fazer networking, o que se deve entender são as formas como isso pode ser realizado. Não se pode simplesmente tentar construir essa rede de contatos de qualquer maneira. 

Afinal, fazer networking exige alguns aspectos, como ter uma boa comunicação. Na obra “29 minutos para falar bem em público e conversar com desenvoltura”, por exemplo, os autores até citam isso quando destacam que “Quanto mais espontânea for sua maneira de se comunicar, mais confiança sentirá e mais respeito e admiração terá do público.”.

Explicado isso, confira a seguir os tipos de networking:

Inbound networking

Por meio do inbound networking, o profissional busca ativamente os contatos que ele precisa para conquistar seus objetivos de carreira. Como ele faz essa busca fora da sua rede de contatos, não existe uma indicação prévia, então exige, do profissional, mais habilidades, como a comunicação já citada e uma abordagem planejada.

Para deixar esse tipo de networking mais compreensível, ele se dá quando o profissional faz esse contato durante eventos (apresentando-se ao palestrante, por exemplo), por meio de e-mails ou até mesmo quando se faz uma ligação por telefone. Como é uma abordagem direta, a chance de aumentar a rede de contatos é maior.

Outbound networking

Enquanto isso, no outbound networking, o profissional começa a implementar essa prática a partir da rede de contatos que já tem, e não do “zero”. Sendo assim, é uma forma de ele encontrar novas conexões aproveitando-se estrategicamente das boas relações que já possui com outros profissionais.

Em virtude da característica desse tipo de networking, quando um profissional consegue ampliar sua rede de contatos, ela fica, naturalmente, mais imersa em relações de confiança, afinal, ela surgiu de recomendações, o que acaba tornando o relacionamento mais genuíno.

Qual a importância do networking?

Construir uma rede de contatos é importante tanto para a carreira de um profissional quanto para as empresas. Em ambos os casos, o networking tem a capacidade de abrir portas para novas oportunidades e fortalecer a reputação

A propósito, Ivan Misner, fundador e diretor da BNI, diz que “Networking é mais sobre agricultura do que sobre caça. É sobre cultivar relacionamentos”. Entenda as particularidades disso a seguir.

Para a carreira

Quando se trata de carreira, o profissional consegue se beneficiar de várias maneiras, sobretudo nos casos em que é indicado por um contato que conheceu em um evento para uma nova oportunidade de emprego em uma empresa da qual sempre desejou fazer parte.

Outros cenários que mostram a importância desse networking envolvem o desenvolvimento profissional, como quando um funcionário participa de eventos de networking e, ao interagir com outros profissionais, consegue ampliar seu conhecimento e suas habilidades.

Para os negócios

Em relação ao networking que empresas podem fazer, essa prática também consegue trazer inúmeras vantagens, especialmente porque favorece o sucesso organizacional. As parcerias estratégicas exemplificam isso, como em casos de colaboração em projetos entre organizações de setores iguais ou até mesmo diferentes.

Outros benefícios da construção de contatos no contexto de negócios são:

  • Mais facilidade para acessar investidores e financiadores;
  • Conhecer tendências de mercado e inovações;
  • Gerar mais leads (potenciais clientes);
  • Contratar profissionais de qualidade.

Como fazer networking? 6 dicas essenciais

dois homens sorridentes conversando

Existem boas práticas que, se adotadas com consistência, favorecem o sucesso do networking. O ideal é implementar todas em conjunto, e, quando necessário, adaptá-las estrategicamente. Confira a seguir as principais dicas para fazer um networking assertivo.

Seja proativo em eventos e reuniões

As reuniões e eventos são uma das principais formas de fazer networking; porém, um profissional pode facilmente deixar essa oportunidade passar se não for proativo

Por isso, é importante que ele supere sentimentos como o medo e se aproxime das pessoas para iniciar conversas e tentar construir bons contatos. Ele pode aproveitar o intervalo de uma palestra para fazer isso, por exemplo.

Invista em relacionamentos genuínos

Um profissional que nunca tentou fazer networking pode pensar que essa prática envolve aumentar o número de contatos. Isso, porém, não é totalmente verdade, pois essa construção de relacionamentos também tem de ser genuína. É a única forma de ela se manter a longo prazo e, assim, trazer todos os benefícios dessa relação profissional.

Nesse sentido, o profissional precisa compreender que falar só sobre si em uma conversa não é visto com bons olhos: a conversa com outro profissional durante um evento precisa ser uma “troca de ideias” e pautada na escuta ativa. Ainda, embora investir nesse relacionamento genuíno comece no primeiro contato, deve continuar após isso. 

Use as redes sociais de forma estratégica

As redes sociais também são um mecanismo que os profissionais devem usar para fazer networking, ainda mais porque elas eliminam um dos obstáculos dessa prática: a limitação geográfica.

Por meio do LinkedIn, por exemplo, a maior rede social profissional do mundo, os profissionais podem fazer publicações sobre temas com potencial de gerar interação com outros profissionais. Ainda, também é possível comentar em publicações ou artigos de outras pessoas e, com isso, iniciar conexões com profissionais da mesma área de atuação.

Acompanhe e cultive contatos

Apenas conhecer novos profissionais e focar esforços em tê-los na base de contatos não é suficiente. Afinal, sem uma interação regular, a relação conquistada em um evento ou mesmo durante uma troca de mensagens no LinkedIn pode “esfriar”.

Esse cenário mostra a importância de o profissional acompanhar regularmente sua base de contatos para cultivá-los; se não fizer isso, pode acabar sendo esquecido. Algumas oportunidades para cultivar esses contatos são enviar mensagens em datas de aniversários ou quando alguém compartilha conquistas, como ter sido promovido e ter feito um curso.

Compartilhe conhecimento e recursos

Outra forma de fazer networking e, junto a isso, fortalecer as conexões profissionais, é compartilhar conhecimentos e recursos com outros. Isso é um ato de generosidade, fator importante quando se trata de relações de confiança saudáveis e confiáveis. 

Os workshops são exemplos disso: neles, todos podem aprender juntos, crescendo por meio do compartilhamento de conhecimentos e experiências. Isso também envolve o compartilhamento de recursos, como o próprio tempo ou mesmo livros e ferramentas.

Seja paciente e consistente

Fazer networking, por essência, demanda esforço e tempo. Sem isso, o profissional não consegue criar conexões profissionais, e, se consegue, elas não são promissoras. Em virtude disso, entender que o networking é um processo contínuo é indispensável, pois é justamente essa compreensão que faz o profissional ter paciência e consistência.

Assim, o profissional precisa dedicar tempo para alcançar novos contatos, seja escolhendo palestras específicas nas quais vê potencial de fazer bons contatos ou montando postagens estratégicas nas redes sociais que atrairão organicamente novas conexões, por exemplo.

Conclusão

Cultivar relacionamentos profissionais: essa prática, se feita corretamente, é capaz de trazer uma variedade de benefícios, desde os mais simples, como novos conhecimentos, até os mais complexos, como um novo emprego em uma grande corporação.

Essa prática, no entanto, requer que o profissional saiba como implementá-la estrategicamente. Como visto neste conteúdo, não envolve uma busca incansável por mais e mais contatos, mas pela construção de uma genuína base de contatos profissionais.

Portanto, seja em reuniões, palestras, e-mails, redes sociais ou em qualquer meio que favoreça o networking, essa prática voltada para a construção de relacionamentos profissionais traz diversos pontos positivos tanto para empresas quanto para profissionais.

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