Modelos de trabalho: saiba qual o melhor para sua empresa
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Time Pontotel 18 de outubro de 2023 Departamento Pessoal

Saiba quais são os principais modelos de trabalho do mercado e as vantagens e desvantagens de cada tipo

Confira o que são modelos de trabalho, prós e contras de cada um e o que uma organização tem de saber para adotar o mais adequado.

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Ao longo do tempo, sempre surgem novas formas de se realizar tarefas, fazer reuniões e cumprir metas. Essa constante transformação pode ocorrer por diversos motivos, como a pandemia da covid-19, que gerou mudanças significativas no cenário profissional, especialmente na implementação de novos modelos de trabalho.

A escolha de um modelo de trabalho tem de ser feita a partir de uma tomada de decisões estratégica, já que cada um possui pontos positivos e negativos. Em outras palavras, a organização precisa considerar os fatores certos, como a natureza do trabalho realizado pelos funcionários, uma vez que ele pode ou não ser feito em determinados modelos.

Diante disso, para auxiliar no entendimento de todas as vantagens e desvantagens de cada modelo de trabalho, como uma empresa pode decidir estrategicamente por um deles e a importância da gestão de recursos humanos nesse sentido, serão abordados neste conteúdo os seguintes tópicos:

Acompanhe o texto e tenha uma excelente leitura!

O que são modelos de trabalho?

Modelos de trabalho dizem respeito às variadas formas que os trabalhadores podem realizar as suas atividades profissionais. Na prática, um funcionário pode desempenhar as suas atribuições em casa, sem ter de comparecer à sede da organização, bem como cumpri-las de forma alternada: parte em casa, parte nas instalações da empresa.

Como ficará claro ao longo deste conteúdo, cada um dos modelos de trabalho têm as suas particularidades, englobando tanto vantagens quanto desvantagens para a empresa e os seus funcionários. A escolha de um dos modelos é uma decisão empresarial pautada em certos aspectos, como necessidades do negócio e preferências dos colaboradores.

Quais são os principais modelos de trabalho?

Várias pessoas em uma sala de escritório

Todos os modelos de trabalho a seguir estão fundamentados na legislação brasileira, que aborda aspectos relevantes de cada um, como direitos e deveres. Confira-os em detalhes.

Presencial

O modelo de trabalho presencial, o mais comum ao longo da história, caracteriza-se quando um funcionário desempenha todas as suas atribuições em um local físico especificado pela empresa. Na prática, ele pode trabalhar em um escritório ou fábrica, por exemplo, desde que estes locais sejam dependências da organização.

No trabalho presencial, existem algumas possibilidades, como o trabalho realizado em ambientes compartilhados, ou seja, quando colaboradores de times distintos fazem as suas atividades em um mesmo local. Também estão incluídos nesse modelo os trabalhos realizados em turnos e escalas, como acontece no corpo de bombeiros e na polícia.

Home office

Ao contrário do modelo presencial, o home office acontece exclusivamente fora das dependências da organização, tudo de forma remota. Nesse sentido, é necessário pontuar determinados aspectos que diferenciam o home office e o teletrabalho, sendo este o mesmo que trabalho remoto.

O home office pode ser instituído na empresa com políticas internas, sendo adotado em certos cenários, como as greves. Assim, os funcionários que usam o transporte público para se deslocar até à empresa conseguem cumprir com a sua jornada de trabalho em casa. Além disso, esse modo de trabalho não precisa ser formalizado no contrato de trabalho.

Já o teletrabalho deve “constar expressamente do instrumento de contrato individual de trabalho”. A Lei 14.442 o define como a “prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo”.

Esclarecido isso, é importante destacar que o teletrabalho pode ser dividido por tarefa, produção e jornada. Logo, caso o funcionário esteja trabalhando por tarefa ou produção, não é necessário que a empresa faça o controle de jornada. O mesmo não acontece se ele estiver trabalhando por jornada, cenário em que torna-se obrigatório realizar tal controle. 

Portanto, se uma empresa possui mais de 20 funcionários trabalhando em home office que precisam cumprir uma jornada, ela deve realizar o controle de jornada de todos eles por meio do registro de ponto. Esse controle é vital não só para garantir eficiência operacional, mas, sobretudo, para não descumprir a legislação e, assim, não gerar passivos trabalhistas.

Quer saber mais sobre a Lei 14.442? Assista o vídeo abaixo:

Híbrido

Por outro lado, o modelo de trabalho híbrido, como a expressão sugere, trata-se da alternância entre o home office e o presencial. Ou seja, após trabalhar alguns dias fora das dependências da organização, o colaborador continua cumprindo a sua jornada de trabalho de forma presencial na sede dela.

Como não há nenhum texto legal que aborda explicitamente o modelo de trabalho híbrido, é preciso ressaltar o que a já mencionada Lei 14.442 pontua em seu parágrafo único:

“O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.”

Em outras palavras, o colaborador pode, sim, ao trabalhar em modelo híbrido, realizar as suas obrigações profissionais em casa e nas dependências da empresa de forma alternada. Mesmo com o comparecimento habitual às dependências da empresa por certos dias da semana, essa configuração de jornada ainda é legalmente considerada teletrabalho.

Quais são as vantagens e desvantagens do modelo de trabalho presencial?

Todos os modelos de trabalho apresentados anteriormente possuem as suas vantagens e desvantagens, incluindo o presencial. Por isso, é primordial que uma empresa compreenda cada um desses extremos sobre este modelo antes de adotá-lo. Entenda a seguir.

Vantagens

Criação de relacionamentos

A criação de relacionamentos é um dos pontos altos do modelo de trabalho presencial, já que os colaboradores conseguem ter contato maior entre si por estarem fisicamente próximos uns dos outros. Isso naturalmente favorece o desenvolvimento de relações interpessoais sólidas e sinceras.

Tais relações também conseguem se desenvolver de forma saudável por outras razões, como o fato de os funcionários terem uma comunicação face a face. Isso evita os mal-entendidos que mensagens instantâneas podem ocasionar, por exemplo, já que, nelas, não é possível saber quais expressões faciais e tom de voz foram usados.

Supervisão direta

A produtividade do quadro de pessoal é um componente vital para o sucesso de um negócio. Afinal, se os colaboradores não estão cumprindo as metas de forma eficiente, gerando atraso nas demandas, isso refletirá negativamente de diversos modos, por exemplo, com diminuição da lucratividade, insatisfação de clientes e perda de reputação.

Por meio do modelo de trabalho presencial, porém, é possível fazer supervisão imediata de todos os funcionários, pois eles estão fisicamente nas dependências da empresa. Ou seja, o gestor consegue realizar um monitoramento assertivo dos profissionais, bem como dar feedbacks, resolver problemas com agilidade e acompanhar projetos; tudo em tempo real.

Desvantagens

Restrições geográficas

O modelo de trabalho presencial também tem o seu lado negativo, e as restrições geográficas exemplificam bem esse ponto. Isso se dá porque, devido à obrigatoriedade de os colaboradores terem de comparecer à empresa para cumprir a jornada de trabalho, isso cria problemas de deslocamento, como o trânsito congestionado e o tempo de viagem.

Além disso, há outras complicações, como a limitação das oportunidades de emprego, que acabam se restringindo aos profissionais que moram na mesma área geográfica da empresa; os custos financeiros dos funcionários com o já citado deslocamento; e as despesas da organização relativas às suas instalações físicas.

Limitações de flexibilidade

Outro aspecto negativo do trabalho presencial diz respeito a pouca ou nenhuma flexibilidade de horários de trabalho para os funcionários. Como esse modelo envolve a adoção de horários fixos e regulares, isso acaba sendo um problema para os colaboradores que necessitam de ou preferem ter flexibilidade, como as mães que precisam cuidar dos filhos.

Quais são as vantagens e desvantagens dos modelos de trabalho híbrido e home office?

Assim como o presencial, os modelos de trabalho híbrido e home office também possuem pontos fortes e fracos. Cada um destes deve ser ponderado antes de uma empresa adotar um dos dois modelos. Confira abaixo.

Vantagens

Diminuição dos custos com deslocamento

O deslocamento, grande problema no trabalho presencial, é solucionado completamente no home office, pois este dispensa a necessidade de os funcionários comparecerem às instalações da empresa, e parcialmente no híbrido, já que ele alterna o cumprimento da jornada de trabalho nas dependências da empresa e fora delas.

Dessa forma, os funcionários conseguem aproveitar diversas vantagens, já que não precisam lidar completa ou parcialmente com o trânsito congestionado, sobretudo em capitais, nem com o tempo gasto para se deslocar até a organização. Isso também evita que os profissionais percam qualidade de vida no trabalho.

Maior retenção de talentos

Ao adotar o modelo de trabalho home office ou híbrido, outro benefício que a empresa ganha é a maior retenção de talentos. Isso porque, nestes modelos, os colaboradores têm flexibilidade na jornada, seja no que diz respeito ao horário que podem iniciar o trabalho, por exemplo, ou ao local que podem fazê-lo. Ademais, os profissionais ganham autonomia.

Desvantagens

Maior chance de isolamento social

Apesar dos benefícios citados, os modelos de trabalho home office e híbrido também geram desvantagens aos colaboradores, como o isolamento social. A falta de interação com outros colegas de trabalho pode levar à solidão e impactar significativamente na sua saúde mental. Essa distância também pode gerar desconexão do funcionário com a organização.

Custos de manutenção do espaço

O modelo de trabalho híbrido, em particular, por ainda exigir a presença do colaborador regularmente nas dependências da empresa para cumprir parte da jornada de trabalho, gera outro ponto negativo: as despesas com as quais a empresa precisa arcar para realizar a manutenção das instalações físicas: aluguel, limpeza, segurança, tecnologia, entre outros.

Como escolher o modelo de trabalho adequado para sua empresa?

Mulher utilizando um computador

Escolher um modelo de trabalho em vez de outro requer uma tomada de decisões pautada em determinados fatores, afinal, cada modelo tem prós e contras. Entenda a seguir quais medidas devem ser adotadas para se fazer uma escolha assertiva entre os modelos de trabalho.

Avalie as necessidades da empresa

Escolher um modelo de trabalho requer a avaliação das necessidades da empresa. Ou seja, se a cultura organizacional dela preza pela colaboração presencial ou pela mobilidade corporativa, se os funcionários querem outros modelos ou se ela está passando por uma crise financeira na qual o home office auxiliaria na redução de custos referente às instalações, por exemplo.

Considere as tarefas desempenhadas por seus colaboradores

Outro aspecto vital nessa tomada de decisões é a natureza das tarefas realizadas pelos colaboradores. Dependendo da configuração empresarial, pode ou não ser adotado certo modelo de trabalho, visto que há funções que só podem ser feitas presencialmente, ao passo que outras exigem o uso de tecnologias presentes nas instalações da organização.

Avalie os custos e a infraestrutura tecnológica

Por fim, outro fator decisivo na escolha entre os modelos de trabalho é a avaliação dos custos e da infraestrutura tecnológica que cada um requer. Ou seja, é preciso considerar custos com espaço físico, como limpeza, com tecnologias e equipamentos, como laptops e conexões de internet, e com comunicação, ao adquirir softwares de colaboração online.

Qual o papel do RH nos novos modelos de trabalho?

O setor de RH tem papel indispensável quando se trata dos novos modelos de trabalho, como para auxiliar a adaptação da cultura organizacional a eles e comunicar políticas internas relativas ao modelo adotado, garantindo a produtividade do quadro de pessoal. 

No caso dos modelos híbrido e home office, o RH contribui no desenvolvimento de uma comunicação assertiva entre as equipes. Além disso, ele também cria treinamentos para auxiliar os colaboradores a se adaptarem aos diferentes modelos de trabalho.

Como fazer o gerenciamento da jornada dos colaboradores em diferentes modelos de trabalho?

A gestão da jornada de trabalho dos colaboradores, caso feita de forma errada, gera inúmeros problemas para a empresa, como os processos trabalhistas. Por isso, é fundamental implementar um sistema de gestão de controle de ponto para gerenciar a jornada corretamente, independentemente do modelo de trabalho adotado. 

Diante disso, a Pontotel surge como uma solução eficiente para auxiliar a sua empresa no gerenciamento de jornada de todos os funcionários, quer eles estejam trabalhando em modelo presencial, home office ou híbrido. Afinal, nossa ferramenta possui múltiplas formas de bater o ponto, além de permitir o registro de ponto móvel, tanto online quanto offline.

Junto a isso, nosso sistema de controle de ponto também tem interface amigável, voz guiada para acessibilidade, bem como várias medidas de segurança, como a geolocalização e o reconhecimento facial. Tudo isso para descomplicar a gestão da jornada do quadro de pessoal da sua organização em todos os modelos de trabalho.

Converse com um de nossos especialistas e conheça melhor a Pontotel. É só preencher o formulário abaixo que entraremos em contato com você.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Como abordado ao longo de todo o conteúdo, há diversos modelos de trabalho, como o presencial, bastante conhecido, e o híbrido e home office, que têm ganhado força nos últimos anos. Todos eles podem ou não ser viáveis em determinadas ocasiões, por isso, a empresa precisa adotar aquele que melhor se alinhar com os seus objetivos estratégicos.

Mesmo que a decisão por um modelo envolva vários fatores, como seus prós e contras e as necessidades do negócio, é vital que a organização saiba gerenciar a jornada dos funcionários no modelo escolhido, bem como escolher uma ferramenta adequada para isso, como a Pontotel.

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