Com o avanço da tecnologia, o acesso à informação tem se tornado cada vez mais possível para a sociedade. Dessa maneira, as formas de aprendizado também mudaram a ponto de revolucionar os sistemas de ensino, e agora é possível aprender de qualquer lugar utilizando apenas um dispositivo móvel. Esse modo de aprendizado é chamado de mobile learning.
Segundo o IBGE, no Brasil, 98,8% das pessoas com acesso à internet utilizam-na pelo celular e 41,9% pelo microcomputador. Isso explica a alta procura pelo aprendizado por meio de dispositivos móveis, sendo uma forma mais acessível à população.
Esse novo formato de aprendizado pode ser um forte aliado para a educação corporativa, por isso, este artigo explicará o que é o mobile learning, como implementá-lo na sua empresa e quais as principais vantagens desse formato de ensino. Para apresentar o assunto, os seguintes tópicos serão abordados no texto:
- O que é mobile learning?
- Quais as características do mobile learning?
- Como o mobile learning pode ser utilizado na educação corporativa?
- Principais vantagens do mobile learning para as empresas
- Como implementar o mobile learning nas empresas?
- Qual a diferença entre o e-learning e mobile learning
Tenha uma boa leitura!
O que é mobile learning?
Mobile learning, ou aprendizagem móvel em português, é uma abordagem educacional que utiliza dispositivos móveis, como smartphones, tablets e laptops, para fornecer o acesso a conteúdo educacional. O termo “mobile” refere-se à mobilidade dos dispositivos, ou seja, a possibilidade de acessar o conteúdo de qualquer lugar.
Uma das principais vantagens do mobile learning é a possibilidade de os usuários terem acesso a diversos recursos educacionais, como vídeos, e-books, jogos educacionais e outros aplicativos. Além disso, a tecnologia possibilita a comunicação instantânea entre alunos e professores que estão distantes fisicamente.
Os recursos do mobile learning são feitos para públicos de todas as idades e têm como característica o valor mais acessível. Assim, escolas, universidades e empresas estão aderindo aos modelos educacionais que envolvam mobile learning por conta da economia e da praticidade.
Quais as características do mobile learning?
O mobile learning possui características únicas que precisam ser entendidas e levadas em consideração tanto por quem produz como por quem aprende por meio dos dispositivos móveis. Tais atributos fazem com que esse modelo de aprendizado seja rico em recursos que contribuem para o ensino.
A principal característica do mobile learning é, como o próprio nome sugere, a mobilidade. Esse fator possibilita que o aluno consiga acessar o conteúdo em qualquer lugar, a qualquer hora e no seu dispositivo móvel de preferência.
Para que isso seja possível, outro atributo presente nesse modelo de ensino é a interface responsiva, pois o design da plataforma de ensino precisa ser bem-adaptado para funcionar nas diversas telas, desde laptops a celulares.
Outro ponto benéfico do mobile learning é o fato de ele ser multimídia. Nesse formato, é possível incluir textos, áudios, vídeos, podcasts e animações, por exemplo. Esse conjunto de recursos torna o aprendizado mais rico e melhora o engajamento dos estudantes, graças à interatividade.
Além disso, essa abordagem tem como características a colaboratividade e a personalização, o que significa que os usuários podem participar da criação do ensino, deixando comentários, feedbacks e interagindo com outros participantes, além de realizar a trilha de aprendizado da forma que preferirem.
Como o mobile learning pode ser utilizado na educação corporativa?
O mobile learning tornou-se um forte aliado na educação corporativa. Por ter formato flexível e ser econômico e útil, o RH das empresas passou a buscar esse modelo de ensino para desenvolver treinamentos e desenvolvimentos diversos nas organizações.
Desde o momento de onboarding, uma empresa pode adotar o mobile learning para ensinar os novos funcionários como funcionam os processos. Seja por meio da apresentação de um vídeo ou da leitura de um e-book, se o aprendizado está disponível em um dispositivo móvel, já é possível adotar esse novo formato na empresa.
Além de treinamentos internos, relacionados ao dia a dia da organização, também é possível utilizar o mobile para desenvolver os funcionários nos mais diversos temas possíveis.
Uma das formas de aplicação se dá quando a empresa contrata uma plataforma especializada em cursos online e a disponibiliza como benefício para os colaboradores se aperfeiçoarem, seja conforme preferirem, seja para cumprirem um curso específico que faça parte das necessidades atuais de melhoria do negócio.
Esse formato de aprendizado é produtivo para os funcionários, pois os ajuda a acabar com um dos problemas que a maioria dos trabalhadores tem: a falta de tempo fora do expediente. Assim, um colaborador consegue aprender enquanto se desloca para o trabalho ou nos seus horários vagos durante o dia, por exemplo.
Principais vantagens do mobile learning para as empresas
O formato do mobile learning é muito vantajoso para as empresas, pois as ajuda a reduzir os custos, otimizar o tempo, melhorar o engajamento das equipes e capacitar os funcionários. A seguir, veja quais os principais benefícios do mobile learning para as empresas.
Redução de custos
A produção de treinamentos e a realização de aulas fora do ambiente digital sempre custam mais para uma empresa, pois são necessários diversos gastos, seja para uso de um espaço, limpeza, deslocamento e materiais impressos.
Por isso, o mobile learning tem sido uma opção mais rentável para as empresas, pois dispensa todos os esses gastos e traz mais comodidade para o gestor e para os empregados.
Otimização do tempo
O aprendizado por meio de mobile learning otimiza o tempo do RH na escolha e na preparação dos treinamentos e dos estudantes de diversas maneiras diferentes.
Isso porque o setor de Recursos Humanos não precisa realizar várias reuniões para marcar dia, horários e detalhes sobre os treinamentos, e os funcionários podem escolher a forma de estudar de acordo com sua própria rotina.
Por exemplo, graças à mobilidade dos aparelhos, o funcionário pode optar por estudar em pequenos intervalos de tempo, de acordo com suas preferências e necessidades, durante viagens ou no transporte, e tudo isso ajuda a otimizar o tempo do profissional.
Maior motivação e engajamento das equipes
O mobile learning é vantajoso porque pode contar com ferramentas que ajudam no engajamento dos funcionários. Primeiramente porque um treinamento feito de acordo com o ritmo e o desejo do profissional o torna naturalmente bem mais motivado.
Além disso, esses sistemas podem contar com instrumentos de engajamento, como ranking de engajamento, elencando os funcionários que mais assistiram aos cursos, comentaram e concluíram as atividades, por exemplo. Assim, a empresa pode aproveitar esses recursos para premiar os colaboradores com bonificações ou méritos.
Rápida capacitação dos funcionários
O mobile learning traz uma capacitação de forma mais ágil, além de ter uma melhor divisão dos conteúdos, tornando o ensino mais prazeroso e menos massivo. Ainda, existe a possibilidade de receber feedbacks e notas de forma instantânea.
Dessa forma, avaliações de provas e atividades em um ambiente físico, que precisam de um profissional, podem ser corrigidas e conferidas de forma instantânea pelo sistema, poupando mais tempo no processo de capacitação.
Como implementar o mobile learning nas empresas?
A implementação do mobile learning nas empresas é uma forma eficiente de fornecer treinamento e capacitação aos funcionários. Para implementar essa forma de aprendizado, é importante avaliar as necessidades de treinamento da empresa e identificar quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas entre os times.
Sabendo disso, a primeira etapa é selecionar uma plataforma de aprendizagem móvel. Existem muitas plataformas disponíveis no mercado, e é importante escolher uma que atenda às necessidades de treinamento da empresa e que seja de fácil uso.
Além disso, se sua empresa não encontrar no mercado matérias e cursos que atendam às demandas que ela possui, criar o conteúdo de aprendizagem móvel se torna um passo importante. Esse conteúdo deve ser desenvolvido com base nas necessidades de treinamento da empresa e apresentado em um formato adequado para dispositivos móveis.
Depois de selecionar a empresa para oferecer o treinamento ou a plataforma de aprendizagem móvel para criar seu conteúdo, é hora de testar e lançar a plataforma. É importante testar o conteúdo para garantir que ele seja eficaz e atenda às necessidades de treinamento da organização.
Por fim, é preciso fornecer treinamento e suporte aos funcionários para que eles possam aproveitar ao máximo a plataforma e colher feedbacks contínuos ao final do aprendizado para manter uma constante evolução.
Qual a diferença entre o e-learning e mobile learning
Mobile learning e e-learning são duas formas de aprendizado no meio digital, mas que apresentam diferenças importantes entre si.
E-learning é o aprendizado eletrônico que acontece em um ambiente de desktop ou notebook, geralmente por meio de uma plataforma de aprendizagem on-line. Esse tipo de estudo pode ser feito em qualquer lugar, desde que o aluno tenha acesso a um computador com internet.
Já o mobile learning envolve o aprendizado em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esse tipo de estudo permite que os funcionários aprendam em qualquer lugar e a qualquer hora, o que o torna ideal para treinamentos em locais remotos, em movimento ou em campo.
Além disso, o mobile learning é mais flexível e adaptável às necessidades do usuário, permitindo que o conteúdo de aprendizagem seja apresentado em diferentes formatos, como vídeo, áudio e interações táteis.
Conclusão
Por fim, ficou evidente como o mobile learning é uma ótima opção de aprendizado para o setor empresarial na aplicação de treinamento e desenvolvimento corporativo. Aderir a novas tecnologias é sempre positivo para qualquer negócio.
Porém, é importante seguir os passos e as dicas mencionadas para que a experiência de aprendizado seja rica e proveitosa para a empresa e para os funcionários.
Deu para entender como funciona o mobile learning? Então, compartilhe esse artigo na sua rede e continue acompanhando o blog PontoTel para não perder os novos conteúdos!