A essência de uma organização pode ser transmitida em uma frase fácil de entender e que mostre rapidamente o impacto que ela gera no mundo. Esse é, na verdade, o poder da missão de uma empresa.
Mas não é tão simples criar uma definição original sem cometer erros. Uma missão ruim pode prejudicar a comunicação das lideranças com stakeholders, porque dificulta o alinhamento entre o que está sendo feito e o que a empresa quer para o futuro.
Uma pesquisa da Deloitte com funcionários da Inglaterra mostrou que 41% dos entrevistados concordaram que sua organização tem propósitos que não estão conectados a um objetivo comum. 1 em cada 3 entrevistados afirmou que sua organização não toma nenhuma ação para perseguir seu propósito declarado.
Para mostrar que as ações da empresa são meios para alcançar objetivos futuros, é preciso ter uma missão bem definida e entender com exatidão o que está sendo feito na empresa. Este artigo explica mais sobre escrever uma missão do jeito certo:
- O que é a missão de uma empresa?
- Qual a importância da missão?
- Como escrever uma missão empresarial?
- Como comunicar a missão da empresa para os colaboradores?
Descubra o que considerar para definir ou revisar a missão corporativa!
O que é a missão de uma empresa?
A missão de uma empresa é a essência do seu propósito, a razão pela qual ela existe e opera. Ao formular uma missão, a organização identifica seu propósito central, aquele que não muda mesmo diante de novas estratégias ou contextos de mercado.
A distinção entre missão e visão é importante para entender como esses dois conceitos operam em conjunto, mas em diferentes dimensões do planejamento estratégico. Enquanto a missão explica o propósito atual — o “agora” da empresa —, a visão olha para frente, mostrando onde a empresa quer chegar no futuro.
A missão é como dizer: “Hoje, trabalhamos para levar soluções práticas aos nossos clientes”. Já a visão seria algo como: “Nos próximos anos, queremos nos tornar líderes mundiais em inovação sustentável”.
Geralmente, a missão é expressa de forma sucinta. Ela pode ser descrita em um parágrafo ou até em uma frase. Apesar da concisão, precisa ser abrangente o suficiente para refletir a atuação da empresa e a natureza do impacto que ela causa.
O que falar na missão da empresa?
A missão de uma empresa precisa responder a perguntas fundamentais que traduzem sua essência e propósito, como
- “O que fazemos?”: identificar o principal produto ou serviço oferecido pela empresa;
- “Para quem fazemos?”: definir o público-alvo ou os beneficiários das atividades da organização;
- “Por que fazemos?”: explicar o propósito maior, o motivo central da existência da empresa;
- “Que problema resolvemos?”: indicar a necessidade ou demanda específica que a empresa atende;
- “Qual impacto buscamos causar?”: explicar as transformações positivas que a empresa planeja gerar, seja no mercado, na sociedade ou no meio ambiente;
- “Quais são os valores que nos guiam?”: mostrar os princípios éticos e operacionais que fundamentam todas as decisões e ações da empresa.
Uma descrição completa da missão de uma empresa é capaz de responder a todas ou maioria dessas perguntas em poucas linhas.
Qual a importância da missão?
É verdade que muitas marcas adoram destacar sua missão como algo grandioso, que define o propósito de tudo o que fazem. Mas a real importância da missão não está tanto em ser uma frase impactante ou uma declaração de intenções no site da empresa. O impacto verdadeiro vem de como essa missão se reflete nas ações reais da empresa.
A missão não é algo que os fundadores criam esperando que ela guie as transformações. Ela surge dos impactos que a empresa está gerando no mercado e das ações que estão sendo realizadas para alcançar algo maior.
Se a missão não reflete a realidade das ações, ela será ignorada pelos funcionários ou até virar um ponto de crítica externa. Por exemplo, uma empresa que tem como missão “transformar a sociedade” enquanto adota práticas que prejudicam o meio ambiente ou a equipe de colaboradores expõe uma incoerência entre sua missão e a realidade.
Incoerências como essas podem destruir a credibilidade da marca, prejudicando sua imagem e, no longo prazo, afetando sua relação com stakeholders.
Por isso, uma boa definição para a missão de uma empresa deve ser pensada como uma retratação do que está acontecendo de verdade, e não como uma visão idealizada do futuro que ainda precisa ser conquistada. É um reflexo das escolhas, decisões e mudanças já implementadas e das consequências dessas ações.
Como escrever uma missão empresarial?
Normalmente, a missão é escrita antes mesmo de a empresa ser oficialmente fundada. Quando ela é definida nesse estágio inicial, serve como uma base para tomar decisões desde o produto que será oferecido até a cultura interna.
Mas nem sempre isso acontece. Em muitos casos, os fundadores não dedicam tanta atenção a essa parte ou, com o tempo, a empresa passa por um rebranding, quando há mudanças na direção do negócio. Nesses casos, pode ser necessário revisar a missão.
No momento de escrevê-la ou revisá-la, pense nas dicas a seguir para garantir que a missão esteja realmente alinhada à operação atual da empresa:
- Use linguagem direta: a descrição da missão é simples, sem ambiguidade, utilizando termos que representem o propósito da empresa;
- Enfatize o valor entregue, não o produto: em vez de apenas descrever o produto ou serviço, priorize o benefício que ele gera para o público-alvo e o problema que resolve. Evite descrições como “fabricar” ou “vender” produtos;
- Descreva o impacto desejado: a missão deve expressar qual transformação ou resultado a empresa quer gerar, como melhorias de um processo, uma solução para um problema ou a contribuição para uma mudança no mercado;
- Foque na ação e nos resultados: a missão deve destacar as ações específicas que a empresa executa para alcançar seus objetivos. Use verbos de ação como “oferecer”, “transformar” ou “resolver”.
Normalmente, os fundadores e a alta liderança são os principais responsáveis por esse trabalho. Eles têm a visão estratégica e o entendimento claro dos objetivos que a empresa quer atingir. A missão, em muitos casos, reflete as crenças e a visão inicial desses líderes sobre o propósito da organização e o impacto que ela deseja causar no mercado.
Exemplos de missão empresarial
Começando com a missão do Google: “Organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis.”. A missão de uma das maiores empresas de tecnologia tem poucas palavras, mas deixa claro o seu propósito: “organizar informações do mundo”.
É uma frase simples e extremamente alinhada com a operação atual da empresa. Essa missão diz respeito a tudo o que o Google faz, desde a pesquisa até os seus outros serviços, como o Google Maps e o Google Drive.
A missão da Magazine Luíza também pode ser uma ótima referência para as empresas: “Incluir. Contribuir para que bens, até então, acessíveis a uma classe de privilegiados pudessem chegar a todos os brasileiros”.
A palavra “incluir” é bem forte e transmite a ideia de que a Magazine Luiza quer fazer a diferença na vida das pessoas. É um reflexo direto das estratégias de mercado da empresa.
Como escrever uma missão empresarial?
A missão de uma empresa não é algo para ser esquecido na seção “Missão, visão e valores” do site. Para que os colaboradores entendam e realmente se conectem com a missão, é importante comunicá-la de forma que ela faça parte da rotina deles.
Uma boa maneira de começar é escrevendo uma carta do fundador, como fez o Google, que divulgou sua famosa carta escrita em 2004, que está disponível online. Essa carta é só um pedaço da história da empresa e um exemplo de como a missão pode ser comunicada de forma pessoal.
Outra estratégia é incluir a missão nos materiais de onboarding. Quando um novo colaborador é admitido, entregar um manual ou um guia que explique a missão, a visão e os valores da organização é uma excelente maneira de reforçar o propósito logo no início da jornada dele. É o que explica Naomi Wagatsuma, analista de projetos na Pontotel:
“Como não temos um local físico para exibir os objetivos, missão, visão e valores da empresa, é essencial encontrar outras maneiras de comunicar isso, desde o primeiro dia do colaborador. Isso deve ser incorporado à rotina de trabalho.”
Porém, mais importante do que qualquer carta ou manual, a missão deve refletir-se nas operações diárias da empresa. Uma missão bem definida vai além de palavras bonitas. Ela precisa se traduzir em ações cotidianas e práticas no ambiente de trabalho.
Se a missão realmente for boa, ela vai estar em tudo o que a empresa faz, da forma como os produtos são desenvolvidos até como o atendimento ao cliente é realizado.
Conclusão
Fica claro que a missão de uma empresa é bem menos sobre o que ela espera alcançar no futuro e muito mais sobre o que ela já está fazendo no presente. É uma reflexão das decisões já tomadas, das mudanças que ela já causou e do impacto real que está gerando.
Embora existam várias formas de comunicar essa missão internamente, uma das melhores estratégias é fazer com que os colaboradores encontrem uma conexão direta entre o que a empresa faz no dia a dia e a frase que descreve sua missão.Para mais insights sobre comunicação corporativa e tecnologias para melhorar o ambiente de trabalho, confira as novidades do blog Pontotel.