Saiba como e porque aplicar as metas SMART na organização
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Time Pontotel 10 de abril de 2024 Gestão de Pessoas

Saiba como o RH pode melhorar a produtividade e processos internos com a metodologia de metas SMART na organização

Confira o que são metas SMART, como criá-las e por que são indispensáveis para empresas que desejam crescer e ter excelentes resultados.

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Para se tornar promissora, uma empresa não deve traçar quaisquer metas. Com o intuito de ser capaz não apenas de aumentar o seu faturamento e produtividade, mas também de conquistar um lugar de destaque no mercado, muitas empresas utilizam a metodologia das metas SMART.

Se a empresa, por exemplo, busca manter a equipe de colaboradores motivada em cumprir seus objetivos, ela deve criar metas que façam sentido para a organização. Assim, o setor de Recursos Humanos deve auxiliar na aplicação dessa metodologia a fim de que todos saiam ganhando.

A seguir, descubra o que são as metas SMART, para que elas servem e de que maneira o RH da empresa pode implementar essa metodologia internamente.

Neste artigo, você vai conferir: 

Metas SMART: o que são?

Metas SMART é uma metodologia para criar e acompanhar metas, utilizada por diversas empresas com um objetivo claro: potencializar os resultados organizacionais. Quando uma empresa se utiliza das metas SMART, torna-se capaz de definir objetivos específicos e claros para o que deseja alcançar e de otimizar a gestão de metas.

As metas SMART são formadas por 5 fatores que, além de darem origem ao nome, são a base para a criação de metas, sendo elas: 

  • S de Specific: Específica;
  • M de Measurable: Mensurável;
  • A de Attainable: Atingível;
  • R de Relevant: Relevante;
  • T de Time Based: Temporal.

Como funcionam as metas SMART?

Para que uma meta esteja, de fato, dentro das metas SMART, ela deve cumprir com estes 5 requisitos: ser específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Isso quer dizer que um líder ou gestor, ao escolher as metas para suas equipes, deve se atentar nesses pontos. Entenda melhor sobre esses fatores a seguir.

Específica (specific)

Toda meta deve ser específica. Se uma empresa traça a meta “aumentar as vendas”, por exemplo, como saberá se cumpriu tal objetivo?

Esta etapa fala sobre a necessidade de fundamentar uma meta nos seguintes pontos: objetivo da meta, responsável/responsáveis por cumpri-la, onde será executada, de que maneira será alcançada e por qual razão deve ser seguida/realizada.

Mensurável (measurable)

Metas devem ser mensuráveis, isto é, a empresa precisa conseguir medi-la, já que só assim poderá acompanhar seu desempenho. Além disso, como uma empresa sabe se alcançou ou não uma meta se nem sequer consegue medi-la?

Para exemplificar, imagine que uma empresa traça a meta de manter a satisfação do cliente excelente e, para conseguir mensurá-la, elabora algumas pesquisas de satisfação com seus clientes.

Veja, ao fazer isso, além de a empresa obter dados valiosos que servirão para aprimorar a realização de metas, tornando-a mais ágil e promissora, ela consegue medir se determinada meta foi alcançada ou não.

Como criar uma meta mensurável? Ela deve cumprir com os seguintes requisitos: ter um resultado esperado e uma quantidade de tempo necessário para os colaboradores a alcançarem.

Atingível (attainable)

Além de criar uma meta específica e mensurável, é necessário que ela também seja atingível, ou seja, a equipe encarregada em criar um plano de ação para cumprir a meta proposta precisa conseguir alcançá-la. Esta etapa das metas SMART fala sobre esse objetivo.

Sendo assim, quando uma empresa traça metas, deve criá-las de modo a obedecerem este requisito: elas precisam ser possíveis de serem alcançadas.

Por exemplo, se o setor de venda atingiu mil vendas num período de 3 meses, querer que a mesma equipe tenha uma meta de 10 mil vendas no trimestre seguinte pode ser inatingível.

Para conseguir criar uma meta SMART atingível, é preciso se basear em alguns pontos, como: considerar o histórico da empresa e se perguntar “É possível alcançar a meta?” e, em seguida, considerar a opinião dos colaboradores: eles acreditam que é possível alcançar a meta?

Se a resposta for sim para as duas perguntas, tem-se aí uma meta atingível.

Relevante (relevant)

Para criar metas SMART que sejam relevantes, é preciso levar em consideração alguns questionamentos, como:

  • Os colaboradores estão motivados o suficiente para alcançá-las?
  • Essa meta irá atender o público-alvo da empresa?
  • Vale a pena investir para cumprir essa meta?

É diante dessas problemáticas que surge a necessidade de se criar metas relevantes. Quanto mais relevantes forem, mais motivados ficarão os colaboradores em cumpri-las e mais elas terão impacto direto na empresa – como impactos no faturamento, número de clientes e lucros.

Temporal (time based)

Por fim, o último requisito que fundamenta as metas SMART: a temporalidade. Uma meta até pode ser específica, mensurável, atingível e relevante, no entanto, se não for temporal, tem grandes chances de resultar em fracasso.

Se uma meta não é temporal, significa que não tem um prazo para ser cumprida, que a empresa não definiu, por exemplo, que deve ser alcançada em 2 meses. E não ter um prazo estabelecido, no final das contas, torna o cumprimento da meta indefinido, fazendo-a demorar mais do que deveria para ser atingida.

Dessa forma, toda vez que se cria uma meta, deve-se pensar na temporalidade de sua realização e traçar um prazo para que seja concluída. Algumas maneiras de fazer isso é se fazendo as seguintes perguntas:

  • Quanto tempo irá demorar para cumprir a meta?
  • Quando preciso que a meta seja cumprida?

Por que aplicar metas SMART em sua organização?

Aplicar as metas SMART em sua empresa proporcionará diversas vantagens, como melhora no processo de feedbacks, maior engajamento e foco dos colaboradores e aumento da produtividade. Entenda mais sobre cada um desses benefícios.

Melhora no processo de feedbacks

Dar feedbacks nada mais é do que uma maneira de manter os colaboradores alinhados com os objetivos da empresa, aprimorando-a. Também é um jeito de motivar os colaboradores ao reconhecer que eles estão fazendo um excelente trabalho.

Imagine que uma empresa segue a metodologia de metas SMART. Dessa forma, além de criar específicas, atingíveis, relevantes e temporais, cria metas mensuráveis, o que significa que será possível mensurar/medir se elas foram cumpridas ou não.

Dessa forma, se identificar que as metas foram cumpridas, a empresa dará feedbacks à equipe, reconhecendo seu esforço e motivando-a. Se identificar que não foram cumpridas, porém, também dará feedbacks negativos à equipe, mas, agora, visando a correção de erros e criação de planos de ação capazes de cumprir com as metas não alcançadas.

Maior engajamento e foco dos colaboradores

Como dito, se uma meta não é relevante ou atingível, os colaboradores podem acabar ficando desmotivados. No entanto, quando uma empresa cria metas seguindo a metodologia das metas SMART, o time torna-se mais engajado e focado, sabendo exatamente quais planos de ação deve adotar para ter sucesso.

Aumento da produtividade

As metas SMART proporcionam para a empresa a melhora no processo de feedbacks e maior engajamento e foco dos colaboradores, o que, consequentemente, a faz ganhar maior produtividade. E quanto mais produtiva é, mais se torna capaz de se dar bem no mercado competitivo — é um efeito-dominó positivo em todos os sentidos.

Como o RH pode promover as metas SMART internamente?

Uma mulher apresentando para um grupo de pessoas

É necessário que a empresa implemente as metas SMART corretamente para conseguir aproveitar todos os benefícios. Confira como o RH pode promover essa metodologia.

Apresentar ao time e aplicar no desenvolvimento de atividades

Criadas as metas SMART, o RH da empresa deve apresentá-las ao time para que, uma vez conhecendo tais metas, os colaboradores sejam capazes de criar planos de ação estratégicos para aplicar no desenvolvimento de atividades.

Promover o envolvimento e comprometimento do time

Ao promover as metas SMART internamente, o RH deve conscientizar toda a equipe de colaboradores a respeito da responsabilidade de cada um na empresa. Fazê-los entender que, ainda que alguns se comprometam em alcançar as metas SMART, os resultados positivos virão somente com o comprometimento de todos.

Mensurar e apresentar os resultados da metodologia

No processo em que o RH promove as metas SMART, a etapa de acompanhar e mensurar as metas para apresentar resultados é imprescindível. Veja:

  • Se os resultados forem positivos, apresentar os resultados é uma maneira de valorizar o trabalho dos colaboradores;
  • Se os resultados forem negativos, será uma maneira de, em conjunto, o líder ou gestor identificar os erros e, em seguida, utilizando-se de um plano de ação estratégico, fazer as correções necessárias.

Conclusão

Neste artigo, você pode ver que empresas — sejam elas de pequeno, médio ou grande porte e independente do nicho em que atuam — têm objetivos, como: vender mais, aumentar a satisfação do cliente, ter um time mais produtivo e otimizar a gestão de mudanças. Para alcançá-los, no entanto, elas precisam criar planos de ações eficientes. 

Portanto, é crucial entender o que são metas SMART — metodologia de criação de metas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais —, esclarecer sua importância na melhora do processo de feedback, maior engajamento/foco dos colaboradores e aumento da produtividade e de que forma o RH deve implementá-las internamente.

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