O que é um mercado saturado e conheça estratégias para identificar e combater a saturação
BLOG
Time Pontotel 22 de agosto de 2024 Departamento Pessoal
O que é um mercado saturado e conheça estratégias para identificar e combater a saturação
Descubra como funciona o mercado saturado, quais os principais sintomas e conheça estratégias para driblar esse cenário de forma efetiva.
Imagem de O que é um mercado saturado e conheça estratégias para identificar e combater a saturação

O mercado saturado é um grande problema para empresas estabelecidas ou que desejam se estabelecer no seu segmento, já que, quanto maior é a oferta de produtos e serviços, maior é a necessidade de demanda. 

No mercado saturado, existe uma alta competitividade de oferta de serviços similares, e isso acaba criando um desequilíbrio entre oferta e demanda. Quando isso acontece, muitas empresas ficam estagnadas, tendo maior dificuldade para atrair clientes. 

Porém, o mercado saturado não é uma situação definitiva, que define o rumo de uma empresa. Muitas ações podem ser promovidas para driblar os contratempos dessa situação, permitindo que a empresa seja competitiva e mantenha sua produtividade

Este artigo revelará como identificar um mercado saturado e apresentará estratégias para lidar com um cenário de saturação. Os seguintes tópicos serão abordados:

Tenha uma boa leitura! 

O que é um mercado saturado?

Mulher em um supermercado

O mercado saturado é aquele no qual a oferta de produtos e serviços está muito acima da demanda. Isso ocorre quando muitas empresas oferecem produtos ou serviços similares, que acabam saturando o mercado com itens ou serviços praticamente idênticos. 

A competição excessiva entre as empresas, a estagnação do setor e a pressão nos preços são alguns dos sinais que apontam para um mercado saturado, em que há muitos competidores em torno de poucos clientes. 

Quais são os sintomas de um mercado saturado?

Há alguns sintomas que indicam claramente a saturação do mercado, e podem, inclusive, levar as empresas a reduzirem sua margem de lucro para conseguir vencer os concorrentes e angariar vendas mesmo diante de uma grande oferta de produtos e serviços similares. 

A seguir, confira três dos principais sintomas de um mercado saturado. 

Redução das margens de lucro e competição acirrada

O mercado saturado costuma levar empresas do mesmo segmento a uma competição acirrada. Isso resulta em grande pressão no preço dos produtos, que acaba ocasionando uma redução das margens de lucro

Em muitos casos, há uma queda na qualidade do produto, já que a empresa, movida pela margem de lucro menor, acaba realizando cortes nos custos de produção, para que assim consiga um lucro satisfatório e mantenha o funcionamento do negócio. 

Demandas estagnadas e dificuldade para conquistar novos clientes

Outro sintoma aparente de um mercado saturado são as demandas estagnadas, ou seja, produtos parados na empresa e sem perspectiva de venda, devido à alta oferta. 

Assim, quando há estagnação, existe grande dificuldade para conquistar novos clientes que se interessem pelo serviço ou produto oferecido, muitas vezes porque o potencial cliente está comprando produtos semelhantes de outra empresa. 

Diminuição da inovação e estagnação nas estratégias de mercado

A estagnação no mercado saturado pode levar a empresa a se retrair e consequentemente diminuir seus investimentos em inovação ou em novas estratégias para superar a concorrência

Isso acontece sobretudo porque a empresa deixa de faturar e opta por uma visão que foca apenas a competitividade pela demanda, e não por ter novas ideias que de fato possam trazer um diferencial para conquistar um novo cliente. 

Como identificar um mercado saturado?

Apesar de sintomas aparentes, de que forma, na prática, a empresa pode identificar um mercado saturado, com base em dados que posteriormente podem gerar insights importantes para as tomadas de decisões empresariais? 

Conheça a seguir algumas das ações para identificar se há saturação do mercado no setor em que uma empresa atua. 

Acompanhamento de indicadores de saturação de mercado

O primeiro passo para identificar um mercado saturado é acompanhar os indicadores referentes ao setor avaliado. Isso quer dizer que os gestores devem avaliar sua área verificando dados de vendas, crescimento do setor nos últimos anos e perfil dos clientes

Cada dado gerado por esses indicadores pode contribuir para que a empresa construa estratégias efetivas no seu processo operacional, verificando as tendências de mercado, a preferência dos consumidores e a situação dos concorrentes. 

Pesquisa sobre o comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor muitas vezes é o que dita o ritmo do mercado, apontando preferências, motivações, necessidades e comportamentos. Por isso, é importante que a empresa realize pesquisas periódicas relacionadas ao consumidor

A partir dessas pesquisas, é mais fácil criar estratégias com base em processos que irão levar os clientes a consumir determinado produto ou serviço. Afinal, os gestores terão em mãos insights relacionados à demografia, canais de compras preferidos, influências, etc. 

Avaliação da concorrência

A empresa que quer superar um mercado saturado precisa avaliar os concorrentes e saber o que eles têm feito, quais os processos produtivos e o que estão oferecendo. Essa análise possibilita avaliar tendências e problemas, e gerar insights para criar estratégias.

Avaliar o concorrente permite uma visão ampla do setor, avaliando qualidade dos produtos, preços praticados, relacionamento com os clientes, vantagens competitivas e pontos de vulnerabilidade. 

Dessa forma, a empresa tem ferramentas, com base nessa avaliação do segmento, para desenvolver ações oportunas que contem com diferenciais para ajudá-la a ser mais competitiva. 

Quais são as estratégias para lidar com um mercado saturado?

Avião de papel vermelho se distanciando de um círculo de aviões de papeis brancos

É importante que a empresa saiba que um mercado saturado é algo comum e que é possível adotar estratégias de inovação capazes de diferenciá-la dos concorrentes. Saiba quais são essas estratégias a seguir. 

Diferenciação de produtos e serviços

Para vencer um mercado saturado, é essencial que as empresas consigam incorporar diferenciais em seus produtos e serviços. Eles precisam ter características únicas para que, assim, o cliente se sinta atraído, mesmo que outras empresas ofereçam algo semelhante. 

Isso significa inserir benefícios adicionais em uma possível aquisição, como brindes ou descontos posteriores, e prezar por maior qualidade de produção, optando por designs atraentes, funcionalidades inovadoras e preços competitivos nos produtos e serviços. 

Outros diferenciais estão relacionados à eficácia dos canais de atendimento ao cliente da empresa, ao tempo para resolução de problemas e à ênfase na experiência de compra, que pode ser medida com uma pesquisa de satisfação. 

Inovação e adaptação constantes

Diante de um mercado saturado, quem apresenta algo diferente e inovador tem possibilidade maior de atrair novos clientes e vencer a concorrência. Um caminho que pode levar a este cenário é a inovação.

A inovação contínua, por meio de investimentos oriundos de pesquisas de mercado, mostra-se eficaz para atender às demandas emergentes. Ou seja, quem inova se mostra atento às novidades e às necessidades dos clientes. 

Então, empresas que abraçam adaptações constantes e inovação contínua têm maior facilidade para encontrar soluções que as retirem da estagnação que leva a uma paralisação diante do mercado saturado. 

Maior ênfase em marketing e branding

Uma das estratégias para fugir do mercado saturado é construir uma marca sólida, capaz de criar uma experiência positiva para os consumidores. Isso é possível para negócios que atualmente dão ênfase às estratégias de marketing e branding.

Se o mercado saturado ocorre justamente porque muitas empresas oferecem serviços semelhantes, é essencial que um negócio crie pilares que mostrem seus diferenciais em relação à concorrência e os porquês de um cliente consumir seus produtos ou serviços.

Quando a empresa investe em campanhas de marketing e branding, tem maior facilidade para criar conexões emocionais com seus clientes, mostrando seus diferenciais e impactando diretamente as decisões de compra.

Parcerias e colaborações estratégicas

Outra estratégia eficaz para superar o mercado saturado vem por meio de parcerias e colaborações estratégicas, que permitam o compartilhamento de recursos, base de clientes e competências. Assim, a empresa pode até mesmo ampliar sua participação no mercado. 

As parcerias estratégicas funcionam como uma espécie de complemento ao planejamento organizacional, potencializando, por meio de fusões e aquisições, as chances de oferecer novos produtos e serviços, expandindo seu universo de possibilidades no mercado.

Qual o papel do RH para evitar a saturação do mercado?

O RH tem um papel importante em todas as decisões e estratégias da empresa que envolvem o capital humano e organizacional. Sendo assim, ele tem grande influência para a empresa evitar a saturação de mercado. 

A partir do RH, a organização pode formar uma equipe com as competências e habilidades necessárias para suprir as necessidades do negócio, facilitando a inovação e o enfrentamento das mudanças de mercado. 

Outro ponto importante no qual o RH pode contribuir é no desenvolvimento profissional, promovendo treinamentos para que os colaboradores se atualizem quanto às principais tendências de mercado para auxiliar a empresa a não estagnar diante da saturação. 

Este setor também é responsável por fomentar uma cultura de inovação na empresa, valorizando e criando uma mentalidade de aprendizado contínuo e valorização de novas ideias. Logo, o RH pode contribuir para evitar a saturação de mercado por meio das seguintes maneiras:

  • Analisando possíveis demandas do segmento; 
  • Promovendo formações e treinamentos para evolução profissional;
  • Desenvolvendo ações para criar uma cultura de inovação;
  • Pesquisando e avaliando as principais tendências do setor;
  • Atraindo e retendo talentos;
  • Trabalhando em colaboração com departamentos estratégicos;
  • Criando modelos de trabalho flexíveis e processos adaptáveis a mudanças. 

Conclusão

O mercado saturado é uma realidade em muitos setores, já que muitas empresas oferecem serviços semelhantes, desequilibrando a equação entre oferta e demanda. Porém, é possível driblar esse cenário, como visto neste conteúdo. 

Para isso, é importante que a empresa saia do processo de estagnação e aposte em estratégias de inovação, preços competitivos e, principalmente, valorize a excelência operacional, que levará a um bom atendimento aos clientes. 

Neste desafio, o RH tem um papel importante, agindo de forma estratégica para auxiliar os gestores em decisões de contratações e investimentos que de fato façam a diferença para superar a concorrência. 

E a sua empresa, está saturada ou já vem adotando medidas para superar esse cenário? Se gostou deste conteúdo e quer ler mais artigos como este, acesse o blog Pontotel

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!