Investir em mentoria de liderança é investir no futuro da empresa. Isso porque o negócio depende do apoio de líderes capacitados e com visão estratégica para maximizar os resultados da organização.
O problema é que bons líderes não são encontrados com facilidade. Na verdade, existe um apagão de líderes no mercado de trabalho, desafio que impacta o bom funcionamento e o crescimento do negócio.
Considerando a dificuldade de encontrar líderes capacitados para trabalhar de forma estratégica e humanizada, as empresas têm investido em estratégias para formar seus próprios líderes. Uma dessas estratégias é a mentoria de liderança.
Este artigo explicará como essa mentoria pode auxiliar a organização, quais os seus benefícios e como implementá-la no negócio. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é mentoria?
- Mentoria e liderança: qual a relação?
- Por que investir em mentoria de liderança na sua empresa?
- Quais são os benefícios da mentoria para o colaborador?
- Como implementar um programa de mentoria de liderança eficaz?
Boa leitura!
O que é mentoria?
A mentoria é um processo de aprendizado que envolve a transmissão de conhecimento e experiência de um profissional para outro. Também chamado de mentoring, esse processo é baseado na relação de confiança e cooperação entre mentor e mentorado.
Aquele que oferece orientação, conselhos e suporte a outra pessoa é chamado de mentor, enquanto aquele que busca orientação em uma área específica é chamado de mentorado.
Na prática, o mentor compartilha suas experiências e conhecimentos para ajudar o mentorado a crescer, atingir seus objetivos e alcançar seu potencial máximo.
Mentoria e liderança: qual a relação?
A mentoria é uma estratégia de aprendizado e transmissão de conhecimento que pode ser utilizada para formar líderes para as empresas.
A chamada mentoria de liderança permite que profissionais interessados em desenvolver as habilidades necessárias para assumir essa posição aprendam de forma prática com líderes experientes.
Essa relação colaborativa permite que o mentorado receba orientações práticas e conselhos específicos para lidar com desafios, tomar decisões difíceis e liderar com sucesso.
Nesse cenário, os profissionais têm a oportunidade não apenas de desenvolver habilidades de liderança, mas também de aprimorar sua inteligência emocional e outras soft skills necessárias para um bom líder.
Por que investir em mentoria de liderança na sua empresa?
Conforme explicado, investir em mentoria de liderança é uma estratégia eficiente para incentivar a formação de bons líderes para a empresa.
Em um ambiente em que profissionais com habilidades de liderança ainda são escassos, implementar essa estratégia significa dar um passo em direção a melhores resultados.
Maria Menezes Boaventura, Diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya, reforça a importância de investir nessa formação e contar com o suporte de líderes capacitados na empresa.
“As pessoas se conectam e se sentem pertencentes à empresa também através da relação com a liderança, da relação com os pares e das oportunidades que elas têm de crescer e se desenvolver. Os líderes têm um papel fundamental nisso, pois é a partir deles que virão direcionamentos importantes, inspiração, empoderamento, desafios que vão levar os colaboradores a sentirem-se relevantes e que estão construindo algo que faz sentido”, explica a diretora.
Com o apoio de líderes que desempenham seu papel de forma estratégica e eficiente, a empresa melhora suas expectativas de resultado e crescimento.
Por esse motivo, investir em oportunidades de desenvolvimento de líderes permite que a empresa tenha acesso aos seguintes benefícios:
Melhoria da cultura organizacional
Quando os líderes investem tempo e esforço para orientar e desenvolver outros membros da equipe, eles demonstram que se importam e que estão comprometidos com o crescimento e o sucesso de todos.
Essa medida ajuda a construir uma cultura organizacional na qual o aprendizado é valorizado, os relacionamentos são fortalecidos e a confiança é cultivada entre os colaboradores.
Nesse contexto, os funcionários tendem a acreditar e confiar mais em seus líderes, o que pode motivá-los a trabalhar mais e melhor.
Aumento da retenção de talentos
Quando os colaboradores têm a oportunidade de receber orientação e desenvolvimento de líderes experientes, eles se sentem mais valorizados e reconhecidos pela empresa.
Isso incentiva os funcionários que têm interesse em assumir cargos de liderança a permanecerem na empresa em longo prazo.
Por esse motivo, oferecer mentorias voltadas para a formação de líderes auxilia no aumento da retenção de talentos e na redução de rotatividade.
Combate ao quiet ambition
O “quiet ambition” é uma tendência que consiste no desinteresse dos funcionários em crescer na hierarquia da empresa e assumir cargos de gestão e liderança. Investir na mentoria de liderança pode ajudar a combater esse fenômeno.
Afinal, essa estratégia permite que a empresa incentive os colaboradores a se tornarem líderes e ainda facilita a identificação de pessoas com interesse nessas posições.
Assim, eles podem receber a orientação necessária para desmistificar os desafios da liderança, perceber seu potencial e se preparar para assumir cargos mais elevados na organização.
Quais são os benefícios da mentoria para o colaborador?
Além de beneficiar a empresa, a mentoria de formação de líderes também oferece várias vantagens ao colaborador. Isso porque ela ensina o funcionário como desenvolver a liderança e como ser um bom líder.
Confira a seguir como a mentoria auxilia o funcionário nesse processo de crescimento profissional.
Aumento da autoconfiança e autoeficácia
A mentoria de liderança permite que o funcionário conviva e aprenda com um profissional mais experiente, que já enfrentou e superou vários desafios na carreira.
O contato com esse conhecimento prático, dicas e informações que as pessoas só aprendem no dia a dia, ensina o colaborador como ele pode lidar com esses mesmos desafios. Tudo isso reforça o suporte e a orientação que o mentorado recebe ao longo do seu processo de aprendizado.
Com o tempo, essas oportunidades auxiliam o funcionário a desenvolver uma maior autoconfiança em suas habilidades e capacidades.
E à medida que ele coloca as dicas e orientações do mentor em prática, o profissional desenvolve sua autoeficácia, característica fundamental para a atuação de um líder.
Ampliação de redes profissionais
Os mentores são profissionais experientes que normalmente têm uma ampla rede de contatos profissionais. Ao participar de um programa de mentoria, o colaborador tem a oportunidade de conhecer esses contatos e fazer conexões com profissionais importantes. Tudo isso por intermédio do mentor.
Esse networking é importante para o desenvolvimento da sua carreira, já que a possibilidade de acesso a pessoas influentes nas suas áreas de atuação pode abrir portas para novas oportunidades profissionais.
Como implementar um programa de mentoria de liderança eficaz?
O processo de criação e implementação de um programa de mentoria envolve várias etapas. A estruturação desse programa depende dos objetivos da mentoria e da cultura do negócio.
No caso do programa de liderança, a empresa precisa executar pelo menos as seguintes etapas para criar uma mentoria de sucesso.
Definição de objetivos e expectativas
Antes de lançar o programa, é essencial definir claramente os objetivos e as expectativas da mentoria. Afinal, apenas dizer que o objetivo da empresa é ensinar os funcionários a como ser um bom líder e como desenvolver a liderança não é o bastante.
Em vez disso, a recomendação é definir metas SMART para esse programa. Essas metas podem envolver o desenvolvimento de tipos de lideranças, habilidades e competências específicas e quais são os resultados esperados do projeto, por exemplo.
O ideal é que essas metas sejam coerentes com o que a empresa espera dos seus líderes e incluam orientações sobre os papéis dos líderes na organização.
“A empresa precisa deixar claro o que espera do papel da liderança e como os líderes são fundamentais para multiplicar a cultura e impulsionar a atuação das pessoas“, orienta Mariá Menezes Boaventura, diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya.
Seleção e treinamento de mentores
O próximo passo é selecionar os profissionais com perfil adequado para atuarem como mentores do programa. As pessoas escolhidas devem ser líderes experientes, com boas habilidades de comunicação, conhecimento sólido na sua área de atuação e disposição para ensinar e ajudar os mentorados a se tornarem líderes.
Como nem sempre esses profissionais sabem como funciona uma mentoria, é importante que a empresa forneça um treinamento adequado sobre o assunto.
O objetivo é garantir que eles estejam preparados para desempenhar o papel de mentor com sucesso. Para isso, os futuros mentores podem receber orientações sobre técnicas de mentoria, como fornecer feedbacks, entre outros temas.
Monitoramento e avaliação do progresso da mentoria
Assim como qualquer projeto implementado na empresa, o programa de mentoria precisa ser monitorado e avaliado constantemente.
Isso pode ser feito com o apoio de várias estratégias, como pesquisas de satisfação, reuniões com mentores e mentorados, e coleta de feedbacks dos participantes.
Caso seja identificada alguma falha ou ponto de melhoria, a empresa pode fazer os ajustes necessários para garantir que o programa cumpra seus objetivos.
Conclusão
A mentoria de liderança é uma estratégia utilizada para promover a formação dos futuros líderes da empresa. Essa iniciativa ajuda a organização a identificar e desenvolver talentos que se interessam por essas posições.
Em um cenário em que cada vez menos profissionais querem ocupar esses cargos, empresas que investem nesse tipo de programa podem se diferenciar da concorrência.
Afinal, elas estão preparando líderes e gestores capacitados e alinhados à sua cultura organizacional, e o acesso à formação desses profissionais será decisivo para o crescimento e a eficiência do negócio a longo prazo.