Um negócio pode identificar e abraçar estrategicamente as oportunidades de um mercado globalizado de variadas formas. O mesmo pode ser dito em relação aos desafios inerentes a cada segmento empresarial. Em ambos os casos, aplicar a mentalidade global é uma tomada de decisão assertiva, visto que traz consigo um conjunto de benefícios.
Essa mentalidade é crucial por diversas razões, mas, sobretudo, devido ao mundo estar cada vez mais interconectado. Há outros pontos que mostram o quão importante é adotar tal mentalidade, como o sucesso financeiro da empresa e o aumento da sua reputação positiva nos mercados nacional e internacional.
Mesmo com todas essas vantagens, aplicar a mentalidade global requer conhecimento mais detalhado acerca do assunto, desde o seu funcionamento no ambiente corporativo até as formas práticas de aplicação.
Assim, para esclarecer esses e outros pontos relevantes, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que é mentalidade global?
- Para que serve a mentalidade global?
- Como funciona a mentalidade global nas empresas?
- Quais os benefícios da mentalidade global?
- Como aplicar uma mentalidade global em empresas?
- Como evitar erros na aplicação da mentalidade global?
- Qual o papel do RH na implementação da mentalidade global?
Continue acompanhando o texto e tenha uma ótima leitura!
O que é mentalidade global?
A mentalidade global, o mesmo que perspectiva global e, ainda, “global mindset”. É uma forma de pensar e abordar as questões partindo do seguinte ponto-chave: o mundo está interconectado.
Logo, adotar essa mentalidade é compreender que as ações e tomadas de decisões em um local refletem, positivamente ou não, em outras partes do mundo.
Em termos práticos, ao aplicar a mentalidade global (o que pode ser feito não só por empresas, mas por indivíduos, organizações sem fins lucrativos, instituições de ensino, entre outras entidades), todas as ações tomadas são baseadas no respeito às culturas diferentes e no entendimento de que certas ações geram impactos em maiores escalas.
A emissão de dióxido de carbono por indústrias é um exemplo disso, já que essa atitude gera severos impactos ambientais. Isso resulta no aumento do aquecimento global, que, consequentemente, causa trágicas mudanças climáticas em diversas partes do mundo.
Para que serve a mentalidade global?
A mentalidade global tem diversas finalidades, cada uma atrelada a um contexto específico. Promover a compreensão e a tolerância é uma delas, já que ela auxilia na criação de uma sociedade menos preconceituosa. Tal mentalidade favorece, ainda, a resolução de conflitos globais, como pobreza, mudanças climáticas, saúde, preconceitos e atritos internacionais.
Como funciona a mentalidade global nas empresas?
Quando uma empresa decide aplicar a mentalidade global em sua cultura organizacional, ela eleva automaticamente o seu potencial de sucesso no mercado. Essa abordagem pode se apresentar, basicamente, de duas formas em uma organização: práticas que refletem no mercado externo e práticas que refletem no interno.
Todas essas medidas farão a organização se destacar no mercado. Assim, ela poderá aproveitar as oportunidades, atuar com base nos desafios globais e até ajudar a alcançar alguns dos 17 ODS.
Partindo dessa mentalidade, por exemplo, ela pode avaliar o mercado global e firmar parceria com fornecedores estrangeiros mais confiáveis e com preço competitivo. Isso favorece a sua sustentabilidade econômica.
Outro cenário que destaca tal compreensão de “mundo interconectado” é quando uma empresa, para aumentar as suas chances de sucesso, começa a adotar boas práticas eficientes mundialmente. Em uma pesquisa de mercado, por exemplo, ela pode identificar que a satisfação dos clientes é maior com a aplicação de certas estratégias de atendimento.
Outros exemplos práticos de um negócio que implementa a mentalidade global são: ajustar os produtos e serviços com base nos estudos das tendências e demandas globais; contratar profissionais de diferentes culturas e até mesmo de diferentes países, pois isso resulta em um quadro de pessoal diversificado; adotar práticas éticas e ambientalmente sustentáveis.
Quais os benefícios da mentalidade global?
Os benefícios da mentalidade global se apresentam de várias formas em uma organização, desde aspectos mais relacionados à empatia cultural, tornando a empresa mais inclusiva e compreensiva, até questões financeiramente mais estratégicas, como a possibilidade de acessar novos mercados. Confira a seguir.
Compreensão e empatia cultural
Ao implementar a mentalidade global em sua cultura organizacional, um dos primeiros benefícios que uma organização ganha envolve a compreensão e empatia cultural. Isso porque ela desenvolve apreço e respeito pelas diferentes culturas, tradições e valores.
Em paralelo, a empresa também desenvolve o sentimento de empatia e tolerância por distintos grupos étnicos, por exemplo. Os desafios e as experiências de cada profissional de realidades diferentes são compreendidos em vez de julgados.
Aprendizado contínuo
O aprendizado contínuo, também conhecido como Lifelong Learning, é outro ponto relevante da aplicação da mentalidade global em uma empresa, afinal, ela passa a compreender que o mundo está sempre evoluindo e, por isso, também tem de se manter atualizada. Ela busca continuamente por inovação.
“Quais melhores práticas estão sendo adotadas no mercado? Quais as últimas tendências promissoras globalmente? Quais tecnologias têm gerado maior eficiência operacional?” Essas são só algumas das perguntas que guiam uma organização com mentalidade global, visto que ela busca por novos conhecimentos e adaptação rápida às mudanças.
É por essa razão que a empresa estimula o quadro de pessoal a aprender sobre novas culturas, práticas comerciais, mercado, entre outros aspectos relevantes atrelados ao âmbito global.
Acesso a novos mercados
Como pontuado de forma breve anteriormente, adotar a mentalidade global favorece uma organização no acesso a novos mercados. Ou seja, ela começa a ter novas oportunidades de negócio além das fronteiras do país em que está sediada.
Isso a beneficia na expansão dos horizontes e, consequentemente, na conquista de mais clientes. Também faz com que ela enfrente de forma mais assertiva as eventuais flutuações econômicas no país, uma vez que não depende mais de um único mercado.
Facilidade de alcançar talentos globais
Outra vantagem da mentalidade global é a facilidade que a empresa ganha no alcance de talentos globais. A organização assume compromisso com a inclusão e diversidade por entender o quão importante é ter um quadro de pessoal com experiências e perspectivas diversas.
Como resultado, profissionais do mundo todo passam a vê-la como um ótimo local de trabalho. Assim, somada à inovação e criatividade que ter colaboradores com habilidades e experiências diferentes gera, ela também se beneficia com talentos que têm experiência internacional.
Como aplicar uma mentalidade global em empresas?
Para uma organização ter sucesso na aplicação da mentalidade global, ela tem de adotar determinadas práticas. Cada uma engloba certas especificidades. Entenda a seguir.
Educação e sensibilização
Educar e sensibilizar os funcionários é uma das medidas mais eficientes para implementar a mentalidade global, afinal, é por meio desses dois fatores que os funcionários adquirem o conhecimento e a compreensão da diversidade para conseguirem trabalhar diante de um contexto global.
Para promover a educação e a sensibilização, a empresa pode realizar treinamentos com os colaboradores sobre temas como comunicação intercultural, disseminar informações sobre mudanças globais que afetam o setor, desenvolver cultura inclusiva e oferecer aos colaboradores oportunidades de experiências multiculturais, como intercâmbio de trabalho.
Integração na estratégia empresarial
Integrar a mentalidade global na estratégia empresarial é outra parte do processo, sobretudo porque essa abordagem é adotada para guiar todo o processo de tomada de decisões da organização, tal qual como ela opera no dia a dia.
Nesse sentido, a mentalidade global tem de refletir no DNA da empresa, desde a sua missão, visão e valores, estes pautados na busca por oportunidades globais e compreensão intercultural, até o seu foco em ter um time multicultural, uma cultura que preza por diversidade e inclusão e estratégias de expansão internacional.
Fortalecimento da nova comunicação
Por fim, aplicar a mentalidade global também envolve a adoção e o fortalecimento de uma nova comunicação na empresa. Logo, algumas ações devem ser tomadas, entre elas, a de adotar comunicação multilíngue — em documentos internos, por exemplo — para amparar a diversidade linguística.
Outras medidas são aprimorar a comunicação intercultural dos funcionários por meio de treinamentos em comunicação interacional. Isso favorece a construção de relações respeitosas e sólidas da empresa com colaboradores, consumidores e parceiros de negócio internacionais.
Como evitar erros na aplicação da mentalidade global?
Na busca por uma implementação promissora da mentalidade global, uma organização pode acabar cometendo erros. Um deles diz respeito à resistência à mudança, especialmente porque essa abordagem estratégica envolve, em essência, a adaptação a mudanças contínuas.
Outros erros que devem ser evitados são a falta de planejamento estratégico para realizar as operações globais, gerando desalinhamento das ações do negócio com os seus objetivos globais, e a estereotipagem de culturas e grupos étnicos, prejudicando, assim, a reputação empresarial e as relações comerciais.
Qual o papel do RH na implementação da mentalidade global?
O setor de RH tem um papel primordial na aplicação da mentalidade global, uma vez que desenvolverá estratégias específicas para promover essa abordagem. A primeira delas é o já citado processo de recrutamento global. Com ele, os novos colaboradores contratados contribuirão com perspectivas culturais e experiências internacionais.
Promover o treinamento intercultural do quadro de funcionários também é outra função do time de recursos humanos na implementação da mentalidade global. Isso ajudará eles a trabalhar com outros profissionais de culturas diferentes com eficiência e respeito.
Por fim, outra ação do setor de RH trata-se da implementação de políticas internas embasadas na diversidade e inclusão. Elas facilitarão a integração dos colaboradores de diferentes culturas, desenvolvendo um clima organizacional saudável e empático.
Conclusão
Como visto ao longo do conteúdo, é por meio do pensamento global que se torna possível compreender profundamente as interações complexas que existem no mundo, bem como todas as interdependências.
Isso só evidencia o quão crucial é para uma empresa e sua imagem adotar a mentalidade global na cultura organizacional.
Ao fazê-lo, ela poderá usar tecnologias globalmente mais eficientes, ter boas práticas promissoras em seus setores, realizar um processo de recrutamento inclusivo, respeitando as culturas, e ajustar os produtos conforme as tendências globais.
Gostou deste conteúdo? Então, continue lendo mais artigos interessantes sobre gestão empresarial, gestão de pessoas e RH estratégico visitando o blog Pontotel.