O manuseio e a análise de dados são essenciais para o sucesso e diferencial competitivo das empresas. O conceito de maturidade analítica mede a capacidade de uma empresa em utilizar dados eficazmente, avaliando como as empresas aplicam insights de dados para tomar decisões estratégicas e melhorar o seu desempenho.
Empresas que desejam sair na frente dos seus concorrentes e ganhar mais espaço no mercado precisam compreender seu nível e quais passos precisam realizar para aumentar o grau de qualidade em relação à coleta, à análise e ao uso de dados.
Para alcançar a maturidade analítica, é necessário adotar uma abordagem estruturada, utilizando estratégias e mecanismos específicos voltados ao uso de dados. Neste artigo, será possível compreender com detalhes esse assunto e como usar os dados a favor de uma empresa, a partir dos seguintes tópicos:
- O que é a maturidade analítica?
- Quais são os níveis de maturidade analítica?
- Por que a maturidade analítica é essencial para empresas?
- Passos para avançar na maturidade analítica
Tenha uma boa leitura!
O que é a maturidade analítica?
A maturidade analítica é o nível de desenvolvimento e complexidade da gestão da análise de dados de uma organização. Empresas com alta maturidade analítica aproveitam os dados de forma estratégica para tomar decisões bem informadas, melhorar operações e garantir vantagem competitiva.
A jornada para alcançar a maturidade analítica passa por várias etapas, desde a coleta básica de dados e relatórios descritivos até análises preditivas e prescritivas avançadas.
O conceito de maturidade analítica abrange infraestrutura de dados, ferramentas analíticas, e competências técnicas e culturais na utilização de dados. Empresas maduras integram dados de diferentes fontes, aplicam modelos estatísticos complexos e utilizam inteligência artificial para identificar padrões e prever tendências futuras.
Além disso, a maturidade analítica envolve a democratização dos dados, em que as informações são acessíveis e compreensíveis para todos os níveis da organização, além de ajudarem as empresas a reduzirem custos e aumentarem suas receitas.
Segundo um estudo da Vanson Bourne, empresas que investem em gestão de dados, alcançando uma maior maturidade analítica, alcançam redução de custos em 70%. Além disso, 72% dessas empresas descobrem novos fluxos de receita ou oportunidades de negócio por meio da análise estratégica de dados.
Quais são os níveis de maturidade analítica?
Para avaliar a maturidade analítica de uma empresa, existem 5 subdivisões que indicam seu nível de desenvolvimento no uso de dados. É essencial conhecer cada uma delas para compreender em que estágio a empresa se encontra. Veja quais são!
Iniciante/negação de dados
Na fase inicial ou de negação de dados, as empresas resistem à adoção e uso efetivo de dados para tomada de decisões. Há falta de consciência sobre o potencial dos dados, e relutância em investir em tecnologias e capacitação necessárias, dificultando o alcance da maturidade analítica.
Aprendiz/data-curious
No estágio de aprendiz ou data-curious, as empresas dão os primeiros passos em explorar o uso de dados, e inicia-se um interesse em coletar e analisar informações para insights de negócios. Ainda há desafios na interpretação e aplicação dos dados, porém há uma conscientização sobre sua importância para melhorar processos e estratégias.
Aspirante/data-try
Na fase de aspirante ou data-try, as empresas estão avançando em sua jornada de dados, explorando seu potencial para impulsionar estratégias e operações. Investe-se em tecnologia e talentos, visando melhorar a coleta, análise e aplicação de dados.
Durante essa etapa, a empresa já compreende bem os benefícios dos dados e busca vantagens competitivas por meio da inteligência de dados.
Experiente/empresas analíticas
No nível experiente ou empresas analíticas, as organizações possuem um domínio na utilização de dados. Elas conseguem integrar análises em todos os aspectos operacionais e estratégicos, utilizando percepções de dados para guiar suas decisões.
Nessas empresas, são observados investimentos contínuos em tecnologia e em profissionais com visão analítica, refletindo um compromisso duradouro com a inovação baseada em dados.
Avançado/concorrentes analíticos
No perfil mais maduro, conhecido como avançado ou concorrentes analíticos, empresas estão na vanguarda da análise de dados. Estas integram ferramentas avançadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning, com análises sofisticadas, como projeções futuras e recomendações baseadas em cenários diversos.
Além disso, essas organizações se mantém sempre atualizadas com o que há de mais novo no setor de uso de dados e tomam decisões importantes de investimentos a partir de dados obtidos.
Por que a maturidade analítica é essencial para empresas?
O uso eficaz dos dados é crucial para o sucesso empresarial e para decisões precisas. É por isso que 93% das empresas brasileiras reconhecem sua importância, segundo pesquisa do Grupo Toccato. A seguir, destacam-se os três principais motivos pelos quais a maturidade analítica é fundamental para as empresas.
Tomada de decisões informadas
De acordo com estudo da BI-Survey, empresa líder em pesquisas de Business Intelligence, aproximadamente 60% das empresas de alta performance fundamentam suas decisões em dados. Ao alcançar a maturidade analítica, uma empresa se aproxima desse grupo de corporações de alta performance com decisões mais bem informadas.
As decisões tomadas baseadas em insights de dados evitam erros de julgamento e são mais orientadas por evidências, levando a estratégias mais eficazes e ajustáveis às dinâmicas do mercado.
Especialistas em gestão, como a psicóloga organizacional Lara Avelino, percebem esse benefício no dia a dia das empresas. Segundo a profissional:
“A análise de dados é crucial para uma tomada de decisão mais assertiva, garantindo que o orçamento e o planejamento sejam usados de forma adequada para resolver problemas reais.”
Vantagem competitiva
Em decorrência das melhores estratégias tomadas a partir dos dados, as empresas com maturidade analítica conseguem se destacar e garantir uma vantagem competitiva perante as suas concorrentes.
Conforme relatório apresentado pela Capgemini Research Institute sobre a importância do domínio de dados nas organizações, empresas que usam dados eficientemente superam seus concorrentes, alcançando 70% mais receita por funcionário e gerando 22% mais lucro.
Melhoria na eficiência operacional
A maturidade analítica é fundamental para melhoria na eficiência operacional, por permitir às empresas trabalharem suas estratégias baseadas em dados, trazendo processos otimizados, melhorias na experiência do cliente e capacidade de previsão de tendências.
Na prática, a melhoria da produtividade operacional decorre das estratégias implementadas com eficiência no manejo de dados, tais quais:
- Identificação precisa de gargalos e áreas de melhoria operacional;
- Automatização de processos repetitivos e otimização de fluxos de trabalho;
- Melhoria na alocação de recursos com base em insights analíticos;
- Implementação de práticas e estratégias orientadas por dados para maximizar a eficiência operacional.
Passos para avançar na maturidade analítica
Empresas em estágios iniciais de maturidade analítica não precisam se preocupar. Afinal, seguindo alguns passos, é possível avançar e começar a utilizar os dados a seu favor, a partir de um trabalho que envolve o desenvolvimento de uma cultura orientada por dados e a implementação de tecnologias, processos e ferramentas. Veja, a seguir, o que fazer!
Desenvolvimento de cultura analítica e capacitação das equipes
O primeiro passo, e um dos mais importantes, é desenvolver uma cultura analítica e capacitar as equipes. Todos devem compreender a importância dos dados e saber manuseá-los adequadamente. Isso garante que a empresa tenha uma cultura alinhada aos novos objetivos e perspectivas relacionados aos insights de negócios.
Mariá Menezes Boaventura, diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya, discute a importância de uma cultura alinhada à estratégia empresarial.
“Uma cultura alinhada à estratégia de um negócio é fundamental para o alcance dos seus resultados e objetivos. Esse alinhamento nem sempre é tão claro e tangível. Mas, […] é possível identificar traços e como eles se conectam com o que se está buscando de objetivos.”
Investimento em tecnologia
A tecnologia é fundamental na maturidade analítica, permitindo a coleta, análise e interpretação instantânea e eficiente de dados.
Nesse contexto, ferramentas avançadas de BI, inteligência artificial e machine learning ajudam as empresas a terem insights precisos e em tempo real e alavancam sua experiência com os dados.
Implementação de processos de governança de dados
A implementação de processos de governança de dados ajuda a garantir a qualidade, segurança e conformidade das informações empresariais. Esses processos definem políticas claras, responsabilidades e procedimentos para a coleta, o armazenamento e o uso dos dados, diminuindo riscos relacionados à privacidade e conformidade regulatória.
Utilização de ferramentas avançadas de análise
A utilização de ferramentas avançadas de análise, como plataformas de Business Intelligence (BI) e soluções de Big Data, é uma estratégia certeira para alcançar a maturidade de dados.
Essas ferramentas permitem a análise complexa de grandes volumes de informações em tempo real, possibilitando a análise de dados mais rápida e uma vantagem sob os concorrentes.
Conclusão
Por fim, foi possível notar que a maturidade analítica se posiciona como um diferencial competitivo essencial para as empresas modernas e uma atividade fundamental para quem quer uma empresa duradoura e com estratégias assertivas.
Ao integrar novas ferramentas e práticas para uso e gestão, as organizações podem antecipar tendências de mercado e adaptar-se proativamente às exigências em constante evolução do cenário empresarial.
São vários os benefícios de atingir a maturidade analítica, e, com as dicas deste texto, sua empresa estará mais bem preparada para alavancar a cultura de dados.
Gostou do conteúdo? Se sim, compartilhe-o com seus colegas de trabalho para eles também entenderem a necessidade da maturidade analítica e continue acompanhando o blog Pontotel para seguir se atualizando sobre o mercado corporativo.