Veja o que é maturidade analítica: como transformar dados em decisões estratégicas!
BLOG
Time Pontotel 17 de julho de 2024 Gestão Empresarial
Veja o que é maturidade analítica: como transformar dados em decisões estratégicas!
Saiba o que é maturidade analítica, a importância dos dados na empresa e como elevar sua organização nesse aspecto crucial para competitividade e inovação.
Imagem de Veja o que é maturidade analítica: como transformar dados em decisões estratégicas!

O manuseio e a análise de dados são essenciais para o sucesso e diferencial competitivo das empresas. O conceito de maturidade analítica mede a capacidade de uma empresa em utilizar dados eficazmente, avaliando como as empresas aplicam insights de dados para tomar decisões estratégicas e melhorar o seu desempenho.

Empresas que desejam sair na frente dos seus concorrentes e ganhar mais espaço no mercado precisam compreender seu nível e quais passos precisam realizar para aumentar o grau de qualidade em relação à coleta, à análise e ao uso de dados.  

Para alcançar a maturidade analítica, é necessário adotar uma abordagem estruturada, utilizando estratégias e mecanismos específicos voltados ao uso de dados. Neste artigo, será possível compreender com detalhes esse assunto e como usar os dados a favor de uma empresa, a partir dos seguintes tópicos: 

Tenha uma boa leitura!

O que é a maturidade analítica? 

A maturidade analítica é o nível de desenvolvimento e complexidade da gestão da análise de dados de uma organização. Empresas com alta maturidade analítica aproveitam os dados de forma estratégica para tomar decisões bem informadas, melhorar operações e garantir vantagem competitiva.

A jornada para alcançar a maturidade analítica passa por várias etapas, desde a coleta básica de dados e relatórios descritivos até análises preditivas e prescritivas avançadas.

O conceito de maturidade analítica abrange infraestrutura de dados, ferramentas analíticas, e competências técnicas e culturais na utilização de dados. Empresas maduras integram dados de diferentes fontes, aplicam modelos estatísticos complexos e utilizam inteligência artificial para identificar padrões e prever tendências futuras.

Além disso, a maturidade analítica envolve a democratização dos dados, em que as informações são acessíveis e compreensíveis para todos os níveis da organização, além de ajudarem as empresas a reduzirem custos e aumentarem suas receitas. 

Segundo um estudo da Vanson Bourne, empresas que investem em gestão de dados, alcançando uma maior maturidade analítica, alcançam redução de custos em 70%. Além disso, 72% dessas empresas descobrem novos fluxos de receita ou oportunidades de negócio por meio da análise estratégica de dados.

Quais são os níveis de maturidade analítica? 

Mulher apresentando gráfico em reunião, enquanto dois colegas assistem e seguram copos de café

Para avaliar a maturidade analítica de uma empresa, existem 5 subdivisões que indicam seu nível de desenvolvimento no uso de dados. É essencial conhecer cada uma delas para compreender em que estágio a empresa se encontra. Veja quais são! 

Iniciante/negação de dados

Na fase inicial ou de negação de dados, as empresas resistem à adoção e uso efetivo de dados para tomada de decisões. Há falta de consciência sobre o potencial dos dados, e relutância em investir em tecnologias e capacitação necessárias, dificultando o alcance da maturidade analítica. 

Aprendiz/data-curious

No estágio de aprendiz ou data-curious, as empresas dão os primeiros passos em explorar o uso de dados, e inicia-se um interesse em coletar e analisar informações para insights de negócios. Ainda há desafios na interpretação e aplicação dos dados, porém há uma conscientização sobre sua importância para melhorar processos e estratégias.

Aspirante/data-try

Na fase de aspirante ou data-try, as empresas estão avançando em sua jornada de dados, explorando seu potencial para impulsionar estratégias e operações. Investe-se em tecnologia e talentos, visando melhorar a coleta, análise e aplicação de dados.

Durante essa etapa, a empresa já compreende bem os benefícios dos dados e busca vantagens competitivas por meio da inteligência de dados.

Experiente/empresas analíticas

No nível experiente ou empresas analíticas, as organizações possuem um domínio na utilização de dados. Elas conseguem integrar análises em todos os aspectos operacionais e estratégicos, utilizando percepções de dados para guiar suas decisões. 

Nessas empresas, são observados investimentos contínuos em tecnologia e em profissionais com visão analítica, refletindo um compromisso duradouro com a inovação baseada em dados.

Avançado/concorrentes analíticos

No perfil mais maduro, conhecido como avançado ou concorrentes analíticos, empresas estão na vanguarda da análise de dados. Estas integram ferramentas avançadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning, com análises sofisticadas, como projeções futuras e recomendações baseadas em cenários diversos.

Além disso, essas organizações se mantém sempre atualizadas com o que há de mais novo no setor de uso de dados e tomam decisões importantes de investimentos a partir de dados obtidos.

Por que a maturidade analítica é essencial para empresas?

O uso eficaz dos dados é crucial para o sucesso empresarial e para decisões precisas. É por isso que 93% das empresas brasileiras reconhecem sua importância, segundo pesquisa do Grupo Toccato. A seguir, destacam-se os três principais motivos pelos quais a maturidade analítica é fundamental para as empresas.

Tomada de decisões informadas

De acordo com estudo da BI-Survey, empresa líder em pesquisas de Business Intelligence, aproximadamente 60% das empresas de alta performance fundamentam suas decisões em dados. Ao alcançar a maturidade analítica, uma empresa se aproxima desse grupo de corporações de alta performance com decisões mais bem informadas.

As decisões tomadas baseadas em insights de dados evitam erros de julgamento e são mais orientadas por evidências, levando a estratégias mais eficazes e ajustáveis às dinâmicas do mercado.

Especialistas em gestão, como a psicóloga organizacional Lara Avelino, percebem esse benefício no dia a dia das empresas. Segundo a profissional: 

“A análise de dados é crucial para uma tomada de decisão mais assertiva, garantindo que o orçamento e o planejamento sejam usados de forma adequada para resolver problemas reais.”

Vantagem competitiva

Em decorrência das melhores estratégias tomadas a partir dos dados, as empresas com maturidade analítica conseguem se destacar e garantir uma vantagem competitiva perante as suas concorrentes

Conforme relatório apresentado pela Capgemini Research Institute sobre a importância do domínio de dados nas organizações, empresas que usam dados eficientemente superam seus concorrentes, alcançando 70% mais receita por funcionário e gerando 22% mais lucro.

Melhoria na eficiência operacional

A maturidade analítica é fundamental para melhoria na eficiência operacional, por permitir às empresas trabalharem suas estratégias baseadas em dados, trazendo processos otimizados, melhorias na experiência do cliente e capacidade de previsão de tendências.

Na prática, a melhoria da produtividade operacional decorre das estratégias implementadas com eficiência no manejo de dados, tais quais:

Passos para avançar na maturidade analítica

Homem sorridente de terno revisando documentos com colega apontando para gráficos

Empresas em estágios iniciais de maturidade analítica não precisam se preocupar. Afinal, seguindo alguns passos, é possível avançar e começar a utilizar os dados a seu favor, a partir de um trabalho que envolve o desenvolvimento de uma cultura orientada por dados e a implementação de tecnologias, processos e ferramentas. Veja, a seguir, o que fazer!

Desenvolvimento de cultura analítica e capacitação das equipes

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é desenvolver uma cultura analítica e capacitar as equipes. Todos devem compreender a importância dos dados e saber manuseá-los adequadamente. Isso garante que a empresa tenha uma cultura alinhada aos novos objetivos e perspectivas relacionados aos insights de negócios.

Mariá Menezes Boaventura, diretora de Pessoas e Cultura da Sankhya, discute a importância de uma cultura alinhada à estratégia empresarial.

“Uma cultura alinhada à estratégia de um negócio é fundamental para o alcance dos seus resultados e objetivos. Esse alinhamento nem sempre é tão claro e tangível. Mas, […] é possível identificar traços e como eles se conectam com o que se está buscando de objetivos.”

Investimento em tecnologia

A tecnologia é fundamental na maturidade analítica, permitindo a coleta, análise e interpretação instantânea e eficiente de dados.

Nesse contexto, ferramentas avançadas de BI, inteligência artificial e machine learning ajudam as empresas a terem insights precisos e em tempo real e alavancam sua experiência com os dados.

Implementação de processos de governança de dados

A implementação de processos de governança de dados ajuda a garantir a qualidade, segurança e conformidade das informações empresariais. Esses processos definem políticas claras, responsabilidades e procedimentos para a coleta, o armazenamento e o uso dos dados, diminuindo riscos relacionados à privacidade e conformidade regulatória.

Utilização de ferramentas avançadas de análise

A utilização de ferramentas avançadas de análise, como plataformas de Business Intelligence (BI) e soluções de Big Data, é uma estratégia certeira para alcançar a maturidade de dados.

Essas ferramentas permitem a análise complexa de grandes volumes de informações em tempo real, possibilitando a análise de dados mais rápida e uma vantagem sob os concorrentes

Conclusão 

Por fim, foi possível notar que a maturidade analítica se posiciona como um diferencial competitivo essencial para as empresas modernas e uma atividade fundamental para quem quer uma empresa duradoura e com estratégias assertivas.

Ao integrar novas ferramentas e práticas para uso e gestão, as organizações podem antecipar tendências de mercado e adaptar-se proativamente às exigências em constante evolução do cenário empresarial.

São vários os benefícios de atingir a maturidade analítica, e, com as dicas deste texto, sua empresa estará mais bem preparada para alavancar a cultura de dados. 

Gostou do conteúdo? Se sim, compartilhe-o com seus colegas de trabalho para eles também entenderem a necessidade da maturidade analítica e continue acompanhando o blog Pontotel para seguir se atualizando sobre o mercado corporativo. 

Compartilhe em suas redes!
Mais em Gestão Empresarial VER TUDO
INICIAR TOUR!