O que é marketing de recrutamento e quais são seus benefícios?
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Time Pontotel 1 de agosto de 2023 Departamento Pessoal

Marketing de recrutamento: entenda o que é, quais são os benefícios e conheça as etapas para aplicar na sua empresa

Entenda como o marketing de recrutamento pode otimizar sua busca por profissionais qualificados.

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Você sabia que o marketing também pode estar presente e beneficiar uma empresa na tarefa de contratar novos funcionários? Por meio do marketing de recrutamento, é possível encontrar, de forma eficaz, profissionais qualificados e muito compatíveis com a empresa.

As técnicas do marketing, se alinhadas ao trabalho de recursos humanos, podem trazer inúmeros benefícios ao processo de recrutamento, como agilidade, otimização, melhora na reputação da empresa e até contratações mais certeiras.

O marketing de recrutamento auxilia a divulgar a empresa e suas características, além de ser capaz de criar um relacionamento produtivo com os profissionais do mercado de trabalho que podem se tornar potenciais candidatos.

Para entender mais sobre esse assunto, este artigo está separado em alguns tópicos que irão explorar os aspectos sobre o marketing de recrutamento. São eles:

Boa leitura!

Marketing de recrutamento: o que é?

Mulher segurando uma imagem de auto-falante

O marketing de recrutamento é definido como a estratégia de marketing aplicada no trabalho de recrutamento e seleção de uma empresa, potencializando seu poder de atração e despertando o interesse de candidatos em fazer parte da organização e, consequentemente, candidatar-se às vagas.

Ele propõe-se, ainda, a aumentar a visibilidade do negócio, fortalecer a empresa como marca empregadora no mercado e criar um relacionamento forte, produtivo e saudável entre candidato e empresa no momento da contratação.

Como o marketing de recrutamento se difere do employer branding?

Dá-se o nome de employer branding a toda estratégia de marca relacionada a seu potencial empregador. Dentro deste trabalho, há inúmeras frentes, desde contratação até fortalecimento de toda a jornada do trabalhador na empresa. Procura-se, nesse sentido, aperfeiçoar a experiência de trabalho na instituição com foco na reputação que ela possui no mercado.

O marketing de recrutamento diz respeito exclusivamente à etapa de recrutamento e seleção e vislumbra otimizá-la. Ou seja, trata-se de um ramo do employer branding dedicado exclusivamente ao desafio de trazer talentos para uma organização com rapidez e eficácia.

A criação de eventos para atrair candidatos e o lançamento de campanhas de divulgação são exemplos de ações de marketing de recrutamento alocadas dentro de uma estratégia de employer branding.

Quais são os benefícios do marketing de recrutamento?

Uma mulher sendo entrevistada

Há inúmeros benefícios destinados àquelas empresas que se propõem a trabalhar seu marketing de recrutamento de forma efetiva. Ele é capaz, por exemplo, de potencializar o engajamento da marca no mercado de trabalho, além de outras vantagens que serão exploradas a seguir:

Maior alcance de candidatos

O marketing de recrutamento tem a missão de aumentar o awareness. Ou seja, busca-se aumentar a consciência e o conhecimento que os candidatos têm sobre a empresa, fazendo com que eles a considerem e desejem trabalhar nela.

Quanto maior é esse alcance, maiores são os benefícios à empresa, que terá sempre uma base de talentos interessada em fazer parte do seu quadro e contribuir com seu crescimento.

Maior visibilidade da empresa

A visibilidade da empresa também é aumentada por meio do trabalho de marketing de recrutamento. Uma boa estratégia é capaz de fazer com que a empresa marque sua presença em eventos destinados a candidatos e apareça em buscas por vagas em sites especializados ou outros anúncios que tenham como objetivo recrutar talentos.

Melhor qualidade dos candidatos

Quanto mais candidatos mostram interesse pela empresa, maior é a chance de que, entre eles, haja grandes talentos. Além disso, um marketing de recrutamento bem alinhado é capaz de divulgar características e valores que irão atrair candidatos que compartilhem dos mesmos princípios que a companhia, aumentando as chances de haver bom fit cultural entre os envolvidos.

Maior eficiência no processo de recrutamento

Há também maior eficiência adquirida a partir do processo de marketing de recrutamento, pois todas as etapas (atração, conversão e finalização da contratação) são otimizadas por este trabalho. Afinal, as estratégias de marketing, quando bem empregadas, atraem os candidatos ideais e mais próximos possível do que a empresa procura.

Além disso, há ferramentas de marketing capazes de dar agilidade a todos os processos. Anúncios patrocinados, ferramentas de gestão de contatos e leads e bancos de dados são alguns exemplos.

Maior retenção de funcionários

Como mencionado anteriormente, o marketing de recrutamento procura alinhar ao máximo as necessidades, o perfil e os valores da empresa aos dos potenciais candidatos. Desta forma, ao atrair o candidato certo, as chances de que ele permaneça na empresa serão bem maiores.

Há um ponto muito importante nesse aspecto: o marketing de recrutamento precisa, além de ser assertivo e buscar divulgar a marca empregadora, refletir a verdade da empresa. O potencial funcionário precisa ter uma experiência igual à que foi vendida no processo de recrutamento para se sentir satisfeito.

Quais são as etapas do marketing de recrutamento?

Uma recrutadora entrevistando

Para um marketing de recrutamento eficaz, é importante que haja ações nas etapas que compõem esse tipo de trabalho. Isso porque a empresa precisa deixar uma marca positiva em todos aqueles com quem tem contato.

Atração de candidatos

Na etapa de atração, apostar em conteúdos em sites especializados, redes sociais e anúncios pode fazer com que mais profissionais se interessem pela empresa, aumentando, assim, a eficiência desse processo.

Participar de feiras, eventos e ser visto pela mídia como uma referência tanto na gestão de pessoas quanto na área de atuação também são chaves para que um trabalho de atração seja consolidado com sucesso.

Conversão

Após a atração, é preciso lançar mão de táticas que façam com que o candidato sinta vontade de se candidatar às vagas. Aqui, a estratégia de meio de funil, emprestada do marketing, é válida. É preciso demonstrar os benefícios e todos os privilégios que aqueles que trabalham na empresa possuem.

Criar um relacionamento com o potencial candidato por meio de e-mails e outros tipos de conteúdo pode ser uma boa forma de fidelizá-lo e levá-lo à conversão.

Finalização

Assim que o candidato finaliza seu processo de candidatura, é preciso manter o relacionamento vivo e saudável. Ferramentas de marketing, como conversas via aplicativo ou e-mail marketing, que dão status sobre o processo de admissão que ele realizou geram uma boa experiência e uma consequente boa reputação para a empresa.

Geração de promotores

Após a contratação, o trabalho de marketing de recrutamento e relacionamento deve continuar. É preciso, neste momento, garantir que o empregado experimente na prática tudo o que foi prometido a ele como candidato.

Ao se deparar com uma realidade que lhe agrada, o funcionário tende a replicar os ideais da empresa e a contar a todos que estão à sua volta que esta de fato é um bom lugar para se trabalhar.

O “orgulho em pertencer” contribui para um bom trabalho de marketing por meio de embaixadores da marca, também chamados de promotores.

Papel do RH no marketing de recrutamento

O departamento de RH tem um papel primordial no marketing de recrutamento. A ele cabe nortear todos os objetivos deste trabalho. Aonde se quer chegar? Qual é o perfil de candidato que se planeja atrair? Qual é a frequência da necessidade de novos colaboradores? Quais são as premissas da empresa quanto à gestão de pessoas?

As perguntas acima são algumas das que o RH deve responder à equipe de marketing para que, juntos, criem as melhores estratégias relacionadas ao recrutamento e seleção e confiram dinamismo e assertividade nas contratações.

É essencial, neste sentido, que o departamento de RH ofereça todas as informações necessárias, além de que acompanhe as métricas e os KPIs que quantificam a efetividade do trabalho. Além disso, é preciso estar sempre ao lado da equipe que irá executar o plano de marketing de recrutamento.

Conclusão

Neste artigo, foi possível entender os aspectos do marketing de recrutamento e o motivo dele ser tão importante às empresas e aos times de recrutamento e seleção. Ele é capaz de ampliar as possibilidades de uma contratação efetiva, com a consequente retenção de talentos.

São várias as etapas de um marketing de recrutamento e inúmeros os benefícios que este é capaz de trazer ao negócio. Ao longo do texto, foram explicados todos eles e  fornecidos exemplos de quais ações podem ser tomadas para alcançar melhores resultados.

Por fim, destacou-se a importância da equipe de RH em todos os processos para bons resultados. O marketing de recrutamento é uma tarefa que deve ser executada de forma multidisciplinar, com as equipes de comunicação e marketing e RH trabalhando em sintonia.

Tem interesse e gosta deste tipo de assunto? Visite o blog Pontotel e confira outros materiais que falam sobre gestão de pessoas, RH e outros conteúdos pertencentes ao mundo corporativo.

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