Aprenda a calcular a margem de contribuição na prática!
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Time Pontotel 31 de agosto de 2023 Departamento Pessoal

Margem de contribuição: entenda o que é, como influencia indicadores e aprenda como calcular na prática

Confira o que é a margem de contribuição, todos os elementos que fazem parte do cálculo dessa métrica e como fazê-lo da maneira correta.

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Essencial para que uma empresa seja capaz de avaliar a rentabilidade de um produto ou serviço, por exemplo, a margem de contribuição é uma das métricas financeiras diretamente ligadas ao sucesso de um negócio, especialmente porque envolve o setor financeiro.

Para evitarem prejuízos operacionais, as organizações precisam não somente compreender a fundo sobre a margem de contribuição e todas as variáveis envolvidas no cálculo, como também analisar os resultados obtidos por meio dela e, sobretudo, quais ações tomar em seguida. Tudo isso tem forte influência nas decisões empresariais, como a precificação.

Sendo assim, para que um gestor consiga ter uma visão precisa e detalhada envolvendo a saúde financeira da empresa em que trabalha, além de saber precificar corretamente os produtos e tomar outras atitudes assertivas, este conteúdo tratará os aspectos mais relevantes acerca da margem de contribuição. São eles:

Tenha uma ótima leitura!

O que é a margem de contribuição?

Mulher utilizando uma calculadora

A margem de contribuição trata-se de uma métrica financeira que demonstra a diferença entre as receitas de vendas de um produto ou serviço e os custos e despesas variáveis relativos à sua fabricação e comercialização.

Essa margem revela para um negócio o quanto de dinheiro ele é capaz de gerar ao realizar vendas satisfazendo dois objetivos: pagar as despesas e, ao mesmo tempo, obter lucro. Por isso, se ela é maior que o total de custos e despesas, significa que a empresa está tendo ótima rentabilidade.

Como será detalhado adiante, para uma organização calcular a margem de contribuição de um produto, por exemplo, ela deve considerar somente os custos e despesas que variam com base no volume das vendas. Entre eles, estão a mão de obra, a matéria-prima, as embalagens e as comissões de vendas.

Qual a importância da margem de contribuição?

O principal fator que destaca a importância da margem de contribuição está relacionado ao objetivo dessa métrica, ou seja, mostrar para uma empresa quanto cada venda realizada por ela contribuiu para cobrir os custos e despesas variáveis e ainda gerar lucros satisfatórios.

Diante disso, a compreensão acerca da margem de contribuição é vital para um negócio saber se a venda de certo produto ou a prestação de um serviço é, ou não viável. A depender do que a métrica mensurar após o cálculo, a organização adotará, com base em um processo de tomada de decisões estratégica, as medidas mais adequadas.

Ou seja, se identificado que a diferença entre as receitas das vendas de um produto está desalinhada com os custos e despesas variáveis relativos à produção e comercialização dele, a empresa deverá rever o preço de venda, reduzir os custos variáveis e até mesmo descontinuar o produto.

Outros elementos que evidenciam a importância do cálculo assertivo da margem de contribuição são: compreender o volume mínimo de vendas de um produto ou serviço necessário para cobrir custos e despesas; e estipular políticas de promoções e descontos.

Como a margem de contribuição influencia os indicadores financeiros?

Estritamente relacionada à saúde financeira de uma empresa, a margem de contribuição influencia em outros indicadores financeiros. Um deles é a já citada rentabilidade, uma vez que, quanto maior é a margem de contribuição, maior é o lucro de um negócio, pois são fatores diretamente proporcionais. 

Outro indicador financeiro influenciado pela margem de contribuição é o ponto de equilíbrio, que diz respeito ao nível de vendas em que um negócio é capaz de cobrir todos os seus custos, tanto os variáveis quanto os fixos, mas sem gerar nem lucro, nem prejuízo.

Margem de contribuição unitária e total: qual a diferença?

Ao calcular a margem de contribuição, uma empresa pode fazer isso de duas maneiras. Enquanto uma é feita com base no valor total das vendas de um produto ou serviço, a outra se dá por meio do valor de um único produto ou serviço. Como os dois modos são importantes, é necessário entender as particularidades de cada um. Confira a seguir.

Margem de contribuição unitária

A margem de contribuição unitária é quando a empresa calcula essa métrica usando somente o valor de um único produto ou serviço. Nesse caso, a fórmula usada é:

Margem de contribuição unitária = preço de venda por unidade — custos e despesas por unidade 

Margem de contribuição total

Por outro lado, a margem de contribuição total é quando a empresa calcula com base no valor total das vendas realizadas. Para isso, usa-se a seguinte fórmula:

Margem de contribuição total = (preço de venda por unidade × quantidade vendida) — (custos e despesas por unidade × quantidade vendida)

Como calcular a margem de contribuição?

Mulher utilizando uma calculadora

Tendo em vista que o cálculo da margem de contribuição engloba diversos custos variáveis, como mão de obra e outros gastos que variam de forma proporcional ao volume de vendas, é preciso que a organização saiba como fazê-lo. Isso evitará resultados errados e, consequentemente, tomada de decisões precipitadas. Entenda melhor a seguir.

O que é o índice de margem de contribuição?

O índice de margem de contribuição é a porcentagem do preço de venda que contribui para cobrir os custos da empresa e, ao mesmo tempo, aumentar o seu lucro líquido. Tal percentual é obtido por meio da fórmula abaixo:

Índice de margem de contribuição = (margem de contribuição total / (preço de venda por unidade × quantidade vendida) × 100

Exemplo de cálculo da margem de contribuição

Para descomplicar o cálculo, basta considerar o exemplo hipotético fundamentado nos seguintes dados:

  • Empresa do segmento de calçados vende certo par de sapatos por R$ 100,00;
  • Os custos e despesas para fabricar um par totalizam R$ 30,00;
  • Durante 1 mês, são vendidos 500 pares.

Com base nas informações acima e nos conceitos e fórmulas tratados anteriormente, pode-se obter os seguintes resultados:

  • Margem de contribuição unitária:

Margem de contribuição unitária = preço de venda por unidade – custos e despesas por unidade

Margem de contribuição unitária = R$ 100,00 – R$ 30,00

Margem de contribuição unitária = R$ 70,00

  • Margem de contribuição total:

Margem de contribuição total = (preço de venda por unidade × quantidade vendida) – (custos e despesas por unidade × quantidade vendida)

Margem de contribuição total = (R$ 100,00 × 500) – (R$ 30,00 × 500)

Margem de contribuição total = R$ 50.000,00 – R$ 15.000,00

Margem de contribuição total = R$ 35.000,00

  • Índice de margem de contribuição:

Índice da margem de contribuição = (margem de contribuição total / (preço de venda por unidade × quantidade vendida)) × 100

Índice da margem de contribuição = (R$ 35.000,00 / (R$ 100,00 × 500)) × 100

Índice da margem de contribuição = (R$ 35.000,00 / R$ 50.000,00) × 100

Índice da margem de contribuição = 0,70 × 100

Índice da margem de contribuição = 70%

Como analisar e melhorar a margem de contribuição?

Ao analisar a margem de contribuição de forma eficiente, ou seja, seguindo determinadas etapas, é possível melhorar essa métrica. Por isso, a primeira etapa que a empresa deve realizar é fazer o cálculo e, em seguida, analisar se a margem de contribuição obtida está ou não cobrindo as despesas e gerando lucros.

Dependendo do resultado, algumas ações devem ser implementadas para melhorar essa métrica. Uma delas envolve a alteração dos preços dos produtos ou serviços de forma conjunta com a análise das empresas do mesmo segmento.

Assim, se após realizar esse profundo estudo de mercado a organização notar que o valor dos produtos que ela vende está mais caro em comparação ao preço das concorrentes, ela deverá diminuí-lo para se adaptar à realidade. E vice-versa.

Outra maneira de melhorar a margem de contribuição é reduzindo não o preço dos produtos ou serviços, mas, sim, os custos e as despesas variáveis. Nesse sentido, a empresa poderá negociar com os fornecedores o valor da matéria-prima, diminuir o valor das comissões dos vendedores ou adotar boas práticas de redução de custos em todos os seus setores.

Conclusão

Para que seja preservada da forma correta, a saúde corporativa deve estar fundamentada na aplicação de um conjunto de medidas, com as relativas à saúde financeira. E é justamente diante disso que está a importância de uma empresa compreender o que é a margem de contribuição e como calcular essa métrica da forma certa. 

Como abordado neste conteúdo, trata-se de um indicativo financeiro vital para a organização conseguir precificar os seus produtos de forma estratégica, bem como se manter com alta lucratividade. Afinal, ao desconhecer a margem de contribuição, a tomada de decisões torna-se imprecisa, ocasionando complicações, sobretudo as financeiras.

Junto a isso, é indispensável que um negócio também saiba como melhorar a margem de contribuição caso identifique que ela está abaixo do ideal. Isso irá mantê-lo com vantagem competitiva, bem como gerar oportunidades de expansão no mercado.

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