Marca empregadora: o que significa e qual a importância? Veja!
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Time Pontotel 23 de maio de 2023 Departamento Pessoal

Entenda o que é marca empregadora e sua importância para a empresas!

O conceito de marca empregadora ajuda a organização a ser referência no mercado de trabalho. Entenda mais sobre o assunto e os benefícios!

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Com o mercado de trabalho concorrido e a grande tendência de os profissionais escolherem as empresas em que querem trabalhar, as organizações precisam adotar novas práticas para atrair os melhores colaboradores. Nessa questão, entra o conceito de melhorar sua marca empregadora.

Quando a empresa se preocupa em melhorar seu ambiente de trabalho,  por meio do marketing e das mídias sociais mostrando como é o cotidiano e como vale a pena trabalhar na organização, o resultado é positivo.

Dessa forma, fortalecendo sua marca empregadora, as contratações serão mais qualificadas e a companhia terá um time competitivo para se manter no topo do mercado de trabalho.

Nesse texto vamos abordar o tema de marca empregadora, porque deve se preocupar com esse status, como isso ajuda a empresa a longo prazo, quais benefícios isso traz e como implementar no seu cotidiano. Vamos aos tópicos do texto:

Boa leitura!

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Marca empregadora – Definição

imagem de um homem e uma mulher se cumprimentando usando máscaras de proteção

Marca empregadora é o marketing institucional, ou seja, marketing da empresa como empregadora, promovendo ações para mostrar à sociedade que a empresa é um bom local de trabalho. O termo “marca empregadora” é um termo que não é muito utilizado no Brasil, sendo mais comum nos Estados Unidos.

Um grande exemplo, é o Google,  uma empresa que visa, com sua equipe de comunicação e mídia, mostrar aos profissionais como é importante para carreira deles trabalhar na gigante americana e como a organização trata bem os seus colaboradores. 

Qual o conceito de marca empregadora?

O conceito de marca empregadora envolve a reputação da empresa na visão de todos. Com isso, o crescimento da organização será feito de forma mais natural, sabendo de seus pontos fortes e pontos fracos para conseguir se destacar entre os seus concorrentes e consequentemente ter mais poder de atração de talentos.

Por isso, saber a cultura da empresa e identificar seus pontos fortes para poder fazer o marketing da organização poderá ajudar em diversas questões de ambiente organizacional, além de facilitar o processo de recrutamento e seleção da empresa.

Por que as companhias precisam se preocupar com a sua marca empregadora?

Ter o conceito de marca empregadora é importante  tanto para  marketing quanto para a  reputação da empresa. Dessa forma, a organização precisa mostrar aos profissionais deque vale a pena trabalhar nessa empresa, que a companhia tem um plano de carreira estabelecido, que os funcionários podem evoluir e que todos vão conseguir alcançar os objetivos em sua carreira.

Atualmente, os profissionais também têm metas em sua carreira, por isso quando o trabalhador tem a chance de escolher onde trabalhar, acaba focando em como a empresa trata seu colaborador.

Assim, o próprio empregado está mais seletivo e quando não se sente agradado pela empresa, acaba saindo e procurando outro local de trabalho.

Quais os benefícios de se ter uma marca empregadora forte?

Quando a empresa consegue ter uma marca empregadora forte, acaba antecipando diversos passos do processo de recrutamento  por ser líder de mercado e desejada pelos profissionais.

Atração de talentos

Como o marketing interno está sendo realizado, os profissionais enxergam a empresa como primeira opção de mercado, assim, quando a empresa abre uma vaga de trabalho, a fila de futuros empregados é alta porque todos desejam trabalhar nessa empresa.

Apesar de a atração de talentos precisar de diferentes estratégias para o profissional ter vontade de trabalhar na empresa, ter uma marca empregadora forte, com boa reputação e que seja conhecida no mercado de trabalho ajuda no momento de captação de funcionários. 

Assim, consegue ter um time forte para que a organização consiga se manter no topo de sua área.

Vantagem competitiva

Com a internet muito presente na vida cotidiana, aliada ao home office, as empresas expandiram suas formas de contratar. Com isso, o mesmo profissional pode concorrer a vagas dentro e fora do país. 

Então, uma das estratégias para se destacar dentre tantas outras empresas é ter a marca veiculada a marca empregadora. Dessa forma, quando um colaborador é disputado por várias organizações, quem tem boa reputação e é líder de mercado tem vantagem competitiva e consegue ter os melhores funcionários para os setores da empresa.

Funcionários engajados

Funcionários engajados é a melhor solução para qualquer empresa ter sucesso no mercado. Quando o colaborador tem uma relação fria e faz somente o necessário, os gestores junto com o time de RH precisam entender o porquê de alguns profissionais estarem desmotivados a contribuir com a organização.

Por isso, quando a marca empregadora estimula o funcionário e dá a ele o retorno que esperava ter de sua dedicação, além de espaços em que possa relaxar e conversar com seus colegas de trabalho, ajuda no ânimo do colaborador e na forma como o trabalhador passa as informações sobre a empresa em que trabalha.

Como fortalecer a marca empregadora da minha empresa?

imagem de uma mulher sorrindo na frente de um computador

Para ter o status de marca empregadora, é necessário tempo e estratégia por parte dos gestores. Mas, para poder fortalece-la é necessário entender que ter funcionários engajados é o primeiro passo.

Com isso, alguns pontos precisam ser colocados, como avaliar a cultura da empresa e ver se precisa mudar; aplicar ações de marketing dentro da empresa, conhecido como endomarketing; presença digital é essencial para se comunicar com seus colaboradores e clientes; além de outros pontos necessários.

Analise a cultura organizacional e faça ajustes se necessário

A cultura organizacional é como o RH vai nortear as ações dentro da empresa, seja por meio de comportamentos, crenças, estratégias, conjunto de valores, missão e objetivo da empresa entre outras coisas.

Ter esses pontos definidos deixa a empresa mais humana, porque aproxima as pessoas e entende como a organização age a partir de diferentes pontos. 

Por isso, definir a cultura da empresa é o primeiro passo e, antes de olhar para a sociedade e os profissionais, é essencial ver como a empresa age em diversos aspectos, para que a humanidade no tratamento seja valorizada.

Além disso, percebendo o que precisa mudar, ficará mais fácil definir as próximas estratégias, como a comunicação interna, marketing, endomarketing, clima organizacional, ambiente de trabalho e outros pontos.

Crie uma estratégia para atingir o objetivo empresarial

Então, passado todos os tópicos do texto, chegamos à parte de criar a estratégia para atingir o objetivo empresarial. Chegar ao patamar de marca empregadora ajuda no destaque da empresa, visto os benefícios que traz ter esse rótulo ajuda na reputação da empresa.

Passado isso, mudar os pontos necessários da cultura empresarial e conversar com o time de marketing e RH para definir futuras estratégias são importantes para que a sociedade possa ver a empresa com outros olhos e possam se interessar em trabalhar na organização.

É preciso entender que as estratégias colocadas vão trazer resultados a médio e longo prazo, fazendo com que a sociedade e os profissionais da área vão aos poucos entender o valor da empresa e como vale a pena ingressar naquele ambiente organizacional.

Promova ações de endomarketing

O endomarketing é o marketing voltado para dentro da empresa, como os funcionários e gestores podem potencializar a satisfação de todos em prol da organização.

O foco do endomarketing é fazer com que o colaborador se sinta feliz no ambiente em que trabalha e a empresa precisa focar nesse ponto. Então, promover pesquisas e conversas com os empregados para saber a opinião de todos e ver quais pontos precisam ser melhorados dentro da organização.

Melhorando seu endomarketing, logo verá maior satisfação de todos os colaboradores em seu ambiente organizacional, além de melhorar o clima dentro da empresa. 

Por isso, focar nessa estratégia ajuda não somente no conceito de marca empregadora, mas de toda a estrutura de satisfação interna da empresa.

Garanta que a propaganda realmente é vivida no dia a dia

Apesar de todas as estratégias de mostrar ao público por meio do marketing como é a empresa, todos seus benefícios e as vantagens de trabalhar no ambiente corporativo, garantir que o dia-a-dia da empresa é da mesma forma de como é passado se torna fundamental, pois a organização está começando a ter o rótulo de marca empregadora.

Então, quando um novo profissional pensa em como é positivo para sua carreira escolher a sua empresa para trabalhar e, quando é selecionado, percebe que tudo não passou de uma propaganda, acaba desmotivando o trabalhador a continuar nesse ambiente.

Por isso, ao fazer todos os ajustes necessários para que a empresa tenha esse status de marca empregadora, procure ver com seus colaboradores e gestores se a empresa realmente é aquilo que está sendo vendido nas mídias. 

Caso não seja, procure entender como mudar para que os novos colaboradores que sejam contratados tenham a sensação que a empresa é exatamente aquilo que estava esperando conhecer e trabalhar.

Aposte na experiência dos colaboradores

Os colaboradores podem ajudar nesse processo de transição da empresa para a marca empregadora. Procure utilizar a experiência de cada um de seus funcionários para entender o que a empresa precisa para se tornar uma organização exemplar e se destacar no mercado.

Quando contratar um funcionário experiente, que passou por várias outras empresas, converse com o colaborador e procure ver na visão dele o que é bom melhorar e o que a organização tem de positivo, essas perguntas são ótimas para achar caminhos de evolução.

Assim, quando o gestor estiver em dúvida de que estratégias podem ser aplicadas dentro da empresa para melhorar os setores e para que o dia-a-dia pareça, como o que o marketing está vendendo, ter alguns funcionários experientes podem ajudar nesse processo.

Tenha as redes sociais como uma aliada

imagem de uma pessoa segurando um celular

Atualmente, a empresa que não tem seu espaço na internet e principalmente nas redes sociais está perdendo mercado e credibilidade. Por isso, focar em divulgar os trabalhos nas mídias sociais, como Instagram e Linkedin ajuda a passar o cotidiano na empresa para o mundo. Separamos um bom curso de marketing no instagram gratuito para te ajudar com o marketing nas redes sociais.

A facilidade das redes sociais em mostrar como é a empresa, os trabalhos que realiza e os depoimentos dos funcionários, ajuda a conseguir o status de marca empregadora. Isso porque, os futuros profissionais conseguem avaliar como a empresa se porta no mercado de trabalho.

Então, vale uma conversa com o time de marketing para que possam focar em divulgar a empresa nas mídias sociais, ter outros meios de divulgação é importante, mas as redes sociais nos dias atuais são mais marcantes e de mais fácil acesso a todos, já que existe a facilidade dos celulares.

Conclusão

Podemos concluir que a marca empregadora faz a diferença na avaliação de reputação e contratação de bons colaboradores para a empresa.

Fazer sua empresa ser conhecida como marca empregadora requer tempo e ações dentro e fora da empresa. 

Dentro da empresa, é preciso avaliar a cultura da empresa, promover ações de endomarketing e conversar com colaboradores mais experientes no mercado de trabalho.

Fora da empresa estão as ações de marketing em divulgação e colocar o cotidiano nas redes sociais para atrair os profissionais para a sua empresa.

Ter o status de marca empregadora tem vantagens, como: ter funcionários mais engajados, ser líder e ter preferência dos profissionais da área e o processo de seleção fica com melhores trabalhadores na área divulgada.

Então, praticar e mudar sua empresa para marca empregadora trará resultados a longo prazo, procure reunir o time de marketing e RH para saber quais os passos que serão possíveis passos para chegar a ter esse rótulo e ter bons colaboradores na empresa.

Se gostou do tema e ele te ajudou a entender como funciona a marca empregadora, continue acompanhando o  blog da PontoTel, e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

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