Maio Amarelo: segurança no trânsito começa dentro da empresa!
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Time Pontotel 20 de janeiro de 2025 Gestão de Pessoas

Como a campanha de Maio Amarelo pode ajudar sua empresa a evitar acidentes de trajeto

Transforme a campanha Maio Amarelo em uma oportunidade de diminuir os riscos de afastamento do trabalho por acidentes de trajeto.

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Milhões de brasileiros saem de casa todos os dias com um objetivo simples: chegar ao trabalho e voltar em segurança. Mas eles não estão isentos de sofrer as consequências dos acidentes de trajeto. A campanha Maio Amarelo representa uma oportunidade para que as empresas apoiem e protejam seus colaboradores desses perigos.

Este guia explica como o Maio Amarelo pode ajudar sua empresa a lidar com os desafios dos acidentes de trajeto e transformar uma situação preocupante em uma oportunidade de prevenção e cuidado real com os colaboradores. Confira os tópicos apresentados:

Descubra como o Maio Amarelo pode transformar a segurança no trajeto em uma prioridade real das empresas!

O que é a campanha Maio Amarelo?

O Maio Amarelo é uma campanha mundial dedicada à conscientização sobre a segurança no trânsito. O movimento foi criado para chamar a atenção de todos — motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas — sobre a importância de um comportamento mais seguro para evitar acidentes e salvar vidas. 

Por que as empresas devem se engajar na campanha?

imagem de um homem dirigindo um carro

Mais do que a autopromoção de uma empresa, a participação da campanha Maio Amarelo pode ser a oportunidade de levantar uma bandeira importante: a de proteger vidas, começando pelos próprios colaboradores.

São vidas impactadas, famílias afetadas e, para as empresas, um alerta: a segurança do colaborador no trajeto trabalho-casa também é responsabilidade de quem contrata. Pela lei, acidentes durante esse trajeto são considerados acidentes de trabalho.

O que são acidentes de trajeto?

Acidentes de trajeto são eventos que provocam lesões corporais ou perturbações funcionais durante o deslocamento do trabalhador entre a sua residência e o local de trabalho, independentemente do meio de locomoção

Segundo o artigo 21 da Lei n.º 8.213/91, esses acidentes são equiparados ao acidente de trabalho, incluindo aqueles ocorridos com veículos de propriedade do próprio segurado. Por isso, são garantidos ao trabalhador que sofreu um acidente de trajeto os direitos previdenciários previstos na lei.

Dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que os acidentes de trajeto tiveram elevação de 16% no Brasil entre os anos de 2016 e 2022: aumentaram de 108.150, em 2016, para 125.505, em 2022.

Custos e consequências para a empresa

Os acidentes de trajeto geram custos diretos e indiretos para as empresas, impactando tanto o financeiro quanto a rotina de trabalho. Quando um colaborador sofre um acidente no caminho, é comum que haja afastamento temporário do trabalho ou, em casos mais graves, afastamento definitivo.

As empresas podem enfrentar o aumento nos custos com o Seguro de Acidente de Trabalho (SAT), já que o número de ocorrências influencia o valor da alíquota paga. Processos de reestruturação e contratações emergenciais também geram despesas extras.

Impacto na vida dos colaboradores 

Para os colaboradores, um acidente de trajeto pode ter efeitos graves tanto físicos quanto emocionais. Em casos leves, podem ocorrer pequenas lesões e afastamentos curtos, mas em situações mais sérias, os trabalhadores sofrem incapacidade temporária ou permanente.

Como promover a segurança no trânsito para os colaboradores?

Pequenas ações podem ter um impacto esperado na prevenção de acidentes de trajeto. Confira algumas estratégias promocionais que as empresas podem usar durante a campanha do Maio Amarelo.

Programas de conscientização e treinamentos internos

Não basta falar sobre segurança no trânsito uma vez. Palestras, workshops e campanhas internas são excelentes ferramentas para educar os colaboradores. Use histórias reais, vídeos e dados para mostrar como pequenas atitudes, como respeitar os limites de velocidade, salvam vidas.

Incentivos à utilização de transportes seguros

A empresa pode incentivar o uso de transportes coletivos, caronas solidárias ou até bicicletas, se isso fizer sentido para a realidade dos colaboradores. Programas de apoio, como subsídios para transporte público ou estacionamento exclusivo para caronas, podem ajudar a reduzir o número de veículos individuais na rua.

Distribuição de materiais de segurança e dicas de prevenção

A empresa também pode distribuir cartilhas, adesivos e checklists de prevenção de acidentes. Por exemplo, uma cartilha pode fornecer um checklist para ajudar alguém a sempre verificar pneus, freios e faróis antes de sair de casa.

Todos esses esforços não precisam ser “pontas soltas” na rotina quando a empresa tem um foco na saúde de quem trabalha com ela. Empregadores que promovem a saúde no local de trabalho não promovem medidas preventivas apenas porque está na lei, como diz Thiago Liguori, médico e diretor de saúde da Pipo Saúde:

É muito importante que as empresas tenham um foco em saúde, que também é um foco na cultura da empresa. Porém, nem todas conseguem conectar uma ponta à outra. Em muitos lugares, essa cultura ainda tem um olhar muito forte para duas frentes: saúde ocupacional, que são determinações do Ministério do Trabalho em questões de segurança, e um olhar para plano de saúde.

Recursos para apoiar a segurança no trajeto dos colaboradores

imagem de uma pessoa segurando um fita amarela

Existem medidas preventivas que a empresa pode oferecer para ajudar os colaboradores a se sentirem mais seguros e preparados diante de acidentes de trabalho, como os acidentes de trajeto. Confira dois recursos que podem fazer a diferença.

Plano de contingência para emergências de trajeto

Um plano de contingência garante que os colaboradores saibam o que fazer caso algo saia do controle. É um guia de ações para situações como acidentes, problemas no veículo ou condições climáticas complicadas. Veja como pode funcionar na empresa:

  • Treinar uma equipe de suporte interna preparada para orientar e ajudar em situações de emergência;
  • Definir procedimentos para cada tipo de situação, como acidentes leves ou panes no veículo;
  • Oferecer treinamentos para que todos saibam como agir em emergências, incluindo a sinalização correta da via e a solicitação de ajuda.

Um bom plano de contingência é aquele capaz de proporcionar mais segurança e tranquilidade tanto para os colaboradores quanto para a empresa.

Parcerias com seguradoras e planos de apoio

Parcerias com seguradoras ou serviços de assistência oferecem o apoio necessário para os momentos mais difíceis. Entenda como pode funcionar:

  • Oferecer seguros para o trajeto, com cobertura para despesas médicas, consertos de veículos e até indenizações;
  • Garantir reembolso rápido de despesas inesperadas, como serviços de guincho ou atendimento médico;
  • Fornecer informações para que o colaborador saiba como acionar o plano quando precisar.

Esse tipo de parceria oferece suporte financeiro e ainda reduz o estresse do colaborador, que sabe que a empresa está pronta para ajudar.

Conclusão

Apesar de o Maio Amarelo ser uma campanha pontual, ele diz muito sobre o compromisso da empresa com a segurança dos colaboradores. Engajar-se é agir para evitar acidentes de trajeto que afetam milhares de trabalhadores e trazem impactos para a rotina profissional.

Ficou claro que existem medidas preventivas que podem ser implementadas durante e após a campanha. Treinamentos de conscientização sobre segurança no trânsito, criação de planos de contingência para emergências e incentivo ao uso de transportes seguros são apenas alguns exemplos de como a empresa pode agir. Para mais insights sobre gestão de pessoas e segurança no trabalho, aproveite para conferir as publicações recentes do blog Pontotel.

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