O mercado empresarial é um universo que sofre mudanças constantes e as empresas que fazem parte precisam se adaptar a novos contextos que as levarão ao sucesso. Nesse processo, no entanto, é essencial o papel da liderança organizacional.
Isso porque, o líder organizacional é o responsável por influenciar e impactar os profissionais ao seu redor. Seja gerenciando equipes, delegando tarefas e participando ativamente, em conjunto, para atingir os objetivos e metas da companhia.
Aliás, a liderança organizacional tem um papel importante, de influência, sobre os colaboradores. Podendo engajá-los, mantê-los motivados e principalmente contribuir para que eles potencializem suas habilidades.
De acordo com um estudo da Hays, empresa de recrutamento, 44% dos profissionais consideram como imprescindível a atuação do líder para que a equipe obtenha bons resultados.
Outro estudo, do Instituto da Gallup, revelou que 70% dos colaboradores colocam a figura do líder como decisiva para o engajamento profissional. Mas, qual será o papel do líder na atualidade e qual o impacto da liderança organizacional nos resultados?
Neste artigo você vai saber:
- Liderança no contexto organizacional: o que é?
- Quais os deveres de um líder organizacional?
- Importância da liderança nas organizações
- Quais os tipos de lideranças organizacionais?
- Como o RH ajuda a desenvolver a liderança organizacional?
Quer saber como promover e potencializar as habilidades da liderança organizacional na sua empresa? Então, é só seguir em frente neste artigo e conferir algumas dicas. Boa leitura!
Liderança no contexto organizacional: o que é?
A liderança organizacional pode ser definida como um conjunto de estratégias que visam melhorar os processos dentro de uma empresa.
Os líderes organizacionais são aqueles que desenvolvem ações para engajar os colaboradores, mantendo um bom relacionamento interpessoal entre as equipes, além de potencializar as competências desses profissionais.
No contexto da liderança organizacional, esse modelo preza pela valorização do capital humano, motivando os funcionários a criarem um ambiente de trabalho saudável e que esteja sempre em busca de atingir os resultados.
Lideranças organizacional na atualidade
A liderança organizacional na atualidade, tem como principal função obter resultados e engajar os colaboradores de acordo com a missão, visão, valores e objetivos da empresa.
Dois pontos são determinantes para o líder atual: trabalhar lado a lado com as tecnologias e conseguir lidar com problemas e as adversidades do dia a dia da companhia.
Outro ponto importante, é que o líder da atualidade precisa trabalhar de forma descentralizada. Isso quer dizer que, ele não deve achar que é o único protagonista e precisa ser capaz de envolver toda sua equipe na tomada de decisão diária.
Para que serve a liderança organizacional?
A liderança organizacional tem um papel importante para que a empresa consiga colocar em prática os seus projetos de maneira assertiva e focada em bons resultados. Em outras palavras, ela serve principalmente para:
- Gerenciar equipes;
- Prezar pelas relações interpessoais;
- Planejar e executar tarefas de forma estratégica junto aos colaboradores;
- Elevar a produtividade das equipes com ações de desenvolvimento de competências;
- Alinhar e integrar os objetivos da empresa com os objetivos dos colaboradores.
Quais os deveres de um líder organizacional?
Um líder organizacional é o responsável por oferecer ferramentas, a base para que sua equipe consiga trabalhar de acordo com os objetivos da companhia. O dever dele é ser um guia para que o sucesso do trabalho seja uma consequência da sua atuação.
Dentro da empresa o líder organizacional, então, tem por responsabilidade:
- Delegar tarefas de forma estratégica;
- Engajar os colaboradores;
- Conhecer os pontos forte e fracos da sua equipe;
- Manter uma comunicação clara e objetiva com os funcionários;
- Estar atento às novidades do mercado em relação ao seu setor;
- Participar de forma ativa da execução das tarefas.
Características de um líder
O líder organizacional tem características que lhe são peculiares e exigidas pelo mercado para que o seu poder de gestão tenha influência sobre os colaboradores que ele irá liderar. Por isso, esse líder precisa:
Ser criativo
A resolução de problemas e também a criação de um ambiente propício para relações interpessoais depende de criatividade. Até por isso, o líder precisa pensar sempre “fora da caixa” propondo alternativas para solução de problemas.
Ser proativo
A proatividade é uma das características mais importantes das lideranças. Esse profissional precisa enxergar além dos problemas e tomar as rédeas da situação propondo soluções, caminhos e sendo persistente diante das adversidades.
Ser ético
A ética profissional é o primeiro passo para que o líder seja respeitado na sua função. Quando ele cumpre as regras da empresa e trata todos da mesma forma será exemplo e facilmente conseguirá engajar os colaboradores que o rodeiam.
Importância da liderança nas organizações
59% dos colaboradores dizem que um bom líder faz toda a diferença nos resultados da empresa, segundo uma pesquisa da Amcham-SP. Por isso, um bom líder tem uma grande importância na rotina das empresas.
Entre os principais fatores da liderança e sua importância no ambiente organizacional neste sentido, é possível destacar:
Alinhar os colaboradores às estratégias da empresa
O líder organizacional é o responsável por dirigir a equipe pelos objetivos da empresa. Ele é o responsável por determinar a execução das tarefas, mas também alinhar as metas da companhia com aquilo que os colaboradores devem executar.
Esse sentido estratégico é que irá fazer toda a diferença para que as equipes atuem de forma assertiva, coordenadas e direcionadas conforme as expectativas da empresa.
Manter um bom clima organizacional
Dados de uma pesquisa da 4hunter revelam que um clima organizacional ruim é uma das principais causas de desmotivação no trabalho.
Neste sentido, o líder organizacional tem uma função importante para que os colaboradores se mantenham engajados com a empresa e com seus companheiros de trabalho, criando um bom clima na empresa.
Isso é possível aplicando pesquisas de clima para identificar possíveis insatisfações da equipe, referentes ao ambiente e as relações interpessoais, para assim criar ações que sanem qualquer situação que leve a brigas e desmotivação.
Garantir o engajamento da equipe
De acordo com uma pesquisa da plataforma Feedz, o engajamento dos colaboradores é 2,5 vezes mais elevado quando possuem líderes que conversam regularmente com eles.
Isso quer dizer que, o líder é um dos grandes responsáveis por garantir o engajamento das equipes. Esse engajamento é reflexo de uma comunicação efetiva do líder com o colaborador, reconhecimento pelo trabalho executado e feedback constante.
Motivar a equipe
Funcionários motivados e felizes elevam sua produtividade em até 12%, mostrou um levantamento realizado pela Universidade de Warwick. Esses dados demonstram a importância do líder organizacional para manter as equipes confiantes e satisfeitas.
Para isso, o líder precisa estar completamente integrado ao seu time, agregando valores, conhecendo sua equipe, sendo ético e respeitoso e deixando as portas abertas para ouvir a todos.
Afinal, quando um profissional se sente parte importante do time, ou seja, identifica que sua opinião tem valor e que pode crescer junto ao seu líder, ele se sente mais motivado e feliz.
Promover crescimento profissional aos colaboradores
A perspectiva de crescimento profissional é o fator mais importante para 37% dos profissionais aceitarem uma vaga de emprego, segundo dados de uma pesquisa da FIA Employee Experience.
Promover o crescimento profissional dos colaboradores, aliás, é um dos fatores mais importantes dentro das obrigações do líder atual.
Essa capacidade não só de delegar tarefas, mas de conseguir promover o crescimento e o desenvolvimento profissional dos membros de sua equipe é que determina bons e maus resultados dentro de uma empresa.
Já que assim fica mais fácil potencializar o desempenho e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Auxiliar a atingir metas e objetivos
O líder organizacional é aquele que não só delega tarefas de forma estratégica, aproveitando que cada colaborador tem de melhor, mas também é o que contribui para que metas e objetivos sejam atingidos.
Esse auxílio se dá principalmente no sentido de conhecer os pontos fortes e fracos de cada um dos seus comandados, seus sonhos e tentar alinhar os objetivos da empresa com as perspectivas de cada profissional.
Quais os tipos de lideranças organizacionais?
O mercado comporta uma série de líderes organizacionais com perfis distintos. De profissionais que dão mais liberdade aos colaboradores a outros que preferem ser mais protagonistas, tendo sempre a última palavra.
Confira abaixo quatro dos principais tipos de lideranças organizacionais:
Liderança Liberal
O perfil da liderança liberal está de acordo como o próprio nome sugere, é uma gestão focada na liberdade. Isso quer dizer que, o gestor nesse modelo oferece maior autonomia para os colaboradores opinarem e proporem soluções para a empresa.
Nesse caso, os empregados se sentem mais independentes, podendo se autogerir, organizando planejamentos e tomando decisões.
Liderança Democrática
A liderança democrática preza justamente pela democracia, ou seja, tanto o líder como os liderados têm voz e todas as opiniões são levadas em conta nas tomadas de decisão.
Nesse modelo, todos são ouvidos e contribuem para o planejamento e definição de estratégias na organização de tarefas. Esse tipo de liderança costuma deixar o clima organizacional harmonioso e menos pesado.
Já que todos se sentem parte importante na equipe, com um poder de decisão igualitário, que permite vislumbrar possibilidades de crescimento pessoal e profissional.
Liderança Autocrática
Diferente dos dois modelos citados acima, na liderança autocrática apenas o líder é o protagonista e quem tem sempre a palavra final sobre o que a equipe deve ou não fazer.
Inclusive esse líder é mais visto como um chefe, já que não costuma ouvir a opinião de seus colaboradores. No mercado atual, esse tipo de liderança é considerado como um dos grandes geradores de desmotivação e insatisfação profissional nas empresas.
Liderança Situacional
A liderança situacional exige do profissional um grande conhecimento em gestão e experiência de mercado. Posto que, nesse modelo o líder precisa ser maleável e mutável conforme as necessidades da empresa.
Isso quer dizer que, ele precisa estar disposto a um processo de adaptação, conforme o perfil e habilidade dos colaboradores, projetos a serem executados e outros.
Sendo assim extremamente flexível e facilmente adaptável às situações que lhe serão apresentadas diariamente.
Como o RH ajuda a desenvolver a liderança organizacional?
O RH é um dos principais responsáveis por desenvolver uma liderança organizacional e por adaptá-la conforme as necessidades da empresa.
Esse processo passa não só por uma identificação de quem possui o perfil de líder, mas também no sentido de capacitação profissional. Por isso, o setor de RH precisa, para formar um bom líder, seguir alguns dos passos abaixo:
- Identificar lideranças na empresa;
- Definir um modelo organizacional adequado para a rotina da empresa;
- Criar um programa de desenvolvimento das lideranças (treinamento inicial e formações);
- Montar um plano de carreira onde o colaborador possa se desenvolver a alcançar um cargo de liderança;
- Oferecer canais de comunicação entre líderes e liderados (softwares, intranet e outros);
- Avaliar o clima organizacional e taxas de rotatividade e absenteísmo;
- Analisar a atuação das lideranças e oferecer feedbacks quanto aos resultados obtidos;
Conclusão
O capital humano é o que a empresa tem de maior valor. Sem a atuação dos funcionários é impossível alcançar bons resultados. Até por isso, a liderança organizacional tem um papel importante nesse processo.
Afinal, o líder é um dos grandes responsáveis por motivar, engajar e maximizar as habilidades e o desempenho dos profissionais que ele comanda. Contudo, isso só é possível se as lideranças nas organizações forem de fato um modelo social.
Isso quer dizer que, é necessário que o líder tenha a capacidade de não só delegar tarefas, mas também executá-las, demonstrando que está no mesmo barco que a sua equipe em busca dos resultados.
Neste artigo você pôde ver os deveres da liderança organizacional, a importância do líder na atualidade e quais os tipos mais comuns e eficazes de liderança, para que assim possa se planejar e definir o perfil que mais se encaixa a sua empresa.
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