Com o passar do tempo, empresas começaram a entender a importância de mudar a mentalidade dos seus líderes, para que eles deixassem de agir como profissionais que servem apenas para dar ordens. Por isso, metodologias como a liderança ágil surgiram para aperfeiçoar os formatos de gestão.
Para superar o desafio de ter uma liderança que investe em melhorias constantes e que consegue solucionar problemas de forma eficiente, as corporações vêm adotando o formato de liderança ágil.
Para explicar melhor este tema, serão abordados os seguintes tópicos neste artigo:
- Liderança ágil: o que é?
- Como surgiu?
- Principais características da liderança ágil.
- Qual a importância da liderança ágil nas organizações?
- Competências de um líder ágil.
- Como promover a liderança ágil na empresa?
Aproveite o conteúdo e tenha uma boa leitura!
Liderança ágil: o que é?
A liderança ágil é um formato de gestão baseado na metodologia dos princípios ágeis. Ela tem como princípios o investimento permanente em melhorias, a flexibilização e a constante adaptação a mudanças.
O principal objetivo desse modelo de gestão é formar líderes capazes de desenvolver a autonomia e as habilidades dos seus liderados. Aplicar a metodologia ágil é deixar de apenas comandar para influenciar os demais a evoluírem profissionalmente.
Como surgiu?
Os primeiros conceitos sobre liderança ágil surgiram no Manifesto Ágil, um documento que foi publicado em 2001 e que descreve metodologias ágeis para o processo de desenvolvimento de softwares.
Esse documento foi criado porque um grupo de desenvolvedores passou a enxergar vários problemas que atrapalhavam seu processo de trabalho e, por isso, resolveu pensar em novos métodos para solucionar esses problemas.
Apesar de terem sido criados na área da tecnologia, grande parte dos processos idealizados foram adotados para os novos contextos, como as ideias de facilitar as interações, de valorizar as competências comportamentais e do autodesenvolvimento.
Como funciona na prática?
A prática da liderança ágil acontece por meio de uma série de valores e atitudes que um líder passa a adotar para conseguir empoderar os seus liderados.
O papel e o desafio do líder dentro da metodologia ágil é conseguir criar um ambiente em que as pessoas possam se desenvolver.
Isso só é possível quando ele estimula a criatividade, a colaboração, a proatividade, a flexibilidade e a transparência, que são alguns dos pilares da metodologia ágil.
Principais características da liderança ágil
Para executar bem uma liderança ágil, é necessário estimular algumas características no seu time. Confira a seguir quais são elas:
Criatividade
Uma pesquisa feita pelo professor Yasin Rofcanin, da Universidade de Bath, apontou que, entre os motivos que levam à diminuição da criatividade no trabalho, estão a falta de apoio dos colegas de trabalho e a falta de convivência com seus líderes.
Estimular a criatividade é um dos pilares da metodologia ágil, e, para isso, o líder precisa estar presente na rotina do liderado e sempre mostrar-se aberto para ouvir ideias e debatê-las, assim estabelecendo um ambiente onde há uma rede de apoio.
Colaboração
Um trabalho colaborativo permite que cada funcionário possa contribuir e participar na tomada de decisões e nas ações da empresa.
Estabelecer um espaço que possua colaboração é proporcionar um ambiente em que cada um cuida do próprio trabalho, mas, ao mesmo tempo, está disposto a ajudar os colegas em caso de necessidade.
Além disso, um líder colaborativo é aquele que celebra a conquista do grupo e valoriza o esforço de todos, deixando as individualidades de lado.
Proatividade
Uma das habilidades mais buscadas entre as empresas atualmente, a proatividade é a capacidade de tomar rápidas iniciativas a partir de decisões críticas e bem pautadas.
Além da proatividade própria, um bom líder estimula e inspira os seus liderados a tomarem as mesmas atitudes, de modo a todos pensarem rápido e com esperteza para solucionar problemas de forma autônoma.
Flexibilidade
Um gestor flexível é aquele que se apresenta disposto a ouvir os seus liderados, revendo as próprias ordens e convicções quando necessário.
Um dos destaques da liderança ágil é a humanização. Um líder que consegue entender as dores e os problemas do outro e se adaptar a diferentes realidades, consegue possibilitar um espaço flexível e agradável para os funcionários.
Para se ter uma ideia sobre a importância deste tópico, uma pesquisa realizada pelo Banco Central de Atlanta (Atlanta Fed) indica que a geração de millennials, aqueles que nasceram entre 1981 e 1996, prioriza flexibilidade e bem-estar no trabalho em detrimento de altos salários.
Transparência
A transparência diz respeito a um líder que consegue ser aberto e capaz de falar aquilo que precisa ser dito. É diferente de ser inconveniente; ser aberto é ter a habilidade de informar alguém do seu time sobre um assunto no momento certo e de forma sincera.
Um líder transparente é aquele que fala sobre erros, acertos e mostra o melhor caminho a ser seguido. Muitas vezes, um gestor prefere não falar sobre determinados assuntos, criando uma barreira entre ele e seus liderados.
Alta performance
Um bom líder com alta performance reverbera suas habilidades no seu time. A gestão de alta performance faz parte das características da liderança ágil, e, para obtê-la, o gestor precisa se desenvolver e replicar o aprendizado no espaço de trabalho.
Uma empresa com profissionais de alta performance só existe se os líderes tiverem essa característica, por isso o aprendizado e o aperfeiçoamento são tão importantes para os gestores.
Eficiência
Um dos principais objetivos da liderança ágil é aumentar a eficiência na realização das tarefas. Ser eficiente é conseguir executar uma atividade com competência, excelência e com o menor número de erros possíveis.
A metodologia ágil acredita que é necessário tomar decisões baseadas em dados estruturados, assim o gestor tem respaldo sobre as escolhas que toma e consegue argumentar sobre elas com seus liderados.
Qual a importância da liderança ágil nas organizações?
A principal ideia por trás da liderança ágil é que o líder seja um ponto de apoio e motivação aos trabalhadores, por meio do conjunto de ações humanizadas que ele executa.
Como resultado, os colaboradores passam a se sentir em um espaço mais seguro, onde podem ter suas ideias ouvidas e possuem autonomia para realizar as atividades.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Page Talent (empresa especializada em recrutamento), 58% dos profissionais têm maior facilidade em desenvolver suas atividades no dia a dia de forma independente, o que prova a importância da autonomia.
Para as empresas
Empresas com lideranças ágeis conseguem mensurar as necessidades do mercado e dos clientes, proporcionando soluções rápidas para problemas que ainda nem chegaram a impactar os negócios.
Além disso, líderes ágeis são capazes de aumentar a produtividade e a eficiência na realização de atividades não só deles, mas também dos seus liderados. Deste modo, há um resultado positivo para toda a empresa.
Para os colaboradores
Contar com líderes que adotam a metodologia ágil traz bem-estar e desenvolvimento profissional para os colaboradores, pois eles sabem que terão o apoio de um gestor aberto a ouvir, flexível e que valoriza a horizontalidade.
Esse conjunto de ações diminui o estresse no trabalho, uma vez que os gestores deixam de pensar apenas em comandar e passam a gerir e ajudar os colaboradores. Ademais, líderes ágeis incentivam os liderados a se aperfeiçoarem constantemente.
Competências de um líder ágil
As competências que um líder ágil precisa ter são aquelas que o irão ajudar a responder rapidamente às mudanças no mercado e a reagir de forma imediata e eficaz contra o surgimento de um problema.
Para que isso seja possível, espera-se que ele tenha algumas características, como:
- Boa comunicação;
- Empatia;
- Inteligência emocional;
- Autoconhecimento;
- Responsabilidade.
Como promover a liderança ágil na empresa?
A promoção da liderança ágil precisa partir, por meio de um conjunto de ações, do RH e dos cargos mais altos, sendo distribuída por toda a hierarquia da empresa.
Isso porque, para estabelecer a liderança ágil em uma empresa, é necessário, a princípio, que as ideias da metodologia estejam alinhadas com a cultura desta, e isso precisa ser trabalhado em todos os funcionários.
Além disso, também não adianta uma parte dos líderes executarem a metodologia da liderança ágil enquanto seus superiores não fazem o mesmo. Neste caso, não há exemplo a ser seguido.
Como o RH pode auxiliar nessa promoção?
O setor de Recursos Humanos (RH) pode participar de diversas formas na construção de lideranças ágeis na empresa, desde contratando profissionais com o perfil adequado até implementando a metodologia na empresa.
O time de RH também pode propor ações para estabelecer uma cultura pautada nas metodologias ágeis, além de realizar pesquisas de clima organizacional para saber como os liderados se sentem em relação à gestão dos seus líderes.
Conclusão
Em suma, a metodologia da liderança ágil proporcionará um ambiente de trabalho mais saudável para sua empresa, com maior eficiência e proatividade para resolução de problemas.
Além de criar líderes mais competentes e preparados para lidar com as adversidades, é possível também ter um time mais orientado, que conceitua ideias semelhantes aos seus líderes.
Salienta-se que, para aplicar esse método, é necessário haver um esforço do time de RH juntamente com os gestores, para que ele possa se espalhar como uma cultura dentro da empresa.
Se você gostou deste conteúdo e quer ler novos artigos como este, continue acompanhando o blog da PontoTel e fique por dentro das novidades.