Criado pela empresa Toyota, o lean manufacturing (ou Sistema Toyota de Produção) foi um dos grandes responsáveis por fazê-la ganhar destaque no mundo dos negócios. Por isso, no que diz respeito a aumentar a competitividade de uma empresa, é imprescindível implementar essa metodologia de gestão, pois ela o fará desempenhar as suas funções com produtividade e qualidade.
Constituído por uma gama de técnicas, métodos e ferramentas, pontos que serão melhor esclarecidos adiante, o lean manufacturing trata-se de uma metodologia pautada em determinados princípios, como o fluxo contínuo e a produção puxada, vitais para melhorar os processos empresariais, sobretudo os relativos à cadeia produtiva.
Contudo, tendo em vista que a falta de compreensão sobre as técnicas empregadas nesse modelo de gerenciamento é um dos principais problemas que as empresas enfrentam para implementá-lo, para descomplicar o assunto, este conteúdo irá discorrer sobre os tópicos abaixo:
- O que é lean manufacturing?
- Como funciona o lean manufacturing?
- Onde aplicar o lean manufacturing?
- Como implementar o lean manufacturing nas empresas?
- Quais são os 7 desperdícios do lean manufacturing?
- Os cinco princípios do lean manufacturing
- Vantagens do lean manufacturing
Boa leitura!
O que é lean manufacturing?
O Lean Manufacturing, ou sistema de produção enxuta, é uma metodologia de gestão que visa aumentar a eficiência e produtividade ao eliminar erros e desperdício por meio da eliminação, ou seja, do “enxugamento”, de erros relativos ao processo produtivo.
Ao aplicar o mapeamento do fluxo de valor, as empresas podem identificar onde estão os gargalos e otimizá-los, criando uma cadeia produtiva mais ágil e eficiente
Assim, se um negócio quer reduzir custos, realizar melhorias no ambiente de trabalho, deixando os funcionários mais satisfeitos e empenhados, e obter agilidade organizacional no processo de produção, é importante que ele adote essa metodologia de gerenciamento.
Como funciona o lean manufacturing?
O foco do Lean Manufacturing é aumentar a produtividade e eliminar os desperdícios que possam existir na cadeia de produção industrial, ao aplicá-lo no dia a dia corporativo, ferramentas como Kaizen e SMED ajudam a reduzir o tempo de troca de ferramentas e a melhorar continuamente os processos, garantindo uma produção puxada que responde diretamente à demanda do cliente, evitando estoques desnecessários.
Outras técnicas como o método Kanban, desenvolvimento de planos de ação e o uso de métricas tornam o processo produtivo mais ágil e lucrativo, auxiliando na eliminação de etapas de produção que, por serem desnecessárias, prejudicam a lucratividade da empresa. Estes e outros componentes serão abordados a fundo ainda neste conteúdo.
Onde aplicar o lean manufacturing?
À primeira vista, pode-se imaginar que o lean manufacturing é aplicado exclusivamente no processo de fabricação de produtos para torná-lo mais eficiente e com a menor quantidade de desperdícios. Esse entendimento, no entanto, é incompleto, já que essa metodologia pode ser implementada em qualquer setor que busca otimizar seus recursos e processos, inclusive na gestão administrativa.
Além disso, ao adotá-la, as empresas podem utilizar tecnologias como automação e inteligência artificial, remodelando a cadeia produtiva e empregando maquinários eficientes para melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a produtividade.
Como implementar o lean manufacturing nas empresas?
Ainda que benéfica, a implementação do lean manufacturing requer atenção por parte da empresa, que deverá adotar determinadas medidas. Para facilitar esse processo, foi abordado um passo a passo a seguir. Confira-o.
Identificação dos processos a serem melhorados
Em todas as fases da cadeia de produção, tem-se o envolvimento de vários processos. Assim, o primeiro passo para aplicar o lean manufacturing é identificar quais deles podem ser melhorados para torná-los mais ágeis e com menos riscos de gerarem desperdícios.
Utilizar um mapeamento do fluxo de valor pode ser uma opção para identificar gargalos e eliminar atividades que não agregam valor, otimizando os recursos e maximizando a eficiência da produção
Treinamento da equipe para implementar o lean manufacturing
De modo que os colaboradores compreendam a metodologia lean manufacturing e como aplicá-la na prática, é importante que a empresa os capacite, mediante a educação corporativa, com treinamentos adequados. Isso os ajudará a entender as ferramentas e métodos utilizados, como as técnicas essenciais de 5S e Kanban, que são fundamentais para o sucesso da implementação dessa metodologia.
Estabelecimento de metas e objetivos claros
Quando uma organização aplica o lean manufacturing, busca certos benefícios, como o ganho de produtividade, a satisfação dos clientes, a eficiência dos colaboradores e a redução de custos operacionais. É indispensável que ela tenha estes objetivos e metas bem definidos, pois são eles que a ajudarão a mensurar os resultados da metodologia.
Identificação de métricas para medir o sucesso
Para saber se a aplicação do lean manufacturing foi feita da forma correta ou se é necessário realizar ajustes, a empresa deve saber quais métricas de produção usará para descobrir isso. Nesse sentido, entre os principais indicadores, estão a Eficácia Geral do Trabalho, a Eficiência Geral de Equipamento e a Produtividade Homem/Hora.
Criação de um plano de ação
Criar um plano de ação auxiliará a empresa ao lhe proporcionar uma sequência cronológica e estratégica de todas as ações que ela precisa tomar para implementar o lean manufacturing.
Um plano bem estruturado, com metas claras, garante o alinhamento estratégico da equipe, permitindo que todos estejam cientes de suas responsabilidades
Algumas dessas ações já foram citadas, como a identificação de métricas, porém, há outras, como a divisão de tarefas em partes menores e a criação de uma representação visual de todo o plano, o que facilita sua execução e acompanhamento.
Implementação de ferramentas lean manufacturing, como kanban e 5S
O uso de ferramentas Lean é parte fundamental para uma organização, sobretudo no que diz respeito à implementação de um sistema de gestão enxuto como o lean manufacturing.
Entre as principais, têm-se estas duas: o método kanban, que utiliza cartões visuais para otimizar o controle de produção; e a metodologia 5S, um programa de gestão de qualidade focado na organização e padronização dos processos, promovendo maior eficiência e eliminação de desperdícios.
Quais são os 7 desperdícios do lean manufacturing?
Como mencionado anteriormente, o lean manufacturing é uma metodologia que visa a eliminação de desperdícios e a redução de erros em processos produtivos, tornando-os mais ágeis e eficientes. Por isso, ele ressalta a existência de 7 desperdícios que uma indústria pode ter e que, caso sejam solucionados, a tornarão mais produtiva e ágil.
O primeiro desperdício é relacionado ao transporte e logística, que, quando realizados de forma desnecessária, geram perda de tempo e dinheiro. O segundo é a superprodução, que envolve o excesso de produtos fabricados sem demanda imediata. Já o terceiro desperdício é o tempo de espera entre as fases de produção, resultando em atrasos na entrega de produtos.
Os outros quatro desperdícios incluem: excesso de etapas e processos desnecessários, o acúmulo de estoque de matérias-primas ou produtos acabados, o deslocamento desnecessário dos colaboradores, que gera custos adicionais, e, por fim, o aproveitamento incompleto das habilidades dos funcionários, que impacta diretamente na produtividade e no desempenho da equipe.
Os cinco princípios do lean manufacturing
O Lean Manufacturing se baseia em cinco princípios: Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada e Perfeição. Cada um deles tem como objetivo eliminar o desperdício e melhorar a eficiência, sempre com o foco em criar mais valor para o cliente Confira-os.
Identificação do valor
Este princípio parte da premissa de que, para o cliente, valor é tudo aquilo que ele considera essencial. Na prática, isso significa que, se um produto satisfaz as necessidades do consumidor, ele é percebido como valioso.
Por isso, sob a ótica do lean manufacturing,a empresa deve focar em entregar produtos e serviços que agreguem valor real ao cliente. Isso implica considerar elementos como tecnologia, design, funcionalidade e o preço final ao fabricar seus produtos, sempre com foco na percepção do cliente.
Mapeamento do fluxo de valor
Durante o processo de produção, é de suma importância identificar o que agrega valor ao produto e o que não agrega. Este princípio guia-se pela análise do fluxo de valor, separando as etapas que contribuem para o produto final daquelas que são desperdícios.
Dessa forma, para tornar tal processo ágil e eficaz, a empresa deve tomar duas ações: eliminar as fases repetitivas e desnecessárias, pois isso irá economizar tanto tempo quanto dinheiro, e aprimorar as fases que de fato tornam um produto mais valioso, visto que isso refletirá na percepção de valor para o cliente, conforme abordado no princípio anterior.
Fluxo contínuo
O princípio do fluxo contínuo visa reduzir o tempo de espera entre as fases de produção, garantindo que os produtos sejam entregues com agilidade e qualidade. Na prática, isso significa que a empresa deve implementar ações que minimizem interrupções e mantenham o processo produtivo em constante movimento, o que reduz desperdícios de tempo e aumenta a eficiência.
Produção puxada
Neste princípio, destacam-se dois cenários: um em que a empresa produz em excesso e precisa “empurrar” os produtos para os clientes, e outro em que a produção é feita de acordo com a demanda real, o que caracteriza a produção puxada.
Dito isso, a produção puxada, que tem como foco aumentar o controle de produção, destaca exatamente esse entendimento de que a criação de produtos deve ser demanda, ou seja, feita conforme a previsão de demanda. Afinal, é a demanda que o mercado gera sobre determinado produto que deve, idealmente, fazer uma empresa começar a produzi-lo.
Perfeição
Por último, o princípio da perfeição apoia-se em todos os anteriores: ele pontua que, ao buscar a melhoria contínua, uma empresa consegue desenvolver um processo de produção cujas fases, além de ocorrerem de forma ágil e evitarem ao máximo qualquer desperdício de dinheiro, esforço e tempo, tornam o produto valioso sob a perspectiva dos consumidores.
Vantagens do lean manufacturing
Como foi possível observar, o lean manufacturing é capaz de contribuir com uma empresa, seja ela fabricante de produtos ou não, de diversos modos. A seguir, veja as principais vantagens dessa metodologia.
Redução de desperdícios
Uma das maiores vantagens do lean manufacturing é a eliminação de desperdícios em todas as fases do processo produtivo. Ao remover etapas desnecessárias, a empresa evita perdas de produtividade e recursos financeiros, melhorando a eficiência operacional
Melhoria na qualidade dos produtos e serviços
Com uma cadeia de produção mais ágil e livre de erros, a empresa consegue produzir bens com maior controle de qualidade. Isso resulta em produtos mais consistentes e serviços que atendem melhor às expectativas do cliente
Aumento da produtividade
A aumento da produtividade está diretamente relacionado à redução de desperdícios. À medida que as etapas ineficazes são eliminadas, o processo produtivo torna-se mais eficiente, o que leva a um aumento significativo da capacidade produtiva da empresa
Redução dos custos de produção
Quando um negócio aplica o lean manufacturing, é possível reduzir os custos operacionais. Isso ocorre ao eliminar fases desnecessárias que demandariam investimentos, como compra de maquinário extra ou contratação de colaboradores para atividades supérfluas
Melhoria do ambiente de trabalho
O lean manufacturing também impacta positivamente os colaboradores, especialmente os envolvidos diretamente na produção. Ele permite que os funcionários executem suas funções de forma mais organizada e estratégica, evitando retrabalho e os desafios de um ambiente de produção caótico
Aumento da satisfação do cliente
Ao entregar produtos de alta qualidade por meio de um processo produtivo otimizado, a empresa proporciona uma experiência superior para o cliente. Assim, a satisfação do cliente aumenta, promovendo fidelidade e incentivando novas compras, além de recomendações para outras pessoas.
Conclusão
De forma objetiva, o lean manufacturing trata-se de uma metodologia de gestão baseada em 4 conceitos básicos: agilidade, flexibilidade, inovação e eficiência. Para que ele funcione, porém, é necessário que a empresa o implemente corretamente.
Como todas as fases relativas à produção de um produto são aprimoradas ou mesmo eliminadas com essa metodologia, é primordial que se utilize como guia determinados princípios, como a produção puxada e o fluxo contínuo.
Ao longo de todo este conteúdo, foram abordadas as principais nuances envolvendo o lean manufacturing, um sistema de gerenciamento organizacional altamente eficiente e vital para a expansão de um negócio. Afinal, com tantos concorrentes no mercado, é essencial fabricar produtos com qualidade e de forma ágil.
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