Você já parou para pensar na jornada do colaborador dentro da sua empresa? Essa é uma questão crucial para a satisfação e o sucesso de qualquer organização. Pensando nisso, trouxemos esse tema no nosso novo quadro “Papo de Gente e Gestão”.
O Papo de Gente e Gestão é um projeto da Pontotel que visa criar um espaço de conversas dedicado a oferecer insights valiosos, dicas práticas e informações atualizadas sobre gestão de pessoas e tópicos relacionados ao mundo corporativo.
Por isso, nesse episódio de abertura, tivemos o prazer de receber Lara Avelino, Analista de RH na Pontotel, para discutir esse tema tão relevante e importante no dia a dia das empresas e pessoas.
E para tornar o conteúdo discutido ainda mais acessível, neste artigo, vamos explorar os principais pontos do nosso webinar e oferecer insights sobre como melhorar a experiência dos colaboradores em sua empresa.
Veja como dividimos o tema:
- O que é a Jornada do Colaborador?
- Mapeamento da Jornada do Colaborador
- Jornada do Colaborador: na Contratação
- Jornada do Colaborador: no Dia a Dia
- Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal
- Tecnologia e Ferramentas de Suporte
- O Papel da Tecnologia Pontotel
Boa leitura!
O que é a Jornada do Colaborador?
Falar sobre a jornada do colaborador é sempre um tema atual, uma vez que o mundo corporativo está sempre em atualização e passando por mudanças. O trabalho muda, seja por expectativas, relações trabalhistas e até por meio da legislação, a jornada do colaborador também muda.
Nesse sentido, Lara explicou a importância da jornada do colaborador, uma experiência que começa no processo seletivo e se estende até um possível desligamento. É uma estratégia de gestão que visa aumentar o engajamento, promover a satisfação e o desenvolvimento profissional, alinhando-se aos objetivos estratégicos da empresa.
Mapeamento da Jornada do Colaborador
Mapear a jornada do colaborador é essencial para identificar os principais pontos de contato, desde o primeiro dia até o desligamento. Essa análise revela oportunidades de aprimoramento na experiência do colaborador.
Alguns desses pontos incluem a atração, contratação, onboarding, engajamento, treinamento e crescimento interno. Ao decorrer do webinar, Lara Avelino foi discutindo sobre os principais pontos e como o RH pode melhorá-los.
Jornada do Colaborador: na Contratação
A contratação é um momento crítico na jornada do colaborador. É a primeira impressão que o candidato tem da empresa. Lara ressaltou a importância de proporcionar uma experiência positiva, destacando a transparência do processo, o feedback claro e os benefícios oferecidos.
Jornada do Colaborador: no Dia a Dia
A jornada do colaborador não se limita à contratação. Envolve o desenvolvimento, a cultura de feedback e ações internas. Manter os colaboradores engajados é fundamental para o sucesso a longo prazo.
Lara também abordou a importância do offboarding, garantindo uma despedida humanizada e alinhada à imagem da empresa no mercado.
Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal
Hoje, a retenção de colaboradores não se resume apenas ao salário. É fundamental considerar valores, crenças e clima organizacional. Lara destacou a importância de políticas de flexibilidade de trabalho para promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal.
Como exemplo, foi possível ver como um banco de horas e uma cultura organizacional focada em flexibilidade traz um bem-estar maior para os colaboradores e como isso aumenta a sua produtividade e melhora a imagem da empresa.
Tecnologia e Ferramentas de Suporte
A tecnologia desempenha um papel crucial na jornada do colaborador. Lara compartilhou informações sobre o uso de ferramentas de RH e automação de processos, incluindo o ATS e a gestão de jornada.
Dentro da jornada do colaborador, a tecnologia entra como uma facilitadora na rotina do profissional de RH, além de trazer autonomia para os demais funcionários.
O Papel da Tecnologia Pontotel
Lara trouxe nesse tópico sua experiência com a tecnologia da plataforma da Pontotel. Ela destacou como nosso sistema de controle de ponto e gerenciamento de RH simplifica processos, melhora a flexibilidade com um banco de horas completo e promove a autonomia dos colaboradores.
Além disso, os relatórios e dados gerados pela plataforma permitem que gestores e profissionais de RH tenham acesso a informações que podem ajudá-los a tomar decisões mais assertivas e estratégicas a fim de melhorar, cada vez mais, a jornada do colaborador.
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Conclusão
A jornada do colaborador é um tema crítico para o sucesso de qualquer organização. Ao compreendê-la e melhorá-la, você pode promover um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e gratificante para seus colaboradores, o que, por sua vez, beneficia toda a empresa.
É fundamental que os profissionais de RH/DP coloquem em prática as lições compartilhadas neste webinar. Agradecemos a todos que participaram e convidamos você a fazer parte de nossa comunidade no Telegram e WhatsApp, onde continuaremos compartilhando conhecimento e experiências.
Lembre-se de que para aprofundar em cada tópico de forma individual, temos artigos disponíveis em nosso blog. Além disso, convidamos todos a se inscreverem em nosso canal no YouTube, acompanhar nosso conteúdo no Spotify e não perder o próximo episódio.
Continue aprendendo, evoluindo e aprimorando a experiência dos colaboradores em sua organização. Até o próximo episódio!