Jogos corporativos: como utilizar e quais vantagens para as empresas?
BLOG
Time Pontotel 17 de abril de 2023 Departamento Pessoal

Já ouviu falar em jogos corporativos? Veja como eles podem facilitar a integração entre colaboradores!

Conheça os jogos corporativos e confira quais os benefícios e vantagens das atividades lúdicas para sua empresa. Leia mais!

Imagem de Já ouviu falar em jogos corporativos? Veja como eles podem facilitar a integração entre colaboradores!

Cada vez mais as empresas estão buscando maneiras alternativas de desenvolver habilidades de seus colaboradores. Os jogos corporativos vêm ganhando força dentro do ambiente de trabalho e se tornando ferramenta de gestão e não apenas do setor de recursos humanos.

A ideia principal é que conceitos importantes do mundo corporativo sejam passados aos profissionais de forma lúdica, trazendo para as atividades simulações de cenas cotidianas do mercado no qual a empresa está inserida. 

As brincadeiras corporativas podem ser importante aliadas, por exemplo, para integração de novos colaboradores ou desenvolvimento do trabalho em equipe. As possibilidades são diversas e algumas organizações estão se especializando em oferecer jogos corporativos para empresas.

Para explicar melhor sobre o tema e tirar todas as suas dúvidas sobre os jogos corporativos, esse artigo vai abordar:

Quer saber mais? Continue a leitura!

Jogos corporativos – Conceito

Os jogos corporativos foram criados com o objetivo principal de desenvolver habilidades e competências de colaboradores e incentivar a integração e colaboração entre as equipes. 

De maneira geral, são como os jogos de crianças, mas com metas mais complexas. Trata-se de atividades lúdicas, realizadas na empresa, sempre com o propósito de melhorar o comportamento dos funcionários e prepará-los para as demandas exigidas pelo mercado. 

Cada setor e negócio terá suas necessidades específicas, por isso, é papel dos analistas de recursos humanos e dos líderes entenderem quando e qual tipo de jogos e dinâmicas de empresa são indicados para aquela realidade. 

Os jogos corporativos ganham força à medida que a gamificação (inserção de jogos no dia a dia das pessoas) se torna popular em diversas áreas como a educação e também o lazer. 

Em quais situações os jogos corporativos podem ser utilizados?

imagem de um grupo de pessoas brincando de quebra cabeça

As brincadeiras corporativas podem ser realizadas por diversos motivos, porém, a aplicação da metodologia deve estar sempre baseada e ancorada nos objetivos da companhia. Normalmente, cada gestor deve identificar o que sua equipe precisa naquele momento, desde integração entre os times até treinamento ou reciclagem. 

Abaixo, alguns exemplos de como os jogos corporativos podem ser utilizados na sua empresa:

Dinâmicas em grupo

Suponhamos que sua equipe está passando por dificuldades para trabalhar em conjunto, prejudicando os resultados da empresa. Talvez, desenvolver uma dinâmica em grupo possa ajudar a identificar o que está causando o atrito entre os colaboradores e, principalmente, como solucionar essa demanda. 

Essa atividade lúdica pode ser voltada para a resolução de conflitos, integração entre diferentes áreas da companhia, desenvolvimento de habilidades específicas, entre outros.

Integração

Um dos principais pilares dos jogos corporativos, certamente, é a integração. É comum que novos colaboradores, por exemplo, demorem um pouco para se sentir parte da nova empresa. Por isso, esse tipo de atividade pode aproximá-los dos seus colegas de trabalho, pois as atividades lúdicas têm essa característica de integração entre os participantes de um jogo. 

Além disso, muitas vezes, uma equipe não interage com a outra, pela natureza da função de cada uma delas, porém, é importante que saibam que todos os setores da empresa estão interligados. Desta maneira, jogos colaborativos de integração podem ser ferramentas para que os times valorizem o trabalho um dos outros.

Treinamento

Uma das preocupações da maioria dos gestores é que seus empregados estejam bem preparados para exercer sua função. Para tornar o treinamento mais moderno e descontraído, muitas empresas estão utilizando os jogos corporativos para capacitação dos colaboradores.

Alguns estudos apontam que o aprendizado por meio de atividades lúdicas é mais eficaz, além de aumentar o interesse dos profissionais pelo tema. 

Para qual finalidade os jogos podem ser utilizados na organização?

Como falamos, não existe apenas uma razão pela qual os jogos e dinâmicas para empresas podem ser utilizados. Entretanto, os gestores e profissionais de RH costumam utilizar as brincadeiras corporativas em algumas ocasiões, como: promoção do trabalho em equipe, entrosamento de colaboradores, desenvolvimento de habilidades e competências e no happy hour da companhia.

Promover o trabalho em equipe

Um dos objetivos principais para a utilização dos jogos corporativos é promover o trabalho em equipe. Muitas vezes, os profissionais têm dificuldades de trabalhar com os demais colegas de trabalho. Afinal, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e que vai da característica de cada pessoa.

Algumas são mais tímidas e, por isso, funcionam melhor quando fazem suas tarefas sozinhas. Entretanto, dependendo do cenário, será necessário aprender a trabalhar em equipe. Os jogos, então, entregam uma possibilidade de a pessoa interagir e entender como seus colegas se comportam em um momento com menos pressão do que nas demandas do dia a dia. 

Ajudar no entrosamento de colaboradores

Não é apenas o trabalho em equipe que é importante para o sucesso de um negócio. Os colaboradores precisam estar entrosados e entenderem a importância do seu trabalho para que o outro também possa ser bem sucedido em suas funções. 

Mesmo que um colaborador não faça parte de uma equipe, é bastante provável que tudo que ele faça interfira na rotina de pelo menos mais um setor. Sendo assim, todos os colaboradores da empresa precisam estar entrosados e em sintonia. 

Desenvolver habilidades e competências

Mesmo que a sua equipe de recrutamento e seleção consiga contratar sempre os melhores talentos do mercado de trabalho, a sua empresa terá que oferecer treinamentos corporativos e preparar os profissionais para que atuem da forma como a empresa precisa. 

Para deixar o aprendizado mais leve e desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores, os jogos corporativos são uma excelente opção lúdica.

Happy hour

O objetivo do happy hour nada mais é do que oferecer um encontro de descontração entre os colaboradores de uma empresa. Neste momento, alguns jogos corporativos podem ser utilizados, desde que não tenham uma característica muito empresarial, já que o momento é de diversão.

Tipos de jogos corporativos

imagem de duas pessoas brincando de um jogo de cartas com um tabuleiro

Existem diversos tipos de jogos e não seria diferente no mundo corporativo. Dependendo do objetivo da atividade promovida pela empresa, é possível selecionar brincadeiras lúdicas que produzam o efeito esperado nos colaboradores. Alguns exemplos de jogos de empresa são:

Cooperativos

Os jogos cooperativos, também conhecidos como jogos colaborativos, são aqueles que têm como propósito promover um ambiente de colaboração entre os membros da equipe. Para solucionar tarefas e desafios, é necessária a participação de todos os envolvidos. Desta forma, os jogos desta natureza estimulam a confiança entre os colaboradores, fortalecem o sentimento de grupo e promovem a cultura colaborativa.

Competitivos

Neste modelo, os colaboradores são desafiados a competir entre si e sempre haverá um vencedor. Porém, tenha sempre em mente que a ideia não é estimular o espírito competitivo, mas sim que, durante a competição, os participantes absorvam os ensinamentos que a empresa deseja.

Comportamentais

Já nos jogos comportamentais, o objetivo é promover a mudança de comportamento dos colaboradores. Durante a dinâmica, os profissionais serão desafiados a vivenciar novas experiências e, a partir daí, entender a importância da mudança de postura no ambiente de trabalho.

Ao optar por esse modelo de jogo empresarial, o gestor precisa se lembrar de que as mudanças não ocorrerão de uma hora para outra, mas que é apenas o início das ações para conquistar o que é esperado.

Benefícios de utilizar os jogos corporativos na gestão

A gestão do negócio pode ter muitos benefícios com os jogos empresariais. Exemplos:

Traz dinamismo para a empresa

O mundo atual pede mais leveza ao tratar dos assuntos, mesmo os mais importantes. Por isso, uma empresa que aposta em jogos como forma de treinar e desenvolver seus talentos é considerada mais dinâmica e fortalece sua marca.

Promove os relacionamentos interpessoais

Para se ter um jogo, é necessário que as pessoas interajam entre si. Sendo assim, essa é uma importante ferramenta para promover o relacionamento entre todos os colaboradores. 

Cria identificação dos colaboradores com a empresa

O sucesso de qualquer empresa depende também especialmente das pessoas. Quanto mais envolvidas e engajadas no propósito da empresa os colaboradores estiverem, melhor serão os resultados do negócio. Os jogos corporativos também têm potencial de criar uma identificação entre funcionários e empresas.

Como implementar a prática de jogos corporativos?

imagem de uma pessoa brincando com pinos de madeira

Os jogos corporativos podem ser muito eficientes, mas, para isso, os gestores precisam entender o cenário da empresa e estabelecer os seguintes itens:

  • objetivo;
  • tema;
  • tipo de jogo; 
  • forma de aplicação;
  • maneira de análise de resultados;
  • entre outros.

Antes de fazer a aplicação dos jogos corporativos, analise o comportamento de seus colaboradores e procure por opções de brincadeiras que vão ao encontro de suas metas.

Conclusão

Os jogos corporativos são uma ferramenta de gestão e podem ser utilizados com diversos objetivos, em especial, desenvolvimento de habilidades e competências e integração entre colaboradores.

Apesar de terem formato de brincadeiras e terem formato lúdico, são bastante eficazes para promover o aprendizado e capacitar os profissionais de acordo com as necessidades do seu negócio. 

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro das novidades

Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!