O que é isolamento corporativo e seus impactos nas empresas
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Time Pontotel 5 de agosto de 2024 Gestão de Pessoas

Isolamento corporativo: o que é, por que ocorre, seus impactos e estratégias para o RH reduzir esse fenômeno

Confira neste conteúdo o que é isolamento corporativo, consequências para funcionários e empresas e formas de combater esse problema.

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O isolamento corporativo é um problema com potencial de gerar inúmeras consequências aos funcionários e às empresas. Antes mesmo da pandemia da Covid-19, o sentimento de solidão no trabalho, essa falta de conexão com os colegas de equipe, já era uma realidade. 

Nesse sentido, conforme o estudo EY Belonging Barometer, mais de 40% dos entrevistados afirmou se sentirem isolados no ambiente de trabalho — e esse sentimento de solidão era tanto física quanto emocionalmente.

Esse é apenas um dos cenários que demonstra a importância de as empresas, de todos os portes e segmentos, entenderem melhor acerca do tema. Ou seja, compreender as causas desse isolamento, que se dá tanto no trabalho presencial quanto remoto, e como combater.

São esses e outros aspectos que este texto abordará por meio dos tópicos a seguir:

Tenha uma ótima leitura!

O que é isolamento corporativo?

mulher sentada em frente ao notebook com expressão de chateada e com a mão na cabeça

O isolamento corporativo diz respeito à falta de conexão e relacionamento entre os funcionários de uma empresa. Isso ocasiona uma variedade de problemas para eles e, consequentemente, ao negócio.

Inclusive, esse entendimento relaciona-se com a definição de isolamento dada pelo dicionário Michaelis, que conceitua o termo como “Estado do indivíduo que está isolado de qualquer contato; solidão”

Por que ele ocorre?

O isolamento corporativo acontece por várias razões, então é essencial que, ao notar essa problemática, a empresa implemente medidas assertivas para resolvê-la. A seguir, confira em detalhes de quais cenários se origina nos colaboradores esse sentimento de isolamento.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um dos principais causadores do isolamento corporativo, visto que diz respeito ao conjunto de valores, comportamentos e crenças de um negócio. 

Ou seja, quando esse conjunto de aspectos não valoriza a colaboração e conexão, os funcionários lidam com as consequências de se sentirem isolados. Isso se agrava ainda mais naqueles que, naturalmente, gostam de trabalhar em equipe e participar ativamente.

Esse isolamento acontece, ainda, quando os funcionários fazem parte de uma organização cuja estrutura hierárquica é rígida. Alguns dos fatores que geram essa falta de conexão e solidão acontecem porque há pouco ou até mesmo nenhum espaço para expressar ideias.

Trabalho remoto

Outro causador do isolamento nas empresas é o trabalho remoto. Esse modelo de trabalho, embora traga uma gama de benefícios, também apresenta pontos negativos, como a falta de interação com outros colegas de trabalho.

Nesse sentido, quando envolve funcionários que já trabalharam em regime presencial ou que preferem este modelo de trabalho, o isolamento que o trabalho remoto gera é ainda pior. Afinal, as pausas para o café ou mesmo os momentos após o horário de trabalho, que rendem laços mais estreitos entre os colaboradores, não acontecem.

Diferenças de idade

Um dos fatores presentes nesse cenário responsável por causar o isolamento corporativo é a discriminação por idade: um funcionário mais velho, julgando ter maior experiência, pode ver os funcionários mais novos como menos experientes, tanto no trabalho quanto na vida. 

A consequência disso é a barreira que se cria entre esses colaboradores de gerações diferentes, dificultando a comunicação e conexão entre eles.

Somado a isso, essa falta de conexão entre as gerações se dá porque cada uma tem visões de mundo distintas, sobretudo na forma como enxerga o trabalho e se vê nele. Em termos gerais, um funcionário jovem é mais ligado a um comportamento ativo e inovador, ao passo que um mais velho preza mais por formalismo e presença de regras, por exemplo.

Quais os impactos do isolamento corporativo?

Assim como outros problemas organizacionais, o isolamento corporativo gera um efeito dominó, que começa nos colaboradores, expande-se para o time do qual eles fazem parte, depois a outros setores e, por fim, para a organização em sua totalidade. Entenda a seguir.

Afeta a saúde física e mental

A essência do isolamento corporativo é que ele causa o sentimento de solidão. Não importa se os funcionários trabalham em uma empresa renomada nem se são bem remunerados: quando a falta de interação social se instaura, a solidão surge e gera problemas de saúde.

Um funcionário que trabalha em regime remoto, por exemplo, pode se sentir solitário ao longo do tempo, fazendo-o se sentir ansioso e até estressado. Essas consequências na saúde mental também podem refletir em consequências na saúde física

Aliás, Paulo Duarte, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, pontua o seguinte sobre a falta de conexão e solidão:

“Podem desencadear uma série de problemas mentais e físicos, como ansiedade, depressão, estresse, problemas cardiovasculares e demência”.

Reduz a performance e o engajamento

Quando um funcionário se sente isolado, essa sensação acaba gerando desmotivação no trabalho. Por conta disso, no dia a dia, ele não entrega as demandas no prazo, ou, quando o faz, as demandas não têm a qualidade desejada.

Ou seja, o isolamento corporativo está diretamente ligado à produtividade e ao sentimento de trabalho com propósito. Assim, quando acontece, os funcionários que se sentem isolados colaboraram menos e não trocam ideias. Ainda, essa falta de engajamento favorece a ocorrência de erros em um projeto e o absenteísmo.

Aumenta os custos e o turnover

Outros dois problemas gerados pelo isolamento corporativo são os custos e o turnover. Por exemplo, anteriormente, foi mencionado que funcionários que se sentem isolados tendem a ter problemas com ansiedade. Uma consequência direta disso é que eles começam a ter um maior índice de faltas, afinal, estão desmotivados para realizar as suas funções.

Por isso, ao se ver imerso em um local de trabalho no qual não se sente conectado a outros funcionários, uma das ações que o trabalhador pode tomar é pedir demissão. Ou seja, há aumento do turnover, então a empresa passa a ter mais custos, como recrutar novos colaboradores e treiná-los, ambas ações que requerem investimento de tempo e dinheiro.

Como o RH pode reduzir o isolamento no trabalho?

grupo de 4 pessoas conversando em um escritório

Apesar de todas as complicações que o isolamento corporativo traz para uma empresa, há formas de ela evitar que isso aconteça. Caso já esteja enfrentando as consequências por ter funcionários que se sentem isolados, ela também pode adotar medidas combativas.

É importante ter em mente, porém, que combater essa solidão requer planejamento por parte da empresa. Como pontuado na pesquisa acadêmicaSolidão e trabalho na contemporaneidade: as múltiplas perspectivas de análise”, da área de gestão humana:

“No contexto sociopsicológico, refletir sobre a solidão no trabalho implica complexa tarefa, tendo em vista os aspectos coletivos e individuais que se enlaçam nessa temática”.

A seguir, entenda melhor as formas de reduzir esse isolamento nas organizações.

Promova a integração desde o início

Um dos aspectos-chave que combatem o isolamento corporativo é focar o sentimento de acolhimento. Por isso, quando o time de RH cria um programa de apresentação de time desde o momento que colaboradores são contratados, é menos provável que eles tenham a sensação de solidão.

Seja no trabalho remoto, híbrido ou presencial, é essencial que o RH crie formas de integrar os recém-contratados. Por exemplo, os funcionários mais experientes podem auxiliá-los a se familiarizar com a cultura empresarial e a se conectar com outros do time. Eventos de boas-vindas — durante o almoço, por exemplo — também são uma ótima escolha.

Fomente atividades em equipe

Esta ação engloba a criação de projetos que envolvam uma equipe formada por colaboradores de diferentes times, favorecendo a troca de experiências, o trabalho em grupo e o estreitamento de laços.

Uma abordagem similar para fomentar isso é promover eventos de diversão ou dinâmicas de integração — em épocas festivas ou não — entre os funcionários para combater ou evitar o isolamento corporativo.

Incentive a inclusão e comunicação aberta

É importante que as empresas também se atentem à inclusão dos colaboradores e à comunicação aberta. Por exemplo, por meio da inclusão, como ao criar grupos de afinidade, os colaboradores com pontos em comum podem se apoiar de forma conjunta, favorecendo o sentimento de pertencimento.

Já por meio da comunicação aberta, como acontece quando a empresa faz reuniões regulares, os funcionários conseguem compartilhar ideias e preocupações. Isso gera maior interação entre os colaboradores ao passo que favorece a resolução de problemas.

Facilite o uso de ferramentas de comunicação

Ligado ao que foi abordado anteriormente, é preciso que a empresa, além de implementar uma ferramenta de comunicação, facilite o seu uso. 

Há várias ferramentas de comunicação, todas criadas com um foco claro: auxiliar os funcionários a se comunicarem de forma rápida e transparente no dia a dia. Isso beneficia a conexão entre eles, combatendo o isolamento corporativo, sobretudo no regime remoto.

Sendo assim, para tal objetivo ser alcançado, é necessário oferecer treinamento aos funcionários, pois isso fará com que eles consigam tirar o maior proveito da ferramenta. Vale, também, criar um guia de boas práticas para melhorar a comunicação interna.

Ofereça suporte e treinamentos contínuos

Quando uma empresa oferece suporte e treinamentos contínuos, isso combate o isolamento por diversas razões. Algumas são:

  • Treinamento em habilidades de comunicação auxilia os colaboradores a se expressarem melhor entre si, favorecendo a aproximação e a conexão;
  • Treinamentos contínuos deixam os colaboradores confiantes em suas funções; assim, eles passam a se sentir mais integrados e úteis no time;
  • Suporte emocional, como o aconselhamento psicológico, também auxilia no combate ao sentimento de solidão na empresa.

Conclusão

É notório como o isolamento corporativo é uma problemática com a qual qualquer empresa pode lidar. Há uma série de fatores que o causam, como quando a empresa adota o regime remoto, mas falha em criar medidas para gerar conexão entre os colaboradores.

Isso só evidencia a importância de as organizações saberem quais as principais causas que podem fazer os seus funcionários se sentirem isolados, bem como compreender as formas mais assertivas para solucionar o problema. 

Como visto ao longo deste conteúdo, é possível — e necessário — combater o isolamento corporativo desde o início, quando a empresa contrata novos colaboradores. Isso, porém, também deve se estender ao longo do tempo por meio de outras estratégias, como a criação de momentos de lazer em grupo e o uso de ferramentas de comunicação.

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