O processo de gestão de pessoas nas empresas mudou. Hoje, as organizações precisam ir além da eficiência operacional e dar atenção aos interesses dos colaboradores na hora de tomar decisões estratégicas.
Isso porque ouvir os funcionários permite a implementação de medidas que aumentam o engajamento dos trabalhadores. E colaboradores engajados produzem mais e com maior qualidade, impactando diretamente a rentabilidade e o sucesso do negócio.
Mas como identificar quais são os interesses dos colaboradores? Este artigo explicará como o setor de Recursos Humanos (RH) pode mapear essas informações e utilizá-las para beneficiar a organização. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:
- O que significa interesse do colaborador?
- Qual o papel do RH quando o assunto são os interesses dos colaboradores?
- Como identificar os interesses dos funcionários?
- Estratégias para alinhar interesses entre empresa e colaboradores
Boa leitura!
O que significa interesse do colaborador?
O interesse do colaborador se refere ao nível de comprometimento e engajamento que o funcionário demonstra em relação à sua empresa. Ele reflete motivações, necessidades, desejos e aspirações de cada trabalhador, fatores que influenciam seu desempenho, performance e satisfação no trabalho.
Qual o papel do RH quando o assunto são os interesses dos colaboradores?
O setor de RH é responsável por identificar os interesses dos funcionários e criar estratégias que promovem o engajamento e a conexão dos colaboradores com a empresa. Esse processo deve estar alinhado aos objetivos organizacionais, garantindo que ambos os lados sejam beneficiados pelas práticas adotadas.
Uma das estratégias mais importantes para aumentar o envolvimento e a produtividade no ambiente corporativo é melhorar o chamado employee experience. Entenda a seguir como isso funciona e quais os seus benefícios:
O que é employee experience?
O Employee Experience (EX) é a soma das percepções e interações que um funcionário tem ao longo de sua jornada na empresa, desde o processo seletivo até o desligamento.
Também conhecido como “experiência do colaborador”, esse conceito envolve todos os aspectos que influenciam a vida profissional do funcionário, como ambiente de trabalho, cultura organizacional e plano de carreira.
Portanto, todas as ações e decisões relacionadas a algum desses aspectos influencia a experiência do funcionário. Por sua vez, o EX impacta o engajamento, a fidelização e a produtividade dos profissionais na empresa.
Para promover uma experiência positiva, o setor de RH precisa identificar e atender às necessidades e os interesses dos colaboradores, colocando-os no centro das decisões. Assim, é possível implementar ações eficazes para garantir o bem-estar das equipes e aumentar o envolvimento com os objetivos organizacionais. .
Benefícios de adotar essa estratégia
Investir em uma estratégia focada no employee experience permite ao RH transformar os interesses dos colaboradores em uma vantagem competitiva para a organização. Isso acontece porque, quando os funcionários se sentem ouvidos e valorizados, há um aumento no senso de pertencimento, na motivação e na satisfação.
Além disso, considerar as necessidades dos colaboradores durante a tomada de decisões fortalece o comprometimento deles com a empresa. Como resultado, o engajamento e a produtividade crescem, o clima organizacional melhora e a rotatividade de funcionários diminui.
Ao mesmo tempo, a empresa se torna mais atraente para talentos qualificados, melhora sua reputação no mercado e ganha em inovação. Esses fatores criam um cenário favorável para o alcance de melhores resultados, tornando o negócio mais competitivo.
Como identificar os interesses dos funcionários?
A identificação dos interesses dos funcionários deve ser baseada em dados. Isso significa que o RH precisa adotar estratégias para mapear e analisar essas informações de forma precisa e eficiente. Em outras palavras, o setor deve investir em people analytics. Para isso, o RH pode realizar atividades como:
- Pesquisas de clima organizacional;
- Análises comportamentais;
- Pesquisas de satisfação interna;
- Pesquisa de engajamento;
- Avaliação 360 graus;
- Feedback contínuo;
- Entrevista de desligamento.
Qual é o impacto de interesses não mapeados?
Empresas que não mapeiam os interesses dos colaboradores correm o risco de tomar decisões que geram impactos negativos para o negócio, como queda de engajamento e aumento da rotatividade.
Um exemplo disso pode ser observado nos resultados do movimento de retorno ao trabalho presencial pós-pandemia. Segundo um relatório da Great Place To Work (GPTW), o modelo 100% presencial voltou a ser o mais adotado no país em 2024.
No entanto, outro estudo do GPTW revelou que a ordem de retorno aumenta o risco de rotatividade e as taxas de desligamento. A pesquisa mostra que o local de trabalho em si não é o fator mais importante para os funcionários. O problema surge quando eles não são consultados sobre suas preferências em relação às políticas da empresa.
Por outro lado, colaboradores que têm a opção de escolher entre trabalho remoto, híbrido ou presencial apresentam três vezes mais chances de querer permanecer na organização. Esse exemplo ilustra a importância de ouvir os colaboradores durante as tomadas de decisões do negócio.
Estratégias para alinhar interesses entre empresa e colaboradores
Para alinhar os interesses dos colaboradores com os da empresa, o RH deve adotar estratégias que conectem os objetivos organizacionais aos valores e motivações individuais dos funcionários. O primeiro passo é mapear as demandas dos trabalhadores, utilizando as estratégias mencionadas anteriormente.
Com base nesses dados, o setor deve adotar medidas que fortaleçam o employee experience, como investir em ergonomia, criar programas de incentivo, adotar jornadas flexíveis, entre outras medidas. Além dessas medidas, é importante investir no chamado endomarketing.
“As ações de endomarketing realmente vêm para que o RH consiga mostrar para os colaboradores o quanto nos preocupamos, o quanto estamos atentos e o quanto estamos ouvindo. Estamos ali disponíveis para entender todos esses pontos”, explica Lara Avelino, analista de RH e psicóloga organizacional.
Interesses dos funcionários e nível de engajamento
O engajamento no trabalho reflete o grau de conexão emocional dos funcionários com a organização. Essa conexão é estabelecida quando a empresa identifica e atende a necessidades e interesses dos colaboradores.
Por isso, as estratégias de alinhamento devem ser personalizadas com base na análise das demandas específicas dos funcionários do negócio. Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood, destaca que o RH tem um papel estratégico nesse processo e reforça a necessidade de considerar os objetivos organizacionais:
“Se eu pudesse transmitir uma mensagem para o RH, eu diria: conectem os benefícios do bem-estar corporativo à estratégia que a empresa já tem, em vez de tentar criar uma pauta nova. Muitas vezes, vejo o RH querendo fazer isso, mas é essencial alinhar essas iniciativas com os objetivos e valores já estabelecidos pela organização.”
Conclusão
O interesse do colaborador está relacionado ao nível de engajamento e comprometimento que um funcionário tem com sua função e com a empresa. Cabe ao RH mapear esses interesses e definir estratégias para alinhar as demandas dos funcionários aos objetivos organizacionais.
Essas estratégias devem fortalecer o chamado employee experience da empresa. Isso ajuda a reter talentos, reduzir a rotatividade, aumentar a produtividade, entre outros benefícios.
Para alcançar esses resultados, o RH precisa implementar ações para identificar os interesses dos funcionários e desenvolver práticas personalizadas que atendam às suas demandas. Esse trabalho é fundamental para melhorar a rentabilidade e a competitividade do negócio.
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