Transformando os interesses da empresa nos dos colaboradores
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Time Pontotel 28 de janeiro de 2025 Gestão de Pessoas

Como tornar os interesses dos colaboradores em vantagem competitiva através do employee experience

Entenda como identificar os interesses dos colaboradores, por que isso é importante e qual o papel do RH na adoção de estratégias alinhadas ao employee experience.

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O processo de gestão de pessoas nas empresas mudou. Hoje, as organizações precisam ir além da eficiência operacional e dar atenção aos interesses dos colaboradores na hora de tomar decisões estratégicas.

Isso porque ouvir os funcionários permite a implementação de medidas que aumentam o engajamento dos trabalhadores. E colaboradores engajados produzem mais e com maior qualidade, impactando diretamente a rentabilidade e o sucesso do negócio.

Mas como identificar quais são os interesses dos colaboradores? Este artigo explicará como o setor de Recursos Humanos (RH) pode mapear essas informações e utilizá-las para beneficiar a organização. Para isso, serão abordados os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que significa interesse do colaborador?

Dois colegas de trabalho comemorando juntos, mostrando o interesse dos colaboradores no sucesso do projeto.

O interesse do colaborador se refere ao nível de comprometimento e engajamento que o funcionário demonstra em relação à sua empresa. Ele reflete motivações, necessidades, desejos e aspirações de cada trabalhador, fatores que influenciam seu desempenho, performance e satisfação no trabalho.

Qual o papel do RH quando o assunto são os interesses dos colaboradores?

O setor de RH é responsável por identificar os interesses dos funcionários e criar estratégias que promovem o engajamento e a conexão dos colaboradores com a empresa. Esse processo deve estar alinhado aos objetivos organizacionais, garantindo que ambos os lados sejam beneficiados pelas práticas adotadas.

Uma das estratégias mais importantes para aumentar o envolvimento e a produtividade no ambiente corporativo é melhorar o chamado employee experience. Entenda a seguir como isso funciona e quais os seus benefícios:

O que é employee experience?

O Employee Experience (EX) é a soma das percepções e interações que um funcionário tem ao longo de sua jornada na empresa, desde o processo seletivo até o desligamento.

Também conhecido como “experiência do colaborador”, esse conceito envolve todos os aspectos que influenciam a vida profissional do funcionário, como ambiente de trabalho, cultura organizacional e plano de carreira.

Portanto, todas as ações e decisões relacionadas a algum desses aspectos influencia a experiência do funcionário. Por sua vez, o EX impacta o engajamento, a fidelização e a produtividade dos profissionais na empresa

Para promover uma experiência positiva, o setor de RH precisa identificar e atender às necessidades e os interesses dos colaboradores, colocando-os no centro das decisões. Assim, é possível implementar ações eficazes para garantir o bem-estar das equipes e aumentar o envolvimento com os objetivos organizacionais. . 

Benefícios de adotar essa estratégia

Investir em uma estratégia focada no employee experience permite ao RH transformar os interesses dos colaboradores em uma vantagem competitiva para a organização. Isso acontece porque, quando os funcionários se sentem ouvidos e valorizados, há um aumento no senso de pertencimento, na motivação e na satisfação.

Além disso, considerar as necessidades dos colaboradores durante a tomada de decisões fortalece o comprometimento deles com a empresa. Como resultado, o engajamento e a produtividade crescem, o clima organizacional melhora e a rotatividade de funcionários diminui. 

Ao mesmo tempo, a empresa se torna mais atraente para talentos qualificados, melhora sua reputação no mercado e ganha em inovação. Esses fatores criam um cenário favorável para o alcance de melhores resultados, tornando o negócio mais competitivo. 

Como identificar os interesses dos funcionários?

A identificação dos interesses dos funcionários deve ser baseada em dados. Isso significa que o RH precisa adotar estratégias para mapear e analisar essas informações de forma precisa e eficiente. Em outras palavras, o setor deve investir em people analytics. Para isso, o RH pode realizar atividades como:

Qual é o impacto de interesses não mapeados?

Empresas que não mapeiam os interesses dos colaboradores correm o risco de tomar decisões que geram impactos negativos para o negócio, como queda de engajamento e aumento da rotatividade. 

Um exemplo disso pode ser observado nos resultados do movimento de retorno ao trabalho presencial pós-pandemia. Segundo um relatório da Great Place To Work (GPTW), o modelo 100% presencial voltou a ser o mais adotado no país em 2024. 

No entanto, outro estudo do GPTW revelou que a ordem de retorno aumenta o risco de rotatividade e as taxas de desligamento. A pesquisa mostra que o local de trabalho em si não é o fator mais importante para os funcionários. O problema surge quando eles não são consultados sobre suas preferências em relação às políticas da empresa

Por outro lado, colaboradores que têm a opção de escolher entre trabalho remoto, híbrido ou presencial apresentam três vezes mais chances de querer permanecer na organização. Esse exemplo ilustra a importância de ouvir os colaboradores durante as tomadas de decisões do negócio.

Estratégias para alinhar interesses entre empresa e colaboradores

Profissional sorridente em reunião, demonstrando interesse dos colaboradores na conversa.

Para alinhar os interesses dos colaboradores com os da empresa, o RH deve adotar estratégias que conectem os objetivos organizacionais aos valores e motivações individuais dos funcionários. O primeiro passo é mapear as demandas dos trabalhadores, utilizando as estratégias mencionadas anteriormente. 

Com base nesses dados, o setor deve adotar medidas que fortaleçam o employee experience, como investir em ergonomia, criar programas de incentivo, adotar jornadas flexíveis, entre outras medidas. Além dessas medidas, é importante investir no chamado endomarketing.

As ações de endomarketing realmente vêm para que o RH consiga mostrar para os colaboradores o quanto nos preocupamos, o quanto estamos atentos e o quanto estamos ouvindo. Estamos ali disponíveis para entender todos esses pontos”, explica Lara Avelino, analista de RH e psicóloga organizacional.

Interesses dos funcionários e nível de engajamento

O engajamento no trabalho reflete o grau de conexão emocional dos funcionários com a organização. Essa conexão é estabelecida quando a empresa identifica e atende a necessidades e interesses dos colaboradores. 

Por isso, as estratégias de alinhamento devem ser personalizadas com base na análise das demandas específicas dos funcionários do negócio. Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood, destaca que o RH tem um papel estratégico nesse processo e reforça a necessidade de considerar os objetivos organizacionais:

Se eu pudesse transmitir uma mensagem para o RH, eu diria: conectem os benefícios do bem-estar corporativo à estratégia que a empresa já tem, em vez de tentar criar uma pauta nova. Muitas vezes, vejo o RH querendo fazer isso, mas é essencial alinhar essas iniciativas com os objetivos e valores já estabelecidos pela organização.”

Conclusão

O interesse do colaborador está relacionado ao nível de engajamento e comprometimento que um funcionário tem com sua função e com a empresa. Cabe ao RH mapear esses interesses e definir estratégias para alinhar as demandas dos funcionários aos objetivos organizacionais. 

Essas estratégias devem fortalecer o chamado employee experience da empresa. Isso ajuda a reter talentos, reduzir a rotatividade, aumentar a produtividade, entre outros benefícios.

Para alcançar esses resultados, o RH precisa implementar ações para identificar os interesses dos funcionários e desenvolver práticas personalizadas que atendam às suas demandas. Esse trabalho é fundamental para melhorar a rentabilidade e a competitividade do negócio.

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