A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que está revolucionando a forma como as empresas comportam-se e, principalmente, relacionam-se com seus clientes, parceiros comerciais e colaboradores. Com as novas ferramentas, as organizações podem aumentar seu potencial competitivo e extrair outros benefícios.
A partir da IA, sistemas são capazes de aprender e tomar decisões de maneira autônoma, além de ser possível automatizar tarefas repetitivas. A tecnologia simula a inteligência humana e realiza atividades que, anteriormente, necessitavam de comandos do ser humano.
No mundo corporativo, essas funcionalidades são importantes porque permitem que os profissionais dediquem mais tempo às atividades estratégicas e corporativas, otimizando a eficiência da empresa. A inteligência artificial possibilita ainda que processos como a contratação de novos talentos sejam simplificados a partir da análise rápida de um grande volume de dados.
Este artigo irá abordar todos os detalhes sobre o que é inteligência artificial, quais são os seus diferenciais, como as empresas podem ser beneficiadas pela nova tecnologia e como a equipe de Recursos Humanos (RH) pode aproveitar a ferramenta para otimizar o trabalho. Os tópicos discutidos serão:
- O que é inteligência artificial?
- Como a inteligência artificial funciona?
- Quais os benefícios da inteligência artificial para as empresas?
- Em quais áreas da empresa a inteligência artificial pode ser aplicada?
- Mitos sobre a inteligência artificial
- Como a inteligência artificial pode ser utilizada no RH?
Está interessado? Então, continue a leitura!
O que é inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é um campo de estudo multidisciplinar, especialmente da Ciência da Computação, que envolve o desenvolvimento de sistemas e máquinas capazes de realizar atividades que se assemelham à inteligência humana.
De maneira geral, por meio da IA, programas reproduzem tarefas de diversas complexidades, reproduzindo o comportamento humano. Esses sistemas são alimentados por uma grande quantidade de dados e algoritmos, que permitem a análise de informações, a identificação de padrões e a tomada de decisões assertivas, baseada em dados.
No ambiente corporativo, a inteligência artificial é utilizada para otimizar processos, melhorar a análise de dados, personalizar as experiências do cliente, automatizar tarefas repetitivas, prever tendências de mercado, aprimorar a segurança cibernética e impulsionar a eficiência operacional.
Como a inteligência artificial funciona?
A inteligência artificial funciona, basicamente, por meio de um processo composto por três etapas. Primeiramente, ocorre a coleta de dados a partir de todas as fontes disponíveis, como bancos de dados e interações com usuários.
Em seguida, os algoritmos processam essas informações com o apoio de técnicas e aprendizado de máquina. É nesse momento que os algoritmos analisam os dados e identificam os padrões, com o intuito de extrair informações de interesse.
Por fim, dependendo da tarefa que a IA estiver programada para realizar, ela tomará a atitude esperada pela programação. Pode ser, por exemplo, tomada de decisões, recomendações, respostas em linguagens naturais, entre outras ações.
A inteligência artificial é capaz de reproduzir o comportamento humano de diversas maneiras. As três mais comuns são:
- Machine learning (aprendizado de máquina): trata-se do campo da IA que engloba o desenvolvimento de algoritmos e modelos que possibilitam aos computadores aprender e melhorar por meio de dados, sem uma programação prévia. É o aprendizado de máquina que permite a identificação de padrões e, a partir daí, a tomada de decisões ou as previsões;
- Deep learning (aprendizado profundo): é um subcampo do machine learning, que utiliza redes neurais artificiais profundas para realizar atividades complexas de aprendizado e reconhecimento de padrão. Essas redes possuem múltiplas camadas interconectadas que copiam o funcionamento do cérebro humano. O deep learning consegue processar com alta precisão informações mais detalhadas, como voz e imagens;
- Processamento de linguagem natural (PLN): é o campo da IA que envolve a interação entre as máquinas e a linguagem humana. O PLN permite que os sistemas compreendam, interpretem e produzam texto e fala correspondentes à comunicação humana.
Quais os benefícios da inteligência artificial para as empresas?
O uso da inteligência artificial oferece diversos benefícios para as empresas, trazendo um aumento no potencial competitivo do negócio, pois impacta diretamente na capacidade produtiva da empresa.
A tecnologia pode ser utilizada em diversos processos da companhia, desde a área administrativa até na otimização e personalização da experiência do cliente. Adicionalmente, também é uma importante ferramenta para a gestão de pessoas.
A seguir, confira algumas das principais vantagens da adesão da inteligência artificial nas empresas:
Aumento da eficiência nos processos
As ferramentas de inteligência artificial promovem a automação de vários processos, trazendo agilidade na análise de informações e na realização de tarefas do dia a dia. Desta forma, as equipes têm mais eficiência na conclusão das atividades, pois, além de finalizar os processos mais rapidamente, também podem identificar pontos de melhoria nessas atividades, diminuindo a ocorrência de erros.
Diminuição nos gastos
A automação de tarefas rotineiras pode reduzir os custos operacionais, especialmente porque há redução dos erros e menos intervenção humana. A tecnologia pode ainda ser programada para otimizar o uso de recursos, por exemplo, matéria-prima, gerando economia para a empresa.
Além disso, a IA também possibilita a detecção precoce de eventuais problemas, por meio da análise preditiva, auxiliando os gestores a agirem rapidamente para evitar ou solucionar os contratempos.
Melhora na produtividade
Outro benefício da inteligência artificial para as empresas é o aumento na produtividade dos colaboradores. Isso é possível porque a tecnologia pode automatizar atividades do dia a dia, permitindo que os profissionais se dediquem às ações que possuem maior valor agregado para o negócio.
Em quais áreas da empresa a inteligência artificial pode ser aplicada?
A inteligência artificial possui uma série de aplicações em uma empresa, sempre com o intuito de melhorar a eficiência e potencializar o desenvolvimento do negócio. Entre as áreas que podem ser beneficiadas, é possível elencar:
Integração e gestão de equipes
As ferramentas de IA otimizam os processos de integração de novos colaboradores ao automatizar atividades como preenchimento de formulários e até treinamentos. Ademais, funcionalidades como chatbots e assistentes virtuais podem oferecer suporte aos colaboradores, auxiliando na navegação de políticas e procedimentos internos.
Isso facilita a adaptação dos funcionários à cultura da empresa e melhora a eficiência dos processos de integração.
Satisfação de colaboradores
A inteligência artificial também tem o potencial de analisar o nível de satisfação dos colaboradores. Para isso, as análises de sentimentos podem ser feitas com base nos dados de interação com comunicações internas e outras atividades da empresa.
A IA pode ser aplicada para monitorar o desempenho das equipes, identificar tendências de produtividade e até mesmo prever possíveis problemas no ambiente de trabalho. Assim, os gestores podem agir individualmente e buscar melhorar a experiência de cada funcionário.
Acompanhamento e análise de dados
Um dos principais potenciais da IA é a capacidade de analisar uma grande quantidade de dados em um curto período. Essa característica da tecnologia pode ser explorada, por exemplo, para entender o comportamento do cliente, analisar a concorrência e prever tendências do mercado.
Com essas informações, as empresas podem ter insights para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e até mesmo identificar eventuais falhas na estratégia ou nos processos da companhia.
Mitos sobre a inteligência artificial
Apesar de seus benefícios serem amplamente divulgados, ainda existem alguns mitos sobre a inteligência artificial. Alguns deles são:
- Custos elevados: embora exista um investimento para adquirir os sistemas e treinar os colaboradores, a tecnologia não é tão cara. Atualmente, existem diversas soluções acessíveis no mercado, que podem ser obtidas inclusive por pequenos e médios negócios;
- Impassível de erros: as ferramentas de IA podem, sim, cometer erros, principalmente porque seus resultados são baseados nos algoritmos utilizados para programá-las. Sendo assim, erros podem acontecer, e a supervisão humana é importante para identificá-los e corrigi-los;
- Substituição do ser humano: a inteligência artificial deve ser utilizada para aprimorar as atividades realizadas pelos seres humanos. De maneira geral, a IA deve ser usada para automatizar processos, mas a inteligência e a estratégia dos profissionais não devem ser substituídas.
Como a inteligência artificial pode ser utilizada no RH?
A equipe de Recursos Humanos (RH) pode utilizar a inteligência artificial de diversas formas. A tecnologia vem se popularizando, principalmente, no processo de recrutamento e seleção.
As ferramentas de IA conseguem analisar muitos currículos automaticamente, identificando os candidatos mais adequados às vagas disponíveis, de acordo com requisitos específicos elencados pela empresa. Essa funcionalidade simplifica um processo de seleção de currículos que pode ser muito longo se realizado manualmente.
Quando o processo de contratação já foi concluído, a inteligência artificial tem um papel fundamental na gestão de pessoas. Ela pode personalizar o desenvolvimento individual de cada colaborador, identificando necessidades e monitorando o desempenho profissional.
Adicionalmente, ainda pode coletar e analisar dados sobre a jornada do funcionário e identificar tendências de satisfação, produtividade e rotatividade, o que permite uma tomada de decisões mais informada ou a implementação de estratégias para melhorar o ambiente de trabalho.
Conclusão
A inteligência artificial é, portanto, uma tecnologia com potencial significativo para transformar e melhorar os resultados das empresas. O conceito é baseado em sistemas que aprendem e tomam decisões autônomas, oferecendo benefícios como automação, análise avançada de dados e melhorias na experiência do cliente.
Para explorar ao máximo os benefícios da IA, é importante reconhecer que as ferramentas podem ser acessíveis e devem complementar, e não substituir, as capacidades humanas. Com a adoção da inteligência artificial de forma estratégica, as empresas podem ganhar vantagem competitiva.
No RH, por exemplo, no processo de seleção de colaboradores, essencial para o sucesso do negócio, a IA pode simplificar a filtragem dos melhores candidatos e atuar como parceira dos recrutadores na identificação dos profissionais que mais se adequam à empresa.
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