Insatisfação no trabalho: quais as causas e como resolver?
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Time Pontotel 8 de agosto de 2024 Departamento Pessoal

Insatisfação no trabalho: veja as causas, impactos negativos na empresa e como o RH pode ajudar!

A insatisfação no trabalho pode ser gerada pela falta de feedback e problemas com a gestão. Saiba como esse sentimento impacta a empresa!

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A insatisfação no trabalho é uma situação muito comum que pode trazer diversos impactos negativos para a liderança e para os profissionais, como rotatividade, absenteísmo, entre outros.

Os colaboradores passam a maior parte de seus dias na empresa, por isso, é importante que eles estejam satisfeitos e motivados. 

Portanto, a insatisfação no trabalho é um problema que merece total atenção, pois pessoas insatisfeitas tendem a desenvolver doenças físicas e psicológicas, além de impactar no rendimento e produtividade no trabalho.

Diante disso, esse artigo irá abordar mais sobre a insatisfação no trabalho e como o RH pode ajudar a solucionar a situação. Veja o que será tratado:

Quer saber mais? Então, continue acompanhando o artigo a seguir.

O que é a insatisfação no trabalho?

A insatisfação no trabalho está relacionada à falta de concentração, desmotivação, baixa produtividade, distração, entre outros efeitos que impactam diversos profissionais no mercado de trabalho.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Isma (International Stress Management Association) apresentou um resultado que mostra que 72% das pessoas estão infelizes no trabalho. Além disso, o estudo demonstrou que a insatisfação ocorre de forma silenciosa e que só surge diante de algum conflito.

Outro ponto importante é que a insatisfação no trabalho pode desencadear outros problemas, como um aumento no número de erros durante a realização de processos que envolvem a rotina diária do trabalhador. Diante disso, é importante que o colaborador e a gestão trabalhem em sincronia para acabar com a insatisfação.

Quais as causas da insatisfação no trabalho?

Uma mulher com a mão em um teclado.

Como mencionado, as causas de insatisfação no trabalho estão relacionadas a diferentes fatores internos e externos. Os fatores internos estão ligados a condições de trabalho, salário, possibilidade de crescimento, entre outros.

Já os fatores externos referem-se à saúde mental do colaborador ou ao relacionamento com amigos e familiares, ou outras possibilidades que podem estar relacionadas a causas pessoais da vida de um colaborador, o que pode impactar o rendimento dos profissionais.

Diante disso, estão listadas, a seguir, as principais causas que levam ao descontentamento dos profissionais no dia a dia. Confira.

Falta de reconhecimento

Uma das principais causas para o surgimento da insatisfação no trabalho está relacionada à falta de reconhecimento por parte da gestão da empresa. 

Porém, é importante dizer que o reconhecimento não está ligado apenas a altos salários, mas também a ações que provoquem a melhoria contínua dos profissionais.

Quando essas ações não são praticadas, os profissionais começam a perder o interesse pela atividade, ficam desmotivados com o trabalho e com a rotina. 

Sendo assim, para manter um profissional motivado, os gestores devem incluir em sua rotina, papos, feedbacks ou lembretes que reconheçam os esforços dos colaboradores e seus resultados.

Falta de feedbacks

Outro erro comum que pode causar insatisfação no trabalho é a falta de feedbacks. Essa falha pode causar problemas no relacionamento entre trabalhador e gestor.

Afinal, o feedback é uma prática importante para incentivar a atuação dos profissionais, apresentando um retorno sobre as suas ações na empresa, sejam elas positivas ou negativas.

Falta de desafios

Os desafios são importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Eles devem fazer parte do emprego, pois auxiliam no aperfeiçoamento de novas habilidades e no crescimento da carreira.

No entanto, quando o profissional está em uma rotina monótona e sem desafios, a insatisfação no trabalho têm mais chances de aparecer.

Problemas com a gestão

Os problemas com a gestão é um dos principais motivos que geram a insatisfação no trabalho. Essa situação acontece principalmente com empreendedores que possuem dificuldades em desenvolver uma gestão de pessoas eficiente.

Além disso, uma equipe sem orientações e objetivos claros, possuem o sentimento de não serem valorizados e reconhecidos pela gestão, assim os profissionais se sentem insatisfeitos com a empresa e sua função.

Falta de planejamento

As atividades da organização devem seguir um cronograma de execução para serem entregues no prazo e seguindo as diretrizes corretas. No entanto, quando não há um planejamento estratégico estabelecido, os profissionais não sabem o que precisa ser feito, de que forma e quando as atividades devem ser entregues.

Por isso, podem se sentir insatisfeitos no trabalho para realizar as atividades, uma vez que eles não compreendem o objetivo do que está sendo feito. Assim, é preciso criar um planejamento das entregas em curto, médio e longo prazo, e os profissionais devem saber a importância destas para o resultado.

Falta de suporte do líder

Uma mulher discursando em frente a um grupo de pessoas.

Por último, outro fator que auxilia na insatisfação dos profissionais é a falta de suporte dos líderes em situações de crises, pois isso impacta a estrutura da empresa. 

Por isso, nesses momentos, é normal que o profissional busque um suporte dos líderes e, caso não ocorra, isso pode abalar a sua motivação no trabalho.

Como saber que o funcionário está insatisfeito com o trabalho?

O trabalho desempenha um papel fundamental na vida dos indivíduos, e por essa razão, eles são os únicos que podem responder com exatidão o motivo da sua insatisfação. A insatisfação no trabalho possui impacto direto nos resultados da empresa, por isso, os gestores devem saber identificar quando os colaboradores estão insatisfeitos e saber reverter a situação.

Sendo assim, o primeiro passo para avaliar os níveis de insatisfação no trabalho e identificar os sinais que podem representar uma insatisfação no trabalho:

  • Queda na produtividade;
  • Desmotivação;
  • Pressa para ir embora;
  • Pouca ou nenhuma interação com os colegas de trabalho;
  • Faltas injustificadas com frequência.

Diante desses sinais, os gestores e o RH devem agir rapidamente para contornar a situação e motivar os profissionais.

Quais os impactos negativos que isso pode causar na empresa?

Ter um colaborador insatisfeito no trabalho pode impactar negativamente o funcionamento e o crescimento da organização, bem como o desempenho do profissional no dia a dia, pois a insatisfação faz com que ele não se dedique à realização de suas tarefas.

No entanto, é certo afirmar que, seja qual for o motivo que esteja gerando este sentimento, ela pode causar diversos prejuízos para a organização e para as equipes de trabalho das quais o funcionário faz parte.

Por isso, a seguir, estão listados os principais impactos negativos que a insatisfação dos profissionais podem provocar na empresa. São eles:

Assim, é possível perceber que, quando os colaboradores não são atendidos em suas necessidades básicas, eles não têm satisfação para desempenhar suas atividades com qualidade.

Como o RH pode ajudar a resolver problemas como insatisfação no trabalho?

Apesar dos impactos negativos que a insatisfação no trabalho pode causar, essa situação pode ser revertida. Por isso, o setor de RH possui papel fundamental nesse processo, podendo auxiliar das seguintes formas:

Tenha líderes engajados

O líder engajado atua ativamente e alinhado aos princípios e às metas da empresa. Com esse perfil, o líder possui mais chances de motivar os colaboradores, pois um gestor comprometido se torna um exemplo que todos querem seguir, inspirando os profissionais.

Além disso, um líder engajado se preocupa com o relacionamento dos membros da sua equipe, é flexível e demonstra entusiasmo com o sucesso dos profissionais, e essas ações são essenciais para motivar e engajar uma equipe.

Utilize metodologias ágeis como OKR

O OKR (Objectives and Key Results) significa “objetivos e resultados-chave”, e se trata de uma metodologia de gestão ágil com foco nos resultados. Assim, essa ferramenta de comunicação interna interliga os setores e colaboradores aos objetivos e à cultura organizacional.

Com essa metodologia, os colaboradores sabem quais metas e objetivos podem ser alcançados na sua carreira, reduzindo esforços desnecessários. Por isso, essa metodologia diminui o estresse no ambiente de trabalho, elevando a produtividade dos colaboradores.

Tenha uma rotina de feedbacks constantes

O feedback construtivo é uma das melhores ferramentas que podem ser adotadas para reconhecer o esforço dos profissionais, pois essa metodologia é utilizada para demonstrar os acertos do colaborador, bem como possíveis melhorias que ele pode adotar.

Porém, é importante que o feedback seja realizado a partir de comentários construtivos, e não apontando apenas os aspectos negativos dos colaboradores.

Escute os funcionários

Para manter a motivação dos funcionários e diminuir a insatisfação no trabalho, é muito importante que os gestores se disponham a ouvir o que os colaboradores têm a dizer, praticando a escuta ativa.

Assim, o gestor deve entender as preocupações dos trabalhadores, conhecer suas dificuldades, ouvir suas opiniões e fortalecer o relacionamento entre eles.

A pesquisa de satisfação interna é um ótimo recurso para coletar informações e melhorar o ambiente organizacional.

Conclusão

A insatisfação no trabalho pode ocorrer por diversos motivos, nem sempre sendo culpa da organização e dos gestores. No entanto, é importante que estes estejam atentos quanto à motivação dos profissionais, e se disponham a ajudá-los.

Afinal, a organização só consegue ter sucesso por meio dos profissionais que atuam nela e, para isso, é importante que eles estejam motivados e engajados.

Gostou de saber o que é a insatisfação no trabalho e como ela pode impactar a organização? Então, não deixe de compartilhar esse post nas redes sociais e acompanhar o blog Pontotel.

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