Empresas que querem crescer compreendem a análise de dados como um pilar nesse processo, pois só com ela é possível guiar o negócio em direção a um futuro próspero e assertivo. Nesse processo, surgem os indicadores de desempenho, responsáveis por monitorar o progresso e identificar áreas de oportunidade e aprimoramento.
Esses indicadores, muitas vezes, são verdadeiros guias quem orientam as decisões estratégicas, permitindo às empresas melhorarem suas operações conforme as demandas do mercado e as necessidades dos clientes.
Entretanto, em um meio corporativo cada vez mais tecnológico e no qual as informações são compartilhadas com maior velocidade, apenas ter os indicadores de desempenho apurados não é suficiente. Acompanhá-los em tempo real é a nova tendência para garantir uma vantagem competitiva e responder mais rapidamente às mudanças.
Para sair na frente da concorrência, é preciso entender os indicadores de desempenho e utilizá-los com inteligência a partir das melhores ferramentas disponíveis no mercado. Neste artigo, será explicado o essencial sobre o assunto, a partir dos seguintes tópicos:
- O que são indicadores de desempenho?
- Como funcionam os indicadores de desempenho?
- Quais os tipos de indicadores de desempenho?
- Como escolher indicadores de desempenho adequados?
- Quais os indicadores de desempenho mais usados no RH?
- Como medir e analisar os indicadores de desempenho?
- Como um controle de ponto em nuvem pode auxiliar na análise de indicadores de desempenho?
- Qual o melhor controle de ponto em nuvem para acompanhar KPIs em tempo real?
Aproveite o conteúdo e aprenda a usar os indicadores de desempenho estrategicamente na sua empresa!
O que são indicadores de desempenho?
Indicadores de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators), são métricas possíveis de quantificar, responsáveis por apontar o progresso ou a eficiência de desempenho de um projeto, equipe, funcionário ou até de toda a empresa. Eles possibilitam entender como está o andamento dos processos em direção aos objetivos estabelecidos.
Existem vários indicadores de desempenho, cada um com métricas e objetivos diferentes, e uma empresa pode adotar quantos indicadores quiser, caso faça sentido para seus objetivos organizacionais.
Esses KPIs podem ser coletados de diversas formas, como por meio de pesquisas de satisfação do cliente, análise de dados financeiros, monitoramento do tempo de ciclo de produção, acompanhamento de vendas e receitas, entre outros métodos.
Os indicadores de desempenho são dados importantes para conduzir as ações de uma empresa. A importância disso é cada vez mais reconhecida pelas empresas, com 86% delas afirmando que eles são úteis para embasar as tomadas de decisões, conforme aponta a pesquisa “Como o RH tem usado dados e tecnologia?”, realizada pela Think Worki.
Como funcionam os indicadores de desempenho?
Os indicadores de desempenho são, sobretudo, informações originadas de uma base de dados compilada por meio de diversos levantamentos, tais como pesquisas, cumprimento de prazos e registros de atividades.
Esses dados são coletados e analisados para oferecer uma visão tanto quantitativa quanto qualitativa do desempenho de uma organização, equipe ou processo específico. A finalidade dessa análise pode ser desde mudanças para o alcance de objetivos e metas da empresa até a melhoria de processos.
Uma etapa importante no funcionamento dos indicadores de desempenho é ir além da observação dos dados, sabendo interpretá-los para tomar decisões informadas e implementar melhorias.
Para exemplificar, na rotina da empresa, se os indicadores mostram que um determinado processo está descumprindo as metas, isso sinaliza a necessidade de mudanças nas estratégias para reverter a situação.
O indicador de desempenho também pode destacar quando um funcionário ou equipe está superando as expectativas, o que pode resultar em promoção de cargo ou bonificação. Nem sempre os indicadores apontam apenas áreas para melhoria; eles também reconhecem e recompensam o sucesso.
Quais os tipos de indicadores de desempenho?
Existem diversos tipos de indicadores de desempenho, e a escolha de quais a empresa ou setor deve usar depende dos objetivos específicos que ela tem. A seguir, será possível conhecer os principais indicadores, que geralmente se aplicam em todas as empresas.
Indicadores financeiros
Os indicadores financeiros são métricas usadas para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, levantando dados como lucratividade, liquidez e eficiência operacional. Esse tipo de indicador de desempenho se aplica melhor em ambientes nos quais há necessidade de monitorar e otimizar a gestão financeira.
Indicadores de produtividade
Para avaliar o desempenho e a eficácia dos processos de uma empresa, são usados os indicadores de produtividade, métricas que avaliam a relação entre os recursos utilizados, o tempo gasto e os resultados obtidos. Seus objetivos são identificar oportunidades de melhoria, alavancar a eficiência operacional e maximizar a utilização dos recursos disponíveis.
Indicadores de qualidade
Os indicadores de qualidade apresentam dados que conduzem as empresas à conquista de produtos e serviços com qualidade superior. Por meio de dados objetivos, como taxa de defeitos ou feedback do cliente, é possível mensurar a excelência das entregas e dos serviços da empresa, em busca de melhoria contínua.
Indicadores de satisfação do cliente
Como sugere o nome, os indicadores de satisfação do cliente demonstram o quanto os clientes estão satisfeitos com os produtos ou serviços entregues. Para mensurar isso, as empresas coletam dados como pesquisas de satisfação, avaliações online, reclamações registradas, taxa de retenção de clientes e quantidade de devoluções.
Como escolher indicadores de desempenho adequados?
A escolha do indicador de desempenho certo é fundamental para aproveitar ao máximo a ferramenta e obter todos os seus benefícios. Nesse processo, é importante garantir que ele esteja alinhado com os objetivos da organização e os dados necessários estejam acessíveis. Veja como fazer a melhor escolha de indicador de desempenho.
Alinhamento com objetivos organizacionais
A gestão da empresa precisa compreender antecipadamente quais são os objetivos organizacionais e ter uma visão preliminar do que pode estar interferindo ou do que pode ser aprimorado para aplicar os indicadores de desempenho.
Por exemplo, se a empresa está observando que tem recebido muitas reclamações dos clientes sobre o produto entregue, indicadores de qualidade e de satisfação do cliente podem ser aplicados adequadamente para compreender o ocorrido e, a partir disso, tomar ações mais assertivas.
Agora, se a organização percebe que todos os meses há uma grande variação em seu lucro e não consegue entender detalhadamente por que isso ocorre, os indicadores financeiros serão mais apropriados.
Portanto, é a partir de situações-problema que a gestão consegue definir as prioridades na escolha dos indicadores de desempenho.
Relevância e acessibilidade dos dados
Uma questão que faz diferença ao escolher os indicadores de desempenho é sua relevância e acessibilidade. No geral, as empresas precisam saber como coletar e tratar bem os dados que passam por elas, pois isso influencia nos resultados.
No Brasil, menos de 1/3 das empresas faz o tratamento correto dos dados, segundo um estudo da consultoria Forrester. Portanto, se não houver acessibilidade para as informações, a escolha dos indicadores de desempenho estará prejudicada.
É necessário que a decisão sobre os indicadores de desempenho venha de um ambiente da empresa no qual as informações estão bem estruturadas. Um exemplo são as empresas que utilizam ponto online com informações em tempo real; elas conseguem ter dados relevantes de forma acessível.
Quais os indicadores de desempenho mais usados no RH?
Embora as empresas usem indicadores de desempenho generalistas, como os já mencionados, o setor de RH se destaca por utilizar indicadores mais específicos, especialmente relacionados à gestão de pessoas, como a taxa de turnover, o absenteísmo, o índice de satisfação do funcionário e o índice de treinamento e desenvolvimento.
Entenda como funcionam os principais:
- Turnover: mede a rotatividade de funcionários de uma empresa durante um período específico, apontando o tempo de permanência de cada colaborador;
- Absenteísmo: avalia a frequência e a duração das ausências dos funcionários no trabalho, e proporciona informações sobre tendências de absenteísmo que podem impactar a produtividade;
- Índice de satisfação dos funcionários: mede a satisfação e o engajamento dos colaboradores com seu trabalho e empresa, apresentando dados sobre o ambiente de trabalho e a cultura organizacional;
- Índice de treinamento e desenvolvimento: avalia o investimento de uma empresa em programas de treinamento e desenvolvimento de funcionários, ajudando a determinar a eficácia desses programas e a identificar necessidades adicionais de treinamento.
Como medir e analisar os indicadores de desempenho?
O mais importante, antes de tudo, é que os dados essenciais para medir e analisar os indicadores sejam obtidos por meio de fontes confiáveis, como registros do departamento de recursos humanos e sistemas de gestão.
Com posse dos dados, o passo seguinte consiste em analisá-los para calcular os indicadores de desempenho. Essa etapa pode ser realizada manualmente ou com o auxílio de ferramentas de análise de dados, dependendo da complexidade dos dados envolvidos.
Uma vez calculados, é necessário interpretar os resultados dos indicadores para compreender o que está sendo sinalizado sobre o desempenho da empresa.
Essa interpretação requer a comparação dos resultados com as metas estabelecidas, a identificação de padrões ao longo do tempo e a análise das possíveis causas das variações nos indicadores.
Com base nessa análise, a empresa pode tomar decisões fundamentadas para melhorar seu desempenho, como realizar ajustes nas políticas e nos processos internos, implementar programas de aprimoramento contínuo e direcionar recursos adicionais para onde for necessário.
Como um controle de ponto em nuvem pode auxiliar na análise de indicadores de desempenho?
O controle de ponto em nuvem é um aliado moderno e eficaz na análise de indicadores de desempenho. Com a transmissão em tempo real das informações coletadas para a internet, os dados são atualizados instantaneamente.
Essa velocidade de informação permite obter dados imediatos, como a quantidade de funcionários atrasados, presentes ou ausentes, oferecendo uma compreensão mais rápida da situação.
Por exemplo, imagine que, após um feriado, os gestores identificaram uma queda na produtividade. Com o controle de ponto em tempo real, o RH pode verificar imediatamente se isso se deve a um aumento no absenteísmo naquele dia específico.
Dessa forma, o controle de ponto em nuvem possibilita acompanhar de forma ágil e precisa o comportamento dos colaboradores, facilitando a identificação de padrões e a tomada de decisões assertivas para otimizar o desempenho organizacional.
Qual o melhor controle de ponto em nuvem para acompanhar KPIs em tempo real?
O melhor controle de ponto em nuvem para acompanhar em tempo real os indicadores de desempenho é o da Pontotel. Trata-se de uma plataforma completa de controle e gestão de ponto online, na qual todas as informações são compartilhadas em tempo real, permitindo que gestores e funcionários tenham acesso instantâneo aos dados sobre a jornada de trabalho.
Com 10 anos de experiência em inovações tecnológicas para a gestão de jornada, a Pontotel oferece um painel completo com dashboard de dados, no qual é possível acompanhar cada detalhe sobre o tempo de trabalho dos funcionários graças ao registro de jornada na nuvem, que possibilita o compartilhamento instantâneo de dados.
Por meio de apenas alguns cliques, também é possível extrair relatórios de dados, como taxa de absenteísmo, faltas, atrasos, horas trabalhadas, horas extras e muito mais. Essas informações são primordiais para a criação e o acompanhamento de KPIs condizentes com a realidade e com as informações mais atualizadas possíveis.
Além disso, nossa plataforma é altamente intuitiva e fácil de usar, proporcionando uma experiência agradável tanto para gestores quanto para colaboradores.
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Conclusão
Portanto, ficou evidente que os indicadores de desempenho são dados relevantes para empresas que querem crescer com estratégia e se destacar entre os concorrentes. Porém, isso só é possível com as escolhas apropriadas para cada empresa e com o uso de softwares modernos que façam uma boa coleta de dados.
O futuro das empresas é o uso de dados: de acordo com um estudo da McKinsey, empresas varejistas que incorporam dados em seus processos de planejamento conseguem, em média, um aumento de 60% em sua margem operacional.
Com este conteúdo, sua empresa estará preparada para aplicar os indicadores de desempenho como uma estratégia de negócio.
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