Inbound Recruiting: do marketing para sucesso do recrutamento!
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Time Pontotel 2 de agosto de 2023 Gestão de Pessoas

Inbound Recruiting: o que é e como aplicá-lo no recrutamento da sua empresa!

Existem dúvidas sobre o Inbound Recruiting no mercado. Por isso, explicamos como esse conceito pode ser usado no processo de recrutamento!

Imagem de Inbound Recruiting: o que é e como aplicá-lo no recrutamento da sua empresa!

Ainda que grande parte das empresas saibam que o recrutamento é um dos processos mais importantes a serem feitos, muitos empregadores ainda enfrentam diversas dificuldades diariamente para conseguirem contratar da forma que gostariam ou encontrar a tão sonhada “pessoa especial”.

Isso porque, as companhias já sabem que uma má contratação pode trazer impactos enormes para a empresa, gerando altos custos com treinamento e demissão, perda de produtividade e até mesmo problemas na equipe no geral.

Por essa razão, é essencial ter muita atenção ao processo de recrutamento e seleção do início ao fim. Tendo isso em vista, o Inbound Recruiting pode ser a solução que a sua empresa tanto procura há anos.

Embora seja um método novo e pouco falado no mercado de trabalho, o Inbound Recruiting já trouxe resultados positivos, já que é um processo derivado do marketing que tem ajudado os departamentos de RH a desenvolverem processos seletivos mais assertivos.

Por isso, neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o Inbound Recruiting e mostrar quais os benefícios ele pode trazer para a sua empresa quando usado de forma correta.

Veja o que abordaremos aqui: 

Qual o conceito de Inbound Recruiting?

imagem de um homem teclando

Para começar a detalhar o processo de Inbound Recruiting, precisamos primeiro, explicar como funciona o Inbound Marketing. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, Inbound Marketing não é um bicho de sete cabeças e é muito mais fácil de entender e de se aplicar. 

Inbound Marketing nada mais é do que uma concepção do Marketing focada em atrair, converter e encantar clientes. Esse método afasta-se do conceito tradicional da publicidade e possibilita a junção com o público-alvo por meio de:

De uma forma mais direta, Inbound Marketing abrange as ações de compartilhamento de conteúdo específico para um segmento, em diferentes etapas da jornada do consumidor.

Oferecendo conteúdo e respostas para os problemas do seu público, o que faz com que a sua marca ganhe visibilidade para se comunicar diretamente com esse público futuramente sobre seus produtos.

Por isso, essa metodologia cria um laço duradouro com seus potenciais clientes, já que aumenta seu reconhecimento de marca, sua reputação e melhora os seus resultados.

O que o marketing e o RH possuem em comum?

Ainda que trabalhem em áreas distintas em uma mesma empresa, com planejamentos estratégicos muitas vezes não relacionados, o RH e o marketing, podem ter mais coisas em comum do que aparentam. 

Isso porque, ambos lidam com a variável mais importante de uma companhia: as pessoas. Sejam elas internas ou externas, as ações de ambas irão se complementar, para que assim, a imagem da empresa seja construída da melhor forma possível.

Embora, às vezes, façam isso de formas diferentes, tanto o RH quanto o marketing, tem o objetivo específico de engajar pessoas

No caso da Gestão de Recursos Humanos, o objetivo principal é cativar o público interno, com foco em melhorar a motivação, produtividade, qualidade de vida e outros, de maneira que os colaboradores reconheçam a importância da organização e desejem buscar os resultados esperados.

Já no caso do Marketing, a ideia é engajar o público externo, com foco na construção de uma reputação junto a parceiros e clientes, de modo que a organização se torne referência no mercado. 

De uma maneira ou de outra, ambos andam lado a lado e uma boa empresa não pode caminhar rumo ao sucesso sem os dois juntos.

Qual é a relação entre Inbound Marketing e recrutamento?

Como já dito antes, Inbound Marketing é uma estratégia que consiste em atrair, engajar e encantar clientes para que seja despertado o interesse daquela pessoa no produto em questão. 

Contudo, quando juntamos isso ao recrutamento, estamos falando de uma metodologia que tem como objetivo chamar atenção de possíveis candidatos para que surja um interesse pela empresa, pela parte do profissional.

Esse método é bastante utilizado em processos seletivos quando as empresas têm dificuldade em sondar novos colaboradores e enfrentam desistências durante o período de avaliação dos candidatos.

O que é Inbound Recruiting?

Para entender o Inbound Recruiting, primeiro você deve entender que esse método surgiu graças ao Inbound Marketing, que é uma estratégia de marketing que tem o objetivo encantar novos clientes e ensiná-los sobre o produto ou serviço que sua companhia oferece.

Sendo assim, é necessário compreender quem é o seu público alvo e qual é o seu propósito. Depois disso, serão produzidos materiais que vão educá-lo e direcioná-lo nesse percurso, como artigos em um blog, ebooks, emails e webinars.

No Inbound Recruiting as coisas não são muito diferentes. Contudo, o que muda é que a sua empresa terá o objetivo de atrair um possível candidato e fazer com que ele escolha trabalhar para você ao invés de sua concorrente, por exemplo.

Como ele foi do marketing para o RH?

Com o intuito de atrair mais candidatos e criar um recrutamento mais assertivo e rápido, o marketing e o RH trabalharam juntos para criar uma metodologia que pudesse unir os dois mundos de uma forma ideal.

Quais são as etapas do Inbound Recruiting?

imagem de três pessoas sentadas a mesa

Ainda que o Inbound Recruiting tenha diversas etapas importantes, algumas são primordiais, como:

  • Fisgar talentos através de conteúdos, como e-books e infográfico;
  • Transformá-los em possíveis candidatos, pedindo algumas informações “em troca” dos materiais enviados;
  • Bônus: você pode usar um verificador de e-mail para garantir que vai se comunicar com candidatos reais e não e-mails falsos que vão direto para spam;
  • Incentivar os seus possíveis candidatos através de mais conteúdos;
  • Contratá-los, transformando assim os candidatos em colaboradores;
  • Engaja-los na companhia, oferecendo treinamentos, benefícios e outros tipos de ações de valorização. 

Atração

A fase da atração é uma das mais importantes nessa metodologia e nela a sua empresa vai direcionar o tráfego para a sua página de carreiras

Sendo assim, sua companhia deve produzir conteúdos interessantes que chamem a atenção do seu público alvo. 

Esse conteúdo precisa ser fácil de encontrar e deve acrescentar valor, trazendo informações relevantes. Para isso, alguns meios podem ser utilizados:

  • Redes sociais – compartilhe informações de alta relevância sobre a sua empresa nesses veículos, além de anunciar algumas vagas. É sempre bom humanizar a marca, desenvolver uma imagem forte e capaz de se destacar;
  • Página de vagas – use essa página ao seu favor e diga como é trabalhar na sua empresa, valores, missão, depoimentos dos funcionários, vídeos e fotos que mostram todos os benefícios corporativos da organização no geral;
  • Utilize outros canais – Não fique preso apenas aos veículos ligados diretamente à organização. Procure parcerias com portais de faculdades e outros locais que aumentem o alcance das vagas. 

Conversão

Após você ter chamado atenção, chegou a hora de converter esses visitantes em possíveis candidatos. Para isso, você deve convencer esses profissionais a se candidatarem às vagas. 

Com esse objetivo, crie formulários, páginas que podem ser acessadas por celular ou dispositivos mobile que direcionam os profissionais para os processos seletivos. 

Engajamento 

Em todo processo, é fundamental manter os candidatos engajados e envolvidos sempre. Como resultado, os profissionais vão ter uma excelente impressão da companhia e vão falar sobre isso com outras pessoas, melhorando a imagem da empresa. 

Entretanto, para que um engajamento funcione são apurador três fatores: 

  • Experiência do candidato – fazendo com que seja a melhor possível;
  • Referências – que vão garantir que a empresa sempre conte com excelentes candidatos durante o processo seletivo;
  • Dados sobre os profissionais- saber o que os concorrentes querem vai ajudar a tornar a seleção mais empolgante.

Acompanhamento 

Mesmo depois de já ter escolhido o seu ou os seus candidatos, é sempre importante seguir com os passos anteriores, assim, quando um novo processo seletivo surgir a sua empresa pode ter um “bando de talentos” para futuros contratados, o que facilitará ainda mais.

Como aplicar essa jornada no processo de recrutamento e seleção?

Desenvolver o Inbound Recruiting em sua empresa no começo pode parecer um desafio impossível, mas acredite, não é. Por isso, vamos te mostrar três passos simples que devem ser seguidos:

Crie os perfis dos candidatos ideais 

Faça uma reunião com os diretores e gestores das equipes para ajudarem nessa etapa e responda a pergunta: o que os novos candidatos precisam ter em relação às competências técnicas e comportamentais

Com base nisso, você montará a persona. Isso nada mais é do que o perfil do candidato que você deseja alcançar, ao colocar o Inbound Recruiting em prática. 

Desenvolva estratégias para cativar candidatos  

Após você traçar os perfis dos profissionais ideais para a sua companhia, é hora de planejar estratégias para alcançar essas pessoas. Agora, para realizar essa captação, você pode criar materiais, como ebooks, vídeos, podcasts e outros. 

Você pode falar sobre assuntos como, a empresa, a área em que ela atua, quais as vantagens de trabalhar em determinado setor, etc. Depois, você precisará contar com uma ferramenta para disponibilizar esses materiais de forma online, em troca do download gratuito do conteúdo, alguns dados do candidato, como o nome e e-mail.

Se a pessoa forneceu os dados é porque ela se interessa no que você está oferecendo. Sendo assim, é fundamental manter contato com ela para criar uma relação de confiança.

Mantenha uma relação com os contratados e possíveis candidatos 

Você pode enviar emails com artigos e outros materiais. Vale ressaltar que, isso pode acontecer mesmo se a companhia não tiver vagas abertas no momento, porque ajudará a fixar a organização na memória do candidato. É importante que a empresa mantenha essa imagem.

Quais as vantagens do Inbound Recruiting?

O Inbound Recruiting apresenta uma série de vantagens. A primeira, no entanto, é a mais óbvia:a chance de chamar a atenção dos melhores profissionais, encorajando-os a participar da seleção.

Com ele, você tem maior probabilidade de conseguir atrair talentos que se encaixam de acordo com a cultura da empresa, o que resulta em contratações mais assertivas, causando a diminuição da taxa de insatisfação e demissão. 

Além disso, sua companhia também otimiza o tempo do processo seletivo, pois os candidatos já estarão preparados para a vaga. 

Conclusão

Neste artigo, explicamos sobre o que é Inbound Recruiting e esclarecemos como o conceito do Marketing pode ser usado para realizar processos mais assertivos de recrutamento nas empresas.

Também mostramos que estar por dentro das novidades e manter um bom relacionamento com os possíveis candidatos é importantíssimo para a imagem da companhia. Por isso, não deixe de ficar ligado.

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