Para conquistar oportunidades no mercado, o trabalhador precisa encontrar formas de se destacar dos demais. A identidade profissional é indispensável nesse sentido: ao desenvolvê-la, o trabalhador consegue fortalecer, estrategicamente, sua marca profissional.
O estudo “A identidade profissional em análise: um estudo de revisão sistemática da literatura” conclui que essa identidade tem uma “natureza dinâmica, em constante transformação em resultado das práticas diárias, começando antes da formação inicial e prolongando-se ao longo do exercício profissional”.
Em virtude dessa natureza dinâmica, há vários meios de os trabalhadores desenvolverem tal identidade do jeito certo, e, assim, favorecerem seu plano de carreira. Além disso, o time de RH também deve contribuir para favorecer o quadro de funcionários.
Para abordar esse tema em detalhes, este texto focará os tópicos a seguir:
- O que é identidade profissional?
- Por que a identidade profissional é importante no mercado de trabalho?
- Como definir e desenvolver uma identidade profissional sólida?
- Perguntas frequentes sobre identidade profissional

Tenha uma boa leitura!
O que é identidade profissional?
A identidade profissional refere-se àquilo que faz um trabalhador ser único: suas habilidades, tanto técnicas quanto comportamentais, as experiências que carrega desde quando começou a trabalhar e suas características particulares que o diferencia dos demais.
Tal identidade também diz respeito à percepção que ele tem de si e, consequentemente, como ele se define dentro do mercado de trabalho. Além disso, ela é construída com o tempo, e o trabalhador deve saber como fazer isso corretamente.
Tal identidade, inclusive, tem relação com o bem-estar, pois, por meio dela, o funcionário consegue ter consciência dos seus pontos fortes, do que valoriza e de como pode se desenvolver. Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood, traz um ponto interessante atrelado a isso:
“O bem-estar é um conceito complexo, pois não possui uma única matriz de análise. Cada indivíduo é único. É necessário analisar a disposição, a energia e a capacidade produtiva das pessoas para entender o que é bem-estar para elas. Isso envolve diversos pontos de ativação no dia a dia, como a relação com líderes, pares, colegas de trabalho, e assim por diante”
Por que a identidade profissional é importante no mercado de trabalho?
Um trabalhador com consciência da própria identidade profissional sabe, com precisão, quais as suas habilidades e objetivos de carreira. Essa clareza o torna mais autoconfiante ao participar de um recrutamento, por exemplo.
Essa identidade também é importante porque facilita as oportunidades de carreira. Ela comunica às empresas em busca de novos talentos, por exemplo, que esse trabalhador é único e aquele de quem precisam em seu quadro de pessoal.
Outros motivos de a identidade profissional ser importante:
- Guia o desenvolvimento do profissional, ao passo que o profissional sabe quais habilidades deve melhorar e aprender;
- Facilita o networking, já que outros saberão o que esperar do profissional, então poderão chamá-lo para oportunidades de colaboração.
Como definir e desenvolver uma identidade profissional sólida?

Nenhum trabalhador já começa no mercado de trabalho com uma identidade profissional pronta. Ela é construída. Confira como fazer isso a seguir.
Identifique suas habilidades e valores
O primeiro passo que um trabalhador deve dar para construir sua identidade profissional é identificar quais são seus pontos fortes e o que ele faz com excelência quando se trata de habilidades. Esse mesmo mapeamento deve ser feito em relação às áreas que mais o atraem e motivam e, ainda, os valores que ele considera importantes no trabalho.
Invista em autoconhecimento e autodesenvolvimento
Outra ação na hora de desenvolver a identidade profissional é o investimento em termos de conhecimento e habilidades. O profissional deve investir em cursos e treinamentos que o tornarão mais capacitado em sua área.
Essa busca por autodesenvolvimento é uma forma de o trabalhador assumir a responsabilidade pelo próprio crescimento. Com o passar do tempo, todo esse autoconhecimento e desenvolvimento profissional será o pilar da sua identidade.
Cuide da sua presença online
O trabalhador, sobretudo em um mercado de trabalho cada vez mais digital, também precisa construir sua identidade profissional por meio dos recursos que a internet dispõe. Isso engloba, em especial, o uso de redes sociais e de outros canais digitais favoráveis.
O LinkedIn exemplifica bem isso, pois é uma mídia focada no mercado de trabalho: com mais de 850 milhões de usuários, é a maior rede profissional do mundo. O trabalhador também deve usar outros meios para criar presença online, como ter um blog para compartilhar conteúdos e participar de comunidades online relevantes.
Estabeleça metas de carreira alinhadas à sua identidade
O trabalhador deve, ainda, estabelecer metas de carreira alinhadas com seus valores, habilidades e paixões. Em outras palavras, ele tem de definir onde quer chegar e como pretende alcançar isso — isso, em última análise, é o que o fará trabalhar com propósito.
As formas de manter essas metas alinhadas à identidade profissional são: elas têm de estar fundamentadas nos valores e princípios do trabalhador, precisam motivá-lo e levá-lo a trabalhar em áreas que se importa e também devem ser desafiadoras, mas, ao mesmo tempo, realistas e alcançáveis com as habilidades que ele tem ou pode aprender.
Perguntas frequentes sobre identidade profissional

A identidade profissional pode gerar outros questionamentos além daqueles já abordados anteriormente. Confira a seguir.
O que é e como tirar o documento de identidade profissional?
O documento de identidade profissional é um documento de identificação que comprova a competência técnica e o registro de um profissional. Ela é válida em todo o território brasileiro.
Para obter esse registro profissional, é necessário:
- Preencher o formulário de solicitação disponível no Sistema de Registro Profissional;
- Protocolar a documentação no protocolo eletrônico;
- Acompanhar o resultado do protocolo da documentação;
- Verificar o andamento da solicitação no SIRPWEB;
- Emitir o cartão de registro profissional;
- Fazer autenticação do cartão de registro profissional.
Três observações importantes são:
- Em caso de dúvidas, é importante conferir as orientações no site do governo;
- Há requisitos para solicitar e receber o registro profissional, que incluem diploma de graduação na área e diploma de curso técnico de nível médio, por exemplo;
- Pode ser necessário apresentar documentos específicos, como cópia digitalizada e assinada do requerimento gerado no SIRPWEB e cópia digitalizada do RG e CPF.
Qual a relação entre identidade profissional e marca pessoal?
A identidade profissional é a percepção interna que um profissional tem sobre suas habilidades, valores e crenças, enquanto a marca pessoal, que também pode ser chamado de marketing pessoal, é o jeito como essa identidade se apresenta ao mundo.
O que o trabalhador tem de entender é que a identidade profissional é a base para a marca pessoal e que ambas estão intimamente ligadas para promover seu sucesso no mercado de trabalho.
Como o RH da empresa pode ajudar na construção da identidade profissional?
Como afirma Lara Avelino, psicóloga organizacional: “É essencial conhecer as pessoas dentro da empresa e ter dados suficientes para entender as diversas dores, determinando onde faz mais sentido atuar primeiro”.
Entre essas dores está o desenvolvimento assertivo da identidade profissional dos funcionários; por isso, o time de RH deve ajudar em sua construção. Algumas maneiras de fazer isso são:
- Oferecer cursos e workshops para aprimorar habilidades e conhecimentos;
- Fornecer feedback construtivo para autoconhecimento e melhoria contínua;
- Desenvolver planos de carreira alinhados com habilidades e valores dos colaboradores.
Conclusão
Seja um trabalhador que já está em uma empresa ou um à procura de uma oportunidade de emprego, saber o que é e como desenvolver a identidade profissional é indispensável. Isso porque é esse entendimento sobre si que o auxiliará a tomar as melhores decisões de carreira: qual treinamento fazer, quais habilidades desenvolver, o que postar no LinkedIn.
Há medidas que um profissional deve adotar para desenvolver tal identidade, então é importante que ele as implemente corretamente. O time de RH pode auxiliar nisso, portanto, as empresas devem ficar atentas, especialmente devido à importância que os funcionários dão, em termos de motivação e engajamento, ao desenvolvimento profissional.
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