O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de “ser reconhecido”, de receber adequada comunicação. (CHIAVENATO, Idalberto – Introdução à Teoria Geral da Administração. P.108)
Você conhece ou já ouviu falar sobre Idalberto Chiavenato?
Idalberto é um autor brasileiro com reconhecimento internacional. É um grande nome na área de administração e recursos humanos, com extensa obra literária de bastante relevância no Brasil e no mundo. Mas o que ele fez para garantir todo esse prestígio?
O autor possui 48 livros publicados na área de administração e recursos humanos. Isso demonstra o tamanho de seu conhecimento, o tornando um estudioso das áreas relacionadas.
Além de autor e pesquisador, também é professor, mestre e doutor. Formado no Brasil, Idalberto se especializou na City University Los Angeles e hoje ocupa o cargo de Conselheiro e vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP).
Devido à sua importante contribuição para o avanço dos setores de recursos humanos e das empresas no geral, hoje,você irá conhecer a vida e a obra de Idalberto Chiavenato hoje, nesses tópicos:
- Quem é Idalberto Chiavenato?
- Principais teorias de Idalberto Chiavenato
- RH estratégico e Idalberto Chiavenato: principais contribuições
Boa leitura!
Quem é Idalberto Chiavenato?
Nascido no estado de São Paulo em 1936, Idalberto Chiavenato é autor de diversos livros da área de administração e recursos humanos. Ele carrega um extenso currículo acadêmico, sendo formado em Filosofia, Pedagogia e Direito, com pós-graduação, mestrado e doutorado em Administração. Suas teorias são muito importantes para as suas áreas de formação.
Atividades de Idalberto Chiavenato
Idalberto já foi professor de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, realizou palestras no mundo inteiro e teve seus livros traduzidos para vários idiomas, se tornando uma grande referência na América Latina.
Atualmente, Idalberto é Conselheiro e Vice-Presidente de Assuntos Acadêmicos no CRA-SP, também é fundador e Presidente do Instituto Chiavenato, recebeu títulos de Doutor Honoris Causa em universidades latino americanas e foi premiado com a comenda de Recursos Humanos da ABRH-Nacional.
Principais publicações
Idalberto Chiavenato tem quase 50 livros publicados, e alguns deles publicados em outras línguas também.
Você conhece quais são os principais livros publicados por ele? Ou seja, aqueles que são os mais relevantes nos conhecimentos de Administração de empresas e setores de recursos humanos?
Essas são suas principais publicações:
- Administração Geral e Pública;
- Administração nos Novos Tempos;
- Comportamento Organizacional
- Gestão de Pessoas;
- Introdução à Teoria Geral da Administração.
Principais teorias de Idalberto Chiavenato
As teorias de Chiavenato são referenciadas pelos profissionais que as colocam em prática. Sempre prezando pelo sucesso empresarial aliado ao bem-estar profissional, Idalberto desenvolveu algumas teorias ao longo de seus 85 anos.
Abaixo veremos um pouco mais de suas principais teorias, acompanhe:
Administração
Segundo Chiavenato, a Administração é um transmissor, um veículo. Dessa forma, ele acredita que a Administração é o que leva uma empresa ao resultado desejado, sendo, então, o fio condutor que baseia a tomada de decisões dentro de um negócio.
Decisões essas que precisam ser pensadas sempre para o crescimento, melhoria das empresas e melhoria da qualidade de vida dos colaboradores.
Gestão de pessoas
No livro Gestão de Pessoas – O novo papel dos recursos humanos nas organizações, Idalberto cita um conjunto de seis práticas que são os processos da gestão de pessoas: agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar. E continua, afirmando que essas práticas são relacionadas entre si, pois cada etapa poderá influenciar a próxima, favorecendo ou prejudicando.
De acordo com Chiavenato, as pessoas são o principal ativo das empresas, ou seja, sua maior riqueza. E as empresas são, para as pessoas, o que as faz capazes de conquistar objetivos. É uma troca, entre oferecer um bom trabalho e ser recompensado.
Recursos humanos
Para Chiavenato, o papel do RH é liderar, empoderar, engajar e alavancar pessoas. Ele acredita que pessoas não são como recursos – que podem ser testados e descartados, pois pessoas são movimentos vitais nas organizações. São dotadas de inteligência e competência, são seres vivos e pensantes.
Carreira e competências
Em vídeo para a Fala Saraiva, Idalberto cita 3 competências fundamentais solicitadas pelo mercado. Então, ele cita que quem está em busca de trabalho, independente de ser contratado ou autônomo, precisa dessas competências, chamadas por ele de santíssima trindade, que são:
- Conhecimento, que ele diz ser a moeda mais valiosa do mercado;
- Habilidade, ou seja, a sua capacidade de aplicar o conhecimento corretamente;
- Atitude, segundo Idalberto, sua capacidade de saber fazer acontecer.
E para quem trabalha com administração, há uma quarta competência que é o julgamento, ou seja, a capacidade de decisão para utilizar corretamente as três competências anteriores.
Visão de Recursos Humanos por Idalberto Chiavenato
O setor de recursos humanos é de suma importância para cada empresa. Isso se dá pela atuação desse setor, que, de forma estratégica, cuida da gestão de talentos da organização, ou seja, visa fomentar e aplicar melhorias na rotina dos colaboradores, utilizando as estratégias de feedbacks, organização, e ferramentas que possam auxiliar a rotina do departamento.
E esse trabalho é árduo. São muitas tarefas que envolvem todos os colaboradores e a atenção especial em cada um deles, pois é dessa forma que se valoriza o ser humano enquanto indivíduo: se atentando às suas necessidades individuais. E esse é o primeiro passo para se engajar um colaborador: o reconhecendo.
Mas você sabe qual é a visão do Idalberto Chiavenato sobre os Recursos Humanos?
Idalberto acredita que a responsabilidade da Administração de Recursos Humanos é de toda a organização. Ele ainda diz: “Tanto os presidentes como cada chefe ou gerente deve saber o essencial sobre recursos humanos”.
Isso quer dizer que, em todas as etapas da hierarquia, os preceitos dos recursos humanos devem ser aplicados no dia a dia.
Anos atrás, com teorias antiquadas, o setor de Recursos Humanos passava por visões distorcidas sobre a qualidade dos próprios trabalhos. Isso porque era um setor visto como burocrático, que não gerava lucro e apenas realizava processos de recrutamento e seleção. Mas você precisa saber que essa é uma visão ultrapassada.
Na atualidade, o conceito de recursos humanos foi se atualizando e o setor passou por mudanças profundas e importantes. Apesar da dificuldade, segundo Chiavenato, de “lidar com recursos vivos: extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são pessoas”, os setores de RH têm um papel estratégico e de importância: cuidar da gestão de talentos das organizações.
RH estratégico e Idalberto Chiavenato: principais contribuições
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a obra de Idalberto, é hora de conhecer suas principais contribuições para a área de RH estratégico.
O RH estratégico tem como objetivo ser um ponto tático da empresa, acompanhando toda jornada do colaborador, da entrada até a saída. Também é função desse setor acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador, propondo mudanças, apresentando feedbacks e oferecendo oportunidades de crescimento profissional.
Isso quer dizer que o setor de recursos humanos pode se tornar um privilégio para a empresa, uma área a ser usada com estratégia para potencializar os ativos existentes, as pessoas que colaboram para o crescimento da organização. Portanto, investir tempo e recursos financeiros em um setor de RH estratégico pode ser um fator decisório para o sucesso da organização.
Idalberto também contribui para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, citando que “(…) qualidade de vida significa bons salários, bons benefícios, cargos adequadamente desenhados, clima organizacional sadio, estilo de liderança eficaz, motivação intensiva, retroação contínua, recompensas pelo bom desempenho como reforço psicológico, intensa comunicação e interação, educação continuada e tudo o mais.”
E essas práticas trazem consigo um bom desempenho, melhor qualidade de vida do colaborador e melhorias na qualidade do setor de recursos humanos. Porque quando o resultado do trabalho começa a ser positivo, as mudanças começam a surtir efeito, é um escalonamento de eficiência e satisfação.
Importância dos estudos do Chiavenato na atualidade de RH
Chiavenato e sua extensa obra na área de recursos humanos tem papel primordial nos avanços desse setor. Com mais conhecimento e mais teorias, os setores puderam se adaptar e continuar percebendo as mudanças que poderiam impactar no seu trabalho e no trabalho dos colaboradores.
Além de delimitar teorias sobre administração, gestão de pessoas, recursos humanos e outras, Chiavenato também oferece conteúdos de qualidade, como vídeos no YouTube e cursos em sua instituição. Dessa forma, ele visa capacitar mais o RH em si, mas também qualificar mais pessoas para atenderem à expansão da área.
Uma de suas maiores e melhores contribuições diz respeito ao ser humano. Idalberto é ferrenho em afirmar que os seres humanos são os ativos de mais valor nas organizações, pois é apenas por intermédio das pessoas colaboradoras que se chega ao sucesso em uma empresa.
Conclusão
Agora que você já conheceu a vida, a obra e as principais teorias de Idalberto Chiavenato, o que acha de começar a colocar em prática alguns dos ensinamentos registrados por ele?
Essa decisão pode ser definitiva para o sucesso do seu negócio. Portanto, lembre-se de usar conhecimento, habilidade e atitude, além do julgamento, para implementar novas práticas benéficas à organização!