Human Experience Management: como funciona e importância!
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Time Pontotel 11 de setembro de 2024 Departamento Pessoal

Tudo sobre o Human Experience Management (HXM), como funciona e a sua importância para o RH!

O Human Experience Management é um novo modelo de gestão de pessoas com foco no colaborador e nas suas necessidades. Entenda mais!

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Muitos gestores ainda possuem dificuldade em fazer uma gestão de pessoas de qualidade. Por outro lado, existe um novo modelo de gestão que tem como foco a experiência dos colaboradores, conhecido como Human Experience Management (HXM).

Se uma organização deseja ter mais sucesso, reter talentos e diminuir os índices de turnover, é essencial adotar a metodologia HXM.

Mas você sabe o que é essa metodologia e para que ela serve? Este artigo tratará desse conceito e tirará as principais dúvidas sobre o assunto. Veja o que será abordado:

Quer saber mais sobre o HXM? Então acompanhe o artigo abaixo!

O que é o HXM (Human Experience Management)?

O Human Experience Management (HXM), traduzido para o português como “Gestão da Experiência Humana”, refere-se a um novo modelo de gestão de pessoas nas organizações.

Por meio desse conceito, os colaboradores são colocados no centro dos processos do RH. Ou seja, o foco do RH é empoderar os profissionais, tendo em vista que são eles que impulsionam o crescimento organizacional.

Antigamente, o gerenciamento do capital humano (HCM) tentava encaixar os profissionais no processo, já o HXM busca o oposto: ajustar os processos às pessoas, pois elas são o foco da empresa. 

Isso é possível por meio de ferramentas e tecnologia que a empresa oferece ao funcionário, para que ele possa ter uma experiência relevante e produtiva, que proporcione melhores resultados para a organização.

Como surgiu esse novo conceito?

O Human Experience Management (HXM) surgiu por meio de um conceito antigo que existia nas empresas, o Human Capital Management (HCM). No modelo anterior, o objetivo do gerenciamento era facilitar e impulsionar os processos do RH.

Para isso, o RH desenvolvia diversas ações que buscavam melhorar a desempenho dos colaboradores, como bonificações, treinamentos e plano de carreira. Porém, apesar de haver uma preocupação com o profissional, o foco da gestão estava voltado para as necessidades do RH.

Com o passar dos anos, as organizações e os colaboradores foram evoluindo, manifestando novas necessidades, e assim surgiu o HXM, como uma versão melhorada do HCM. 

Diante dessa mudança, o foco da gestão ficou totalmente voltado para os profissionais, empoderando-os e capacitando-os e tornando as empresas mais humanizadas.

Para que serve a gestão da experiência humana?

O Human Experience Management serve para melhorar a experiência dos colaboradores na empresa, bem como melhorar a qualidade de vida desses profissionais no trabalho.

Para isso, o RH deve pensar em práticas que colocam a experiência dos colaboradores em primeiro lugar e que reflitam o modelo de cultura organizacional adotado pela empresa. Assim, por meio dessas medidas, será possível criar uma empresa mais humana.

Ao desenvolver um ambiente mais humano e positivo, a integração e o comprometimento dos profissionais tende a ser maior, fortalecendo os laços entre empresa e colaboradores.

Quais os objetivos do HXM (Human Experience Management)?

O principal objetivo do HXM é proporcionar uma melhor experiência para os colaboradores na empresa, de modo que os incentive a produzir mais, melhor, com mais qualidade e com menos erros.

Para isso, as empresas não precisam substituir a gestão do capital humano (HCM) pelo HXM, mas sim evoluir a partir dos insights que o HCM oferece e criar uma nova relação entre organização e colaboradores.

Além disso, é possível listar os objetivos do Human Experience Management, como:

  • Focar nos profissionais que estimulam o crescimento da organização;
  • Trabalhar a favor das necessidades dos colaboradores;
  • Conectar pessoas com o negócio.

Desse modo, o HXM conecta os fatores que envolvem a motivação humana, a percepção, a consciência e a tomada de decisão com o comportamento dos líderes, acelerando o desenvolvimento dos profissionais.

Como funciona o HXM (Human Experience Management) no setor de RH?

Como mencionado, as organizações precisam adaptar-se às mudanças e adotar novos recursos tecnológicos em seus processos para que os colaboradores se mantenham engajados e trabalhem com agilidade.

E para que essa estratégia funcione no departamento de recursos humanos, as organizações devem colocar em prática os seguintes passos:

  • Realizar uma pesquisa de satisfação: saber como os funcionários veem a empresa, o que os motivam e os desmotivam, o que precisa ser melhorado na empresa, entre outros fatores;
  • Fazer reuniões somente quando necessário: é possível utilizar a metodologia scrum e realizar reuniões diárias de 15 minutos para saber como os funcionários estão, avaliar o andamento dos processos, tirar dúvidas, etc;
  • Definir estratégias: os gestores devem criar estratégias que auxiliem os profissionais a atingir as metas desejadas. Também é recomendado que os gestores utilizem KPI´s para avaliar se cada etapa está sendo cumprida conforme planejamento.

O Human Experience Management também promove ao RH mais agilidade e adaptabilidade aos processos, assim o setor fica livre para identificar, desenvolver e reter os talentos na organização.

Além disso, os recursos tecnológicos tornam o RH mais inteligente, e assim é possível desenvolver ações mais promissoras para a empresa. Desse modo, o setor consegue promover mais oportunidades para os profissionais e melhorar os processos internos.

Qual a diferença entre HCM e HXM?

HCM é a sigla para Human Capital Management, ou gestão de capital humano; já HXM é a sigla de Human Experience Management, ou gestão da experiência humana. 

Esses termos são semelhantes mutualmente, no entanto, o HCM trata da gestão do recurso mais importante para as organizações, o capital humano, porém essa gestão é feita com base em uma série de ações que visam abordar, atrair e desenvolver os colaboradores da organização.

Além disso, no HCM, um dos principais objetivos é mensurar, por meio do ROI, as entregas dos colaboradores. Desse modo, esse modelo de gestão utiliza recursos a fim de atingir as necessidades do RH, e não necessariamente dos colaboradores.

Porém, com as mudanças ao longo dos anos, os gestores buscaram uma forma de melhorar as experiências dos profissionais na empresa. Assim, o HXM surgiu para mudar a perspectiva que se tinha antigamente e as organizações passaram a se preocupar mais com os colaboradores e com suas necessidades.

Nesse sentido, o novo modelo de gestão coloca os colaboradores no centro da empresa e fornece a eles o que é necessário para se desenvolverem profissionalmente. Diante dessa mudança, os profissionais se sentem mais valorizados pelas empresas.

Qual a importância do Human Experience Management para empresas?

Colocar em prática o HXM traz muitas vantagens não só para as empresas, mas também para todos os colaboradores que atuam na organização. Isso porque quando os profissionais estão satisfeitos com seus empregos, tendem a se dedicar mais às suas atividades, gerando uma melhora nas entregas.

Além disso, a estratégia de Human Experience Management, ainda é importante por outros fatores. Veja a seguir quais são:

  • Redução de turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Maior engajamento dos colaboradores;
  • Retenção de talentos.

Evolução do RH com a tecnologia e a gestão da experiência humana

As evoluções que as organizações enfrentaram nos últimos anos só foram possíveis com o apoio da tecnologia, e no setor de recursos humanos não seria diferente.

A tecnologia mudou e ainda muda a forma que os processos do RH funcionam hoje em dia; além disso, novos recursos tecnológicos podem melhorar a experiência dos colaboradores e auxiliar na evolução da empresa.

Por isso, veja a seguir como a tecnologia tem auxiliado na evolução do RH e de seus processos:

Processo de recrutamento e seleção

A tecnologia tem trazido novas ferramentas para dinamizar o processo de recrutamento e seleção, com o uso de jogos corporativos, por exemplo. Esses recursos fazem com que os candidatos se sintam mais atraídos pela empresa e desejam ingressar nela.

Onboarding

Com o apoio da tecnologia, o processo de integração de um novo colaborador pode ser ainda mais simples. Por meio de novos recursos, é possível desenvolver treinamentos conforme as necessidades de cada colaborador, formando uma trilha que ele deverá seguir na empresa para atingir seus objetivos.

Treinamento e desenvolvimento

A tecnologia também auxilia no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, ou seja, é possível ter à disposição uma plataforma para centralizar os conteúdos, gerenciar os treinamentos, acompanhar o desenvolvimento dos profissionais e ainda obter indicadores que auxiliam no processo de tomada de decisão.

Conclusão

Como foi possível perceber ao longo deste artigo, o Human Experience Management é uma inovação no setor de RH, que tende a evoluir ainda mais, tornando as empresas cada vez mais modernas e comprometidas com a necessidade de seus colaboradores.

Além disso, essa metodologia será um grande diferencial para as empresas, pois adotar essa medida demonstra que a organização se preocupa com os profissionais e com as necessidades deles. Assim, é possível atrair e reter talentos que se identificam com a organização, tornando-a mais competitiva no mercado.

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