O horário de trabalho durante as Olimpíadas sofre alteração? Veja as maiores dúvidas sobre o assunto!
BLOG
Time Pontotel 4 de julho de 2024 Todos os artigos
O horário de trabalho durante as Olimpíadas sofre alteração? Veja as maiores dúvidas sobre o assunto!
Saiba como fica o horário de trabalho durante as Olimpíadas e descubra se a CLT concede o direito à folga para os colaboradores neste período.
Imagem de O horário de trabalho durante as Olimpíadas sofre alteração? Veja as maiores dúvidas sobre o assunto!

Eventos esportivos com a participação do Brasil sempre atraem um grande público, contudo, existem dúvidas quando eles acontecem em horário de trabalho. 2024 é um ano olímpico, então como funciona o horário de trabalho durante as Olimpíadas?

Assim como na Copa do Mundo em partidas do Brasil, o horário de trabalho durante as Olimpíadas deve seguir um critério semelhante de avaliação por parte das empresas, que têm autonomia tanto para negar como para negociar folgas durante o evento esportivo. 

Os Jogos Olímpicos de Tóquio, segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional), contou com mais de 3 bilhões de espectadores, demonstrando um grande interesse da população no evento. 

Mas como empresas podem negociar a ausência de funcionários interessados nesses eventos sem comprometer o trabalho? 

Este artigo tratará de tudo que envolve os Jogos Olímpicos de 2024 e a negociação de folgas. Os seguintes tópicos serão abordados:

Boa leitura! 

Olimpíadas 2024 

Os Jogos Olímpicos são um evento internacional poliesportivo, e em 2024 acontecem na França. A sede dos jogos é Paris, mas outras 16 cidades também receberão algumas partidas. 

As Olimpíadas 2024 contarão com 329 eventos, separados em 48 esportes e 32 modalidades esportivas. Estima-se a participação de aproximadamente 10.500 atletas de cerca de 206 países. 

Quando acontece? Quais os horários de disputas do Brasil? 

As Olimpíadas 2024 ocorrem de 26 de julho a 11 de agosto. A primeira data, 26, está reservada para a cerimônia de abertura, e a última, 11, para a festa de encerramento dos jogos. 

Mas existem algumas exceções, por exemplo, o rugby e futebol já tem partidas agendadas para 24 de julho e o handebol começa no dia 25 de julho. 

Na França, sede dos jogos, o fuso horário está 5 horas à frente em relação ao horário de Brasília. Considerando essa diferença, boa parte dos jogos acontecerão entre o início da tarde e começo da noite do Brasil. 

As finais da natação e do atletismo, por exemplo, devem ser transmitidas para o espectador brasileiro entre 14h30 e 16h30. 

Como conceder folga durante as Olimpíadas?

Grupo de cinco torcedores brasileiros animados, vestidos com roupas e acessórios nas cores da bandeira do Brasil, em fundo amarelo

Sabendo que boa parte dos eventos acontecerá na parte da tarde, ou seja, em horário de expediente, o que as empresas podem fazer no horário de trabalho durante as Olimpíadas?

A CLT não prevê nenhuma obrigatoriedade quanto a folgas voltadas a eventos esportivos, então fica a critério do empregador esse tipo de negociação no horário de trabalho durante as Olimpíadas. Existem duas formas de conceder folgas nestes dias. Confira a seguir:

Acordo individual com o colaborador

A empresa pode, no horário de trabalho durante as Olimpíadas, conceder folga em dias específicos a partir de um acordo individual com o colaborador. 

Para isso, ela cria um documento com as informações expressas relacionadas ao horário de trabalho durante as Olimpíadas e a folga, a compensação e os prazos. No processo individual, é possível dividir quem adere a esse acordo ou não. 

Acordos coletivos com a equipe

Outra possibilidade de folga no horário de trabalho durante as Olimpíadas é por meio de acordos coletivos com a equipe. 

Nesse caso, existirá uma definição única que vale para todos os colaboradores. Ou seja, se a folga é autorizada, todos os funcionários folgarão naquele dia previamente definido e precisarão compensar as horas posteriormente. 

Quais combinados podem ser feitos entre empresa e colaborador?

Existem alguns combinados que a empresa pode fazer com seus colaboradores para que eles consigam acompanhar o evento no horário de trabalho durante as Olimpíadas. 

São eles:

  • Folgas em datas de partidas com participação do Brasil: é possível determinar no acordo que essas ausências sejam principalmente em eventos que valem medalha;
  • Home office: outra opção é permitir que em algumas datas os colaboradores trabalhem em home office, para não haver deslocamentos que os impeçam de assistir a uma disputa brasileira importante; 
  • TV na empresa: uma terceira possibilidade é a empresa instalar uma televisão no ambiente de trabalho para os empregados acompanharem o evento sem que precisem se desligar 100% do trabalho. 

A coordenadora de Marketing da Pontotel, Carla Souza, destaca, inclusive, a importância da flexibilidade das jornadas de trabalho em relação à busca pelo bem-estar dos colaboradores, como em acordos relacionados aos horários de trabalho durante as Olimpíadas: “Uma jornada flexível permite um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, proporcionando satisfação e felicidade tanto no trabalho quanto em casa.”

Como fica a gestão de ponto durante os jogos? 

O horário de trabalho durante as Olimpíadas não é alterado, já que os colaboradores devem cumprir uma jornada normal. 

Entretanto, se houver um acordo entre empresa e funcionários, a organização pode seguir algumas estratégias para realizar a gestão de ponto dos colaboradores: banco de horas ou sistema de compensação, conforme diretrizes previstas no art. 59 da CLT.

No caso do banco de horas, o colaborador com horas extras acumuladas pode utilizar esse período para ter folga durante as Olimpíadas. Já a compensação se refere ao acúmulo de horas excedentes, que podem ser compensadas ou descontadas.  

O banco de horas exige previsão em convenção coletiva, e o sistema de compensação pode ser adotado por meio de acordo individual de trabalho. Além disso, ele tem um limite de duas horas excedentes por dia, diferentemente da compensação, na qual nenhum limite é estipulado.  

Conheça a Pontotel

A Pontotel conta com todos os recursos para sua empresa adotar uma boa estratégia no horário de trabalho durante as Olimpíadas, permitindo um controle em tempo real dos dados de jornada dos funcionários. 

Com o sistema de ponto da Pontotel, fica mais fácil e seguro ajustar escalas, organizar banco de horas e monitorar de perto os registros dos funcionários, mesmo à distância. Por meio de medidas antifraudes, há uma garantia da autenticidade das marcações. 

A Pontotel oferece ainda maior facilidade para os registros de jornada, podendo ser realizados online, por aplicativo ou via web, facilitando a rotina de empresas que irão adotar o home office em algumas datas dos Jogos Olímpicos. 

Quer saber mais sobre nossa plataforma? Preencha o formulário abaixo e um dos especialistas Pontotel entrará em contato com você. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Dúvidas comuns sobre as Olimpíadas e jornada de trabalho

Mulher em escritório moderno olhando para relógio de pulso inteligente

Assim como no período da Copa do Mundo, as Olimpíadas também trazem dúvidas relacionadas ao horário de trabalho, por parte dos colaboradores e da empresa. Conheça, a seguir, algumas das principais.

Empregador é obrigado a dar folga? 

Não. Na CLT não consta nenhuma regra referente à obrigatoriedade da paralisação das atividades do trabalho em eventos esportivos. Portanto, uma folga nas Olimpíadas deve se originar a partir de um acordo entre a empresa e os funcionários.

Empregado pode faltar em dias de disputas do Brasil?

Não. A legislação trabalhista não prevê folgas na Copa do Mundo ou nas Olimpíadas, o que em outras palavras quer dizer que o horário de trabalho durante as Olimpíadas é normal, mesmo em disputas do Brasil. 

Logo, se o colaborador se ausentar do trabalho sem que haja algum acordo que permita isso, será considerado falta. 

Vai ter folga na Olimpíada? 

Não existe nenhuma previsão legal que obrigue a empresa a conceder folga aos seus funcionários. A folga nas Olimpíadas só deve ocorrer se houver um acordo individual ou coletivo entre a empresa e os colaboradores.

Conclusão

Negociar o horário de trabalho durante as Olimpíadas, como mostrou este artigo, pode ser uma estratégia para manter muitos funcionários satisfeitos no período dos jogos, ainda que a empresa não seja obrigada a conceder folgas. 

Diante de uma flexibilidade de negociação, por meio de acordos individuais ou coletivos, a empresa pode se organizar para dar folgas em disputas com atletas brasileiros. Os acordos podem ser feitos considerando apenas disputas importantes, que valem medalha, por exemplo. 

Além disso, como visto, a Pontotel é uma boa alternativa para organizar o banco de horas e a compensação, com uma gestão de dados em tempo real e online, oferecendo segurança e rapidez no controle de jornada. 

Já pensou em como organizar folgas para os funcionários nos Jogos Olímpicos? Se gostou deste artigo e quer entender melhor os direitos trabalhistas, acesse o blog Pontotel.

Compartilhe em suas redes!
Mais em Todos os artigos VER TUDO
INICIAR TOUR!