Horário de trabalho: veja como fazer uma boa gestão!
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Time Pontotel 19 de abril de 2024 Controle de ponto

Como otimizar o horário de trabalho: lei, benefícios e estratégias eficientes!

Saiba como organizar o horário de trabalho na sua empresa, atuando de forma estratégica para elevar a produtividade e o engajamento dos funcionários.

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A produtividade e o alto desempenho na rotina empresarial dependem de uma boa organização do horário de trabalho. Quem administra bem essa questão consegue ter colaboradores mais engajados e produtivos. 

Horários de trabalho mais flexíveis, por exemplo, permitem que os funcionários tenham uma facilidade maior para conseguir um equilíbrio entre atividades profissionais e pessoais. 

Um estudo da Universidade de Illinois revelou que se os profissionais conseguirem controlar melhor o horário de trabalho, estabelecendo limites e seguindo a carga horária previamente negociada com a empresa, tendem a ser menos estressados e mais produtivos

Porém, de que forma organizar corretamente o horário de trabalho dos colaboradores para que esses períodos de descanso e execução de tarefas se tornem mais estratégicos? Este artigo abordará as seguintes questões sobre o tema: 

Boa leitura! 

O que diz a lei sobre o horário de trabalho?

Um relógio e moedas em uma balança em cima de uma mesa de madeira

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a lei que rege todas as diretrizes relacionadas aos horários de trabalho permitidos e que devem ser cumpridos pelas empresas. Três modelos de trabalho se destacam quando o assunto é a carga horária de trabalho: integral, 30 horas semanais e parcial. 

Saiba mais sobre eles a seguir.  

Horário integral

O horário de trabalho integral é um dos mais comuns do mercado. Nele, o colaborador trabalha 8 horas por dia, ou 44 horas semanais. Neste modelo, as jornadas costumam ser de segunda a sexta-feira, com folga aos sábados e domingos

A jornada está prevista no art. 58 da CLT:

“Art. 58 – A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”

Jornada de 30 horas semanais

Na jornada de trabalho de 30 horas semanais, o colaborador costuma cumprir dias de trabalho que variam de 4 a 6 horas por dia. Esses detalhes do horário devem estar expressamente detalhados no contrato de trabalho

Esse regime, aprovado em 2017, com a reforma trabalhista, está previsto no art. 58-A da CLT:

“Art. 58-A.  Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a trinta horas semanais, sem a possibilidade de horas suplementares semanais, ou, ainda, aquele cuja duração não exceda a vinte e seis horas semanais, com a possibilidade de acréscimo de até seis horas suplementares semanais.”

Horário parcial

Apesar de o regime de trabalho de 30 horas semanais ser considerado parcial, existe também a possibilidade de a empresa adotar uma jornada que não exceda às 26 horas semanais, o chamado horário parcial. 

O tempo suplementar a essas 26 horas é considerado hora extra, conforme previsto no inciso 4 do art. 58-A da CLT: 

“§ 4o  Na hipótese de o contrato de trabalho em regime de tempo parcial ser estabelecido em número inferior a vinte e seis horas semanais, as horas suplementares a este quantitativo serão consideradas horas extras para fins do  pagamento  estipulado  no § 3o, estando também limitadas a seis horas suplementares semanais.”     

Quais são os benefícios de fazer a gestão do horário de trabalho?

Realizar a gestão do horário de trabalho do funcionário pode proporcionar uma série de benefícios à empresa, que vão desde o aumento da produtividade até a redução de custos. Confira mais detalhes desses benefícios a seguir.

Aumento da produtividade e do desempenho

Ao organizar o tempo de trabalho dos colaboradores, a empresa consegue otimizar a execução das atividades para os funcionários focarem tarefas que realmente importam. 

Com isso, os profissionais não perdem tempo em tarefas que não são relevantes para os resultados e se tornam mais produtivos, elevando o engajamento e desempenho. 

Melhoria na qualidade de vida do colaborador

O equilíbrio entre atividades pessoais e profissionais faz toda a diferença para os colaboradores terem maior qualidade de vida no trabalho

Portanto, ao organizar os horários de trabalho, a empresa se planeja previamente e tem mais chances de construir escalas para os colaboradores terem tempo para se dedicar a tarefas profissionais e pessoais. 

Permitindo esse equilíbrio por meio de um plano de horário de trabalho, a empresa reduz taxas como as de absenteísmo e rotatividade, diminuindo o estresse dos colaboradores e tendo mais tempo para criar ações voltadas à saúde física e mental dos profissionais.

Redução de custos

Muitas vezes, a falta de planejamento resulta em gastos desnecessários para a empresa. 

Em se tratando de horário de trabalho, essa realidade não é diferente, e empresas que não se organizam acabam tendo um alto custo, seja por perda de tempo ou por se dedicar a tarefas não tão importantes.

Quando a empresa organiza o horário de trabalho, ela consegue estabelecer uma rotina de atividades predefinida, para evitar procrastinação, atrasos na entrega de tarefas ou até mesmo cumprimento de horas extras desnecessárias, reduzindo custos de trabalho.

Maior conformidade com a legislação

Conforme a CLT, os colaboradores devem atuar por no máximo 8 horas diárias ou 44 semanais. Por isso, é essencial que a empresa esteja sempre atenta à legislação e às regras que regem essa carga horária, como o cumprimento de horas extras. 

Quando a empresa foca a organização do horário de trabalho dos funcionários, tem maior facilidade para agir conforme a legislação

Assim, ela evita cometer excessos de jornada ou até mesmo ignorar o pagamento de adicionais obrigatórios, principalmente quando o colaborador trabalha além do que o período previsto em lei, tendo direito a receber horas extras.

Quais são as principais estratégias para otimização do horário de trabalho?

Um grupo de pessoas sentadas em torno de uma mesa em um escritório

Otimizar o tempo de trabalho permite que a empresa seja mais estratégica e assertiva nas suas tomadas de decisões. Isso impacta diretamente a eficiência operacional da organização. 

A líder de DHO da Pontotel, Tarcila Oliveira, cita como estratégias para a otimização do tempo de trabalho:  

“Na minha visão de Gente e Gestão Financeira, vejo que existem inúmeras estratégias para otimizar o horário de trabalho, mas as principais são:

  • Priorização de tarefas: sempre oriento o time que identifiquem as tarefas mais importantes e urgentes e concentre-se nelas primeiro;
  • Definir metas claras: que durante o dia/semana elas tenham metas específicas e mensuráveis, pois, acredito que ajude a manter o foco e a direção, evitando distrações desnecessárias;
  • Utilizar ferramentas de organização/produtividade: eu costumo recomendar várias e deixo super solto, afinal, cada pessoa tem sua forma de organização, mas sempre peço para compartilhar comigo para poder acompanhar. 
  • Intervalos regulares: como lidamos com outras pessoas, sei que às vezes pesa um pouco e sempre falo para fazerem pausas curtas durante o dia para descansar e recarregar;
  • Flexibilidade no trabalho: isso a Pontotel tem de sobra, faz com que todas tenham uma adaptação ao ritmo pessoal, ou seja, escolham seus horários para iniciar/finalizar com base nos picos de produtividade e isso aumenta a eficiência;
  • Equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal: a flexibilidade no horário de trabalho permite que elas conciliem melhor as responsabilidades profissionais e pessoais, reduzindo o estresse e aumentando o bem-estar geral do time.” 

A seguir você confere mais detalhes destas estratégias. 

Flexibilidade de jornada

A otimização do horário de trabalho depende de uma flexibilidade de jornada. Ou seja, a empresa precisa estar aberta a negociar e reorganizar escalas de trabalho, horas extras e até mesmo ausências quando necessário. 

Além disso, a flexibilidade também pode estar relacionada a modelos de trabalho adotados na empresa, como trabalho presencial, semipresencial ou home office. Quando a empresa se abre a essas possibilidades, pode otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores. 

Intervalos estratégicos

O horário de trabalho pode ser otimizado ainda com intervalos estratégicos. Isso significa uma organização para que a empresa não cesse suas atividades, com todos os funcionários se ausentando ao mesmo tempo. 

Se a empresa organiza esse tempo, ela consegue atuar de maneira estratégica para que algum colaborador sempre esteja presente no setor e possa dar continuidade ao trabalho, mantendo a produtividade mesmo com a ausência de um funcionário no intervalo. 

Definição de metas e prioridades

A otimização do tempo de trabalho depende de uma definição clara e objetiva das metas e prioridades em cada atividade. Com esse tipo de organização, os colaboradores têm tarefas bem definidas e não perdem tempo com ações não essenciais. 

Sendo assim, o que de fato importa no dia a dia vem em primeiro lugar, fazendo com que a empresa não perca a produtividade e os colaboradores se mantenham engajados com as suas atribuições. 

Implementação de um controle de ponto

O controle de ponto pode atuar como uma ferramenta importante para a empresa otimizar o horário de trabalho dos funcionários. Isso porque, com a gestão de jornada, é possível ter uma visão real dos horários de entrada, saída e horas extras dos colaboradores. 

Além disso, com a implementação do controle de ponto, se a empresa optar por um registrador eletrônico online como o REP-P, a gestão de dados de jornada acontece em tempo real, facilitando e otimizando a organização de escalas e a definição de horas extras. 

Qual o melhor sistema de ponto para realizar a gestão do horário de trabalho?

Uma pessoa segurando um telefone celular com uma caneta na mão

A Pontotel se destaca como o melhor sistema de ponto para realizar a gestão do horário de trabalho, aliando uma tecnologia de ponta a um controle de dados humanizado. A tecnologia Pontotel garante ao RH rotinas mais tranquilas, seguras e harmoniosas. 

Tudo isso em função de um sistema que funciona em nuvem, com acesso a dados em tempo real e informações centralizadas em uma mesma plataforma. O acesso à plataforma Pontotel pode ser feito via aplicativo ou web, agilizando as tomadas de decisões. 

Com múltiplas possibilidades de registro, nossa plataforma proporciona uma gestão de horário de trabalho mais simples, com cálculos, ajustes e fechamentos da folha de forma automática, sem retrabalhos. 

Nosso sistema emite ainda mais de 30 tipos de relatórios para consulta referentes a horas extras, faltas, atrasos e inconsistências, para que a construção de escalas de trabalho seja mais assertiva, atendendo os objetivos e as metas da empresa. 

Além disso, todas essas funções seguem 100% as diretrizes da CLT, da Portaria 671 e da LGPD, para que o RH tenha segurança jurídica para atuar. 

Ficou interessado em saber mais sobre a plataforma Pontotel para otimizar a gestão do horário de trabalho da sua empresa? Então, preencha o formulário abaixo e um de nossos especialistas entrará em contato. 

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel

Conclusão

Organizar os horários de trabalho permite que a empresa se torne mais flexível não só quanto à jornada dos colaboradores, mas também em relação a modelos de trabalho como o home office e teletrabalho. 

Quem consegue organizar os horários de trabalho tem mais chances de formar equipes produtivas e de alto desempenho, uma vez que os funcionários estarão mais bem alinhados com os objetivos da empresa. 

Contudo, para organizar o horário de trabalho, é imprescindível tomar decisões estratégicas, definindo metas de trabalho claras, sendo flexível nas jornadas e adotando um controle de ponto eficaz. 

Neste sentido, a Pontotel se destaca, com uma plataforma capaz de oferecer funcionalidades para que a gestão do horário de trabalho seja otimizada e estratégica, sem erros. 

Gostou deste conteúdo e quer ler mais artigos sobre gestão e assuntos do RH? Então, acesse o blog Pontotel

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