A automatização de tarefas e processos tem sido algo rotineiro nas empresas. Organizações que implantam atualmente a evolução tecnológica em sua rotina se tornam mais competitivas. Nesse caminho tecnológico, a hiperautomação vem fazendo a diferença.
De acordo com uma pesquisa da Gartner, o investimento voltado para hiperautomação vai ultrapassar os 600 bilhões de dólares em 2022. Além disso, até 2024, serão adotados pelas empresas, no dia a dia, mais de três softwares de hiperautomação.
Sabendo da importância que automatizar as rotinas têm para que as empresas deixem de lado tarefas repetitivas e foquem em questões estratégicas e que agregam valor, é importante conhecer as possibilidades de hiperautomação nesse caminho.
Para detalhar melhor o que é hiperautomação de processos e como ela funciona de fato, este artigo abordará os seguintes assuntos:
- O que é hiperautomação?
- Evolução da automação de processos
- Qual a importância da hiperautomação para as empresas?
- Quais as tecnologias que compõem a hiperautomação?
- Quais os benefícios da hiperautomação de processos?
- Como a hiperautomação auxilia o departamento de RH?
Boa leitura!
O que é hiperautomação?
A hiperautomação se explica como uma expansão da automatização dos processos. É a união de diversas ferramentas e tecnologias que se utilizam de inteligência artificial (IA), Robotic Process Automation (RPA) e machine learning (ML).
O principal objetivo da hiperautomação é transformar qualquer tarefa repetitiva, que faz parte da rotina empresarial, em algo automatizado, agilizando os processos e reduzindo as chances de erros, oriundos da mão de obra humana.
Como surgiu?
O termo hiperautomação teve origem em outubro de 2019, quando foi citado pela primeira vez na lista Top 10 Tendências estratégicas de tecnologia do Gartner. Essa foi a tendência número 1 para os próximos 5 a 10 anos, seguindo a empresa.
Na lista, a Gartner descreveu a hiperautomação da seguinte forma:
“A hiperautomação lida com a aplicação de tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial (IA) e machine learning (ML), para automatizar cada vez mais processos e aperfeiçoar os humanos. A hiperautomação se estende por uma variedade de ferramentas que podem ser automatizadas, mas também se refere à sofisticação da automação (ou seja, descobrir, analisar, projetar, automatizar, medir, monitorar, reavaliar)”
Indústria 4.0
A Indústria 4.0 vai de encontro aos objetivos da hiperautomação. Esse conceito, conhecido como a Quarta Revolução Industrial, está ligado à automação de processos, por meio do uso de diferentes tecnologias, para elevar a produtividade das empresas.
O termo Indústria 4.0 surgiu em 2011, na Feira de Hannover, e tratava-se de um projeto estratégico que se utilizava de soluções tecnológicas na rotina das indústrias.
Porém, apenas em 2013, novamente nesta feira, é que o projeto final desse conceito foi apresentado. Foi a partir daí, então, que a Indústria 4.0 se tornou realidade no mercado, inclusive nacional.
Entre as principais mudanças implementadas a partir da Indústria 4.0 estão: o uso exponencial de novas tecnologias, o desenvolvimento de novos planos estratégicos e de inovação e a utilização de dados e informações digitais.
Evolução da automação de processos
Ao longo dos últimos séculos, a automação de processos vem sendo cada vez mais evidente e necessária na rotina empresarial. Se antes optar pela automatização era uma questão de escolha, atualmente é uma questão de sobrevivência.
Isso porque, com a automação de processos, o mercado se tornou ainda mais competitivo, e quem investe em tecnologias tem uma capacidade maior de potencializar a produtividade e consequentemente os resultados da empresa.
Segundo a História, o processo de automação industrial começou a ocorrer a partir da Revolução Industrial, no século XVIII, quando algumas máquinas, como as a vapor, passaram a acelerar a produção das indústrias, devido ao seu funcionamento tecnológico.
Já na segunda Revolução Industrial, ocorrida no século XIX, as empresas começaram a utilizar novas fontes de energia, como o petróleo, que se incorporaram ao processo produtivo e garantiram automação a uma série de etapas da produção.
No século XX, surgiu a Terceira Revolução Industrial, em que a automação de processos ganhou ainda mais força com o desenvolvimento de novas tecnologias desenvolvidas nas áreas de Robótica, Informática e Eletrônica.
A Quarta Revolução, como citado anteriormente, foi um termo que se originou em 2011, porém em 2010 muitas empresas já vinham se atualizando para melhorar a automação da sua cadeia produtiva por meio do uso de novos sistemas e tecnologias.
Qual a importância da hiperautomação para as empresas?
O principal papel da hiperautomação é conseguir reduzir processos burocráticos. Com isso, a empresa consegue liberar as equipes de rotinas repetitivas e pode direcioná-las para assumir questões estratégicas, que agreguem valor profissional.
Além disso, com a adoção de uma rotina regida pela hiperautomação, a empresa pode diminuir as chances de erros nos processos produtivos, que são melhor executados por sistemas e máquinas inteligentes, sem contar que agiliza a execução das tarefas.
A hiperautomação também tem um papel importante para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, oferecendo informações privilegiadas para tomadas de decisão, a partir de sistemas inteligentes de gestão da inovação e resultados.
Quais as tecnologias que compõem a hiperautomação?
A hiperautomação é formada por uma série de tecnologias, que fazem parte desse processo de automatização das tarefas. Conheça abaixo quais são essas ferramentas.
Inteligência artificial (IA)
A inteligência artificial fez parte do imaginário de muita gente pelas produções cinematográficas, contudo, ela se tornou uma realidade, dando autonomia para que muitas máquinas e sistemas trabalhem sem que haja um acompanhamento humano integral.
Na prática, a IA é entendida como a capacidade das máquinas de agirem de forma inteligente, recriando de forma tecnológica a inteligência e o raciocínio humano. Por esse caráter tecnológico é que essa tecnologia faz parte da hiperautomação.
Machine learning
O machine learning se explica como a capacidade que as máquinas têm de aprender algo. Isso significa que elas podem não só absorver novos aprendizados, mas também corrigir automaticamente possíveis erros e se aprimorar.
Isso sem contar que, com o machine learning na hiperautomação, a máquina consegue executar tarefas complexas de forma rápida, sem que haja a necessidade de supervisão humana para que o trabalho seja feito.
RPA
A RPA (Robotic Process Automation), ou automação robótica de processos, é uma tecnologia essencial na hiperautomação, já que preenche as chamadas tarefas repetitivas burocráticas de maneira automatizada.
Por RPA, muito da mão de obra humana dá lugar a um processo autônomo, em que as máquinas executam as tarefas e se adaptam diariamente ao trabalho, fazendo com que os profissionais possam se dedicar a tarefas mais estratégicas.
iBPMS
iBPMS (intelligent Business Process Management Suites) é uma expansão do chamado BPMS, que estava ligado a automatizar a gestão de processos, reunindo em um único lugar um fluxo de informações acessível a clientes, fornecedores, funcionários e outros.
Na hiperautomação, essa tecnologia permite ao gestor ter acesso em tempo real aos dados da cadeia produtiva, centralizando todas as informações e os documentos em um único sistema.
Intelligent Character Recognition (ICR)
A tecnologia ICR é capaz de reconhecer um caractere ou uma escrita feita à mão para posteriormente convertê-los em um arquivo digital. É uma melhoria ao sistema OCR, que também tinha função parecida.
O ICR é capaz de reconhecer diferentes tipos e estilos de caligrafia, e ainda adiciona ao seu banco de dados esses modelos de escrita para que posteriormente o processo de reconhecimento óptico seja ainda mais rápido.
É uma tecnologia de hiperautomação para transformar documentos, formulários e uma infinidade de papéis físicos em arquivos digitalizados.
Essa transformação se dá por meio de um processo automático, sem que haja a necessidade de mão de obra humana para passar esses registros manualmente para determinado sistema.
Big Data
O Big Data é uma fonte de dados ampla e complexa que reúne uma série de informações em um banco de dados no qual as empresas podem acessar de forma remota.
Na hiperautomação, o Big Data tem um papel importante para que a empresa consiga tomar decisões estratégicas e garantir a segurança da informação de dados.
Por meio dele, a companhia pode coletar informações sobre os clientes, gerenciar dados logísticos, prevenir fraudes, realizar manutenção preventiva de equipamentos e muito mais, possibilitando um processo mais automatizado no levantamento de dados.
Chatbots
Uma pesquisa da MarketsandMarkets revelou que, até 2024, o mercado de chatbots deve crescer 30%. Os chatbots, na tradução literal, seria algo como “conversa com robôs”.
Essa é uma hiperautomação que muitas empresas fizeram para atender os clientes. Com essa tecnologia, a companhia consegue programar um robô para que ele responda e interaja com um cliente de maneira automatizada.
O uso de chatbots pode ampliar a abrangência de plataformas de comunicação, já que muitas vezes são eles que irão interagir com os usuários 24h por dia, otimizando o atendimento ao cliente sem sobrecarregar a mão de obra humana.
Quais os benefícios da hiperautomação de processos?
A hiperautomação é vista como uma ferramenta que pode oferecer benefícios ilimitados à rotina empresarial. Isso porque ela possui potencial para promover a inovação constantemente.
Abaixo você confere algumas das principais vantagens que as empresas podem ter ao adotar a hiperautomação nas suas rotinas.
Agiliza a execução de tarefas
Empresas que utilizam a hiperautomação em suas rotinas têm maior capacidade para agilizar seus processos produtivos repetitivos. A partir das novas tecnologias, tudo é feito com o menor tempo possível e várias tarefas são executadas ao mesmo tempo.
Minimiza as chances de erros
Ao automatizar os processos com a hiperautomação, a empresa reduz as chances de erros nesses processos, principalmente nos que exigem rotinas repetitivas. Isso porque, sem a tecnologia, as empresas estão fadadas ao erro humano por cansaço ou falta de atenção.
Dá maior poder estratégico a diversos setores
Livres de muitos processos burocráticos por meio da hiperautomação, que consegue assumir diversas tarefas ao mesmo tempo de forma autônoma, muitos setores acabam tendo mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas da empresa.
Facilita a integração de sistemas
Outra facilidade trazida pela hiperautomação é a possibilidade de integração entre diferentes sistemas e tecnologias. Assim, a empresa tem maior disposição para se adaptar ao que há de novo no mercado.
Isso pois, com uso de novas tecnologias, toda a gestão é feita em um único sistema, centralizado, com todas as tecnologias integradas nele, facilitando o acesso por parte de qualquer profissional autorizado.
Reduz os custos operacionais
De acordo com um estudo realizado pela Gartner, a hiperautomação fará com que empresas que a adotam no seu dia a dia tenham uma redução, até 2024, de 30% nos custos operacionais.
Contribui com as tomadas de decisão
A hiperautomação engloba tecnologias como Big Data e IA, e a consequência disso é a facilidade para tomar decisões baseadas em dados concretos e inteligentes, gerados por esses sistemas, e que podem contribuir com um processo produtivo mais assertivo.
Como a hiperautomação auxilia o departamento de RH?
A hiperautomação, no entanto, não serve apenas para o ramo industrial, já que novas tecnologias podem ser benéficas para as mais diversas áreas do mercado. Uma das que podem se beneficiar é o departamento de RH.
Esse setor sempre foi visto como um dos mais burocráticos da empresa, contudo, muitas de suas tarefas puderam ser automatizadas, a partir das novas possibilidades advindas da hiperautomação.
Entre as tarefas que a automação de RH pode contribuir para que esse setor se torne mais estratégico, focando mais em ações voltadas para a gestão de pessoas, estão:
- Agilizar as tarefas repetitivas, como o fechamento da folha de pagamento;
- Eliminar tarefas burocráticas;
- Reduzir as chances de erros em diversas tarefas, como os cálculos das folhas e registro de ponto;
- Permitir o acesso a informações em tempo real, como as do controle de ponto;
- Facilitar o acesso a dados de desempenho, presença, faltas, atrasos e outros.
Conheça a PontoTel: controle de ponto 100% online e automatizado
Uma das rotinas que pode ser impactada pela hiperautomação no RH é o controle de ponto, que pode se tornar 100% online e automatizado. Para adotar essa automação, é importante optar por uma ferramenta completa, prática e segura, como a plataforma PontoTel.
Com a PontoTel, você poderá gerenciar e controlar desde o registro de ponto até a gestão de dados da folha de pagamento. Deste modo, a plataforma oferece maior rapidez para administrar a jornada dos colaboradores, adequada a todas as regras da Portaria 671 e da CLT.
Com a plataforma PontoTel, sua empresa conseguirá:
- Visualizar os dados de jornadas dos colaboradores em tempo real;
- Garantir a precisão nos cálculos com um processo automatizado;
- Ter acesso a relatórios completos de desempenho, inconsistências e outros;
- Centralizar o controle de ponto da empresa em um único sistema;
- Fechar a folha de forma automatizada, com correção de pontos, jornadas, atrasos, etc.;
- Integrar a plataforma com o sistema de ponto da sua empresa;
Quer saber mais sobre essa plataforma e apostar na hiperautomação no seu departamento pessoal, deixando o controle de ponto completamente automatizado? Então, entre em contato com a PontoTel e solicite uma demonstração da ferramenta.
Conclusão
Como você viu nesse conteúdo, automatizar os processos deixou de ser uma questão de escolha para se tornar algo necessário para que a empresa se mantenha competitiva e obtenha bons resultados.
Mas não é só isso: quem aposta em tecnologias de hiperautomação consegue reduzir as tarefas burocráticas para se dedicar a ações estratégicas.
Esse cenário, diferentemente do que muitos pensam, não está direcionado apenas para automatização de processos produtivos em grandes indústrias. A hiperautomação tem espaço para pequenas, médias e grandes empresas, podendo impactar diversos setores.
Um dos principais setores beneficiados é o RH, que ainda é visto como um dos mais burocráticos da empresa, mas que, nos últimos anos, começou a automatizar diversas rotinas para se tornar mais estratégico, focando na gestão de pessoas.
Por fim, você pôde conhecer alguns dos benefícios que a hiperautomação pode oferecer às empresas, agilizando rotinas, diminuindo as chances de erros em tarefas repetitivas e reduzindo as burocracias.
Se você gostou desse artigo e quer ler mais conteúdos como esse, que abordam temas voltados para a gestão e o RH, acesse o blog PontoTel.