O desenvolvimento das habilidades interpessoais é o ponto-chave de uma boa convivência no ambiente de trabalho. Isso, pois tais habilidades têm influência direta no clima organizacional da empresa, já que este depende da sinergia entre os colaboradores.
Conforme o estudo Global Talent Trends, conduzido pelo LinkedIn em 2019 com mais de 5 mil profissionais de 35 países, 80% dos participantes já viam as habilidades interpessoais como fundamentais para o sucesso das empresas, e 92% acreditavam que essas competências eram tão importantes quanto, ou até mais, do que as habilidades técnicas.
Por isso, exercitar habilidades interpessoais deve ser uma preocupação de qualquer organização, já que implica em relações mais positivas e edificantes na equipe e, portanto, em resultados melhores para o negócio.
Ficou interessado em saber mais sobre habilidades interpessoais? Então, continue lendo este artigo. Confira abaixo os tópicos que serão abordados:
- O que são habilidades interpessoais?
- Qual a importância de desenvolver habilidades interpessoais?
- Quais são os tipos de habilidades interpessoais?
- Quais principais benefícios as habilidades interpessoais proporcionam ao ambiente de trabalho?
- Como desenvolver habilidades interpessoais dos colaboradores?
- Quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho?
Boa leitura!
O que são habilidades interpessoais?
Habilidades interpessoais, também conhecidas como “soft skills” são qualidades humanas utilizadas nos momentos de interação e comunicação com outras pessoas e que permitem um relacionamento melhor entre elas.
Essas habilidades não são inatas, mas, sim, desenvolvidas socialmente e exercitadas constantemente, visto que as pessoas convivem em sociedade, então precisam usar essas competências o tempo todo.
Como já dizia Aristóteles: “O homem é um animal social”. As pessoas necessitam do convívio em sociedade, e para que isso dê certo, é preciso desenvolver habilidades de relacionamento. Assim, é possível construir uma convivência próspera e evoluir juntos.
Essa é a história da humanidade. Os indivíduos se agrupavam, produziam conhecimentos coletivamente, observavam fenômenos empíricos e esses saberes iam sendo compartilhados, passados entre as gerações e aprimorados entre si. Sem as habilidades interpessoais, nada disso seria possível.
Qual a importância de desenvolver habilidades interpessoais?
O desenvolvimento das habilidades interpessoais é importante porque essas qualidades garantem o respeito das individualidades de cada pessoa.
Para ter uma boa convivência, é preciso que os indivíduos envolvidos em um relacionamento sintam-se respeitados e contemplados.
Por isso, eles devem conseguir se comunicar bem, saber escutar o outro, ter empatia, etc. Isso permite que todos os pontos de vista sejam analisados e que ninguém se sinta lesado na relação.
Dentro do ambiente corporativo não é diferente. Afinal, são grupos de pessoas diferentes com propósitos diferentes trabalhando em prol de um objetivo em comum e convivendo diariamente.
Assim sendo, para atingir as metas de uma empresa, é preciso desenvolver as habilidades interpessoais internamente, pois elas proporcionam benefícios para o bom funcionamento da organização, como o alinhamento de expectativas, um bom clima organizacional, o respeito das opiniões de cada colaborador e muitos outros.
Desenvolver habilidades interpessoais é ainda mais importante entre os líderes, que precisam saber gerir pessoas e lidar bem com elas.
Uma equipe cuja liderança não possui essas competências bem desenvolvidas pode sofrer com falhas de comunicação, desorganização, altas taxas de turnover, entre outros problemas.
Quais são os tipos de habilidades interpessoais?
São muitos os tipos de habilidades interpessoais, e seus usos variam de acordo com o modelo de relacionamento, mas o desenvolvimento dessas competências é essencial em qualquer um deles, seja amoroso, familiar ou de trabalho.
Aqui, vale destacar que não há uma definição científica que tipifique as habilidades interpessoais, mas em uma visão macro, é possível dividi-las em 4 categorias. São elas:
- Comunicação: trata-se de habilidades comunicativas, de expressão e de escuta;
- Liderança: referente às competências de gestão e autonomia de tarefas;
- Relacionamento: relacionada à capacidade de relacionamento e interação com outras pessoas;
- Trabalho em equipe: refere-se à habilidade de lidar com outras pessoas e opiniões
Quais principais benefícios as habilidades interpessoais proporcionam ao ambiente de trabalho?
Alguns benefícios de desenvolver as habilidades interpessoais já foram mencionados até aqui, como a melhora do clima organizacional e o alinhamento de expectativas, mas ainda existem muitos outros que, em longo prazo, tornam-se vantagens competitivas relevantes para a empresa. Confira quais são a seguir:
Redução do absenteísmo e turnover
Desenvolver habilidades interpessoais ajuda a promover um ambiente de trabalho saudável para os funcionários, portanto aumenta o engajamento da equipe.
A consequência disso é a diminuição das taxas de absenteísmo — ou seja, faltas e atrasos injustificados — e turnover —a rotatividade de funcionários na empresa —, pois esses dois fatores são consequência da insatisfação dos colaboradores com a organização.
Melhora no clima organizacional
Um ambiente de trabalho agradável também é responsável por melhorias no clima organizacional. Isso porque quando os colaboradores exercitam as habilidades interpessoais mencionadas antes, a relação entre eles evolui, tornando-se mais clara, eficiente e sincera.
Essa evolução é poderosa para que um funcionário sinta-se à vontade em um grupo, já que permite que ele entenda que seus sentimentos e opiniões serão levados a sério ali.
Aumento da satisfação e produtividade das equipes
Já a melhora do clima organizacional é um fator imprescindível para o bom desempenho dos profissionais e o bom resultado da empresa. Isso porque este fator diminui o nível de tensão dos colaboradores e incentiva o trabalho cooperativo, aumentando a produtividade das equipes.
Maior retenção de talentos
Finalmente, aprimorar essas competências entre os líderes mostra-se um caminho coerente para reter os talentos de uma empresa.
Isso, pois o exercício das habilidades interpessoais repercute em todos da organização, principalmente nas lideranças, e contribui para uma gestão mais humana e próxima das necessidades da equipe.
Este parece ser um dos maiores desafios para manter os profissionais nos negócios, algo que pode ser observado pelas pesquisas de mercado.
Por exemplo, segundo o resultado do levantamento feito pela consultoria de recrutamento Michael Page, 8 em cada 10 funcionários se demitem por causa dos seus chefes.
Como desenvolver habilidades interpessoais dos colaboradores?
Cada empresa possui suas particularidades. Logo, existem níveis diferentes de necessidade do desenvolvimento das habilidades interpessoais, mas todas precisam exercitar essas competências em seus colaboradores.
Esse é um processo gradual, não sendo rápido nem fácil, pois são mudanças muito pessoais. Deste modo, são exercícios que demandam paciência, sensibilidade e persistência dos envolvidos. E o departamento de RH tem um papel muito importante nessa tarefa, por ser o responsável por gerir o capital humano da organização.
Apesar de não existir um passo a passo que possa guiar os profissionais de Recursos Humanos nessa jornada, existem dicas que podem ajudá-los. Confira-as a seguir:
Invista em treinamentos
Treinamentos e palestras corporativas, além de serem boas chances de promover interação entre colaboradores de diversas áreas, são grandes oportunidades de abordar temas sensíveis e que têm relações diretas com o desenvolvimento das habilidades interpessoais no ambiente de trabalho, como: ética, transparência, empatia, etc.
Estimule o autoconhecimento
Para que os colaboradores consigam desenvolver suas habilidades interpessoais, eles precisam entender quais são seus pontos fortes e fracos. Isso demanda certo nível de autoconhecimento que nem todas as pessoas possuem, portanto, é preciso realizar atividades voltadas para o conhecimento de si mesmo.
Crie uma cultura de feedbacks
O feedback, por exemplo, é uma ótima maneira de ajudar os funcionários a identificarem quais são suas qualidades e falhas, a partir da perspectiva do outro. Dessa forma, estabelecer na empresa uma cultura de feedbacks é determinante no processo de desenvolvimento das habilidades interpessoais da equipe.
Estimule o respeito à diversidade
Por fim, uma dica valiosa é o incentivo à diversidade. Afinal, uma empresa que abraça todas as vivências e pontos de vista de maneira responsável se faz um lugar acolhedor para que seus colaboradores cresçam e se desenvolvam junto a ela.
Além disso, estimular o respeito à diversidade é um exercício de habilidades interpessoais por exigir que as pessoas respeitem as singularidades e as individualidades umas das outras.
Quais são as habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho?
As habilidades interpessoais relevantes para o ambiente corporativo estão muito ligadas às competências comunicativas, aos valores éticos e à capacidade de liderança das pessoas. Dentro do mercado de trabalho, algumas delas merecem destaque.
É o caso, por exemplo, da boa comunicação. Possuir uma comunicação assertiva faz toda a diferença em um profissional, uma vez que quem tem essa habilidade bem desenvolvida consegue transmitir seus sentimentos, vontades e perspectivas de maneira clara e segura, o que facilita o trabalho em equipe e o fluxo de informações.
Outra habilidade importante é a escuta ativa. Saber realmente ouvir os colegas de trabalho e refletir com empatia acerca daquilo que está sendo comunicado é um ponto-chave para as boas relações entre os colaboradores. Além disso, ter todos os pontos de vista e individualidades respeitados e escutados é essencial para a evolução de uma empresa.
Ainda sobre a escuta ativa, Tuanny Honesko, coordenadora de marketing da Feedz afirma que:
“A escuta ativa representa 80% do trabalho, pois demonstra o quanto você conhece as pessoas e compreende suas necessidades. Consequentemente, quando você entende as pessoas, a empatia surge naturalmente, juntamente com a compreensão das razões por trás de suas ações. Além da escuta ativa, a comunicação sincera e honesta também é essencial.”
Portanto, a empatia também é uma habilidade interpessoal primordial no ambiente de trabalho. Exercitar a visão humana na equipe faz com que os colaboradores sintam-se acolhidos e mais engajados com a empresa.
Assim como a ética, uma competência básica para qualquer profissional e em qualquer empresa. Saber trabalhar com transparência e honestidade aumenta a confiabilidade da equipe e torna o ambiente de trabalho mais saudável.
E, por fim, uma habilidade interpessoal que merece ser citada é a autonomia. Essa competência é o que faz a sinergia acontecer entre os integrantes de uma equipe, a confiança de saber que cada um cumprirá sua função plenamente de forma autônoma sem necessitar de vigilância constante.
Conclusão
Como você pôde ver no decorrer do artigo, o desenvolvimento das habilidades interpessoais é indispensável para manter boas relações em qualquer modelo de relacionamento.
No ambiente corporativo, essas habilidades não só ajudam a manter relacionamentos agradáveis, melhorando o clima organizacional, como também têm impacto direto nos resultados das empresas, porque aprimoram o desempenho das equipes ao elevar a produtividade dos colaboradores, além de trazerem muitos outros benefícios já citados anteriormente.
Entretanto, não é uma tarefa fácil desenvolver as habilidades interpessoais dos colaboradores. Isso demanda tempo e paciência, principalmente da equipe de recursos humanos, responsável por esse processo.
Apesar de ser um procedimento gradual, existem algumas dicas que podem ajudar o RH nessa responsabilidade, como: estimular o autoconhecimento nos colaboradores, criar uma cultura de feedbacks, incentivar o respeito à diversidade e investir em treinamentos.
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