Para os times de uma empresa serem produtivos, eles devem estar imersos em boas práticas, desde gerir o tempo estrategicamente até serem guiados por um líder eficiente com quem possam contar. Isso, aliás, evidencia a importância das habilidades de liderança.
Tais habilidades, que serão detalhadas e exemplificadas a seguir, são indispensáveis no escopo de qualidades de um líder. Se um líder não sabe se comunicar bem, por exemplo, ou não considera riscos antes de decidir algo, isso afeta a produtividade de todo o time.
Por isso, é necessário que ele saiba quais habilidades de liderança tem, para aprimorá-las, e quais ainda não, para desenvolvê-las. É somente após essa análise que ele conseguirá aprender as habilidades certas para se tornar um líder de sucesso na organização.
Para detalhar os principais pontos sobre este tema, este texto abordará os tópicos a seguir:
- O que são habilidades de liderança?
- Quais são as habilidades essenciais para todo líder?
- Por que desenvolver habilidades de liderança?
- Como desenvolver habilidades de liderança?
Tenha uma boa leitura!
O que são habilidades de liderança?
As habilidades de liderança dizem respeito ao conjunto de capacidades e características, como habilidades técnicas e interpessoais, que um líder usa para inspirar e guiar outras pessoas a conquistarem determinados objetivos.
Quando se trata dessas habilidades no contexto empresarial, elas são essenciais para um líder conseguir adotar uma comunicação assertiva com os liderados, por exemplo, bem como resolver conflitos interpessoais e promover um ambiente de trabalho saudável.
Tais aspectos são vitais porque tornam os colaboradores mais felizes. Conforme estudo feito pela Oxford University’s Said Business School, os trabalhadores são 13% mais produtivos quando são mais felizes. Ter um líder eficaz tem forte influência nisso.
Quais são as habilidades essenciais para todo líder?
Ao se aprofundar nas habilidades de liderança, é possível observar que há uma variedade delas. A seguir, confira as principais que um líder tem de aprender ou, se for o caso, aprimorar.
Comunicação efetiva e empatia
Uma característica fundamental em todo líder é a sua capacidade de se comunicar bem com o seu time. É isso o que o fará ser efetivo na hora de explicar ideias ou metas a serem alcançadas, assim como no momento de dar um feedback construtivo.
Além disso, é vital que um líder se comunique com empatia, tanto por meio da comunicação verbal quanto não verbal. Isso pode ser observado quando um líder consegue se colocar no lugar do outro, entendendo os seus sentimentos de frustração devido a alguma situação na empresa. Inclusive, essa escuta ativa contribui para criar conexões genuínas.
Assim, a habilidade de comunicação efetiva e empática é indispensável para líderes. Como disse Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood: “Grande parte das pessoas, estou falando de cerca de 70% delas, que saem voluntariamente do trabalho, o fazem por causa da dinâmica direta com seu líder direto.”
Habilidade de delegação e gestão do tempo
Delegação e gestão do tempo também fazem parte das habilidades de liderança que todo líder deve ter, independentemente do seu nicho de atuação e time.
Por exemplo, delegar tarefas é essencial para um líder atribuir atividades apropriadas aos liderados: estes conseguem ser produtivos e desenvolver as próprias habilidades profissionais, ao passo que o líder pode se concentrar em outras atividades estratégicas.
Junto a isso, tem-se a gestão do tempo, isto é, quando o líder sabe usar o tempo de um jeito eficiente. Um dos benefícios dessa habilidade no cotidiano da empresa é a realização de tarefas e projetos no prazo, pois o líder consegue equilibrar múltiplas responsabilidades.
Liderança remota
Para ser um líder, é necessário desenvolver e aprimorar habilidades de liderança que serão usadas em diferentes modelos de trabalho, incluindo o trabalho remoto. Nesse sentido, é importante que esse profissional saiba se comunicar com clareza e frequência, seja por meio de mensagens instantâneas ou de outras ferramentas de colaboração.
A liderança remota também deve estar imersa em outras ações, como motivar e inspirar os liderados mesmo à distância, e dar feedbacks construtivos, pois isso ajudará no aumento do desempenho dos colaboradores. O líder também precisa evitar o micromanagement (microgerenciamento).
Tais habilidades de liderança no modelo de trabalho remoto ganha novas nuances na fala de Daiane Jales, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Pontotel: “Na minha visão, ser líder no contexto atual envolve algo que se tornou a realidade de muitos líderes, que é liderar pessoas que não estão com você todos os dias”.
Capacidade de inovação e adaptação
Outra habilidade de liderança que não pode ser negligenciada é a capacidade de inovação e adaptação. Como destacou Daiane Jales, Coordenadora de Sucesso do Cliente da Pontotel: “Como líderes, temos que constantemente saber como motivar as pessoas e ensiná-las a lidar com as novas tecnologias que vão surgindo.”.
Na prática, ao identificar uma oportunidade de inovar, observando uma tendência de mercado, como um novo tipo de produto ou serviço promissor, o líder pode tomar decisões voltadas justamente para o desenvolvimento de um novo produto ou serviço.
A mesma lógica se aplica quando o líder precisa gerenciar mudanças. Nesse caso, ele consegue comunicar a mudança eficazmente, ao passo que gerencia quaisquer resistências a mudanças por parte da equipe, guiando-a no processo. Isso pode acontecer caso o líder queira implementar um novo software de gestão de projetos, por exemplo.
Tomada de decisões e resolução de problemas
Entre as habilidades de liderança, a tomada de decisões e a resolução de problemas estão entre as principais. Com a tomada de decisões, por exemplo, o líder consegue analisar informações complexas e considerar diferentes pontos de vista antes de decidir algo. Ele faz tudo isso avaliando os riscos envolvidos e sem deixar de aproveitar oportunidades.
Já no que se refere à resolução de problemas, isso se dá quando o líder consegue entender as causas de uma problemática, analisá-la para encontrar a melhor solução e, após isso, implementá-la. Se ele identifica que a rotatividade de funcionários está alta e a causa envolve a sobrecarga de trabalho, pode sugerir um aumento no quadro de funcionários.
Construção de relacionamentos e networking
Outra habilidade de liderança que deve estar no escopo de qualidades de um líder é a sua capacidade de construir relacionamentos interpessoais e de fazer networking, desenvolvendo e mantendo relações produtivas e baseadas em confiança.
Exemplificando, trata-se de quando o líder se relaciona bem com os seus liderados, criando um local de trabalho saudável e tranquilo, ao passo que participa de eventos e conferências e facilmente consegue se conectar com outros profissionais da sua área. Isso também se aplica quando o líder constrói bons relacionamentos com clientes e potenciais parceiros.
Por que desenvolver habilidades de liderança?
Anteriormente, foi possível observar que cada uma das habilidades de liderança favorece o líder, os colaboradores e a empresa de diferentes formas. A seguir, entenda especificamente a importância de os líderes desenvolverem tais capacidades e características.
Impacto positivo no desempenho da equipe
As habilidades de liderança são o que fazem um líder obter sucesso. Com elas, ele consegue motivar o time quando necessário, bem como guiá-lo de forma estratégica, delegando tarefas corretamente e identificando os momentos ideais para dar feedbacks assertivos. O resultado disso é o aumento de performance de todos os membros do time.
Aumento da confiança e credibilidade
Líderes com as habilidades de liderança detalhadas nos tópicos anteriores conseguem inspirar confiança em seu time. Isso gera maior engajamento e motivação porque os membros confiam na capacidade do líder em guiá-los, fazendo-os seguirem as instruções sem resistências, sem criar conflitos e esforçando-se para conquistar as metas traçadas.
Maior chance de promoções profissionais
Quanto mais habilidades de liderança um líder tiver, maiores as chances de ele ser promovido profissionalmente. Afinal, tais capacidades e qualidades são provas de que ele é competente em sua área e pode contribuir ainda mais para o sucesso de um negócio se ocupar posições mais altas de liderança na organização.
Como desenvolver habilidades de liderança?
Como mencionado, as habilidades de liderança devem ser aprendidas ou aperfeiçoadas. Há formas específicas de fazer isso. Entenda a seguir.
Treinamentos e desenvolvimento profissional
Participar de treinamento corporativo, cursos e workshops são uma das melhores formas de aprender novas habilidades de liderança. Um líder pode buscar esse desenvolvimento em treinamentos internos que a empresa em que ele trabalha oferece, bem como em cursos oferecidos por instituições.
Mentoria e coaching
Buscar um mentor, profissional que já trilhou esse caminho de liderança e que foi bem-sucedido nele, também é uma excelente maneira de aprender novas habilidades de liderança. Ele trará insights valiosos que só a sua carreira como líder pôde gerar.
Nesse mesmo sentido, optar pelo coaching, alternativa na qual o líder terá um acompanhamento personalizado após ter os seus pontos fortes e fracos identificados, também é uma maneira estratégica de se tornar um líder de sucesso.
Autoconhecimento e aprendizado contínuo
O autoconhecimento e o aprendizado contínuo também devem estar entre as medidas que um líder usa para desenvolver habilidades de liderança.
Ou seja, quando ele identifica por si as áreas que precisa melhorar ao mesmo tempo que busca formas de superar obstáculos. Ele deve combinar isso com a realização de cursos, por exemplo, sejam onlines ou presenciais.
Consumir conteúdos sobre o tema
Por fim, consumir conteúdos sobre como desenvolver habilidades de liderança também é um modo assertivo para aprender tais qualidades e características. Um líder pode fazer isso consumindo vários formatos de conteúdo, como podcasts, livros, artigos de blog e vídeos.
A propósito, em relação a vídeos, para entender mais nuances de pontos abordados neste conteúdo, confira o 3º episódio do Papo de Gente e Gestão: Líderes do futuro.
Conclusão
As habilidades de liderança têm enorme peso no sucesso de uma empresa. Afinal, líderes eficientes conseguem guiar e motivar outros colaboradores, tornando-os mais produtivos e profissionalmente satisfeitos. Isso resulta em maiores conquistas para qualquer negócio.
Como abordado ao longo deste conteúdo, desenvolver e aprimorar tais habilidades requer algumas medidas práticas, como treinamentos internos e a busca de um mentor. Somadas, todas as ações farão de um profissional um líder eficaz, capaz de alcançar grandes feitos.
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