Grumpy staying: o que é, como identificar e estratégias de especialistas para lidar com funcionários insatisfeitos
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Time Pontotel 2 de julho de 2024 Gestão de Pessoas
Grumpy staying: o que é, como identificar e estratégias de especialistas para lidar com funcionários insatisfeitos
Confira neste conteúdo o que é grumpy staying, quais os impactos dessa tendência nas empresas e quais medidas de prevenção e combate adotar.
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Sendo uma das tendências de desengajamento que afetam inúmeras empresas ao redor do mundo, o grumpy staying vem causando sérios problemas. Isso porque, mesmo insatisfeitos, os funcionários não pedem demissão: continuam trabalhando de mau humor.

Essa rotina de insatisfação profissional junto ao mau humor torna os colaboradores menos eficientes em suas atribuições, resultando em tarefas que, quando entregues no prazo, não possuem a qualidade desejada.

Nesse sentido, é vital que a empresa, ao perceber essa tendência se iniciando em meio ao seu quadro de funcionários, saiba como combater a problemática a tempo. Afinal, como outras tendências negativas, essa pode facilmente se espalhar entre os colaboradores.

Diante disso, este conteúdo abordará os principais pontos sobre o tema:

Tenha uma excelente leitura!

O que é grumpy staying?

mulher com cara mau humorada usando o computador

O grumpy staying, que, em tradução livre, quer dizer “ficar mau humorado”, trata-se de um fenômeno recente que ocorre no ambiente de trabalho

Ele se caracteriza quando o funcionário, insatisfeito na empresa, permanece trabalhando nela, mas com mau humor persistente ao longo da jornada de trabalho. A propósito, outro termo utilizado para esse comportamento é justamente “permanência rabugenta”.

Inclusive, no que se refere à insatisfação no trabalho, em um estudo encomendado pelo LinkedIn, do qual participaram 23 mil trabalhadores de 16 países, 60% dos entrevistados estão insatisfeitos com o emprego atual que possuem.

Como surgiu?

O grumpy staying originou-se nos Estados Unidos no período após a pandemia de COVID-19, quando inúmeros funcionários começaram a pedir demissão em massa das empresas em que trabalhavam. Aqueles que não o fizeram permaneceram no emprego, porém, imersos nessa tendência de desengajamento: com mau humor constante.

Principais causas do grumpy staying

O grumpy staying é uma tendência negativa alimentada por diversas causas, cada uma aumentando a insatisfação do colaborador na empresa. Veja as principais delas a seguir.

Falta de reconhecimento

Embora nem sempre seja dito, um trabalhador que passa horas investindo tempo e esforço para realizar tarefas e projetos com qualidade se sente bem ao ser parabenizado. Isso pode ser feito tanto de forma verbal quanto por meio de outras maneiras, como lhe dando uma bonificação.

É justamente essa falta de reconhecimento profissional uma das causas do grumpy staying, pois ela gera vários sentimentos negativos no funcionário, como a frustração e a desmotivação. E quando o profissional tem a sensação de que todo o seu trabalho não está sendo reconhecido, o mau humor pode surgir no seu dia a dia.

Sobrecarga de tarefas

Outro causador do grumpy staying está diretamente ligado à sobrecarga de tarefas, e isso pode acontecer com os colaboradores de qualquer um dos times e setores da empresa. 

Quando um funcionário se vê imerso em uma rotina repleta de tarefas, ele começa a apresentar alguns problemas, como maiores níveis de ansiedade e estresse. Além de gerar nele complicações emocionais, essa sobrecarga no trabalho também pode fazer com que ele fique mais impaciente e aborrecido com colegas de trabalho.

Para evitar esses cenários de exaustão física e mental devido ao trabalho excessivo, vale aplicar o que recomenda Carla Souza, Coordenadora de Marketing da Pontotel: “É importante priorizar atividades e definir claramente as entregas esperadas, para evitar sobrecarga e garantir um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional”.

Poucas oportunidades para desenvolvimento

Ao ingressar em uma empresa, é comum os colaboradores buscarem novos horizontes profissionais, sendo mais bem remunerados e trabalhando em posições que sempre almejaram, como cargos de liderança. O grumpy staying surge exatamente quando essas oportunidades de desenvolvimento na empresa se mostram poucas ou mesmo escassas.

Nesse sentido, Lara Avelino, analista de RH e psicóloga organizacional, traz uma ideia interessante quando se trata de desenvolvimento profissional: “O desenvolvimento contínuo é um pilar muito importante para a inovação”.

Por isso, quando a empresa também adota medidas focadas em desenvolver o seu quadro de pessoal, ela consegue evitar que os colaboradores se sintam frustrados e desanimados por conta do sentimento de acreditarem não haver nenhum futuro na empresa.

Como identificar funcionários insatisfeitos?

Há formas práticas de a empresa, especificamente o time de recursos humanos, identificar quando os colaboradores adotaram a tendência de grumpy staying. Confira a seguir.

Queda na produtividade

Um dos primeiros sinais de que o grumpy staying está acontecendo na empresa é quando os funcionários começam a perder desempenho, especialmente aqueles que, até dado momento, entregavam as tarefas e os projetos no prazo combinado e com ótima qualidade.

Isso também se manifesta quando os colaboradores começam a ficar mais desorganizados em suas rotinas e a não cumprir metas que, em termos gerais, são simples de conquistar.

Ausência de participação em reuniões

Se os colaboradores também começam a faltar mais nas reuniões, sejam aquelas feitas com todos da empresa ou aquelas só com um time específico, isso também pode ser sinal de insatisfação com o trabalho. Isso vale tanto para reuniões online quanto presenciais.

Atrasos e faltas constantes

Outro sintoma de funcionários insatisfeitos é quando eles começam a faltar ou se atrasar mais do que o normal. E se isso acontece sem avisos ou com justificativas duvidosas, as chances de a causa ser o grumpy staying são ainda maiores.

Como lidar com o grumpy staying?

dois homens conversando

Há formas assertivas de a empresa lidar com o grumpy staying. A seguir, confira as principais.

Comunicação aberta e feedbacks

A comunicação assertiva na empresa é um pilar fundamental para o seu sucesso, e isso envolve diretamente o combate ao grumpy staying. Isso porque, ao oferecer feedbacks regulares, por exemplo, um líder consegue dar um retorno construtivo aos liderados que precisam desse direcionamento para sentirem que estão fazendo um ótimo trabalho.

Equilíbrio entre carga de trabalho e bem-estar

Outra maneira de a empresa combater o grumpy staying é por meio de medidas que favoreçam o equilíbrio entre a carga de trabalho e o bem-estar dos colaboradores. 

Na prática, deve-se garantir que um funcionário faça uma quantidade saudável de tarefas e, ainda, alinhadas às suas habilidades. Isso evita a sobrecarga de trabalho e o estresse.

Bruno Rodrigues, CEO e cofundador da GoGood, destaca algo nesse sentido ao afirmar: “O RH precisa ser um facilitador da jornada de bem-estar do seu colaborador. Ele precisa estar ali, à disposição, trazendo o melhor e a maior flexibilidade possível para que a transformação no mindset aconteça”.

Desenvolvimento e reconhecimento profissional

Por fim, outra estratégia para evitar o grumpy staying é evitar que os funcionários se sintam desvalorizados e prejudicados pela falta de oportunidades de crescimento profissional

Assim, é importante implementar certas medidas, como criar um plano de carreira para cada um dos colaboradores e valorizar — de diversas formas e regularmente — o esforço de cada um deles pelas metas conquistadas.

Conclusão

O grumpy staying é uma das tendências de desengajamento no trabalho que tem gerado inúmeros problemas para as empresas, tanto de pequeno quanto de médio e grande portes. Afinal, no dia a dia na empresa, os funcionários podem se sentir insatisfeitos e trabalhar de mau humor por conta de inúmeras razões.

Ao longo deste conteúdo, foi possível compreender, além da origem desse fenômeno negativo, as suas causas e implicações no cotidiano das organizações. Sendo assim, é crucial que, antes mesmo desse mau humor e insatisfação no trabalho acontecer, as empresas já implementem medidas combativas, como o reconhecimento profissional.

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