Gestor de RH: Qual a importância para as empresas?
BLOG
Time Pontotel 4 de junho de 2024 Controle de ponto

Tudo sobre gestor de RH: o que é, o que faz e qual a sua importância para as organizações

O gestor de RH é o profissional responsável por cuidar do desenvolvimento dos colaboradores. Entenda a importância deste profissional para as empresas!

Imagem de Tudo sobre gestor de RH: o que é, o que faz e qual a sua importância para as organizações

O mercado de trabalho atual vem se tornando cada vez mais globalizado e competitivo, e, por isso, empresas precisam buscar uma forma de se destacar dos concorrentes. E é aí que entra o gestor de RH. Seu papel vai além da contratação e da demissão de colaboradores, desempenhando um papel estratégico nas organizações.

Mas você sabe o que faz um gestor de RH na prática, qual é a importância deste profissional para as organizações, e como se tornar um gestor

Este artigo foi preparado para você entender mais sobre esse assunto e obter as respostas para essas perguntas. Aqui, você lerá:

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

O que faz o setor de recursos humanos?

Grupo de mulheres sentadas em volta de uma mesa

O gestor de RH atua no departamento de recursos humanos, sendo este o departamento responsável por cuidar das necessidades dos trabalhadores da empresa e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.

O dia a dia de um profissional de RH pode variar conforme o segmento da organização em que ele atua, mas, no geral, ele é responsável pelo processo de recrutamento, treinamento e seleção dos demais profissionais.

O setor também garante que os funcionários tenham um ambiente de trabalho adequado para realizar suas tarefas, e cuida de questões relacionadas à remuneração e benefícios que os colaboradores têm direito a receber.

Hoje em dia, o setor do RH é mais estratégico, passando a ser responsável também pela manutenção das relações interpessoais dos colaboradores e pela contribuição para a valorização dos profissionais na empresa. Portanto, o setor de recursos humanos tornou-se a principal chave no desenvolvimento do capital humano da organização.

O que é um gestor de RH?

O gestor de RH é o profissional responsável por pensar nas diferentes frentes que o RH pode atuar, a fim de otimizar os processos e trazer melhorias para a organização e para seus colaboradores.

Assim, o gestor de recursos humanos deve ter uma visão macro e micro da organização, ou seja, entender como as tarefas do dia a dia são realizadas e manter-se atualizado sobre as novas tendências do mercado, trazendo novidades que possam gerar benefícios para a empresa.

Em resumo, este profissional atua como um mediador entre os interesses da empresa e os dos colaboradores, criando uma relação vantajosa para ambas as partes.

Quais as principais atividades que um gestor de RH executa?

A função do gestor de recursos humanos vai além das tarefas administrativas do dia a dia. Isso porque, em um mercado em constante mudança, o gestor de RH também precisa acompanhar as novas tendências para manter a empresa em crescimento.

Portanto, o gestor de RH possui inúmeras atividades para realizar no seu dia a dia. Conheça algumas delas a seguir:

Cuidar do clima organizacional

O clima organizacional é a percepção que os profissionais têm em relação ao ambiente e às relações de trabalho. Atualmente, esse é um dos principais fatores para medir a qualidade de uma organização, pois ele considera a opinião dos próprios colaboradores.

Dessa forma, o papel do gestor de RH é realizar uma pesquisa de clima, identificar situações que não estão adequadas e adotar medidas corretivas.

Além disso, a pesquisa permite identificar os fatores internos e externos que estão impactando na produtividade dos colaboradores, e mensurar a satisfação dos profissionais em relação à empresa.

Iniciar o processo de recrutamento e seleção

Uma das principais tarefas do gestor de RH é iniciar o processo de recrutamento e seleção quando a organização possui uma vaga aberta. Porém, antes de encontrar um profissional para preencher essa vaga, é preciso desenhar o cargo, ou seja, definir funções, salário e o perfil do profissional que está sendo buscado.

Essa tarefa exige que o gestor de RH tenha um amplo conhecimento da empresa, bem como dos desafios que o profissional escolhido irá enfrentar no dia a dia, assim, o gestor conseguirá encontrar o colaborador ideal para a vaga.

Promover a capacitação da equipe

O gestor de RH, juntamente com o líder de cada equipe, deve realizar a capacitação dos profissionais, por meio de treinamentos, workshops, palestras, cursos, entre outros.

Esse processo não acontece de imediato, pelo contrário, os profissionais vão aprendendo gradualmente. Porém, a capacitação é fundamental para aumentar a produtividade das equipes e para que elas se sintam mais motivadas.

Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico do Porto em empresas tecnológicas identificou 54 práticas individuais de gestão de RH, com destaque para as categorias de Compensação e Benefícios e Recrutamento e Seleção.

Empresas que investem em parcerias com instituições acadêmicas e em práticas de formação e desenvolvimento tendem a ter melhor desempenho.

Desse modo, a empresa capacita os profissionais que já atuam na organização em vez de buscar alternativas no mercado.

Planejar e monitorar plano de cargos e salários

A política de cargos e salários é responsabilidade do gestor de RH, ou seja, ele deve descrever e definir cada cargo da empresa. Além disso, também deve garantir que os salários estejam de acordo com as práticas do mercado.

Para isso, é necessário identificar quais atividades cada profissional realiza no dia a dia. E, mesmo após ter concluído essa avaliação, é necessário fazer revisões periódicas para incluir novas tarefas que os profissionais estejam realizando.

Implementação dos programas de benefícios

Outra atividade em que o gestor de RH deve estar atento é no desenho do programa de benefícios que a organização oferecerá aos colaboradores. 

Dessa forma, os gestores devem avaliar o orçamento disponível e estabelecer os valores de vale-refeição, auxílio-creche, vale-combustível, plano de saúde, entre outros.

Reduzir o turnover

O turnover é a substituição de um funcionário por outro e isso pode ocorrer mediante uma demissão, aposentadorias, faltas, acidentes, transferências, entre outros. A contratação de novos profissionais pode gerar muitas despesas para a empresa, além de tornarem os processos internos mais lentos.

Por isso, a alta rotatividade de profissionais nas organizações é um grande problema para os líderes, assim, reduzir o índice de turnover deve ser um dos principais focos do gestor de RH.

Gerenciar a folha de ponto dos colaboradores

O gestor de RH deve ainda realizar o gerenciamento da folha de ponto dos colaboradores, ou seja, acompanhar atrasos, faltas, atestados médicos, horas extras, etc.

Dessa forma, é possível avaliar índice de absenteísmo no trabalho ou identificar profissionais que estejam trabalhando mais do que o permitido. Assim, os gestores devem avaliar cada caso e conversar com o colaborador para entender o que está acontecendo.

Quais os benefícios de um RH bem estruturado?

Como visto, o setor de recursos humanos possui papel fundamental para o bom andamento da organização e para o desenvolvimento dos profissionais, e esses aspectos positivos só são viáveis quando o RH é um setor bem estruturado.

Por isso, veja a seguir quais benefícios as organizações terão se o RH possuir uma boa estrutura:

  • Redução nos custos;
  • Alinhamento da gestão de pessoas aos objetivos da empresa;
  • Profissionais mais desenvolvidos;
  • Auxílio no processo de tomada de decisão;
  • Ampliação da vantagem competitiva da empresa;
  • Melhoria no processo de recrutamento e seleção.

Como o gerente de recursos humanos auxilia nessa estruturação?

O gestor de recursos humanos auxilia na estruturação do RH por meio das principais atividades que ele realiza no seu dia a dia, ligadas ao planejamento, ao controle e à direção das seguintes atividades:

  • Estratégias de clima organizacional;
  • Administração do processo de recrutamento e seleção;
  • Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Desenvolvimento de programa de benefícios;
  • Desenvolvimento de políticas internas;
  • Desenvolvimento e gestão das políticas de recursos humanos.

Principais características de um bom gestor de RH

Para ingressar nessa área e se destacar no mercado, o profissional deve ter algumas características essenciais para realizar essa função de forma adequada.

O escritor e professor Idalberto Chiavenato ainda destaca a importância da gestão de pessoas como um dos pilares para o sucesso das organizações, enfatizando a relevância do fator humano na era moderna.

“A gestão de pessoas tem sido a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena Era da Informação”

Confira, a seguir, as competências que devem ser desenvolvidas pelos profissionais.

Boa comunicação

A comunicação é uma das habilidades essenciais para se tornar um gestor de RH, isso porque os profissionais de uma empresa têm o direito de receber as informações diretamente de seus superiores, de modo a evitar conflitos e informações desconexas.

Por isso, uma das funções do gestor de RH é criar meios para que os profissionais estejam sempre bem informados sobre o que está acontecendo na empresa, como mudanças, eventos internos, entre outros.

Resiliência

No ambiente organizacional, a resiliência corresponde à habilidade do indivíduo em reagir e administrar situações adversas que ocorrem no ambiente de trabalho. Portanto, um profissional resiliente não se deixa abalar por imprevistos ou desenvolver resultados negativos por um determinado acontecimento.

Vale ressaltar que a resiliência também consiste na habilidade de antecipar mudanças, aceitá-las e enfrentar crises no trabalho de forma positiva. Este profissional encara os desafios como oportunidades para crescer e se desenvolver.

Autoconhecimento

O autoconhecimento profissional está relacionado à habilidade de conhecer os próprios gostos, vontades, habilidades, pontos fortes e fracos. Essa percepção ajuda os profissionais a entenderem exatamente quais são seus objetivos e o que precisa ser feito para alcançá-los.

Assim, o autoconhecimento permite que os profissionais alcancem seus objetivos de forma mais rápida, pois eles estarão focados no que realmente importa. 

Além disso, essa habilidade melhora o trabalho em equipe e permite que o profissional desenvolva novos talentos, tornando-o mais capacitado para atuar como um gestor de RH.

Capacidade para delegar tarefas

A produtividade dos colaboradores é uma preocupação dos gestores de RH, pois ela indica o sucesso ou o fracasso da organização. Portanto, é necessário realizar uma gestão de tarefas, a fim de avaliar o que cada colaborador está fazendo, quanto tempo levou, erros e acertos cometidos.

Fazendo isso, será mais fácil delegar tarefas, porém sempre respeitando a habilidade e o conhecimento de cada profissional. Assim, será possível aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores.

Quais são os principais requisitos para o cargo?

Até aqui já ficou claro o que é um gestor de RH e o que ele faz nas organizações, e também já foi possível perceber a importância deste para que a empresa tenha profissionais capacitados e engajados.

Além disso, o desempenho da equipe reflete na capacidade que o gestor de RH tem de motivar os profissionais diariamente. 

Mas você sabe quais são os requisitos que o profissional deve atender para assumir o cargo de gestor de RH? Então, confira a seguir os principais requisitos:

  • Graduação em recursos humanos ou administração;
  • Ter uma especialização na área de RH;
  • Conhecimento em ferramentas tecnológicas que auxiliam na gestão de pessoas;
  • Conhecimento em big data;
  • Conhecimento em uma língua estrangeira;
  • Conhecimento em recrutamento e seleção;
  • Perfil de liderança;
  • Mentalidade corporativa;
  • Habilidade de trabalho em equipe.

Essas habilidades são essenciais, pois esse profissional lida com atividades administrativas, além de ter noção das esferas que envolvem todo o negócio.

Quais são os principais desafios do gestor de recursos humanos?

Além de saber o que faz um gestor de recursos humanos, também é ideal estar por dentro dos desafios que esses profissionais enfrentam no dia a dia. Por isso, veja os principais desafios encontrados na carreira de gestor de RH:

  • Retenção de talentos: Reter os profissionais na empresa é um grande desafio para os gestores, pois a motivação vai além do salário. Assim, é preciso saber o que motiva os profissionais, para mantê-los na empresa.
  • Gestão de diversidade: A diversidade também é um grande desafio na gestão, por isso, os gestores devem se atentar às questões de gênero, regionalidade, deficiência e religião. Além disso, também é preciso se preocupar com diferenças de personalidade, opiniões, comportamentos, estilos, entre outros.
  • RH tecnológico: Todos os setores da organização passam por mudanças tecnológicas, e isso também ocorre com o RH. Por isso, os gestores devem acompanhar as novas tendências do mercado e saber manusear novos sistemas e equipamentos.

Conclusão

Um homem branco e outro negro sentados e apertando as mãos

Ao longo deste artigo, foi possível entender o que faz um gestor de RH, a sua importância para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e para o sucesso da organização.

Um bom gestor de RH é aquele que possui ótimas habilidades em comunicação, adaptação e inovação. Além disso, ele precisa ter uma visão minuciosa dos acontecimentos, para não deixar nada passar despercebido.

Você gostou de saber o que é o gestor de RH? Então, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais e acompanhe o blog da Pontotel para ficar por dentro das novidades!

Compartilhe em suas redes!
Mais em Controle de ponto VER TUDO
INICIAR TOUR!