A gestão de uma empresa é como um alicerce: suas decisões afetam múltiplos setores e são determinantes para o futuro do negócio. Diante disso, quando há uma gestão ineficiente, diversos aspectos da organização ficam comprometidos
A gestão ineficiente pode acarretar diversas consequências, tornando-se mais evidente quando problemas como o não alcance das metas e escopos da empresa transparecem, ou quando os funcionários pedem demissão com frequência, apresentam baixa produtividade e sentem-se insatisfeitos com o trabalho.
De fato, o gestor tem um papel importante em um negócio, e o seu trabalho e suas decisões têm repercussão significativa em todos os seus liderados; por isso, uma gestão ineficiente é um grande problema.
Neste artigo, serão apresentados detalhes sobre essa situação, e como identificá-la e resolvê-la. Confira os tópicos que serão discutidos:
- O que é uma gestão ineficiente?
- Quais os sinais de uma gestão ineficiente?
- Quais os impactos de uma gestão ineficiente?
- Como melhorar uma gestão ineficiente?
- Como um controle de ponto pode auxiliar a sanar uma gestão ineficiente?
- Qual o papel do RH diante de uma gestão ineficiente na empresa?
Tenha uma boa leitura!
O que é uma gestão ineficiente?
Uma gestão ineficiente é caracterizada pela incapacidade de conduzir a empresa eficazmente na conquista de metas e objetivos, promover o crescimento sustentável e realizar a gestão adequada de talentos. Esse tipo de gestão costuma apresentar dificuldades de planejamento estratégico e problemas para lidar com mudanças.
A presença de uma gestão falha pode comprometer a produtividade dos funcionários e a satisfação dos clientes, e diminuir a competitividade do mercado. Esses problemas surgem, principalmente, por tomada de decisões incorreta, ineficiência e má alocação de recursos.
Quais os sinais de uma gestão ineficiente?
Para identificar uma gestão ineficiente em uma empresa, é essencial observar alguns sinais decorrentes de uma administração deficiente. Entre eles, estão queda na produtividade, alto número de pedidos de demissão, dificuldades nos processos e atrasos nas demandas. Confira a seguir como identificar essas situações.
Baixa produtividade da equipe
A gestão da empresa tem um impacto direto na produtividade da equipe. Práticas inadequadas, como falta de valorização, processos desestruturados e desorganização, prejudicam a experiência dos colaboradores e a qualidade de sua rotina.
Manter uma equipe produtiva requer uma gestão eficaz. Um estudo realizado pela Towers Watson revelou que o reconhecimento do gestor pelo trabalho dos colaboradores pode aumentar a produtividade em até 60%.
Aumento de absenteísmo e turnover
Um gestor ineficiente está entre os motivos pelos quais muitos funcionários pedem demissão ou se ausentam.
Pesquisas, como a realizada pela empresa de recrutamento Michael Page, já revelaram que 80% dos funcionários pedem demissão devido a seus chefes, ressaltando as consequências negativas de uma gestão ineficaz e despreparada.
Reformulação constante de processos
A constante reformulação de processos é indício de uma gestão ineficiente, que não consegue entender as necessidades da empresa e preferências dos próprios funcionários. Mudanças excessivas podem gerar confusão, resistência dos colaboradores e interrupção das operações, resultando em desperdício de recursos e queda na eficiência.
Atrasos em demandas
O atraso de demandas também é um indicativo de gestão ineficiente. Isso acontece quando os líderes não acompanham adequadamente o trabalho de suas equipes, estabelecem prazos incorretos com recursos limitados e não alinham devidamente os processos.
Em algumas situações, a culpa é atribuída aos funcionários, quando na realidade o problema está na gestão.
Quais os impactos de uma gestão ineficiente?
Uma gestão ineficiente é um problema relevante devido aos impactos negativos no sucesso da empresa e no desempenho e na satisfação dos funcionários. Em alguns casos, líderes desinformados ou mal organizados podem comprometer a cultura organizacional. Entenda, a seguir, com mais detalhes esses impactos!
Impactos para a empresa
Segundo dados do IBGE, a falta de gestão eficiente é o segundo maior motivo para o fechamento de empresas no Brasil. Esse dado apresenta o problema mais significativo que uma organização pode enfrentar, seu fechamento. Logo, evitar uma má administração do negócio deve ser a prioridade de toda empresa.
Quando a empresa não chega a essa situação mais drástica, a gestão ineficiente pode trazer problemas internos e externos, como:
- Queda na produtividade;
- Alto índice de turnover de funcionários;
- Desorganização nos processos internos;
- Perda de competitividade no mercado;
- Baixa satisfação dos clientes.
Impactos para os colaboradores
Uma gestão ineficiente impacta diretamente o trabalho dos colaboradores, pois estes são guiados por suas lideranças e seguem suas diversas orientações. Quando recebem instruções inadequadas e são implementados processos desestruturados, a entrega dos funcionários é prejudicada, resultando em menor desempenho e satisfação.
Além disso, a falta de clareza nas metas e expectativas pode gerar confusão e frustração entre os colaboradores. A ausência de reconhecimento e valorização do trabalho realizado contribui para a desmotivação e o aumento da rotatividade.
Esse ambiente desfavorável também pode afetar a saúde mental dos funcionários, aumentando os níveis de estresse.
Como melhorar uma gestão ineficiente?
Para melhorar uma gestão ineficiente, é preciso primeiro diagnosticar quais os problemas evidentes. Esse processo pode ser feito por meio de ferramentas, como:
- Análise de desempenho;
- Feedback dos colaboradores;
- Revisão de processos;
- Avaliação de liderança;
- Indicadores de Desempenho (KPIs);
- Análise SWOT
Após o diagnóstico, é o momento de implementar estratégias específicas. A empresa deve focar suas dores principais a partir do diagnóstico anterior. Entre as principais medidas a serem consideradas, podem ser usadas:
- Treinamento e desenvolvimento: capacitar líderes e colaboradores;
- Melhoria da comunicação interna: estabelecer canais claros e eficientes;
- Definição de metas claras: comunicar objetivos específicos e mensuráveis;
- Otimização de processos: melhorar e ajustar processos internos;
- Reconhecimento e valorização: implementar cultura de reconhecimento para motivar a equipe.
Em momentos de crise, a alta administração pode considerar a demissão de líderes como solução para os problemas, mas essa não deve ser a primeira ação. Trocar feedbacks e investir em treinamento tende a ser menos custoso do que contratar e adaptar um novo funcionário em um cargo tão importante.
Priorizar o desenvolvimento interno pode resolver problemas de gestão de forma mais eficaz e econômica do que substituindo funcionários.
Além disso, o uso de dados também é essencial nesse momento, conforme aponta Tuanny Honesko, Coordenadora de Marketing da Feedz:
“Não é possível gerir uma equipe sem ter dados e sem ser orientado com base neles. Hoje em dia, o domínio de ferramentas e tecnologias com base em dados e métricas são o pulo do gato para fazer não só uma gestão de pessoas muito bem-feita, mas também para conseguir performar melhor no trabalho, entendendo o mercado e o contexto.” Tuanny Honesko – Coordenadora de Marketing da Feedz
Como um controle de ponto pode auxiliar a sanar uma gestão ineficiente?
A gestão de ponto é uma das muitas responsabilidades da liderança de uma empresa. A forma como a jornada de trabalho é gerenciada reflete a cultura e os processos da organização. Em uma empresa voltada para a inovação, a gestão de ponto pode ser uma ferramenta valiosa para obter insights e possibilitar a tomada de decisões estratégicas.
Para exemplificar melhor, a forma mais atual de fazer a gestão da jornada de trabalho é por meio de um ponto digital. Esse sistema é automatizado, reduz as falhas e proporciona aos gestores mais tempo para lidar com tarefas importantes e estratégicas em vez de gastar tempo com processos mecânicos de cálculos de horas e fechamento de folha.
Com um sistema de ponto digital, é possível entender padrões de presença e ausência dos funcionários, identificar áreas de baixa produtividade, e tomar medidas corretivas de maneira mais rápida e eficiente.
A plataforma de gestão de ponto da Pontotel oferece todos os recursos mencionados, sendo muito útil para solucionar problemas de gestão ineficiente. Preencha o formulário abaixo e aguarde contato para conhecer mais sobre nossa solução e como podemos ajudar a reverter uma gestão ineficiente com nosso ponto online.
Qual o papel do RH diante de uma gestão ineficiente na empresa?
O papel do RH diante de uma gestão ineficiente é necessário para reverter essa situação e promover melhorias. O setor atua como mediador, identificando problemas de comunicação e relacionamento que afetam a produtividade, podendo trazer soluções que promovam um ambiente mais colaborativo e motivador.
Além disso, o RH tem a responsabilidade de implementar programas de desenvolvimento e capacitação, oferecendo treinamentos e workshops. A equipe de recursos humanos capacita os gestores para tomarem decisões mais acertadas e liderarem com os problemas com mais competência.
Com as ferramentas adequadas, como avaliações de desempenho e feedbacks contínuos, o RH contribui para o crescimento profissional e pessoal dos gestores e colaboradores.
Por fim, deve-se deve garantir que as políticas e práticas da empresa estejam alinhadas com os objetivos estratégicos, fazendo a revisão de processos internos e a adaptação de estratégias para melhorar a performance.
Conclusão
Ficou claro que a gestão ineficiente pode comprometer seriamente o desempenho e a competitividade de uma empresa. Adotando práticas mais organizadas e estratégicas, é possível reverter os impactos negativos e criar um ambiente de trabalho mais produtivo.
Foi possível constatar que, com treinamento adequado e melhoria da comunicação, dos processos e do reconhecimento profissional, é possível aprimorar a gestão.
Seguindo as dicas apresentadas neste artigo, sua empresa estará mais bem preparada para superar os desafios da gestão ineficiente, garantindo mais sucesso e satisfação dos colaboradores.
Entendeu como lidar com uma gestão ineficiente? Se sim, compartilhe este artigo com sua equipe para fomentar uma cultura de eficiência e continue acompanhando o blog Pontotel para saber de mais dicas e atualizações sobre o mercado corporativo.