A gestão humanizada é uma abordagem revolucionária na administração de empresas, cujo propósito é priorizar os funcionários, valorizando-os como seres humanos com vontades e necessidades próprias.
Este tipo de gestão visa promover a empatia e o equilíbrio entre desempenho profissional e bem-estar pessoal, além de construir um ambiente saudável em que todos se sintam incluídos.
Neste guia completo, será explorado a fundo o que é a gestão humanizada, seus principais pilares e como ela transforma as relações de trabalho nas empresas. Serão destacados também quais benefícios essa abordagem pode trazer para os envolvidos, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
Ainda, serão discutidos em detalhes o papel fundamental do RH na implementação e na promoção da gestão humanizada e quais cuidados devem ser tomados para que este tipo de gestão se torne realidade. O texto foi dividido nos tópicos abaixo para melhor entendimento do assunto:
- O que é gestão humanizada?
- Como funciona a gestão humanizada?
- Quais são os pilares da gestão humanizada?
- Quais práticas a liderança pode adotar para uma gestão humanizada?
- Quais são os benefícios de uma gestão humanizada?
- Como fazer uma gestão humanizada da jornada de trabalho do colaborador?
- Qual o papel do RH na formação de uma gestão humanizada?
Boa leitura!
O que é gestão humanizada?
A gestão humanizada é uma forma de colocar os indivíduos de uma organização em foco. Ou seja, os profissionais são colocados no centro das operações, e prioriza-se o bem-estar desses trabalhadores.
Este tipo de gestão se preocupa em reconhecer a importância das pessoas como ativos valiosos, e reconhece, ainda, que promover o engajamento e a satisfação dos profissionais é fundamental para o sucesso organizacional.
Uma das características desse tipo de gestão é o investimento no desenvolvimento dos funcionários, oferecendo-lhes oportunidades de aprendizado e crescimento. Isso pode incluir treinamentos, mentorias e planos de carreira.
Como funciona a gestão humanizada?
A gestão humanizada funciona com a implementação de práticas e a criação de políticas internas que colocam as pessoas no centro das prioridades da organização. O maior esforço é criar um ambiente de trabalho de valorização dos funcionários, de forma que eles se engajem nas atividades empresariais.
Este tipo de gestão também funciona promovendo uma cultura de comunicação aberta e transparente, em que as informações são compartilhadas entre os funcionários. Ademais, ocupa-se em construir boas relações de confiança e discutir os objetivos e a direção da organização.
Ainda, a gestão humanizada reconhece a importância da diversidade e inclusão e se encarrega de fomentar um ambiente em que todas as pessoas são valorizadas e respeitadas, independentemente de sua origem, religião, gênero, raça ou orientação sexual.
Quais são os pilares da gestão humanizada?
A gestão humanizada é organizada em pilares que garantem que ela seja desempenhada em uma empresa da melhor forma possível. Confira a seguir quais são eles:
Observação
Para poder dar conta de todas as demandas dos funcionários e observar seus comportamentos, faz-se necessária a observação. Por isso, é preciso estar atento ao clima organizacional por meio de pesquisas e feedback dos colaboradores.
Desta forma, é possível entender e verificar se os profissionais se sentem satisfeitos, engajados e valorizados no ambiente de trabalho.
Comunicação
A comunicação também deve ser considerada se a organização planeja colocar em prática uma gestão humanizada. Por isso, é preciso se certificar de que as informações são compartilhadas de maneira transparente e acessível e os canais de comunicação estão abertos para os funcionários expressarem suas preocupações e ideias.
Para melhorar a comunicação em uma empresa e torná-la mais humana, é necessário praticar a transparência ao compartilhar informações relevantes com a equipe, promovendo a confiança e a compreensão.
Dessa forma, cria-se um ambiente em que os colaboradores se sentem à vontade para se comunicar fluidamente, sem ter medo de expor suas ideias e pontos de vista. Os líderes devem ser incentivados a praticar, a escuta ativa, demonstrando interesse genuíno nas ideias dos colaboradores.
Integração
A gestão humanizada também pressupõe uma coordenação de políticas e práticas de RH em toda a organização para garantir que os funcionários sejam recrutados, desenvolvidos e gerenciados de maneira consistente e possam se integrar às equipes e à empresa, sentindo-se pertencentes ao negócio.
Todos os esforços para criar um ambiente inclusivo, que acolha os profissionais, são válidos. Uma integração eficaz, por exemplo, ajuda os novos funcionários a se adaptarem rapidamente, sentirem-se confortáveis no novo ambiente de trabalho e começarem a contribuir de maneira produtiva.
Adaptação
A gestão humanizada promove um ambiente flexível, em que os funcionários ajustam seus horários e métodos de trabalho para atender às próprias necessidades. Implementar práticas de flexibilidade, que facilitem a adaptação, é garantir que os profissionais desempenhem seu papel de maneira eficaz.
Ao se adaptar às necessidades dos colaboradores, a empresa constrói uma relação de confiança com esses funcionários, resultando em maior engajamento e participação por parte deles, ao saberem que haverá trocas significativas entre eles e o negócio.
Quais práticas a liderança pode adotar para uma gestão humanizada?
A liderança é essencial na implementação de uma gestão humanizada e em fazer com que esse modelo seja uma realidade na empresa. A seguir, confira algumas práticas que os líderes, em conjunto com a equipe de RH, podem adotar para criar um ambiente de trabalho humanizado:
Empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando se fala em gestão humanizada, treinar essa característica é essencial para que as necessidades dos profissionais e das equipes sejam identificadas.
A prática da empatia desempenha um papel central na gestão humanizada, por permitir que líderes e gestores compreendam e se conectem verdadeiramente com os colaboradores.
Escuta ativa
A escuta ativa também deve ser praticada. Escutar ativamente envolve um conjunto de técnicas e atitudes que demonstram interesse genuíno e preocupação com as opiniões dos funcionários. Essa característica visa compreender profundamente o que está sendo comunicado.
A escuta ativa reduz, ainda, a probabilidade de mal-entendidos e erros processuais, evitando o retrabalho. Ao confirmar o que foi ouvido e fazer perguntas para esclarecer, é possível evitar interpretações equivocadas sobre situações do dia a dia da empresa.
Feedback construtivo
Em uma gestão humanizada, o feedback construtivo é sempre bem-vindo, já que ele é uma ferramenta valiosa para o crescimento e o desenvolvimento de uma organização. Esse tipo de feedback precisa ser oferecido de maneira cuidadosa a fim de contribuir para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
Para se fazer um feedback construtivo e efetivo, é importante enfatizar o que um profissional está fazendo bem antes de abordar as áreas de melhoria. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho mais positivo.
Quais são os benefícios de uma gestão humanizada?
Uma gestão humanizada traz diversos benefícios, promovendo um ambiente de trabalho produtivo e saudável. Entre as principais vantagens, estão:
Aumento do engajamento e da produtividade
A gestão humanizada é capaz de fazer com que os trabalhadores se sintam envolvidos e motivados, o que resulta em mais engajamento. Por isso, eles tendem a ser mais produtivos e contribuem de maneira mais significativa para o sucesso da empresa, estando alinhados com o seu propósito.
Além disso, o bom relacionamento entre as equipes, que é um dos efeitos positivos de uma gestão humanizada, também é capaz de trazer mais produtividade e bons resultados à organização.
Retenção de talentos
A gestão humanizada tem em vista criar um ambiente de trabalho agradável, inclusivo e que promova o bem-estar dos colaboradores, aspectos cruciais para a retenção de talentos.
Esse tipo de gestão faz com que colaboradores se sintam bem-vindos, respeitados e apoiados. Isso torna a organização mais atraente para os talentos em potencial e incentiva os colaboradores atuais a permanecerem nela.
Assim, mesmo em caso de propostas externas, os funcionários tendem a permanecer na empresa em que estão, pois se sentem satisfeitos com o que ela os proporciona.
Redução do estresse e do absenteísmo
Um ambiente saudável, em que há a promoção do bem-estar, sempre será propício para a boa convivência e para a construção de boas relações. Tais fatores costumam ter relação direta com a redução do estresse e do consequente absenteísmo nas empresas.
A gestão humanizada se concentra em criar um ambiente de trabalho em que as necessidades emocionais e psicológicas dos colaboradores são consideradas, promovendo o bem-estar e a saúde mental.
Fortalecimento das relações interpessoais
A gestão humanizada é capaz, ainda, de atuar no fortalecimento das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Isso porque ela incentiva a escuta ativa, a empatia, o respeito e a compreensão. Tais fatores são capazes de melhorar as relações entre colegas e líderes.
Como fazer uma gestão humanizada da jornada de trabalho do colaborador?
Há vários aspectos a serem considerados quando se cogita fazer uma gestão humanizada da jornada de trabalho do colaborador. O principal deles é reconhecer que cada colaborador é único e tem diferentes necessidades e relações com seu tipo de trabalho.
Por isso, é importante manter uma comunicação aberta para entender as necessidades individuais dos trabalhadores. Além disso, é fundamental oferecer opções de benefícios e horários flexíveis sempre que possível.
Isso permite que os colaboradores se ajustem para poder conciliar vida profissional e pessoal. Consequentemente, eles costumam trabalhar mais engajados e felizes.
A liderança também é essencial neste processo. Por isso, deve-se treinar os líderes para apoiar uma cultura de gestão humanizada que olhe com cuidado para todos os funcionários de uma organização.
Pesquisas de clima organizacional e feedbacks regulares são também muito importantes para entender o comportamento dos colaboradores e como esses profissionais estão lidando com as demandas que surgem na empresa.
Qual o papel do RH na formação de uma gestão humanizada?
O RH é o principal agente no fomento de uma gestão humanizada, pois ele atua como facilitador e catalisador para criar um ambiente de trabalho que valoriza os colaboradores como seres humanos.
A esta equipe cabe a promoção de uma cultura organizacional mais saudável, que valorize a promoção da empatia, do respeito e da diversidade e inclusão, fundamentais para uma gestão humanizada.
O RH deve desenvolver também políticas e diretrizes que promovam a gestão humanizada. Isso inclui políticas de home office, licença-maternidade e paternidade, programas de bem-estar e programas de liderança baseados em soft skills.
O departamento de RH pode também orientar seu processo seletivo para identificar candidatos alinhados com estes valores. O RH pode buscar colaboradores que demonstram habilidades de relacionamento interpessoal, bom relacionamento e respeito aos pares.
Conclusão
Neste artigo, foi possível entender melhor o que é uma gestão humanizada, um tipo de administração de recursos humanos que visa priorizar o colaborador e promover um ambiente de trabalho respeitoso, harmônico e saudável.
A gestão humanizada tem quatro pilares principais que a sustentam, garantindo que ela seja empenhada da melhor forma possível. São eles: observação, comunicação, integração e adaptação. Eles
O texto também aborda quais são as práticas que uma equipe de recursos humanos deve adotar para colocar em prática uma gestão humanizada. Empatia, escuta ativa e feedback construtivo são algumas delas.
Cabe ao RH tomar conta deste processo e garantir que haja a gestão eficiente dos mecanismos que sustentam uma gestão humanizada, como o fomento de uma liderança inclusiva e políticas que coloquem o colaborador ao centro.Gostou do conteúdo?
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