Se gerenciar equipes que atuam em uma instalação física, como um escritório ou uma fábrica, já não é uma tarefa simples, a gestão de equipe de campo pode ser mais difícil ainda, demandando atenção redobrada dos gestores, já que os profissionais costumam atuar fora da empresa.
Na gestão de equipe de campo, boa parte do acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores é realizada a distância. Por isso, é essencial que exista um controle de horas muito mais eficaz, para que todas as tarefas do dia a dia sejam realmente cumpridas.
E como realizar essa gestão com eficiência, sem perder contato com os profissionais que atuam externamente e manter um bom relacionamento de trabalho?
Uma boa gestão de equipe de campo é essencial, e é sobre isso que este conteúdo irá tratar. Aqui, você irá aprender:
- O que é equipe de campo?
- Gestão de equipe de campo: como funciona?
- Qual a importância da gestão de equipe de campo?
- Como fazer a gestão de equipe de campo?
- Ferramenta para gestão de equipe de campo
Boa leitura!
O que é equipe de campo?
Uma equipe de campo é todo e qualquer grupo de trabalhadores que realizam suas atividades fora das instalações da empresa.
Esse tipo de equipe é comum em negócios que prestam serviços, como suporte de internet, instalação de cabos de rede ou eletricidade, reparo de aparelhos eletrônicos, assistência à residência, instalação em postes, obras nas vias, logística em geral, entre outros.
Normalmente, equipes de campo são solicitadas pelos clientes, sendo muito comum que empresas disponham de profissionais treinados especificamente para desempenhar esse tipo de trabalho externo, como técnicos de internet, que vão até a casa do consumidor para reestabelecer um sinal perdido.
Vale ressaltar que equipes de campo podem realizar diversas funções, e nem sempre suas atividades estão ligadas a serviços técnicos.
Gestão de equipe de campo: como funciona?
Segundo o Artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), estabelecimentos com mais de 20 trabalhadores são obrigados a realizar a anotação das horas de entrada e saída dos profissionais. Mas como realizar esse acompanhamento quando os colaboradores atuam em campo?
É papel do gestor de equipe fazer esse acompanhamento, seja de maneira manual ou com o auxílio de novas tecnologias, que possibilitem a automatização do ponto dos profissionais e se possível tenham recursos como a geolocalização, que dão mais confiabilidade às informações do registro.
Normalmente, cada equipe de campo possui um supervisor, sendo este profissional o responsável por acompanhar e organizar as tarefas da equipe e, então, administrar a produtividade, a qualidade dos serviços prestados, a motivação dos profissionais, entre outras questões.
Na atualidade, existem diversas soluções tecnológicas, desenvolvidas para auxiliar os gestores a terem uma visão completa da rotina de trabalho dos colaboradores em campo, e essas soluções costumam integrar sistemas de logística, ERP, CRM e muito mais, tudo isso para permitir um monitoramento inteligente desses profissionais.
Qual a importância da gestão de equipe de campo?
A gestão de equipe de campo é essencial, independentemente da autonomia que os profissionais demonstram. Isso porque, graças a um processo de gestão simplificado, as empresas conseguem controlar melhor as atividades, fortalecer as comunicações interna e externa, controlar a jornada dos profissionais com mais facilidade e muito mais.
Além disso, quando um líder alcança uma boa gestão de equipe de campo, mais algumas questões podem ser percebidas, entre elas:
Monitoramento da carga horária
Como já citado aqui, o monitoramento da carga horária dos trabalhadores é algo obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários, e realizar esse acompanhamento é tarefa primordial de quem realiza a gestão de equipe de campo.
Esse monitoramento é importante não apenas para respeitar as regras da CLT, mas também para que a empresa acompanhe as atividades desempenhadas ao longo de um dia de trabalho, o tempo médio para a realização de cada atividade, e outras questões importantes que podem impactar no dia a dia de uma equipe de campo.
Cumprimento da CLT
Todo bom gestor sabe que um trabalhador não pode ultrapassar uma jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 horas semanais, respeitando as regras estabelecidas no Artigo 58 da CLT. Essas regras também precisam ser aplicadas para trabalhadores que atuam em campo.
Porém, quando a gestão da equipe de campo não funciona bem, pode acontecer de os profissionais extrapolarem o limite diário de duas horas extras, ferindo, assim, as normas estabelecidas pela CLT. Por isso, garantir o cumprimento da CLT evita possíveis processos trabalhistas.
Mensuração da produtividade
Outro ponto que torna a gestão de equipe de campo importante é o fato dessa gestão facilitar a organização e o acompanhamento da rotina dos profissionais, e isso geralmente proporciona dados que ajudam o negócio a mensurar a produtividade dos colaboradores e, assim, avaliar os resultados da empresa como um todo.
Claro que para esses fatores serem avaliados, é fundamental que a gestão conte com ferramentas aliadas, afinal, acompanhar um profissional de campo não é tão fácil como estar próximo de um trabalhador que atua sempre no mesmo local.
Alinhamento constante entre empresa e colaborador
Outra responsabilidade da gestão de equipe de campo é o alinhamento constante com os funcionários externos. Isso porque, quando um profissional trabalha em nome de uma empresa, ele precisa saber exatamente quais políticas seguir, e só uma boa comunicação pode proporcionar isso.
Além disso, se o gestor seguir um planejamento bem estruturado, todos os processos se tornam mais assertivos, tornando a gestão de equipes de campo ainda mais importante.
Portanto, é essencial demonstrar para toda equipe de trabalho que esse tipo de acompanhamento é benéfico para todos, pois somente dessa forma a rotina flui sem problemas que afetem o dia a dia da gestão de equipe de campo.
Como fazer a gestão de equipe de campo?
Após entender tudo o que uma boa gestão de equipe de campo pode proporcionar, é chegado o momento de aprender a realizar esse gerenciamento com qualidade. Para isso, alguns pontos devem ser considerados com atenção por quem realiza essa gestão. Confira.
Estabeleça prazos
Prazos são para todos, ou seja, funcionários em atividades internas ou externas precisam ter, atentar-se e respeitar os prazos estabelecidos pela gestão de equipe.
Os prazos auxiliam um gestor a entender a motivação e o foco dos profissionais na hora de realizarem suas atividades cotidianas e também permitem que a própria empresa mantenha um cronograma de execução de suas atividades.
Faça reuniões constantes
Reuniões periódicas com a equipe de campo são essenciais não só para dar ou colher feedbacks, mas também para alinhar prazos, metas, atualizações e repassar informações para todos, mantendo, assim, um bom clima organizacional, mesmo quando os profissionais atuam em campo.
Essas reuniões facilitam a criação de padrões e também tornam todos os processos mais adequados e satisfatórios, tanto para a empresa quanto para os profissionais da equipe de campo.
Utilize automações para monitoramento
A gestão de equipe de campo se torna muito mais fácil quando realizada com o auxílio de alguma ferramenta que automatize esse processo. Isso porque realizar o acompanhamento de profissionais em trânsito pode ser uma tarefa complexa e nem um pouco assertiva.
Imagine acompanhar a jornada de trabalho de um profissional em constante locomoção sem o auxílio de nenhuma ferramenta inteligente, que garanta que o colaborador realmente está no local em que precisa desenvolver sua tarefa e no momento certo para tal. Complexo, não?
É por isso que, a cada dia, a automação do monitoramento se torna mais eficiente, e hoje existem diversas ferramentas que, além de acompanhar a jornada dos trabalhadores, ainda geram relatórios importantes para o gerenciamento de equipes. Utilizar essas ferramentas só fortalece a gestão das empresas.
Use controle de ponto online
Outra ferramenta muito útil e que está geralmente alinhada com a automação de monitoramento é o controle de ponto online.
O registro de ponto online é uma alternativa excelente para quem precisa acompanhar a rotina dos seus trabalhadores, estejam eles na sede da empresa, atuando em campo ou trabalhando em home office.
Esse tipo de controle de ponto costuma ser simples e eficiente, e permite o registro de ponto com muita precisão, por meio de reconhecimento facial, comando de voz, geolocalização e outras formas perfeitas para equipes de campo, que funcionam facilmente no celular.
Ferramenta para gestão de equipe de campo
Com a transformação digital, inúmeras ferramentas digitais surgiram, e hoje proporcionam mais facilidade, autonomia e eficiência para a gestão, não só de equipes de campo, mas também de outras questões estratégicas nas empresas.
Nesse sentido, a seguir, conheça uma plataforma de controle de ponto online que pode revolucionar a maneira como a sua empresa realiza a gestão da sua equipe, principalmente se ela atua em campo.
Conheça o PontoTel: controle de ponto online
O PontoTel é a ferramenta perfeita para quem precisa realizar a sua gestão de equipe de campo com eficiência, segurança, transparência, cumprimento de todas as portarias do Ministério do Trabalho, e seguindo as normas da LGPD.
Trata-se de uma plataforma que auxilia no gerenciamento da jornada dos colaboradores, desde o registro do ponto até a gestão prática de horas extras, férias e outros direitos e deveres do trabalhador.
Para quem realiza a gestão de equipes de campo, o grande diferencial do PontoTel fica por conta dos recursos ligados à geolocalização e da possibilidade do trabalhador registrar sua jornada de trabalho usando um aplicativo, compatível com os sistemas operacionais iOS e Android.
Para reforçar, é importante dizer que a geolocalização é extremamente útil, e ajuda empresas de áreas como Logística e T.I. a processarem os dados da jornada dos seus profissionais de campo com mais eficiência.
Relatórios automatizados para ajudar na gestão de equipes
Quem utiliza o PontoTel, além de contar com os recursos de geolocalização, que melhoram o gerenciamento de equipes em campo, conta também com um controle de frequência totalmente inteligente, capaz de fornecer visualização em tempo real, relatórios mais completos e controle da alocação de pessoal.
Tais fatores são primordiais para evitar inconsistências de registros e ainda ajudam os negócios a melhorarem seus indicadores de desempenho, frequência, faltas, atrasos, e até criarem escalas personalizadas, conforme a necessidade das equipes.
Outro ponto importante fortalecido pelos relatórios é que as decisões das empresas se tornam mais coerentes, afinal, um negócio que toma decisões com base em dados costuma atuar de maneira estratégica, e na gestão de equipe de campo, ter estratégia é fundamental.
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Conclusão
Neste conteúdo, foi possível entender que a gestão de equipe de campo é uma responsabilidade que exige muita atenção das empresas, principalmente pelo fato de os trabalhadores nem sempre estarem à vista de quem os gerencia.
Também foi possível compreender que esse gerenciamento pode influenciar questões como a produtividade, o alinhamento da empresa com seus funcionários, e até aspectos burocráticos, ligados ao cumprimento de normas da CLT e de outras portarias.
Por fim, é fundamental avaliar que, graças à transformação digital, muitas ferramentas surgiram para auxiliar as empresas no acompanhamento de suas equipes, e essas automações têm sido muito favoráveis para o monitoramento da jornada de trabalho dos profissionais, principalmente os que atuam em campo.
Conseguiu entender a importância de acompanhar a rotina de trabalho e realizar a gestão de equipe de campo? Aproveite para compartilhar esse conteúdo com outras pessoas que tenham dúvidas sobre o assunto nas redes sociais e acompanhar mais assuntos empresariais no blog PontoTel.