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Time Pontotel 6 de novembro de 2023 Departamento Pessoal

Gestão de treinamento: o que é, quais são as suas vantagens e como realizar na sua empresa!

Gestão de treinamento. Saiba tudo sobre a prática de otimização das capacitações de uma empresa: o que é, suas vantagens e como aplicar

Imagem de Gestão de treinamento: o que é, quais são as suas vantagens e como realizar na sua empresa!

O maior valor de uma organização é seu capital humano. Pois, para que ela consiga obter bons resultados, é necessário contar com uma equipe bem preparada. Por isso, as corporações devem investir em capacitação. E para otimizar esses processos de qualificação, existe a gestão de treinamento. 

A gestão de treinamento pode ser um diferencial competitivo para as empresas, pois potencializa processos de capacitação. Essa prática costuma reduzir os custos dos treinamentos, aumentar o desempenho e a produtividade dos colaboradores e diminuir a taxa de turnover dos negócios. 

Quer saber como a gestão de treinamento consegue realizar tudo isso? Confira este artigo até o fim para entender. Veja a seguir os tópicos que serão abordados no decorrer do texto: 

Boa leitura!

O que é gestão de treinamento?

Mulher utilizando o notebook

A gestão de treinamento é uma prática de otimização das capacitações de uma organização. Ela busca analisar os processos de treinamento e reestruturá-los, caso necessário, estabelecendo as melhores dinâmicas para a empresa e para os colaboradores. 

E por que isso é importante

Sabe-se que as ações de capacitação diminuem lacunas de conhecimento que são empecilhos para o desenvolvimento dos colaboradores e, dessa forma, ajudam a empresa a se manter em um nível competitivo no mercado. 

Nesse contexto, o objetivo da gestão de treinamento é potencializar essas ações com os insumos disponíveis e acompanhar a evolução dos colaboradores ao longo desses processos para verificar se eles estão obtendo os resultados desejados. 

A prática faz isso por meio de pesquisa, planejamento, organização, supervisão, observação e diagnóstico dos processos de capacitação.

Portanto, é impreciso afirmar que a gestão de treinamento não se resume a preparar aulas e palestras. Na realidade, antes de produzir qualquer capacitação, realizam-se pesquisas internas, entre os colaboradores e entre lideranças da organização, para identificar quais são os melhores temas e formatos para elaborar as qualificações.

Vantagens da gestão de treinamento para uma empresa

A gestão de treinamento auxilia a organização a personalizar seus processos de capacitação de acordo com as metas que ela possui e as necessidades da equipe. Esse é o maior benefício de contar com essa prática na cultura organizacional do negócio, mas existem alguns outros que podem ser citados. Confira a seguir: 

Redução de custos

A gestão de treinamento consegue fazer um melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pela empresa para as capacitações. Isso porque, antes de definir quais serão os conteúdos, os formatos e os meios utilizados, os profissionais pesquisam e planejam. Esses fatores contribuem para que a empresa saiba onde e como investir, otimizando os insumos e diminuindo desperdícios. 

Assim, a empresa consegue obter resultados mais assertivos com os mesmos valores investidos. Se antes o negócio investia um determinado valor e observava poucos retornos, com a gestão de treinamento, ele consegue investir estes mesmos insumos com o dobro, e às vezes o triplo, dos resultados. 

Aumento do desempenho e da produtividade  

Ao realizar capacitações alinhadas às dificuldades da equipe e de cada colaborador, a gestão de treinamento consegue melhorar o desempenho das ações de qualificação. Isso porque os funcionários se engajam mais no treinamento e dedicam-se a aprender, visto que o conteúdo selecionado irá contribuir para solucionar uma dor sua. 

Por esse mesmo motivo, a produtividade da equipe aumenta. Ou seja, as equipes conseguem resolver gaps que atrapalham suas entregas e rendimentos e, desta forma, os resultados da empresa melhoram, facilitando o alcance das metas estabelecidas. 

Diminuição de turnover

Outra vantagem de aderir à gestão de treinamento é conseguir manter os talentos da empresa por mais tempo, ou seja, diminuir a taxa de turnover do negócio. Isso porque os colaboradores conseguem perceber o investimento que a empresa está fazendo no desenvolvimento de suas carreiras

É fato: o conhecimento que os funcionários aprendem em capacitações bem planejadas não se perderá em momento algum de suas vidas. Porém, ao entender que a organização está contribuindo com o seu desenvolvimento, a satisfação da equipe aumenta, fazendo com que a empresa consiga reter mais talentos. 

Diminuir a rotatividade de um negócio é essencial para que não se desperdicem os recursos investidos na capacitação. Afinal, não é positivo para uma empresa aplicar tempo e dinheiro para qualificar e desenvolver um colaborador e, depois de pouco tempo, ele sair da equipe sem que ao menos a organização pudesse ver o retorno do que investiu.

Como fazer uma boa gestão de treinamento?

Duas mulheres conversando

As vantagens de adotar a gestão de treinamento à cultura organizacional de uma empresa são muitas. Mas para isso é preciso realizar esse processo com cuidado e paciência. É importante contar principalmente com o setor de recursos humanos para tal e, claro, com o suporte das lideranças. 

A seguir, conheça algumas boas práticas para realizar a gestão de treinamento: 

Realizar pesquisa interna

Primeiramente, o RH deve fazer uma pesquisa de mercado para descobrir quais são as últimas tendências de capacitação, o que tem dado certo para os negócios concorrentes e as empresas que são referência no ramo. Além disso, é preciso conhecer quais são os gaps do nicho de atuação, pois eles são as oportunidades que a empresa tem para se destacar. 

Depois, é hora de saber quais são as lacunas de conhecimento internas. O departamento buscará saber com as lideranças, a gestão e os próprios colaboradores em que áreas a empresa possui mais falhas e quais são as maiores dúvidas da equipe, as dificuldades dos setores e dos funcionários, os profissionais do nicho que eles têm como referência, etc.

Assim, o setor de recursos humanos conseguirá escolher temas, conteúdos, formatos e tutores que se alinhem ao que os colaboradores precisam, relacionando tudo isso aos objetivos da empresa. 

Fazer planejamento orçamentário

Depois de realizar essa análise, chegou a hora de fazer um planejamento orçamentário, utilizando todas as informações obtidas para conseguir otimizar os recursos que já são disponibilizados pela empresa para capacitações. Neste momento, o RH é responsável por fazer escolhas estratégicas que vão potencializar os insumos disponíveis. 

Entretanto, caso o investimento atual não seja suficiente para realizar treinamentos eficientes, o planejamento orçamentário será um documento importante para, em uma conversa com a gestão, respaldar os argumentos dos recursos humanos sobre por que é necessário aumentar os valores investidos. 

Organizar treinamentos

Passada essa fase de pesquisa e planejamento dos recursos, o RH vai finalmente colocar em prática tudo o que foi projetado. Os treinamentos devem ser organizados levando em consideração fatores como: 

  • Disponibilidade dos colaboradores;
  • Disponibilidade dos tutores selecionados; 
  • Formato de realização (presencial ou remoto);
  • Se será prático, teórico ou híbrido; 
  • Duração do treinamento;
  • Equipamentos e materiais necessários.

Entre outros fatores importantes para que o treinamento seja eficaz e tenha de fato o engajamento dos colaboradores.

Ter feedbacks

Por fim, todo esse processo deve contar com a supervisão e o acompanhamento dos recursos humanos e das lideranças. Assim, no final dele, será possível avaliar se os resultados projetados estão surtindo efeito. 

Aliás, uma das ações mais importantes para a boa gestão de treinamento é enviar feedbacks aos colaboradores, para que eles possam entender sua própria evolução no decorrer das capacitações. Isso os motiva a continuar engajados com os treinamentos. 

Além disso, o feedback é extremamente importante para que o RH possa avaliar o que está funcionando e o que pode melhorar nos treinamentos. Isso permite que as ações de qualificação estejam sempre evoluindo e trazendo mais benefícios para a empresa.

Qual o papel do RH na gestão de treinamento?

Um homem e uma mulher observando um tablet

O departamento de recursos humanos é responsável por gerir o capital humano de uma empresa. No geral, esse setor deve desenvolver os talentos da organização, e uma das formas de fazer isso é por meio da gestão de treinamento. 

Portanto, quem fica responsável por aplicar essa prática na cultura do negócio é o RH. Ele é quem conversa com a gestão sobre a importância de gerir as capacitações para conseguir potencializá-las. 

Assim, os profissionais de RH farão todos os processos citados anteriormente: realizar pesquisas de mercado e internas, fazer um planejamento orçamentário, contando com a ajuda do departamento pessoal, organizar os treinamentos, supervisionar as capacitações e, por fim, dar os feedbacks. 

Conclusão

A gestão de treinamento é uma prática importante para potencializar as capacitações de uma empresa. Dessa maneira, a organização pode apresentar um diferencial competitivo em relação ao mercado, visto que essa iniciativa apresenta benefícios em vários âmbitos do negócio. 

Por exemplo, ao realizar a gestão de treinamento, a empresa consegue reduzir custos, aumentar o desempenho das capacitações e a produtividade dos colaboradores e diminuir a rotatividade, ou seja, a taxa de turnover da corporação. 

Entretanto, para isso é preciso que o departamento de recursos humanos da empresa planeje e execute algumas ações importantes, como: pesquisas internas e externas, planilhas orçamentárias, organizações estratégicas e realização de feedbacks pós treinamentos. 

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