Gestão de saúde: qual a importância na empresa e como aplicar?
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Time Pontotel 4 de abril de 2024 Departamento Pessoal

Gestão de saúde: o que é, benefício e qual a importância nas empresas? Veja!

Você já ouviu falar em gestão de saúde? Saiba o que é, como implementar na prática, qual a importância e benefícios para o seu negócio!

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Todo mundo sabe que para manter uma rotina produtiva, seja no ambiente profissional ou pessoal, é necessário estar com uma boa saúde. Qualquer desconforto físico ou mental impacta diretamente na disposição para realizar as tarefas e atividades diárias, inclusive as de lazer. 

Quando olhamos para o ambiente corporativo, fazer uma boa gestão de saúde é essencial para o bem-estar dos colaboradores e para o sucesso do negócio. Em meio a tantas outras obrigações, torna-se primordial que o cuidado com a saúde do trabalhador esteja entre as principais pautas discutidas pelos gestores.

Neste artigo, iremos abordar a importância da saúde para o desenvolvimento do trabalho, o que faz a gestão de saúde e como as empresas podem agir para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Você vai aprender: 

Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é gestão de saúde?

imagem de duas pessoas conversando e olhando para um tablet

Como falamos na introdução, nenhum ser humano consegue realizar as suas atividades rotineiras se estiver enfrentando um problema de saúde. Mas, o que faz a gestão de saúde? 

A gestão de saúde tem justamente o objetivo de buscar a manutenção de uma vida saudável. 

Diariamente, cada pessoa é responsável pelos seus hábitos, porém, nem sempre é possível manter uma rotina adequada se não houver suporte dos empregadores, por exemplo. É neste sentido que a gestão de saúde se torna uma estratégia indispensável nas empresas.

No ambiente corporativo, o intuito dos programas de bem-estar deve partir de oferecer aos trabalhadores ferramentas e as condições necessárias para que eles consigam cultivar uma rotina saudável. Isso pode ser feito por meio de benefícios, ginásticas laborais e outras ações. Essa gestão deve ser feita em conjunto pelo setor de recursos humanos e os gestores das demais áreas.

Vale destacar que, apesar de pensarmos primeiramente na saúde física, a gestão de saúde também deve se preocupar com a saúde mental dos colaboradores. Sendo assim, os gestores de saúde devem estar atentos para as principais angústias de seu quadro de funcionários. 

Qual a importância de cuidar da saúde da sua equipe?

Se você já ficou doente pelo menos uma vez na vida sabe o quanto é difícil manter a sua rotina sem nenhuma alteração. Por isso, fica fácil perceber um colaborador que enfrenta problemas de saúde e que não está entregando o seu melhor no trabalho.

A indisposição, normalmente, gera uma queda de produtividade, além de provocar absenteísmo. 

Profissionais com problemas de saúde são o principal motivo de faltas no trabalho. O fato é que quando uma pessoa enfrenta um problema de saúde, é bastante provável que o desconforto impacte todas as suas atividades. 

Além disso, do ponto de vista de negócio, os colaboradores tendem a ficar insatisfeitos com a empresa, quando não há uma preocupação do empregador com o seu bem-estar, aumentando a rotatividade de profissionais

Benefícios da gestão de saúde nas empresas

Sem dúvidas, apostar em uma boa gestão de saúde traz muitas vantagens para as empresas e para os profissionais. Os principais benefícios são:

Maior produtividade das equipes

O aumento da produtividade dos profissionais é um dos maiores benefícios dos investimentos em gestão de saúde. Além de estarem saudáveis, existe uma maior satisfação com a empresa e, por isso, os colaboradores tendem a exercer suas funções com mais dedicação e motivação

Desta forma, a qualidade do trabalho realizado aumenta e os resultados da companhia podem melhorar. Importante destacar que a queda da produtividade nem sempre está relacionada à desmotivação, mas sim ao impacto que os problemas de saúde gera na disposição física e mental do profissional. 

Melhora no clima organizacional

Outro item importante da gestão de saúde é o clima organizacional. Se a equipe está enfrentando problemas de saúde, a tendência é que o clima no ambiente de trabalho seja tenso. Isso porque a desmotivação de um colaborador pode impactar toda a equipe. 

Ademais, a falta de gestão de saúde demonstra uma falta de interesse da empresa com o bem-estar do colaborador, que se sente desvalorizado. 

Diminuição de faltas

O absenteísmo é um dos principais problemas enfrentados pelo RH nas empresas. As faltas e os pedidos de afastamento por motivos de doenças são bastante comuns nas organizações. 

Quando não há uma gestão de saúde bem estruturada, essas ocorrências podem atingir índices altos e impactar diretamente os resultados do negócio, principalmente, quando o afastamento for longo. Cuidar da saúde dos profissionais faz com que as faltas diminuam e ocorram apenas quando necessárias. 

Qual é a importância dos benefícios corporativos na gestão de saúde?

imagem de uma mulher sentada sorrindo olhando para um computador

Uma das formas de melhorar a gestão de saúde é por meio dos benefícios corporativos oferecidos aos colaboradores. Inclusive, esse é um dos critérios avaliados pelos profissionais em busca de colocação no mercado de trabalho. 

Os benefícios corporativos são importantes porque:

Promove mais acesso a saúde

O acesso à saúde é um dos principais desafios no Brasil. Por isso, os benefícios oferecidos pelas empresas auxiliam os colaboradores na manutenção da saúde e qualidade de vida

Os planos de saúde são os mais oferecidos pelos empregadores, porém, existem uma série de opções que melhoram o acesso aos serviços de saúde, como auxílio-terapia, convênio-farmácia, convênio-academia, entre outros.

Maior oportunidade de lazer

A saúde também é impactada pelo estilo de vida e momentos de lazer são essenciais para o bem-estar das pessoas. Por esse motivo, os benefícios voltados ao lazer devem ser considerados na gestão de saúde. Vale-refeição e alimentação, vale-cultura, convênios com livrarias, cinemas e teatros são alguns exemplos de vantagens que aumentam as opções de lazer dos profissionais. 

Ajuda nas despesas financeiras dos colaboradores

Todos esses exemplos de gestão de saúde citados acima têm um impacto direto na saúde financeira do colaborador, pois, ao invés de utilizar parte da remuneração para pagar um convênio médico ou ir à academia, o profissional pode utilizar o dinheiro para realização de outros planos pessoais.  

Funciona como fator motivacional

Por fim, a gestão de saúde, por meio de benefícios corporativos, tem um importante papel motivacional. Atualmente, apenas oferecer uma boa remuneração não é suficiente para que os colaboradores se sintam valorizados. 

Os benefícios voltados à qualidade de vida são primordiais na construção do employer branding e exercem uma função motivadora no dia a dia dos profissionais. 

Como melhorar a saúde dos colaboradores?

Agora que você já entendeu a importância da saúde para sua empresa, veja abaixo algumas ações de gestão de saúde para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de seus funcionários. 

Disponibilize um ambiente de trabalho confortável

Pode parecer simples, mas muitas empresas negligenciam o ambiente de trabalho. Então, o primeiro passo é investir em um local confortável, que ofereça todas as ferramentas necessárias para a realização do trabalho. 

Verifique as condições de limpeza, iluminação e ventilação. Certifique-se de que as mesas e demais itens utilizados estejam dentro do indicado para cada função, entre outros cuidados com o ambiente. 

Trabalhe a saúde emocional

Já destacamos anteriormente que a gestão de saúde não deve apenas focar no físico do profissional. As doenças mentais estão cada vez mais comuns no Brasil e, muitas delas, são desenvolvidas no ambiente de trabalho. 

Por esse motivo, invista em projetos com foco em saúde mental, aposte em palestras, ações de conscientização e trabalhe em conjunto com a liderança para evitar pressão em excesso ou muitas horas seguidas de trabalho.

Disponibilize ginástica laboral

Oferecer ginástica laboral para os colaboradores também é importante na gestão de saúde, pois essas atividades ajudam na prevenção de doenças laborais, ou seja, decorrentes do trabalho, como lesões na coluna causadas por má postura ou LER (lesões por esforço repetitivo).

Estabeleça uma cultura organizacional focada na saúde do trabalhador

A gestão de saúde pode ainda fazer parte da cultura organizacional da empresa, que pode incluir a saúde do colaborador como um dos focos do negócio. Se o mindset estiver em todas as esferas da companhia, os cuidados com a saúde do profissional devem ganhar prioridade no dia a dia.

Ofereça flexibilidade de horários

Outro ponto importante, que tem impacto direto na rotina e saúde do colaborador, é a flexibilidade da jornada de trabalho

Atualmente, os colaboradores valorizam muito a possibilidade de trabalhar em horários alternativos, para conseguirem conciliar os compromissos pessoais. Sempre que for possível, considere aderir a jornadas flexíveis

Conclusão

imagem de um grupo de pessoas se alongando

A gestão de saúde nas empresas consiste na estratégia de ações voltadas para a manutenção do bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Além dos benefícios para a saúde do profissional, ela tem o intuito de melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade e diminuir o absenteísmo. 

Cada empresa deve entender quais iniciativas são mais adequadas para os seus colaboradores, mas é indispensável incluir a gestão de saúde como uma das prioridades do negócio. 

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