As datas sazonais, como a Black Friday, são um importante diferencial na vida financeira de empresas que conseguem aproveitá-las. No entanto, devido à alta demanda e à necessidade de contratações temporárias, a empresa precisa cuidar da gestão de ponto na Black Friday.
A gestão de ponto na Black Friday é uma forma de organização da empresa para se planejar estrategicamente em relação às jornadas de trabalho dos funcionários, garantindo a eficiência operacional no período de alta demanda do mercado.
Um estudo revelado pela plataforma de pesquisas Opinion Box revelou que em 2024 a intenção de gasto dos consumidores no período de Black Friday cresceu 43%. O e-commerce aparece, para 43%, como o canal de preferência para as compras.
Sabendo deste aumento previsto para 2024, as empresas devem se preparar para entender esse período e realizar contratações temporárias, suprindo as altas demandas. Mas como se organizar da forma correta?
Este artigo abordará os seguintes tópicos sobre a Black Friday:
- O que é e como surgiu a Black Friday?
- Como se preparar para a Black Friday na empresa?
- Tópicos na legislação trabalhista para se atentar durante a Black Friday
- Qual a importância de uma boa gestão de ponto na Black Friday?
Boa leitura!
O que é e como surgiu a Black Friday?
A Black Friday é um evento anual no qual os lojistas oferecem descontos exclusivos aos consumidores, tanto em lojas físicas quanto virtuais. Essa ação promocional costuma ocorrer na última semana de novembro no Brasil.
A ação promocional surgiu nos EUA, na década de 1960. O termo foi utilizado para descrever o alto fluxo de pessoas no dia seguinte à comemoração do Dia de Ação de Graças no país.
O período foi descrito como aquele que marca o início das compras natalinas. Até hoje, a Black Friday começa após o Dia de Ação de Graças nos EUA.
Quando é e o que esperar da Black Friday em 2024?
Como explicado, a Black Friday no Brasil acontece na última sexta-feira do mês de novembro. Em 2024, a data está marcada para o dia 29 de novembro (sexta-feira). Muitas lojas, porém, antecipam as promoções, começando na quinta-feira à noite.
Estima-se, segundo uma pesquisa da consultoria Neotrust Confi, que, em 2024, o faturamento do varejo online durante a Black Friday tenha um crescimento acima dos 9%. Eletrodomésticos e produtos de moda e beleza devem liderar as vendas no período.
Como se preparar para a Black Friday na empresa?
Devido à alta demanda no período, as empresas precisam estar devidamente preparadas para lidar com a Black Friday. Esse processo requer organização e planejamento para uma gestão eficaz das operações. Confira o que é necessário para se planejar.
Faça uma gestão de escalas e jornadas de trabalho
Durante o período de alta demanda, é fundamental que as empresas organizem suas escalas e jornadas de trabalho, até para não ultrapassar os limites de horas trabalhadas previstas na CLT e atuar de forma estratégica na gestão de ponto na Black Friday.
Uma correta gestão de ponto na Black Friday pode evitar sobrecargas e excesso de trabalho. A analista de RH, psicóloga organizacional e recrutadora Lara Avelino destaca a importância da jornada de trabalho como uma estratégia para uma boa gestão de pessoas:
“A jornada do colaborador é utilizada também como uma estratégia de gestão de pessoas. E é justamente para que a gente consiga manter os colaboradores engajados e trazer uma melhor qualidade de vida para os nossos colaboradores, para as nossas pessoas.”
Melhores práticas na gestão de escalas
Para ter eficiência operacional no período de Black Friday, é essencial que a empresa adote as melhores práticas na gestão de escalas, tornando o ambiente de trabalho mais eficiente e organizado.
As boas práticas na gestão de ponto na Black Friday são um apoio para otimizar a operação e atender bem o cliente, mantendo um equilíbrio na jornada de trabalho, sem sobrecarregar as equipes. Conheça, a seguir, algumas das melhores práticas:
- Planejamento antecipado de escalas;
- Identificação dos dias e horários de pico do trabalho;
- Treinamento prévio dos trabalhadores temporários;
- Distribuição de tarefas de forma equitativa;
- Organização de escalas em turnos.
Opte por contratações temporárias
Conforme a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a Black Friday gerou mais de 470 mil vagas de trabalho temporário entre outubro e dezembro de 2023. A expectativa é que esse número aumente em 2024.
As contratações temporárias são uma boa opção para empresas que querem aumentar o seu quadro de funcionários de forma pontual, para atender demandas específicas, como no período de Black Friday, em que o consumidor vai às compras.
Não à toa, uma pesquisa da empresa Haus mostrou que o aumento no volume de compras durante a Black Friday de 2024 deve ser 14% maior em relação ao ano passado, fazendo com que muitas empresas recorram às contratações temporárias.
Vantagens e desafios das contratações temporárias
O período de Black Friday abre as portas para contratações temporárias, que irão suprir maiores demandas e atender às necessidades da empresa no período.
Por isso, é importante conhecer as principais vantagens e desafios das contratações temporárias e da gestão de ponto na Black Friday. Conheça algumas delas a seguir:
Vantagens
As vantagens das contratações são as seguintes:
- Atendimento à alta demanda: com uma equipe maior, fica mais fácil suprir a alta demanda da Black Friday;
- Flexibilidade nos contratos de trabalho: a empresa pode contratar funcionários por um curto período, de forma pontual;
- Redução de sobrecarga nas equipes: o reforço temporário alivia as sobrecargas e mantém a produtividade em dia;
- Agilidade nas operações logísticas: aumentando o quadro de funcionários, o trabalho nas operações logísticas é intensificado, para que tudo funcione de forma eficiente e rápida na busca pelo cumprimento de prazos.
Desafios
Por outro lado, é possível citar como desafios:
- Oferecer treinamento e capacitação adequada: é necessário treinar os temporários rapidamente, para que eles entendam os processos da empresa e estejam aptos para o serviço;
- Avaliar os custos ocultos e não planejados: muitas vezes, o planejamento da contratação temporária não avalia custos com treinamento, supervisão, etc. Esse é um desafio para mensurar os gastos exatos com esse tipo de recrutamento;
- Lidar com a falta de comprometimento do funcionário: muitos colaboradores temporários podem ficar desmotivados por saber que o contrato é de curta duração, e o departamento pessoal tem o desafio de criar ações para engajá-los;
- Necessidade de maior esforço das lideranças: a contratação de um funcionário temporário exige que os líderes e gestores tenham um esforço maior para adequar o novo funcionário à realidade da organização, precisando dedicar mais tempo a esse onboarding.
Tópicos na legislação trabalhista para se atentar durante a Black Friday
Durante a Black Friday, muitas empresas efetuam novas contratações temporárias para suprir a alta demanda. Entretanto, é importante que a empresa esteja por dentro das suas obrigações legais na gestão de ponto na Black Friday. Dois tópicos se destacam nesse sentido:
Normas para horas extras
A hora extra é o período que excede a jornada de trabalho prevista, em contrato, do colaborador. Se esse profissional cumprir horas extras, ele tem direito a receber 50% a mais do que o valor da hora normal a cada hora trabalhada.
A CLT, art. 59, destaca que o funcionário pode, no máximo, cumprir duas horas extras a mais do que as oito horas de trabalho permitidas pela legislação trabalhista.
Regras para contratos temporários
Uma das principais regras em torno do trabalho temporário é que existe uma empresa especializada que faz a intermediação da contratação. Ou seja, neste modelo a empresa não pode contratar o empregado diretamente, ela precisa recorrer a essa outra companhia.
Aliás, o vínculo empregatício se dá entre a empresa mediadora do trabalho temporário e o empregado, e não entre a organização contratante dos serviços do trabalhador temporário. Essa previsão está no art. 10 da Lei n.º 13.429.
Outro detalhe importante é que o trabalho temporário tem duração máxima de 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, totalizando 270 dias. O artigo 2º da Lei N.º 13.429 descreve o funcionamento do trabalho temporário:
“Art. 2o Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.
§ 2º Considera-se complementar a demanda de serviços que seja oriunda de fatores imprevisíveis ou, quando decorrente de fatores previsíveis, tenha natureza intermitente, periódica ou sazonal.”
Qual a importância de uma boa gestão de ponto na Black Friday?
Uma boa gestão de ponto na Black Friday é essencial, pois esse controle ajudará a empresa a acompanhar de perto a jornada dos colaboradores para cumprir com a legislação trabalhista. A boa gestão de ponto na Black Friday pode gerar:
Melhora na organização e na produtividade
Com a boa gestão de ponto na Black Friday é possível aproveitar os recursos materiais e humanos da melhor forma possível, alinhados de forma assertiva às escalas e jornadas dos funcionários.
Sem desperdiçar a mão de obra ou o tempo dos colaboradores ao longo das horas trabalhadas, a empresa evita sobrecargas ou ociosidade, atingindo um bom índice de produtividade e resultados.
Redução de custos operacionais e riscos trabalhistas
Uma boa gestão de ponto na Black Friday ajuda a empresa a conter custos operacionais e até mesmo eliminar riscos trabalhistas.
Isso porque, com um controle de jornada assertivo, ela tem uma visão completa de horas trabalhadas, evitando gastos com horas extras desnecessárias, por exemplo.
Com isso, por meio de uma visão em tempo real da gestão de ponto na Black Friday, multas ou processos trabalhistas por pagamento de horas extras, sobrecarga de trabalho e excessos em jornadas são evitados.
Maior satisfação e bem-estar nos funcionários
A boa gestão de ponto na Black Friday promove maior satisfação e bem-estar dos funcionários. Isso porque, por meio dela, é possível construir jornadas de trabalho mais justas, com escalas assertivas que evitam que os colaboradores sejam sobrecarregados.
Essa satisfação é reflexo de um equilíbrio das horas trabalhadas, intercalando entre trabalho e descanso, resultado da boa gestão de ponto na Black Friday.
Com isso, a empresa demonstra uma preocupação com o bem-estar dos colaboradores, e eles se sentem mais produtivos e engajados.
Conclusão
Como visto, a Black Friday é um período em que as demandas de muitas empresas aumentam e elas precisam recorrer às contratações temporárias. Esse fator é essencial para que a organização alcance a eficiência operacional neste período, atendendo bem os clientes.
Contudo, com contratações temporárias, a empresa assume responsabilidades na legislação, precisando contratar por meio de uma mediadora e devendo respeitar as jornadas de trabalho e o cumprimento de horas extras.
Por isso, com uma boa gestão de ponto na Black Friday, a organização consegue melhorar a organização de escalas, reduzir os riscos trabalhistas e, consequentemente, promover ações que deixem os trabalhadores temporários mais engajados e produtivos.
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