Fazer uma boa gestão de pessoal é o primeiro passo para uma empresa obter sucesso nas suas ações. Afinal, é importante que a organização reconheça que o maior valor que ela tem é o seu capital humano.
Gerir pessoas significa valorizar os recursos humanos, para então promover ações voltadas justamente para o engajamento e a motivação dos colaboradores a fim de que estes se tornem mais produtivos na execução de tarefas.
A gestão de pessoal, quando eficaz, valoriza as relações trabalhistas, tornando-as mais humanas por reconhecer que cada funcionário tem suas próprias particularidades e individualidades, com pontos fortes e fracos.
Uma pesquisa da Endeavor revelou que a gestão de pessoas é o maior desafio das empresas, ganhando nota 6,7 – numa escala que considerou um valor de 1 a 10.
Sabendo da importância que a gestão de pessoal tem na rotina das empresas, este artigo abordará os seguintes tópicos em torno do assunto:
- O que é gestão de pessoal?
- Para que serve a gestão de pessoal nas empresas?
- Como funciona a gestão de pessoal?
- Quais as vantagens da gestão de pessoal?
- Como implementar a gestão de pessoal nas empresas?
- Quais métricas e indicadores são mais importantes para a gestão de pessoal?
- Quem são os responsáveis pela gestão de pessoal?
- Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoal?
Boa leitura!
O que é gestão de pessoal?
A gestão de pessoal é uma forma de administração dos recursos humanos da empresa, visando aprimorar as habilidades e competências dos colaboradores.
Uma boa gestão de pessoal impacta diretamente na motivação, no engajamento e no bem-estar dos funcionários, sendo determinante para a empresa alcançar seus principais objetivos.
Outro ponto importante a se destacar na gestão de pessoal é que essa é uma forma de humanizar as relações trabalhistas, já que considera as diferentes habilidades e necessidades de cada colaborador para criar um ambiente saudável na empresa.
Para que serve a gestão de pessoal nas empresas?
A gestão de pessoal serve para a administração estratégica do capital humano da empresa. Isto é, a partir deste tipo de gestão, a organização consegue valorizar seus profissionais e promover ações que atendam às necessidades desses trabalhadores.
Esse modelo mantém a empresa focada em melhorias e alcance de metas, mas principalmente visa otimizar o desempenho dos funcionários. Essa evolução profissional traz equilíbrio entre as necessidades deste colaborador e os objetivos da empresa.
A gestão pessoal nas empresas também é um fator determinante para que a empresa conheça suas necessidades e consiga reconhecer suas necessidades em processos seletivos, para recrutamentos mais assertivos.
Além disso, realizar a gestão pessoal da forma correta proporciona maior segurança jurídica, fazendo com que a empresa se atente às leis e esteja em conformidade com a legislação trabalhista, facilitando inclusive a gestão de conflitos.
Como funciona a gestão de pessoal?
A gestão de pessoal funciona a partir de ações desenvolvidas pela empresa para maximizar o potencial dos colaboradores. Seu funcionamento ocorre também com a promoção de um ambiente de valorização profissional.
Tudo se dá a partir de um planejamento estratégico que vai desde o tratamento humanizado no recrutamento e seleção até o desenvolvimento de novas habilidades dos colaboradores. É possível destacar na sua linha de funcionamento os seguintes itens:
- Planejamento de Recursos Humanos: a gestão de pessoal contribui para um planejamento mais estratégico, que avalia as necessidades da empresa e dos colaboradores que fazem parte dela.
- Recrutamento e Seleção: os processos de recrutamento se tornam mais assertivos por meio da gestão de pessoal, desde as divulgações de vagas, triagem de currículos e escolha candidatos de forma mais criteriosa.
- Treinamento e Desenvolvimento: a promoção de treinamentos se torna mais focada por meio da gestão de pessoal, agindo no que de fato a empresa precisa evoluir, baseado nas competências e habilidades dos funcionários.
- Avaliação de Desempenho: o último destaque fica por conta da avaliação de desempenho que é impactada diretamente pela gestão de pessoal, facilitando o estabelecimento de metas, avaliação regular do trabalho dos colaboradores e fornecimento de feedbacks construtivos.
Quais as vantagens da gestão de pessoal?
Realizar a gestão de pessoas traz à empresa uma série de impactos positivos que podem gerar resultados satisfatórios ao longo do tempo. Confira alguns dos principais benefícios que esse modelo pode proporcionar.
Recrutamento e seleção eficientes
Ao administrar corretamente seu capital humano, a organização é capaz de melhorar seu recrutamento e seleção, pois terá uma visão mais ampla das próprias necessidades.
Isso porque, com uma boa gestão de pessoal, a empresa consegue ser mais humana nas contratações e ter conhecimento mais apurado em relação ao que ela precisa, tendo recursos para alinhar recrutamentos de modo mais eficiente.
Motivação e engajamento
Com a gestão de pessoal, a empresa está constantemente planejando ações que promovam a motivação e o engajamento dos colaboradores. Afinal, nessa estratégia, existe uma procura incessante pelo crescimento profissional.
Em busca dessa evolução, os colaboradores se sentirão mais valorizados pela empresa, uma vez que poderão crescer profissionalmente por meio de ações constantes que visam atender suas necessidades, gerando maior motivação,engajamento e retenção de talentos.
Melhoria do clima organizacional
A gestão de pessoal também cria um ambiente propício ao acolhimento às diferenças e à valorização profissional. Com isso, o clima organizacional tende a ser mais tranquilo e agradável.
Isso porque a empresa tratará os colaboradores de forma humanizada, com maior respeito às diferenças e necessidades que eles possuem, contribuindo para que eles cresçam profissionalmente.
Administração de benefícios e compensação
Além de uma administração facilitada do capital humano, a gestão de pessoal contribui para a empresa conseguir gerir melhor os benefícios oferecidos ou planejados dentro da sua política interna.
Isso ocorre em função dessa gestão dar maior profundidade no conhecimento das necessidades dos colaboradores, ficando mais simples gerenciar e oferecer benefícios que de fato agradem à equipe e façam sentido no processo de compensação ao trabalho.
Aumento da produtividade
Com a gestão de pessoal, a empresa consegue aumentar a produtividade das equipes, por conta do investimento que fará no aprimoramento das habilidades e competências dos seus profissionais.
Por meio de um time mais bem desenvolvido e preparado em função das ações criadas a partir da gestão de pessoal, a empresa consegue ter ganho de produtividade e desempenho.
Como implementar a gestão de pessoal nas empresas?
A implementação da gestão de pessoal nas empresas depende de uma série de etapas que podem fazer com que esse processo se torne eficiente, do estabelecimento de metas a um monitoramento dos resultados das ações.
Realize uma análise de competências
Uma gestão de pessoal eficiente parte de uma análise de competências, que fornece dados importantes para a empresa tomar decisões assertivas e promover ações que foquem exatamente na necessidade dos colaboradores e no aprimoramento das habilidades desses profissionais.
Estabeleça metas claras e mensuráveis
A boa administração do capital humano passa por um estabelecimento correto de metas e objetivos, de forma clara e mensurável. Isso ajuda a empresa a de fato atingir o que foi proposto, eliminando possíveis problemas de alinhamento ou produtividade.
Certifique-se de estar em conformidade com as leis
Todo o processo de gestão de pessoal precisa estar devidamente alinhado e em conformidade com as leis. Afinal, é a partir da legislação que a empresa respeitará os direitos dos colaboradores, atuando com ética para eles se sentirem seguros e motivados.
Monitore e avalie as ações regularmente
O monitoramento e a avaliação das ações e do investimento no desenvolvimento profissional também são partes integrantes do processo de gestão de pessoal.
Isso porque a base de tudo são os resultados, e eles só ocorrem corretamente a partir de processos bem alinhados, em função de avaliações e monitoramento constantes das ações e do desempenho dos colaboradores.
Quais métricas e indicadores são mais importantes para a gestão de pessoal?
Para medir a qualidade da gestão de pessoal, a empresa deve avaliar uma série de taxas, que revelam a eficácia dos resultados da promoção de ações para o aprimoramento das competências dos colaboradores.
As principais métricas e indicadores para examinar a eficiência da gestão pessoal são:
Taxa de absenteísmo
Atrasos e faltas podem ser gatilhos que indicam baixa produtividade devido à insatisfação dos colaboradores com o trabalho. Analisando essa taxa, a empresa pode levantar as possíveis causas do absenteísmo.
Taxa de turnover
Medir a rotatividade dos colaboradores pode auxiliar a empresa a criar processos mais eficientes, que evitem saídas. Isso significa desenvolver ações com foco na motivação e no engajamento dos colaboradores, evitando um alto índice da taxa de turnover.
Clima organizacional
Qual o grau de satisfação dos colaboradores quanto ao que a empresa oferece e principalmente ao relacionamento entre equipes e líderes?
Medir esse grau de satisfação, por meio de pesquisas internas ou até mesmo feedbacks individuais, pode contribuir para a empresa criar um ambiente cada vez mais humano e estratégico.
Análise de desempenho
É importante também que a empresa realize uma análise de desempenho dos colaboradores. Isso significa medir custos, tempo de trabalho e qualidade do serviço para, assim, verificar quais pontos devem ser melhorados.
Feedback
Os feedbacks servem como indicadores do que está dando certo e do que precisa ser melhorado. Por isso, são uma importante métrica na gestão de pessoal para a empresa desenvolver ações assertivas e voltadas justamente para o que de fato o colaborador necessita.
Custo de treinamento
A gestão de pessoal está sempre procurando aprimorar as competências dos colaboradores. Um dos indicadores importantes para avaliar os resultados desses investimentos é o custo de treinamento.
Com ele, a empresa pode medir os gastos financeiros com treinamento em relação aos resultados alcançados a partir do que foi gasto.
Quem são os responsáveis pela gestão de pessoal?
A gestão de pessoal depende do envolvimento de vários setores e departamentos da empresa, até mesmo dos funcionários. Com todos devidamente alinhados, fica mais fácil identificar necessidades e planejar ações assertivas na organização.
É possível apontar como principais responsáveis pela gestão de pessoal:
- Recursos Humanos (RH): o setor de RH é responsável tanto pelas contratações como pelo crescimento dos colaboradores que foram contratados, possuindo um papel fundamental para que a gestão de pessoal se torne eficaz na empresa;
- Departamento Pessoal (DP): o DP é quem irá zelar para que todos os direitos trabalhistas dos colaboradores sejam cumpridos. Esse setor fará com que os cálculos de pagamento estejam corretos na folha de pagamento, conforme o trabalho executado por cada colaborador no período, para que, assim, os profissionais se sintam mais seguros quanto aos seus direitos;
- Colaboradores: a gestão de pessoal precisa do envolvimento dos colaboradores em torno das ações promovidas pela empresa. Isso significa que os trabalhadores têm um papel importante para sinalizar possíveis melhorias na empresa e até mesmo indicar suas necessidades para executar bem sua função;
- Gestores e líderes: esses profissionais têm um papel crucial no processo de gestão de pessoal. Eles são responsáveis por orientar, supervisionar e garantir que os colaboradores se mantenham motivados, a partir de avaliações constantes feitas por meio de análises de desempenho.
Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoal?
A tecnologia pode ter um importante papel para que a gestão pessoal se torne mais eficiente. Ao investir na automatização dos processos, a empresa otimiza o tempo dedicado às tarefas burocráticas e pode focar em questões estratégicas.
Por meio da tecnologia, a empresa também consegue gerar insights relevantes, muitas vezes em tempo real, sobre o desempenho dos funcionários, auxiliando para que a tomada de decisões se torne mais assertiva.
Além disso, ao adotar ferramentas tecnológicas no processo, a organização é capaz de melhorar a experiência dos colaboradores na execução de tarefas e no gerenciamento das atividades, tornando as ações mais ágeis e eficientes.
Entre as ferramentas para o processo de automatização da gestão de pessoal, é possível citar controles de ponto eletrônicos, plataformas de recrutamento online, softwares de folha de pagamento, plataformas de e-learning, business intelligence, entre outras.
Conclusão
A boa gestão de pessoal é a estratégia principal para as empresas terem colaboradores engajados e motivados, já que o capital humano é o principal item de valor das organizações.
Este conteúdo mostrou caminhos para a empresa desempenhar um bom papel em torno da sua gestão pessoal, promovendo ações para que seus colaboradores aprimorem constantemente suas habilidades e competências.
Para agilizar todas as atividades que giram em torno deste processo, a tecnologia pode ser uma grande aliada, gerando insights importantes para as empresas tomarem decisões mais assertivas em torno da valorização e da evolução profissional.
Entretanto, para que tudo ocorra da forma correta, é primordial que todos os setores e os próprios colaboradores participem ativamente do processo que envolve a gestão de pessoal. Assim, todos podem estar alinhados em torno de um mesmo objetivo.
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