Gestão de performance: maximize o potencial da sua equipe!
BLOG
Time Pontotel 1 de novembro de 2023 Departamento Pessoal

Saiba o que é gestão de performance e aprenda qual a melhor forma de aplicá-la nas empresas

Gestão de performance é o ciclo de definir metas, monitorar o progresso, revisar o desempenho e incentivar o desenvolvimento das equipes. Saiba mais!

Imagem de Saiba o que é gestão de performance e aprenda qual a melhor forma de aplicá-la nas empresas

No passado, a gestão de performance em muitas empresas era um evento esporádico, que ocorria apenas a cada seis meses ou uma vez por ano. Mas, à medida que o mundo dos negócios evolui, essa prática está sendo redefinida. Hoje, a gestão de performance não é mais uma atividade pontual, mas um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o ano. 

Diante da sua importância no cenário empresarial, este artigo explicará como funciona o processo de gestão de performance, os seus principais benefícios e estratégias de implementação no ambiente de trabalho. Aproveite para conferir, antes de continuar com a leitura, um resumo dos pontos explicados mais adiante:

Continue e tire suas dúvidas sobre gestão de performance!

O que é gestão de performance?

A gestão de performance é o processo contínuo de comunicação entre gestores e colaboradores para garantir o alcance dos propósitos da empresa. Na prática, isso acontece por meio de um ciclo constante de criação de metas, monitoramento do progresso da equipe, revisão de desempenho e desenvolvimento contínuo.

A ausência desse processo bem estruturado pode resultar em decisões mal fundamentadas, falta de desenvolvimento de competências e até a perda de talentos. Portanto, a gestão de performance não é apenas uma prática desejável, mas uma estratégia indispensável para o crescimento e o sucesso de qualquer organização.

Como funciona a gestão de performance?

A gestão de performance é um processo que se desenvolve em um ciclo contínuo de ações. Começa com a definição de metas em curto e médio prazos alinhadas aos objetivos mais gerais da empresa. Essas metas proporcionam uma direção clara para as equipes.

Avaliações regulares do desempenho são os momentos-chave. Gestores e colaboradores se reúnem para discutir o progresso em relação às metas, fornecer feedback e identificar áreas de desenvolvimento. Essa comunicação aberta e honesta é crucial para o sucesso.

A gestão de performance também se concentra no desenvolvimento contínuo. Com base nas revisões, são identificadas oportunidades de treinamento corporativo e desenvolvimento de habilidades. O feedback é a base para orientar a melhoria constante.

Por fim, a aprendizagem e a adaptação são fundamentais. A gestão de performance não é estática, ela evolui com base nos resultados e nas mudanças de objetivos da empresa. Os gestores aprendem com sucessos e desafios, ajustando estratégias conforme necessário.

Qual a importância da gestão de performance no mundo corporativo?

As organizações que compreendem a necessidade de avaliar, aprimorar e direcionar o desempenho de seus colaboradores conseguem se adaptar às demandas de seus segmentos e sair na frente da concorrência.

Uma pesquisa realizada pela Falconi, que ouviu mais de 400 empresas de diversos portes e segmentos, comprova essa relação entre a gestão de desempenho e o sucesso das empresas no atual mundo corporativo. 

Os resultados do estudo revelam que as empresas com maior número de funcionários e maior faturamento são também aquelas que adotam uma abordagem mais madura e consistente em relação à gestão de performance.

Segundo a pesquisa, 72% das empresas com mais de 1 mil funcionários e ganhos acima de R$300 milhões já estão imersas nesse processo há mais de três anos. Isso não é coincidência, mas um reflexo da importância que essas empresas atribuem à gestão de desempenho como parte integral de sua estratégia de negócios.

Quais os benefícios da gestão de performance?

Dois homens observando post-sticks

Os benefícios da gestão de performance dos colaboradores não se limitam apenas às atividades dos Recursos Humanos (RH), mas impactam diretamente a eficiência, a cultura e o crescimento de toda a organização. Continue a leitura para entender mais sobre o impacto e as principais vantagens dessa prática!

Alinhamento de objetivos

Discussões regulares sobre desempenho e criação de metas específicas auxiliam o funcionário a entender como seu trabalho se encaixa na missão global da empresa. Esse alinhamento cria uma sensação de propósito e pertencimento, uma vez que cada um compreende como suas ações diárias contribuem para o sucesso da organização.

Aumento da motivação 

Para os funcionários, a gestão contínua do desempenho indica que a empresa os valoriza. Eles acreditam que existe uma genuína preocupação por parte da gestão com quaisquer problemas que possam enfrentar na rotina de trabalho. O resultado é uma equipe capaz de se engajar com novas responsabilidades e receber feedbacks construtivos.

Desenvolvimento de habilidades constante 

Uma gestão de alta performance oferece um canal para identificar lacunas de habilidades e implementar planos de desenvolvimento personalizados. Se um membro da equipe de vendas recebe feedback sobre a necessidade de aprimorar habilidades de negociação, o RH pode encaminhá-lo para treinamentos que o ajudem a desenvolver essa competência.

Fortalecimento da cultura organizacional

A gestão de performance também fortalece a cultura organizacional, uma vez que os gestores podem reconhecer e recompensar comportamentos alinhados com os valores da empresa. Por exemplo, se uma empresa valoriza a inovação, premiar ideias inovadoras durante as avaliações reforça esse valor e incentiva outros colaboradores a contribuir de maneira semelhante.

Retenção de talentos

Os funcionários talentosos que recebem feedbacks positivos e oportunidades de crescimento são mais propensos a permanecer na empresa do que procurar oportunidades em outro lugar. Essa retenção de talentos economiza custos de recrutamento e mantém a experiência e o conhecimento de bons profissionais na organização.

Quais os desafios enfrentados pelas empresas ao aderir à gestão de performance?

Segundo a pesquisa da Falconi anteriormente citada, 64% das organizações ouvidas têm um processo formal de gestão de performance, mas 36% ainda não têm a prática estruturada. Os principais desafios que essas empresas ainda enfrentam para criar um processo formal de gestão de performance envolvem: 

  • Ausência de processo desenhado (59%): quando não há critérios claros para avaliar o desempenho, os resultados podem ser distorcidos por preconceitos pessoais ou falta de objetividade. Isso pode causar insatisfação entre os funcionários;
  • Falta de desdobramento de metas para mensurar a performance individual (40%): muitas empresas têm metas gerais, mas não as desdobram em metas específicas para cada funcionário ou equipe. O resultado é a falta de clareza sobre o que é esperado de cada colaborador e como o desempenho desses profissionais será avaliado;
  • Complexidade para abranger toda a empresa de uma só vez no processo (25%): é necessário garantir que todos os departamentos e equipes estejam alinhados com os objetivos da empresa e que haja consistência nas práticas de avaliação de desempenho em toda a organização.

Superar esses desafios requer a alocação de recursos para desenvolver um processo de gestão de performance sólido, que inclua objetivos claros, critérios de avaliação, métodos de coleta de dados e uma estrutura para feedbacks. 

Como implementar a gestão de performance nas empresas?

Homem apresentando um gráfico para três pessoas

Existem várias estratégias-chave que podem ajudar sua empresa a criar um sistema de gestão de performance bem estruturado e evitar processos fragmentados ou decisões mal fundamentadas. Confira as dicas a seguir.

Defina objetivos claros e mensuráveis

O primeiro passo para implementar a gestão de performance é estabelecer objetivos para a empresa e para cada funcionário. Esses objetivos devem ser específicos, alcançáveis, relevantes e limitados pelo tempo, conhecidos como metas SMART

Por exemplo, em vez de definir um objetivo vago, como “melhorar as vendas”, estabeleça uma meta SMART, como “aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre”. Esses objetivos fornecem uma base sólida para avaliar o desempenho.

Comunique expectativas 

É fundamental que os gestores comuniquem claramente as expectativas em relação ao desempenho e às metas. Além de explicar o que é esperado dos funcionários, vale a pena deixar claro como o trabalho será avaliado e recompensado.

Reuniões individuais e em grupo podem ser úteis. Esses momentos proporcionam a oportunidade para esclarecer dúvidas, fornecer feedbacks e garantir que todos estejam alinhados.

Desenvolva um sistema de avaliação 

Um sistema de avaliação é o centro da gestão de performance. Ele pode incluir avaliações regulares, revisões de desempenho, feedback 360º e outras ferramentas de avaliação. Certifique-se de que o sistema seja objetivo e baseado em dados. Além disso, é importante que as avaliações sejam conduzidas de forma imparcial.

Utilize dados para tomar decisões 

Os dados obtidos com a gestão de performance podem ser usados por gestores e líderes da empresa para a tomada de decisões sobre promoções, aumentos salariais e planos de desenvolvimento de carreira dos colaboradores.

Qual a diferença entre gestão de performance e avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma das etapas da gestão de performance. Esse processo é geralmente realizado em intervalos regulares, como anual ou semestralmente, e tem um foco retroativo. 

Durante a avaliação de desempenho, gestores e funcionários se reúnem para discutir o desempenho passado do funcionário com base em critérios predefinidos. Isso inclui a revisão de metas anteriores, competências demonstradas e resultados alcançados.

A avaliação de desempenho muitas vezes envolve a atribuição de uma pontuação ao desempenho do funcionário, que pode ser usada para tomar decisões relacionadas à remuneração, à promoção, e ao treinamento e desenvolvimento. É um momento crucial para feedback e discussões sobre melhorias e planos de desenvolvimento individual.

Qual o papel do RH na gestão de performance?

O departamento de RH é o responsável por coordenar as etapas da gestão de performance. Isso inclui, por exemplo, a criação de políticas de avaliação de desempenho, a definição dos critérios de avaliação e a comunicação de expectativas aos gestores e colaboradores.

O RH também atua na gestão de recompensas e reconhecimento com base no desempenho. Os profissionais de RH podem ajudar a definir políticas de remuneração e benefícios que estejam alinhadas com os resultados alcançados pelos colaboradores.

Em situações em que o desempenho não atende às expectativas, o RH pode atuar como mediador para apoiar a resolução de conflitos e encontrar soluções que beneficiem tanto o colaborador quanto a empresa.

Conclusão

Como foi visto neste artigo, a gestão de performance é um ciclo contínuo de definição de metas, monitoramento, revisão e crescimento. Cabe ao departamento de Recursos Humanos (RH) coordenar todas as etapas desse processo.

No entanto, a aplicação de uma gestão de performance exige comprometimento em todos os níveis da organização. Requer lideranças que valorizem a comunicação aberta, a aprendizagem contínua e o feedback construtivo. Além disso, requer o monitoramento e a análise de dados de desempenho. 

Mas, sobretudo, demanda uma cultura organizacional que envolva a melhoria constante no desempenho e reconheça que o sucesso organizacional atual é a base para o êxito da empresa no futuro.

Se quiser mais dicas sobre gestão de pessoas e tecnologias para o mundo corporativo, confira as novidades do blog Pontotel.

próximos passos para realizar o controle de ponto com a pontotel
Compartilhe em suas redes!
Mais em Departamento Pessoal VER TUDO
INICIAR TOUR!