Gestão de logística: o que é, tipos e melhores estratégias
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Time Pontotel 16 de outubro de 2024 Gestão Empresarial

O que é gestão de logística? Explore tipos, pilares, benefícios e melhores estratégias para implementar na empresa!

Saiba como funciona a gestão de logística, conheça tipos e benefícios e descubra as principais estratégias para ser assertivo neste processo.

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A eficiência operacional de uma empresa depende de uma gestão de logística organizada e estratégica, permitindo que a organização otimize seus custos e trabalhe com pontualidade para buscar a satisfação do cliente. 

A gestão de logística é um modelo organizacional que cuida de todo o fluxo operacional da empresa, que passa por aquisição de matéria-prima, estoque, produção, transporte de produtos e entrega.

Segundo dados do Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos consomem no Brasil mais de 13,7% do PIB nacional, o que equivale a R$ 1.191 bilhões. Em termos de comparação, a logística corresponde a 8% do PIB dos EUA e 7% da Alemanha. 

Assim, para explicar como transformar a gestão da logística das empresas, tornando os processos mais ágeis e estratégicos, este artigo abordará as seguintes questões relacionadas a gestão em logística:

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Tem interesse pelo tema e quer conferir dicas sobre como atingir a eficiência operacional no seu processo logístico, implementando estratégias assertivas e eficazes? Então, continue a leitura!

 

O que é gestão de logística?

Homem em estoque conferindo documento em mãos com planilha de gestão logística no notebook

A gestão de logística é o processo de organização e administração que envolve o fluxo de bens, isto é, o ciclo de vida dos produtos da empresa. São parte desta gestão: a armazenagem, a distribuição, a produção, o transporte, o estoque e a entrega.

Um processo logístico assertivo garante a eficiência operacional, reduz custos e permite que a empresa melhore a satisfação do cliente. Afinal, ela conseguirá gerir os recursos de forma estratégica.

 

Quais os tipos de gestão em logística?

Existem diversos tipos de gestão de logística no mercado, cada um com características específicas relacionadas à cadeia de suprimentos da empresa. Confira quais são eles. 

Gestão de transportes e frotas

A gestão de transportes e frotas coordena a entrega de mercadorias, definindo quais os melhores meios de transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo) para que os produtos cheguem sem atrasos, garantindo o cumprimento de prazos e a pontualidade. 

Gestão de estoques e armazenagem

A gestão de estoques e armazenagem organiza o estoque de produtos na empresa para não haver falta ou excesso de mercadorias. Nesse caso, mantém-se um equilíbrio logístico para atender as demandas de forma organizada.

Gestão de cadeia de suprimentos

A gestão de cadeia de suprimentos engloba a coordenação de todas as etapas da gestão de logística, desde a aquisição de matéria-prima com os fornecedores até o processo de entrega do produto ao cliente final. 

Gestão de distribuição

O sucesso da gestão logística depende de uma boa distribuição dos produtos. 

Sendo assim, a gestão de distribuição é essencial neste processo, pois organiza centros de distribuição, pontos de entrega e rotas para o processo logístico ser realizado com rapidez e custos adequados à realidade da empresa.

Gestão de logística reversa

O objetivo principal da gestão de logística reversa é criar um processo sustentável de retorno de materiais ou produtos para a empresa, seja para reutilização, reciclagem ou descarte adequado.

 

Quais os pilares da gestão de logística?

Mulher conferindo documento em mãos, sentada em cadeira no escritório

A gestão de logística conta com alguns pilares principais, que são parte integrante do sucesso de todas as etapas que formam a logística da empresa. 

Esses pilares garantem organização, planejamento e atuação estratégica na gestão de logística. Destacam-se:

  • Monitoramento de frotas e estoques; 
  • Gestão de transportes e coordenação das frotas;
  • Definição de pontos de entrega e centros de distribuição; 
  • Integração entre fornecedores, distribuidores e cliente; 
  • Gestão da experiência do cliente.
 

Quais os benefícios de uma boa gestão em logística?

Um fluxo de gestão de logística organizado traz importantes insights para que a empresa seja eficiente em todas as etapas, desde o uso de recursos até a entrega final. Conheça, a seguir, alguns dos principais benefícios da gestão de logística:

  • Melhora o estoque: a boa gestão logística leva a empresa a melhorar o monitoramento do seu estoque, permitindo que ela tenha uma visão em tempo real do que está disponível, evitando excessos ou faltas de produtos;
  • Otimiza o transporte: com a gestão logística, o transporte de produtos é adequado conforme custos e necessidades do momento, reduzindo custos logísticos e com combustível;
  • Reduz de custos: a gestão logística ajuda na organização dos custos com transporte, armazenamento e estoque, permitindo que a empresa use seus recursos de forma assertiva;
  • Melhora a satisfação do cliente: com um processo organizado por meio da gestão logística, prazos são cumpridos e impactam diretamente uma boa experiência de compra do cliente, garantindo a sua fidelização à marca;
  • Aumenta a eficiência operacional: por meio de um fluxo organizado, do fornecimento à distribuição, a empresa otimiza seus processos, garantindo operações mais fluídas, rápidas e assertivas; 
  • Garante previsões corretas: com dados da operação em mãos via gestão logística, a empresa consegue fazer previsões mais realistas em relação a custos, estoque e distribuição, mantendo, assim, a eficiência nos seus processos. 
 

Estratégias para melhorar a gestão logística na empresa

A eficiência operacional depende de uma gestão logística eficiente e assertiva. Por isso, é importante que a empresa adote estratégias que façam com que seus processos logísticos evoluam cada vez mais. 

Saiba, a seguir, quais as principais estratégias para melhorar a gestão logística. 

Automatize processos

A automatização de processos na gestão de logística pode contribuir para que a empresa tenha uma visão ampla dos seus processos, além de otimizar etapas manuais para que estas sejam executadas automaticamente.

Com a automatização dos processos logísticos, a empresa consegue monitorar em tempo real seus estoques, verificar rotas e transportes, e rastrear sua mercadoria em poucos cliques.

Integre os dados e KPIs entre setores

A eficiência da gestão de logística depende de uma análise minuciosa dos dados operacionais, que gerarão importantes insights para tomadas de decisões mais assertivas em relação a estoque, transporte e tempos de entrega.

Logo, é essencial que nesse processo haja uma integração de dados e indicadores-chave (KPIs) entre os setores que compõem a gestão logística. Afinal, o sucesso da operação depende da boa execução das tarefas de cada setor.

Nesse sentido, a coordenadora de marketing da Feedz, Tuanny Honesko, destaca a importância de se basear em dados e métricas para obter eficiência operacional:

“Não é possível gerir uma equipe sem ter dados e sem ser orientado com base neles. Hoje em dia, tanto o domínio de ferramentas e tecnologias quanto essa orientação essencial com base em dados e métricas são o pulo do gato para fazer não só uma gestão de pessoas muito bem-feita, mas também para conseguir performar melhor no trabalho, entendendo o mercado e o contexto do que será necessário para as demandas. Os dados, inclusive, trazem a possibilidade de saber a priorização.”

Capacite os colaboradores

Os colaboradores precisam estar devidamente treinados para atuar estrategicamente nas suas funções a fim de obter bons resultados logísticos. Por isso, a empresa deve sempre promover capacitações sobre a gestão de logística.

Temas como uso adequado de tecnologias, otimização de processos, controle de estoque, armazenamento de produtos, organização de rotas e outros se destacam para estes treinamentos.

Afinal, cada etapa do processo é essencial para uma atuação menos burocrática e mais estratégica na gestão de logística, e tudo deve ter base em conhecimento e técnica na execução das atividades.

Implemente um monitoramento contínuo

O fluxo da gestão de logística precisa ser em tempo real; por isso, a empresa deve implementar um monitoramento contínuo dos processos organizacionais. Esse tipo de avaliação permite identificar gargalos nas áreas e gera indicadores de melhoria. 

Com isso, a empresa consegue corrigir problemas com rapidez e ajustar suas operações conforme as necessidades dos processos logísticos, prevendo demandas e atuando de modo estratégico constantemente. 

Conclusão

A gestão de logística tem um impacto direto na eficiência operacional. Como visto, é ela que cria um fluxo organizacional capaz de organizar estoques, coordenar entregas e otimizar custos. 

Entre os tipos de gestão de logística, destacam-se gestão de transportes, gestão de estoques, gestão reversa, gestão de cadeia de suprimentos e gestão de distribuição. 

Cada uma delas tem um papel importante no processo logístico, da aquisição de matéria-prima à entrega final do produto aos clientes. 

Foi visto ainda que a gestão de logística eficiente pode trazer uma série de benefícios à empresa, que vão da garantia de previsões corretas e realistas sobre custos, estoque e distribuição a uma facilidade maior para criar alternativas para satisfazer o cliente. 

Por fim, foram apresentadas algumas estratégias que podem ajudar a empresa a encontrar a eficácia nos processos de gestão logística.

Gostou deste conteúdo sobre a gestão de logística e entendeu a sua importância na eficiência operacional da empresa? Então, acesse o blog Pontotel e leia outros artigos como este.

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