Gestão de equipe de vendas: 5 dicas para produzir mais!
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Time Pontotel 12 de junho de 2020 Gestão Empresarial

Veja 5 dicas para gestão de equipe de vendas e como turbinar a produtividade!

Entenda o porquê fazer a gestão de equipe de vendas e veja 5 dicas para integrar seu time e produzir mais: metas e objetivos, versatilidade, tecnologia e muito mais!

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Investir em gestão de equipe de vendas pode ser um passo fundamental para incrementar os resultados da sua empresa.

Isso porque uma equipe de vendas alinhada e capaz de oferecer um bom atendimento é capaz de proporcionar uma experiência do cliente memorável. E sabe o que isso quer dizer? Na prática, e sem rodeios, quer dizer que faz o cliente comprar mais.

De acordo com uma pesquisa da PwC, 89% dos brasileiros considera a experiência do cliente um fator importante para a decisão de compra. Além disso, 36% afirmam que pagariam mais se tivessem a garantia de um serviço de atendimento mais amigável e acolhedor.

Entende por que a gestão de equipe de vendas é uma prática estratégica? Quer saber como torná-la parte da sua rotina? Então continue a leitura deste artigo!

Por que investir em gestão de equipe de vendas?

Ao ler a introdução, você já entendeu um pouco da relevância de investir em gestão de equipes de vendas, certo? Na verdade, o mais importante é ter em mente que este é um processo estratégico, mais do que operacional.

E por que dizemos isso com tanta certeza?

Porque o principal papel da gestão de equipe de vendas é garantir que cada um dos (muitos) processos envolvidos na força de vendas funcione de forma efetiva e integrada. Ainda que o gestor se concentre nos resultados do time de vendas, ele precisa atuar para que os setores de apoio (marketing e sucesso do cliente, por exemplo), funcionem seguindo a mesma lógica, oferecendo ao consumidor um serviço coerente em toda a sua jornada de compra.

Você sabe como ser um bom gestor de vendas?

De uma forma geral, podemos dizer que um bom gestor de equipe de vendas é capaz de:

  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Desenvolver processos mais efetivos;
  • Reduzir custos com aquisição de clientes (tornando os processos mais rápidos e eficazes);
  • Motivar os colaboradores;
  • Integrar times de vendas e outros setores;
  • Tomar decisões assertivas.

Agora que você conseguiu visualizar a importância de investir em gestão de equipes de vendas para fortalecer o propósito de uma empresa, é hora de entendermos como fazer isso, na prática.

5 dicas de gestão de equipe de vendas

Fazer a gestão de um time de vendas deve ter, como base, dois objetivos: tornar processos mais efetivos e promover uma excelente experiência do cliente.

Para isso, é importante ter em mente a relevância de promover um fluxo de trabalho estimulante, que ofereça aos colaboradores a oportunidade de se desenvolverem por meio de programas de treinamento e capacitação ou rotinas de feedbacks.

A seguir, você confere 5 maneiras de trazer efetividade para os processos com uma gestão de equipe de vendas pautada em atendimento humanizado e produtividade.

  1. Estabeleça metas e objetivos reais e compartilhe-os com o time

A primeira dica para promover uma boa gestão de equipe de vendas é trabalhar com objetivos e metas e, acima de tudo, manter todo o time alinhado a cada um deles.

Quando falamos do segmento de vendas, o trabalho focado em objetivos e metas palpáveis torna-se ainda mais essencial, especialmente por se tratar de um setor direcionado para resultados ―muitas vezes financeiros e ligados diretamente à receita da empresa).

Por isso, um bom gestor de time de vendas deve criar um objetivo comum e subdividi-lo em metas que se encaixem na rotina de cada frente de sua força de vendas. Vamos a um exemplo?

Suponhamos que o objetivo da empresa seja dobrar a conversão de leads em vendas no período de um ano.

Para isso, o gestor de vendas deve criar metas como:

  • qualificar +25% de leads no período de 6 meses (meta para o time de pré-vendas);
  • reduzir o tempo de resposta no primeiro atendimento em 15% no período de 3 meses (meta para o time de atendimento);
  • fazer follow up com 100% dos leads ativos em um período de 1 mês (meta para o time de vendas).

Nesse sentido, é muito importante que as metas cumpram requisitos de tangibilidade, acessibilidade, realidade e temporalidade, e que sejam reavaliadas com frequência por toda a equipe envolvida.

  1. Tenha um time de vendas versátil

A segunda dica para facilitar a gestão da equipe de vendas é apostar em um time multifacetado. Trabalhar com diversidade traz inúmeros benefícios à rotina, como:

  • ajuda a resolver problemas com mais agilidade;
  • possibilita a convergência de diferentes pontos de vista;
  • cria soluções mais inovadoras;
  • ajuda a direcionar esforços pertinentes às habilidades de cada um.

Esse último item é, na verdade, o grande segredo dessa dica. Ter um time de vendas versátil ajuda a criar direcionamentos setoriais que valorizem as habilidades de cada um.

Se sua força de vendas tem colaboradores com maior expertise em mídias digitais e outros com vasta experiência em atendimento telefônico, por que não direcioná-los a estes canais? É uma forma de mantê-los motivados e de garantir resultados melhores!

  1. Mantenha sua força de vendas integrada

Falamos brevemente sobre isso no começo deste artigo, mas não custa lembrar: embora estejamos falando sobre gestão de equipe de vendas, é fundamental termos em mente que seu sucesso depende de uma integração que vai além da venda.

É preciso manter times de marketing, pré-venda, atendimento, conversão, pós-venda, relacionamento e sucesso do cliente trabalhando juntos. Isso garante uma entrega coerente aos propósitos da empresa e um atendimento fluido.

  1. Padronize processos

Até mesmo a padronização de processos, uma tarefa aparentemente operacional, pode ganhar um lado estratégico quando falamos em gestão de equipe de vendas. Isso porque os processos são guias para a realização de um trabalho mais produtivo e focado em resultados.

Portanto, ainda que estejamos falando sobre práticas aparentemente focadas na operação, como controle de ponto ou gestão de tempo, ter padrões para cada processo pode ajudar a orientar a equipe e reduzir chances de falha.

Além disso, cada detalhe do processo de vendas em si também pode e deve ser padronizado:

  • scripts de venda;
  • ordem de apresentação de argumentos e produtos;
  • melhores reações a determinados estímulos do cliente

são alguns dos momentos que precisam ser desenhados com cuidado.

  1. Use a tecnologia a favor da equipe

Nossa dica final para turbinar a gestão de equipe de vendas é usar a tecnologia como aliada.

Com a transformação digital, diversas soluções foram disponibilizadas no mercado com o objetivo de tornar os processos, mencionados no item anterior, mais simples e integrados.

Algumas das tecnologias disponíveis para facilitar a rotina são:

  • inteligência artificial, como as usadas nos chats de atendimento ao cliente, por exemplo;
  • automação comercial para realizar controles, como acontece com a Pontotel para registros de ponto, ou para integrar processos, como ocorre com o Agendor, para gerenciar o relacionamento com os clientes e as vendas.

Quer ir além? Confira nosso infográfico com dicas extras:

6-segredos-para-a-gestao-da-forca-de-vendas

Investir em gestão de equipe de vendas pode trazer resultados efetivos à sua empresa. Isso porque a organização de processos e o trabalho coletivo contribuem para a construção de um ambiente contributivo e focado no objetivo comum: a satisfação do cliente.

Esse post foi escrito por Júlio Paulillo, CRO do Agendor, uma plataforma de CRM e gestão comercial, que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas.

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