Fazer uma gestão de carreira é uma prática muito importante, seja para a empresa, seja para o colaborador. Afinal, quando o funcionário demonstra interesse e disposição em cuidar de sua evolução profissional, tanto ele quanto o negócio saem ganhando.
Se incentivada pela empresa, uma gestão de carreira é capaz de fazer com que as novas habilidades profissionais adquiridas pelos colaboradores também sejam agregadas ao dia a dia da organização. Assim, todos crescem juntos.
Para saber todos os detalhes sobre gestão de carreiras e entender quais são as melhores estratégias para auxiliar funcionários e empresas neste processo, esse artigo está separado conforme os seguintes tópicos:
- O que é gestão de carreira?
- Por que a gestão de carreira é importante para os profissionais?
- Como planejar uma carreira?
- O papel dos profissionais de RH na gestão de carreira
- Ferramentas e recursos para a gestão de carreira
Boa leitura!
O que é gestão de carreira?
Gestão de carreira é o ato de pensar em uma estratégia profissional e planejar quais serão os passos que deverão ser dados rumo a um crescimento nesse sentido. Quando se pensa em plano de carreira, por exemplo, prevê-se práticas que irão deixar o profissional mais perto de seu objetivo.
A gestão de carreira é, em grande parte, de responsabilidade do profissional, que deve olhar para as oportunidades que aparecem e avaliá-las como lições e possíveis caminhos que o levarão a alcançar suas metas.
Porém, empresas sérias e bem estruturadas costumam funcionar como propulsoras de carreira de seus funcionários, ajudando-os a se planejar e adquirir novas habilidades, além de serem favoráveis ao crescimento pessoal desses colaboradores.
Por que a gestão de carreira é importante para os profissionais?
A gestão de carreira é importante para os profissionais, pois faz com que oportunidades de trabalho e até experiências pessoais possam ser vistas como passos significativos rumo ao sucesso. Tal prática também ajuda a pensar como aproveitar essas oportunidades da melhor forma, com estratégia.
Além disso, ter uma gestão de carreira e metas bem claras ajuda a filtrar aquilo que não interessa e a eliminar hábitos que não são capazes de agregar em uma trajetória. Também auxilia a planejar os investimentos em qualificação que devem ser feitos para alcançar os objetivos pretendidos.
Ter uma gestão de carreira é como ter o controle, ainda que parcial, da vida. Dessa forma, fica mais fácil focar em desenvolver soft ou hard skills, capazes de elevar o nível do profissional.
Como planejar uma carreira?
O planejamento de uma carreira é semelhante a planejamentos em outras áreas, como financeira ou de negócios. É preciso entender onde o profissional está e identificar aonde ele quer chegar. A partir daí, são criadas as metas e os planos para que ele atinja esses objetivos.
No processo, é importante também que o profissional se conheça o máximo que puder. Só por meio do autoconhecimento é possível entender o que faz ou não sentido para uma carreira e quais competências precisam ainda ser desenvolvidas ou potencializadas.
Planejar uma carreira exige dedicação, visões estratégicas e de futuro, muita disposição para olhar para si com carinho e vontade de se aprimorar.
Definição de metas e objetivos
A definição de metas e objetivos é a parte mais importante de um trabalho de gestão de carreira. Afinal, elas irão direcionar todas as outras ações que fazem parte do plano de carreira.
Para fazer isso, é importante, junto ao colaborador, levantar respostas para questões como: Aonde quero chegar? Em quanto tempo? Quais são os recursos que estão disponíveis para isso? Há chances da empresa oferecer cursos e formações? Há oportunidades para desenvolver habilidades comportamentais no seu local de trabalho? Há o desejo de morar em outro país?
Essa reflexão é essencial para entender quais metas são factíveis e realmente farão a diferença quando se planeja a carreira de alguém. Há várias oportunidades que podem elevar o nível profissional do colaborador, mas para isso é preciso estar atento sempre.
Busca por oportunidades de aprendizado
A busca por oportunidades de aprendizado deve ser um comportamento recorrente do profissional que planeja com afinco a sua carreira.
Normalmente, as empresas oferecem treinamentos e outras práticas que trazem oportunidades de aprendizado aos profissionais, mas cabe a eles também tomar a frente dessas iniciativas. Hoje em dia, há muitos treinamentos, palestras, workshops e cursos online e offline disponíveis, com conteúdos ricos e capazes de provocar mudanças.
Há ainda uma infinidade de livros e eBooks sobre assuntos relacionados às competências técnicas e comportamentais que podem funcionar como propulsoras de carreiras. São formas tranquilas, não tão onerosas, e muito valiosas de se adquirir o conhecimento necessário para alavancar a carreira.
Outra forma muito importante de buscar oportunidades de aprendizado e que poucas pessoas consideram são as experiências pessoais. De cada uma delas, é possível extrair lições valiosas que podem ser aplicadas também no mundo corporativo. Vida familiar, viagens, intercâmbios e outras experiências fazem muita diferença.
Continuidade em habilidades e conhecimentos
O conhecimento é uma via poderosa, mas que precisa de constância. Por isso, a continuidade no aprimoramento de habilidades e conhecimentos é muito importante, seja por iniciativa própria ou pelo lifelong learning incentivado pela empresa. O importante é ser consistente no que se propõe a fazer é fundamental para o plano de carreira.
Por isso, ao definir metas, objetivos e ações que serão tomadas para alcançá-los, é bem importante ser sempre racional, mensurando metas e habilidades factíveis e possíveis, para que, assim, a aderência à missão aconteça.
O papel dos profissionais de RH na gestão de carreira
A gestão da carreira é de responsabilidade do profissional, que sabe exatamente o que é interessante para a sua vida e quais são seus objetivos. Porém, o RH pode e deve atuar como um facilitador desse processo, contribuindo para a carreira dos funcionários da empresa.
Cabe ao RH propor planos de carreira, acompanhar o progresso dos funcionários, criar e oferecer oportunidades de crescimento profissional a eles, bem como prover seu desenvolvimento comportamental e técnico.
Desde a promoção de cursos e treinamentos até a disponibilização de ferramentas tecnológicas que ajudam na gestão, a seguir, veja um pouco mais sobre o papel dos profissionais de RH na gestão de carreira.
Ferramentas e recursos para a gestão de carreira
Há muitas ferramentas disponíveis para a gestão de carreira. Dashboards que mostram uma trilha de evolução e apresentam indicadores sobre performance são importantes para que tanto o RH quanto o profissional consigam acompanhar e mensurar o crescimento.
Com as informações condensadas e organizadas por meio dessas ferramentas, é possível ter uma sensação maior de controle sobre uma determinada carreira e entender quando é necessário alterar a rota para que os objetivos pretendidos sejam alcançados.
Em uma empresa, o departamento de RH pode ser o responsável por assinar esses serviços e oferecê-los como um benefício ao colaborador, funcionando também como uma estratégia de retenção de talentos, já que o profissional se sentirá valorizado em saber que tem alguém o ajudando a construir sua carreira.
Plataformas online
Hoje, as plataformas online de cursos fazem muito sucesso e se tornaram bastante democráticas e não tão caras para a empresa. Por isso, disponibilizá-las de acordo com as habilidades que a empresa deseja incentivar nos funcionários é um caminho interessante para auxiliá-los a construir carreiras de destaque.
A partir delas, os profissionais conseguem adquirir conhecimento de forma prática, rápida e eficiente. Tudo isso sem precisar se ausentar do trabalho e sem que o treinamento tome uma parcela considerável do tempo destinado ao lazer e à família.
Ferramentas de gerenciamento de metas
As ferramentas de gerenciamento de metas também são importantes para a gestão de carreiras. Elas tornam a evolução visível ao RH e ao funcionário, fazendo com que este entenda exatamente o caminho que percorreu e o que ainda deve percorrer.
Hoje em dia, essas plataformas são bastante intuitivas e facilitam muito o fluxo de informações sobre um profissional.
Coachings
Disponibilizar coachings, seja de maneira individual ou em grupo, também é uma decisão interessante e que costuma otimizar a gestão de carreiras. Um profissional coach consegue agregar nas estratégias para que a trajetória profissional dos funcionários seja potencializada.
Ele também auxilia na criação de metas e elenca treinamentos importantes e imprescindíveis para que os colaboradores atinjam o sucesso almejado. Além disso, é capaz de treinar habilidades comportamentais com excelência.
Características como motivação, determinação e organização, muitas vezes difíceis de serem adquiridas, são bastante abordadas pelos profissionais de coaching.
Conclusão
Neste artigo, foram abordados vários aspectos de uma gestão de carreira e quais são os passos que devem ser seguidos para fazê-la de modo que os objetivos pretendidos sejam alcançados.
Ficou claro também que o profissional deve ser protagonista de sua trajetória, buscando o autoconhecimento e agindo com estratégia em sua carreira. Porém, cabe ao departamento de RH promover oportunidades que agreguem e que facilitem que as metas sejam alcançadas.
Afinal, um profissional que cuida de sua carreira e sabe onde quer chegar é um ativo importante em qualquer organização, pois está sempre em busca de ser um profissional melhor e de conquistar mais habilidades.
Por fim, foram exemplificadas algumas iniciativas que o RH pode tomar para tornar a gestão de carreira uma realidade na empresa.
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